Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de junho de 2018

JPP alerta para falta de limpeza
e desobstrução nos ribeiros




O Juntos pelo Povo (JPP) está preocupado com o processo de limpeza e recuperação paisagística das zonas altas, que neste momento estão a ser alvo de intervenção por parte do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
“Existe, nestas localidades, no leito dos ribeiros adjacentes, com ligação à principal ribeira de João Gomes, um conjunto de vegetação marginal que é preciso eliminar. A lei obriga a essa desobstrução, que deve ser feita nesta fase. Mas o que vemos é que os ribeiros estão todos atafulhados”, alertou Carlos Costa, em conferência de imprensa, na zona do Curral dos Romeiros.

O deputado do JPP lembrou que o estudo de avaliação de riscos de aluviões da ilha da Madeira, numa segunda fase divulgada este ano, alerta justamente  para a importância de eliminar o volume de material existente nas cabeceiras, nas encostas e nos leitos das ribeiras.
- A limpeza e a remoção dos eucaliptos não estão a ser feitas com o cuidado necessário e é preciso que o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza atue nesse sentido junto das empresas que estão a efetuar este trabalho, para evitar que em caso de precipitação esse material seja arrastado pelas ribeiras, até às zonas residênciais.
Carlos Costa defende que “é preciso fazer a limpeza das serras e a remoção da regeneração das espécies invasoras e depois é preciso passar ao processo de reflorestação e criar um conjunto de medidas preventivas”.
JPP

2 comentários:

Anónimo disse...

Como é? Os verdinhos hoje estavam desinspirados para bater na Prada, a única que lhes faz frente para virem falar mal das limpezas na serra?

Anónimo disse...

E se vergassem as "arcas" e começassem a limpar, em vez de falar tanto ?