Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Comunicado



'PTP Vigilante'

Vem o PTP manifestar preocupação com a actual estratégia do governo regional, de puro e doentio, mercantilismo, aplicada, aos cidadãos em condição de “alta problemática”, alguns grosseiramente, abandonados em unidades hospitalares por familiares, aos quais urge aplicar legislação existente, e outra de protecção do idoso, do seu património e da sua dignidade como pessoa e cidadão de plenos direitos.
Estas pessoas, “vistas como abandonados”, frágeis e completamente impotentes, perdem a sua identidade familiar, mas muitos conscientes, da sua situação, sofrem, em silêncio, e que faz este G.R., faz“vista grossa”, já que não se conhece um único processo levantado na defesa dos utentes, entregues “à sua guarda”, e a sua estratégia é a institucionalização forçada, o utente, não se opõe, e muito menos os seus mais próximos.
São assim o filão de ouro, para um negócio de mais de 40 M€/ano, o que claramente orienta a estratégia deste GR para uma estratégia adequada aos interesses da privada, em detrimento dos interesses e vontades do utente, que em 90% dos casos manifesta vontade em voltar ao seu domicílio.
A opção por entregar a privados os utentes, “à sua guarda”, que permanecem em hospitais públicos, precisamente por este mesmo governo regional, e o seu SRS, na sua linha assistencial, falhar completamente nos serviços de saúde que deveria prestar nos domicílios destes utentes, de acordo, com uma estratégia transversal e colaborativa, desenvolvida entre parceiros sociais, o poder local, cuidadores informais e as famílias.
Estamos atentos, e constatamos, a opção de privados, por profissionais, contratados, sem as devidas habilitações, a opção pelo esvaziamento de enfermeiros dos seus quadros, o que contraria, as necessidades, destes doentes, que permanecem, em hospitais, precisamente, com alta médica, mas sem alta nem dispensa dos cuidados e tratamentos de enfermagem; contrariam, inclusive a opção de parceiros, europeus, nomeadamente os que contratam enfermeiros para os seus lares e "Nursing Homes", entregues a uma gestão e administração por enfermeiros, os únicos licenciados, com habilitações para gerir estas unidades. Carecemos de legislação, que a isto obrigue, e o PTP, tudo fará, para que isto seja uma realidade, apelamos a todos os parceiros políticos para que se juntem a nós nesta luta.
O PTP relembra que este GR na última legislatura, teve 317 M€ para obras públicas, cimento e areia.


Edgar Silva (coordenador área saúde PTP)

4 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas gostam de ser roubadas e exploradas, não sei porque razão o PTP está preocupado com as pessoas abandonadas e frágeis. Aliás a maioria dessas pessoas votaram durante toda a sua vida no PPD! Por isso só estão colher os frutos do que plantaram no passado! Nada de estranhar!

Anónimo disse...

O PTP para mostrar que nao morreu de 30 em 30 dias fala nos problemas da saúde. Não sabem falar noutra coisa.
Jornais deixaram de dar cobertura ao PTP.
Resta o Facebook o YouTube e o Fénix.
Agora já se vai vendo outros protagonistas como o ilustre enfermeiro Edgar. Parece que voltou a filiar-se no partido. O bom filho volta sempre à casa onde foi feliz.
O enfermeiro Edgar escreve e fala como ninguém. A área da saúde é a sua praia.
Nunca mais ouvimos falar do Alexandro Pestana. Esperemos não tenha abandonado o partido. É um espertalhão o peste!

Anónimo disse...

Obrigado senhor dr Edgar. Que seria do Ptp sem os contributos de Vossa Excelência. Espero enquanto for vivo ver Vossa Excelência um dia na qualidade de deputado do Ptp na Assembleia Legislativa da Madeira.
Vamos ver se a Dra Raquel vai deixar que Vossa Excelência seja o próximo cabeça de lista pelo Ptp.
Depois da consulado do Coelho agora temos o consulado do Engenheiro Quintino. O que mudou no PTP?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.