Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019



NESTE NATAL DÊ TROCO PARA AJUDAR
QUEM NÃO CONSEGUE PAGAR MEDICAMENTOS


Inicia-se no dia 16 de dezembro (hoje), nas farmácias aderentes de todo o país, a campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A iniciativa, que termina no dia 25 de dezembro, é promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, e convida os portugueses a doar o troco das compras efetuadas na Farmácia ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos. Nesta campanha 13 Farmácias da Madeira vão participar (Listagem em anexo).


O lançamento Regional da campanha “Dê Troco a Quem Precisa” irá decorrer na Farmácia Cristo Rei, em Estrada do Garajau, 146 B- C, Caniço, no dia 17 de dezembro, às 15h e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, entidade referenciadora do abem: apela ao espírito altruísta da comunidade da Madeira. Citação sobre a importância de doar e participar na Campanha”.

Em Portugal, uma em cada dez pessoas não tem acesso aos medicamentos por falta de dinheiro*, sendo muitas as famílias de baixos rendimentos que não conseguem fazer face à despesa com a medicação prescrita. O Programa abem: apoia, atualmente, um total de 11.809 beneficiários em todo o país.

Atualmente, a Rede abem: conta com duas entidades referenciadoras no arquipélago da Madeira:
·         Município de Machico
·         Município de Santa Cruz
Existe ainda uma rede de 14 Farmácias abem: onde os 700 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 16.888 embalagens de medicamentos no arquipélago da Madeira no âmbito do Programa.

O montante angariado durante o curso da campanha “Dê Troco a Quem Precisa” será cem por cento aplicado na aquisição de medicamentos para os beneficiários abem:.

O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas e assenta numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam ao programa as famílias em risco. Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do abem:, recebem um cartão que passam a usar na farmácia para levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo.


Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.
São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
São Embaixadores Dignitude: António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira.


Sobre o Programa abem:

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
O abem: assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co-comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de fundraising.

*OECD – Health Statistics (2017)
**Dados do Programa abem: relativos ao mês de novembro de 2019

Iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social
Projeto cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu

CMSC

Sem comentários: