Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019



Reflexão de Natal






Presente no sapatinho


NUNCA É TARDE PARA APRENDER




BOAS FESTAS

10 comentários:

Anónimo disse...

NOTÍCIAS do PARAÍSO AÇOREANO

O fim do mito das “contas certas”
Os Conselheiros e Juízes do Tribunal de Contas prestaram um relevante serviço à verdade das contas dos Açores, desmontando o mito das “contas certas” que a propaganda partidária espalhou durante uns tempos.
O severo e castigador relatório sobre a Conta da Região é revelador do desastre para que estamos a caminhar, tal como vimos denunciando há longo tempo
Sobre as receitas, “verifica-se, assim, uma significativa dependência dos recursos financeiros provenientes de transferências e de passivos financeiros, dado que as receitas próprias apenas permitiram financiar 49% da despesa total, situação que se mantém inalterada, comparativamente a 2017”.
Conclui ainda, o seguinte:
“O saldo primário (saldo antes do pagamento de juros) foi negativo em 34,8 milhões de euros, registando um agravamento 20,8 milhões de euros em relação a 2017, pelo que não estão a ser gerados os recursos necessários para o pagamento do serviço da dívida e de parte das despesas efetivas; A regra do equilíbrio orçamental, ..., não foi observada, apresentando um saldo global ou efetivo negativo de 85,2 milhões de euros, o que representa um agravamento de 16,9 milhões de euros, face a 2017; As regras numéricas de equilíbrio orçamental e de limites à dívida regional consagradas na Lei das Finanças das Regiões Autónomas também não foram respeitadas, dado que: o saldo corrente, deduzido das amortizações médias de empréstimos, foi negativo em 302,6 milhões de euros, excedendo em 252,6 milhões de euros o limite legal anual de défice corrente; a dívida total do sector público administrativo regional pode ter excedido em cerca de 463,7 milhões de euros (32%) o limite fixado para o efeito.; A dívida total do sector público administrativo regional manteve a trajetória de crescimento observada nos últimos anos, tendo registado um aumento de 101,3 milhões de euros (+5,6%), atingindo 1 912,1 milhões de euros (44,5% do PIB da Região Autónoma dos Açores de 2018), dos quais 1 736 milhões de euros são referentes a dívida financeira; A dívida das entidades públicas fora do perímetro orçamental prosseguiu a trajetória ascendente evidenciada em anos anteriores, tendo registado um acréscimo de 63,3 milhões de euros, fixando-se em 747,6 milhões de euros no final de 2018. Destes, 292,3 milhões de euros (39,1%) dizem respeito ao grupo SATA.”
Em suma, o Tribunal de Contas diz que o governo manteve o desequilíbrio financeiro para além dos limites prudenciais e que segue práticas discriminatórias na sua relação com as autarquias.
Confessadamente, as contas não estão certas, caso contrário o governo contestaria os resultados finais. Contêm mesmo “erros e omissões materialmente relevantes”.
O fundamentalismo partidário não deixa perceber que é para o abismo que caminhamos, a passos largos, com o crescente endividamento todos os anos e sem receitas para cobrir as enormes crateras que estão a cavar nas finanças públicas.
Em 40 anos de Autonomia nunca tivemos um governo tão mau e incompetentes como este.
Para além de campeão do endividamento rápido, das contas com erros e omissões, do maior buraco da nossa história na SATA e nas outras empresas públicas, da maior lista de espera alguma vez vista na Saúde, dos negócios “promíscuos” com clínicas privadas, dos maiores calotes com fornecedores, é também o líder dos piores indicadores da Educação, do maior promotor de pobreza comparada com todas as regiões, da maior desigualdade de rendimentos, do PIB mais baixo do país, ostentando ainda a liderança da região com o maior consumo de drogas e álcool, o maior número de beneficiários com Rendimento Social de Inserção, a maior máquina de funcionários públicos, a pior região em mortalidade infantil, a maior taxa de desemprego jovem, a maior iliteracia, o campeão na encomenda de barcos que nunca chegam ao fim, das privatizações que nuca atraem interessados e, a cereja em cima do bolo, o maior saldo migratório do país, com cada vez mais gente a emigrar.
Com uma lista negra assim, quem quer um governo como este?

