Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019



O regime do sr. Rodrigues







Gil Canha



Li no DN, uma entrevista ao Exmo. Senhor José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Legislativa da RAM, em que sua excelência diz que agora, no parlamento, a “discussão é mais elevada” e “mais calma do que as anteriores”, e que a “capacidade argumentativa” dos senhores deputados é “melhor”.  Aliás, o senhor Presidente até refere que, “com a saída do parlamento de alguns partidos mais radicais, as coisas seguem a melhor ritmo, com mais elevação e moderação”.
Ao ler isto, consigo vislumbrar o rubor cor-de-refogado de tomate-de-lagartixa estampado na cara do Sr. Presidente e a sua indisfarçável satisfação e vaidade em proferir estes elevados discursos de “Estado”. 

Mas, voltando ao discurso catita e redondinho do sr. Presidente (para melhor simplificação, vou tratar o sr. Presidente a partir da agora - por sr. Rodrigues) ele demonstra com esse palavreado rococó que tem cá um descaramento, uma desfaçatez política, um despudor de fazer arrancar dentes a uma hiena.
Trocando por miúdos, até parece que o sr. Rodrigues desceu imaculado dos céus, como um anjo alado, e aterrou em plena assembleia, convocado pelo arcanjo Albuquerque, para espalhar as boas maneiras e a elevação do discurso, num local outrora conhecido por covil de carroceiros e casa de loucos.
E antes de ligar a “frigideira”, tenho a dizer ao sr. Rodrigues que há uma observação sua que, apesar de um pouco intempestiva, tem absoluta razão: - a legislatura será “mais calma que as anteriores”! E será mais calma, porque o novo parlamento representa o pântano putrefato em que se transformou a política regional, onde quase todos os partidos ali representados estão tacitamente cosicados para não importunar os donos disto tudo nem agitarem as águas sujas do regime.
É por isso que o parlamento entrou numa pasmaceira, numa eterna sesta mexicana, onde nem os grupos parlamentares mais representativos esgotam o tempo regimental atribuído, talvez por falta de argumentos, por manhosice, ou desconhecimento das matérias em discussão. Tanto assim é que os membros do Governo, nas vésperas de irem ao parlamento, roíam as unhas de nervos. Agora vão para lá tão descontraidamente, como vão para uma inauguração do sr. Avelino ou para um cabeleireiro.
E claro, para um regime fundado na chantagem e em jogatinas de casino, onde se perdeu toda a vergonha e discrição no assalto aos tachos e aos cargos públicos; onde ninguém valoriza o mérito nem as capacidades individuais; onde nenhuma alma questiona nem agita; onde quem triunfa são os especialistas em lamber botas e a trepar pelos partidos acima, é normal que esse ambiente estagnado e pútrido tenha os seus reflexos no tal parlamento de “cordial elevação” do Sr. Rodrigues.
 Com a saída dos tais partidos “radicais”, é normal que as coisas sigam melhor para a “vidinha” dos Sousas, Avelinos e Pestanas. Aliás, o sr. Rodrigues, quando diz que as “coisas seguem melhor ritmo” tem a sua razão, pois ele sabe que ninguém lhe vai tocar nos seus amigos Sousas, nem ninguém lhe vai falar dos arranjinhos colaboracionistas que fez na Câmara do Cafôfo, em troca de tachos para familiares e outros favores.
O grego Tucídides, na sua famosa obra “A História da Guerra do Peloponeso”, diz que são três “os motores” da motivação humana:  a Honra, o Medo e o Interesse. A Honra, que é a conduta de vida mais difícil pois o sujeito fica devoto aos seus valores e aos seus códigos ético-morais, que o levam a praticar nobres ações, sempre em prol da comunidade a que pertence e nunca para si próprio, e cujo prémio, por vezes, é a glória e o reconhecimento dos seus. O Medo é quando uma pessoa age cautelosamente, sempre com receio que lhe aconteça algo a si, ou aos seus próximos, tornando as pessoas subservientes, dóceis e conformadas (todos os ditadores sabem os efeitos do medo nas massas, por isso o incutem, como fez Alberto João, e faz Kim Jong, na Coreia do Norte). E, finalmente, o Interesse, que é a conduta actualmente mais em moda, onde as pessoas só agem quando é em beneficio próprio, mesmo que tenham que passar por cima de outros ou utilizar as maquinações mais maquiavélicas para conseguirem os seus vis intentos.
Ora, a assembleia do Sr. Rodrigues e o governo que ela suporta foram engendrados e alicerçados em golpes partidários de alegados “independentes”, no logro de renovadores que afinal não o são, na troca de tachos, no compadrio, na chantagem “rodrigona”, e na total subserviência aos grandes grupos monopolistas que controlam a economia regional e que têm a maioria dos políticos no bolso. Grosso modo, o parlamento do Sr. Rodrigues não é bem o lugar onde se sentam os representantes do povo, é mais o lugar onde estão sentados os representados dos grandes INTERESSES instalados. 
O tal “casamento de conveniência” entre o CDS e o PPD, que o sr. Rodrigues diz que vai acabar em amor, nem é bem um casamento a dois, é mais uma “ménage à trois” com o PS/Madeira a meio, pois na realidade, os três representam na “cama regional” o Estado de putrefação a que isto chegou.

