Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019



RAPOSA CUBANA METIDA
EM GALINHEIRO MADEIRENSE







Dionísio Andrade

A meteorologia anunciava uma tempestade de "arrancar castanheiros" como se diz nestes lados de São Jorge, onde toda a gente tem medo do vento que se mete pelo boqueirão abaixo, leva tudo à frente e ainda levanta os telhados das casas, como se se tratasse de um baralho de cartas! Mas este domingo, para mim, foi um dia completamente diferente do que estava anunciado pelos pessimistas do tempo. Foi um dia de gozo e muito divertimento ao ler no Diário do srº Blandy e do srº Sousa - que os socialistas preparam um combate à corrupção! 

E no meio da risada, olho para o lado e vejo uma fotografia do srº Miguel Iglésias com ar preocupado e meio assustado com as proporções da corrupção na Madeira. Nova risada, nova gargalhada, mas desta vez me rebolando no sofá, com esta destemida bravata do srº Iglésias e do srº Cafôfo em combater os corruptos!
      Meio encabritado no sofá, perante tanta audácia destes dois cavalheiros socialistas, dei comigo a fazer um historial de combate à corrupção que estas duas personagens desenfreadamente realizaram enquanto estiveram na Câmara Municipal do Funchal, de 2013 até 2019. Ainda meio acabrunhado pelo frio que se fazia sentir, nesta manhã de domingo, dei comigo a fazer a negação dos actos anti-corrupção destas duas personagens: 
      Não foram estes senhores que entregaram uma rua da nossa cidade aos Sousas no Largo dos Varadouros, quando o vereador Gil Canha tinha reconquistado essa artéria para os munícipes do Funchal? Não foram estes cavalheiros que passaram a licença do hotel Savoy, o maior mamarracho construído no Funchal, como se estivéssemos em Beirute, no Líbano, depois da primeira licença ter caducado, sem exigir uma diminuição de andares e de volumetria? Não foram esta almas gémeas que deixaram passar a construção de mais 4 mil metros quadrados construídos a mais, do que estava no projecto do Savoy, detectado pelos serviços de fiscalização da CMF? Não foram estes senhores que transferiram milhares de euros dos munícipes do Funchal para o Diário de Notícias, para poderem ter notícias favoráveis, e protecionismo político do DN nas suas actividades políticas, muitas vezes com o pretexto estapafúrdio de umas provas onde as cabras outrora passavam? Não foram estes dois "anjinhos" que voltaram com as mesmas práticas do jardinismo, de arranjar tachos para os "boys e girls" socialistas nas empresas municipais e autarquia funchalense? Não…  não foram estes "cromos" que fizeram ajustes directos de milhares de euros para um advogado amicíssimo do irmão da adjunta do srº Presidente da CMF? 
      E poderia estar aqui o resto do dia de domingo a mostrar que estes dois "ícones" da política madeirense são as duas personagens mais bem posicionadas para integrar a comissão eventual para o reforço da transparência e combate à corrupção! Começo a pensar que o melhor animal para guardar o galinheiro nesta época natalícia, e que tanto apreciamos uma canjinha na consoada de Natal, talvez seja a raposa! Ficam bem guardadas!

      Um Bom Natal para todos!

24 comentários:

Anónimo disse...

Esta dos socialistas se proporem a combater a corrupção na Madeira deve ser a anedota do ano. Para além dos casos enumerados pelo articulista, há ainda o do Iglésias tentar "comprar" o voto favorável, em sede de assembleia municipal, dum Vereador da coligação que governa a CMF, afirmando que "todas as pessoas têm um preço" mas o dito Vereador não se deixou corromper. E depois admiram-se com o chumbo na recente votação do orçamento municipal para 2020 por elementos da dita coligação. Cá se fazem, cá se pagam... Ainda bem que há pessoas honestas e com hombridade na política que não se deixam comprar e que pugnam pela verdade e transparência.

Anónimo disse...