Anónimo disse...

Este resumo sobre a situação dos Açores é devastador, e completamente diferente do que os socialistas andaram a vender, com particular incidência para os socialistas madeirenses, e seus apaniguados comentadores.
Finanças, saúde, educação, política social, desemprego, iletracia, emigração, etc, etc.

"Para além de campeão do endividamento rápido, das contas com erros e omissões, do maior buraco da nossa história na SATA e nas outras empresas públicas, da maior lista de espera alguma vez vista na Saúde, dos negócios “promíscuos” com clínicas privadas, dos maiores calotes com fornecedores, é também o líder dos piores indicadores da Educação, do maior promotor de pobreza comparada com todas as regiões, da maior desigualdade de rendimentos, do PIB mais baixo do país, ostentando ainda a liderança da região com o maior consumo de drogas e álcool, o maior número de beneficiários com Rendimento Social de Inserção, a maior máquina de funcionários públicos, a pior região em mortalidade infantil, a maior taxa de desemprego jovem, a maior iliteracia, o campeão na encomenda de barcos que nunca chegam ao fim, das privatizações que nuca atraem interessados e, a cereja em cima do bolo, o maior saldo migratório do país, com cada vez mais gente a emigrar."

Anónimo disse...

A SATA será tomada de posse administrativa e entrará brevemente ao serviço da Madeira a custo Zeros evitando assim os passeios a boleia de outros e afim de aumentar o Turismo na Madeira indo busca-lo as suas origens.
Excelente ideia do Sr Secretário Inteligente que juntando esta ideia aos Famosos Barquinhos Voadores colocará a Madeira na 1 linha do desenvolvimento Mundial a frente em muito da Singapura.
Força Madeira que a inveja por nós e grande..

Anónimo disse...

Se soubesses escrever português, se calhar poderias explicar melhor. Mas também pelas asneiras que escreves, não se perde muito.
Quanto ao desastre açoreano, confirmado pelo Tribunal de Contas, nem uma palavra.
Sintomático.

Anónimo disse...

O desastre açoreano? Eles também tiveram paef?A Madeira teve e foi muito mau.

Anónimo disse...

15.50,
Devias ler o primeiro comentário, ou se preferires o relatório do Tribunal de Contas. É arrasador.
Não tiveram PAEF, mas pelo que se lê para lá caminham. Com o contra de não terem aproveitado para melhorar os seus índices em variadas áreas, e o seu PIB.
Pelo que diz o Tribunal de Contas, o caminho para o desastre está a ser feito.

Anónimo disse...

Quanto custa uma Garrafa de Gaz nos Açores e quanto custa a mesma na Mamadeira?

Qual o montante a receber do IRS se vivesses nos Açores e qual é o montante se viveres na Mamadeira?

Açores terra abundante tanto de Carne como de Peixe em que os pescadores do Caniçal registam as suas embarcações nas terras açoreanas afim de lhes roubar o peixe pescado nos mares Açoreanos.

Anónimo disse...

E então para ti os indices de desenvolvimento medem-se pela garrafa de gaz, ou peli IRS. Não se medem pelo PIB, taxa de desemprego, etc.
Que otário.

Anónimo disse...

20.51
Deverá medir por aquilo que nos levam do bolso e que nos afastam cada vez mais de termos uma melhor qualidade de vida.
PSD-M rouba-nos descaradamente.

Anónimo disse...

12.59,
E o que te levam em IRS ainda é inferior ao que o PS do Ronaldo das finanças leva no continente.
O que quer dizer que o PSD-M ainda tem que aprender com o PS a...roubar descaradamente, como tu próprio o dizes.
E prefiro pagar mais IRS e gaz mais caro, e ter menos desemprego, menos pobreza, etc, etc.