30 comentários:

Anónimo disse...

Agora com a comunicação social praticamente toda no bolso com os magistrados dos tribunais todos comprados os corruptos do PSD e do CDS, estão praticamente à vontade e com o caminho aplanado para fazerem todos os seus negócios e banquetearem-se com o Orçamento e o povo sofrendo na pele o desemprego e a fome assim como as baixas reformas que mal dão para os medicamentos.Até o próprio PS com a canalha cafofiana da pior espécie a fingir que faz oposição, mas de braço dado com o Avelino e o Sousa dos Portos!

Anónimo disse...

Será que, se os psicologos estudassem os líderes políticos, diriam que o que têm em comum não é necessariamente a inteligência, competência e nobreza de caracter, mas sim o narcisismo (salvando as excepções)?Mas depois também existem aquelas teorias de que quem realmente comanda são "forças mais fortes",o que não invalida a teoria do narcisismo().

Anónimo disse...

O Senhor Canha não deixa de ter razão em alguns aspectos, no entanto com tanta lucidez e superior visão da região, não se percebe como o povo não lhe deu o lugar de deputado...

Anónimo disse...

Porradão bem dado no chantagista sem vergonha.

Anónimo disse...

Excelente texto
Esta tudo dito mas não vale a pena... A viloada leva com esta cambada encima e não reclama, bem feito.
Vão é chorar e lamentar-se nas tascas e nos cafés quando chegar a conta para pagar mas vão continuar votar nos mesmos... Os tontos merecem a governação que têm.

Anónimo disse...

De facto, as reuniões parlamentares serão de elevada qualidade, duscursis redondos e capazes de fundamentar a manutenção do controlo, ninguem daquela casa se vai atrever a ter vontade de importunar os donos disto tudo. A subserviência está instalada, "a oeste nada de novo", sem os "radicais", progressistas, gente com vontade de por no devido lugar estes conformados com o situacionismo que apenas nos condena à aceitação. Pobre de espírito aquele que limitado pela sua cegueira e ambição não percebe a dimensão da verdadeira democracia. Radical é esse CDS que trica ideologia por tachos e lugares e esquece aluta travada contra a prepotência e buçalidade dos peões ao serviço dos interesses individuais e demonstram ausencia de cultura democrática. Shame on you

Anónimo disse...

Reler "O Triunfo dos Porcos" de George Orwell!
Mas cuidado pois nesta Ilha, se pedir um exemplar do mesmo na Livraria/Alfarrábio Esperança, poderão simpaticamente mandar procurar na secção de Culinária!
Os animaizinhos que temos é que escolhem os porcos que nos governam.

Anónimo disse...

Gil não ligues ao ZÉ NINGUÉM, porque um lagartixo por mais voltas que de e facadinhas nas costas na sua subida de escadote jamais chegará a lagartixa pois os seus pés são ocos e de barro que ao mínimo abanão se parte todo. Este não é o meu Presidente.

Anónimo disse...

00.38
Nem mais e nem é necessário esperar muito tempo.
Já hoje um leitor numa carga escrita num matutino dava conta das avarias nos elevadores do Centro de Saúde do Caniço em que um está parado há imenso tempo e outros avariados sem fim a vista.
Mas entretanto a máquina partidária no governo vai engrossando com mais e mais secretários e diretores regionais como também hoje é anunciado MAIS UMA DIREÇÃO REGIONAL.

Anónimo disse...