A propósito desse aumento de volumetria pode a câmara vir demonstrar que foram cobradas as taxas referentes a esse excesso de construção .

Anónimo disse...

Estes socialistas vendem-se aos Sousas e ao Farinha e depois querem combater a corrupção! Grande Lata!

Anónimo disse...

O Dr. Iglesias é um político de nível nacional. Deve-se a ele as vitórias do PS na Madeira. Se fosse com os velhos tontinhos do passado estavam bem arrumados.

Anónimo disse...

A Frente-Mar da responsabilidade destes artistas vai fechar no meio de suspeitas de corrupção e nepotismo. E ainda falta a Sociohabita do torturador da língua portuguesa.

Anónimo disse...

Há muitas raposas cubanas por cá em vários partidos. Mas daquilo que tenho mais medo são das Raposas Madeirenses que nos sugam até ao ultimo cêntimo.

Anónimo disse...

Dr.??
A tese de doutoramento de tão nobre indivíduo foi sobre....???
Como se a Madeira tivesse necessidade de um tachista cubano!! Temos poucos já por cá!

Anónimo disse...

Cá o Roberto Vieira vendeu-se, só falta a filiação no PSD

Anónimo disse...

O sr. Jornalista que ao fazer este ponto de vista sobre estes dois elementos do partido socialista, deveria sim referir aos 6 mil milhões que o PSD Madeira fez desaparecer ao longo de alguns anos poucos , isso sim devia estar na sua escrita e com preocupação.

Anónimo disse...

O PS vai combater a corrupção. Ahahahahahahahahahahahahahahaha!

Anónimo disse...

Os tontos do PND, ode se incluia o activista Dionísio Andrade ainda foram para os tribunais se queixar dos milhões escondido pela máfia do drº Jardim e levaram sopa das senhoras juízinhas do regime. Bem feito porque deveriam deixar os vilões serem roubados!

Anónimo disse...

ò das 14:45 até parece que não foste um dos roubados.

Anónimo disse...

O Cubano/Careca mal sabem que os amigos deles dos Varadouros são os campeões de corrupção na Madeira.

Anónimo disse...

Mas alguém acredita naquelas cabeças ocas que estão lá sentadas?

Anónimo disse...

Não acreditam naquelas cabeças ocas, mas votaram em massa neles! A terra com maior núnero de matarruanos e broquilhas por metro quadrado!

Anónimo disse...

Como denunciou o Canha na altura o Iglésias queria fazer o jantar do candidato Francisco Assis no Mercado e não queria pagar...e o cubano ainda fala em corrupção...

Anónimo disse...

Terra de grunhos merece ser controlada por gente inteligente de fora. Força Dr. Miguel Iglesias e ilumine esta furna cheia de gente invejosa.

Anónimo disse...

10.54,
Gente inteligente? Ahahahahahahahahahahahahahahah!
Houve um que era também muito inteligente. Um dia foi posto no aeroporto. Levou alguns anos até voltar a pôr um pé na Madeira.

Anónimo disse...

Dr de quê? Melhor dizer colonizador encapotado, foi chegar e vencer a mando do conhecido usurpador indiano

Anónimo disse...

Olha cubano a inventar, derrotados em 2019, mas para a próxima vão para o rabo da lancha

Anónimo disse...

Sim, o Dr. Miguel Iglesias tem de ensinar os madeirenses a fazerem politica e não deixarem-se enganar pelos PSDs, apoio a luta dele mais o Presidente Paulo Cafofo de acabar com corrupção na ilha.

Anónimo disse...

23.34,
Cafofiano, se fosse a ti tentava a comédia. Pelo menos por aquilo que aqui escreves, pareces ter jeito.
Quem sabe uma ópera bufa, em conjunto com o Mentiras e o Dr. sem diploma.

Anónimo disse...

PSDs estão cheios de caruncho e o Dr. Miguel Iglesias vai-lhes tirar o bicho.

Anónimo disse...

Como é que estes tipos querem combater a corrupção se andam de mão dada com os corruptos?