Atenção anónimo das 9:55 a malta do PTP tentou que o dr. Gil Canha fosse em segundo da lista, ele disse que não queria pois só queria ajudar a dra. Raquel Coelho a ser eleita e foi em 4º lugar. Se a dra. Raquel não foi eleita ele muito menos. O povo agora tem o que merece só isso!

Anónimo disse...

Desculpe drº Gil Canha, mas a culpa do estado de putrefacção a que chegou o parlamento regional não é do srº Rodrigues, o chantagista mor do reino, mas sim dos vilões da cidade e os vilões do campo que votaram nos três partidos capturados pela máfia no bom sentido. Se o povo gosta de ser roubado, não há nada a fazer. Quem corre por gosto, não cansa!

Anónimo disse...

Lata tem o gajo e não tem espelhos, se ele se olhar vê só Sousas

Anónimo disse...

Podridão? Mais Pocilga!

Anónimo disse...

9:55 Será a "comunicação"?Será porque os eleitores precisam de mais informação acerca das propostas concretas para todos?

Anónimo disse...

Está tudo explicado . A viloada adora “Estocolmo” e o seu síndrome . 🧐🤔

Anónimo disse...

Parece aquelas meninas de programa! A pose está muito gira!

Anónimo disse...

A vilhoada não liga nada nem sabe de nada e depois elegem estes paus de vassoura.

Anónimo disse...

SERÁ A VILHOADA? A VERDADE NÃO INTERESSA, VEJAM BEM O QUE DÁ É MENTIR E RESPONSABILISAR OUTROS, QUEM SOFRE É ALGUNS EMPRESARIOS QUE DÃO O CABEDAL E TAMBÉM FUNCIONARIOS QUE MUITAS VEZES NÃO RECEBEM SALARIOS PORQUE PRIMEIRO É PARA A CAMBASD.
MAS FIZERAM UMA TEIA E MUITO DO POVO TEM O QUE MERECDA DOS POLITICOS , OS IMPOSTOS, SÃO UNS PARASITAS , CDS E PSD MOTARAM UMA TEIA E O POVO TEM O QUE MERECE, NÃO VALE A PENA SE LAMENTAR,

Anónimo disse...

O anónimo das 9:55 diz bem. O povo deixou o sr Canha de fora.Tanta sabedoria mas não fez nada de grande.Tanto olho, mas o povo não viu nada que lhe servisse e ajudasse.A sua obsessão pelo Cafôfo e pelo PS também é contra o povo, pois faz o jogo do psd e cds. Diz umas verdades e é muito culto, mas
benefícios para o povo não se vê nenhuns.

Anónimo disse...

Na assembleia o Fenix saiu como pão quente, só à minha frente tinha 4 monitores abertos com o anjo e o texto.

Anónimo disse...

Deixem a viloada da mão, eles estão habituados a ser escravizados e sem o bordão nas arcas morrem de tédio.

Anónimo disse...

Já alguém investigou as contas do CDS, no tempo do sr. Rodrigues? Quando rebentarem vai chegar m...da ao Areeiro.

Anónimo disse...

O Canha so vê ataca os soisas a Raquel só ataca o Cafofo e o professor Iglesias.

Anónimo disse...

O meu filho que é estudante no Liceu já diz que para quê estudar se os mais burros é que t~em cargos melhores e papam tudo.

Anónimo disse...

Se o JMR não se importar, depois, é oferecer as asas à Greta para ver se vai de Lisboa a Madrid;é que parece que os espanhóis lhe ofereceram um burro para ela fazer Lisboa/Madrid(não sei como ficam as portagens)

Anónimo disse...

Coelhinha está a digerir muito mal o seu afastamento do parlamento. 4 anos passam depressa. Dá tempo pra casar e ter filhos.

Anónimo disse...

Já não há homens de honra. No tempo do meu pai e dos meus avós conheci alguns. Bastava a palavra deles para soldar acordos como se fossem de ferro.

Anónimo disse...

Parabéns Canha
Ao ver esta caricatura e a cabeça do anjo, lembrei-me logo do bacio que a minha avó guardava durante a noite debaixo da cama lá no lindo Porto Moniz.

Anónimo disse...

23.32,
Então o teu filho parece bem encaminhado.
Pelos teus comentários, se o rapaz sair a ti, está bem encaminhado para esses lugares.

Anónimo disse...

Este JMR é um empregado dos Sousas, estou farto de vendidos e falsos defensores do povo.