Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de junho de 2018



PTP responde à Secretaria da Inclusão

O Partido Trabalhista Português - Madeira vem, por esta via, responder ao seguinte  comunicado enviado pela Secretaria dos Assuntos Sociais (http://www.dnoticias.pt/madeira/governo-regional-nao-compreende-posicao-do-ptp-no-caso-de-familia-de-machico-MF3340943#):

Na sequência do comunicado enviado pela Secretária dos Assuntos Sociais sobre a família em situação de emergência social em Machico com o título "Governo Regional “não compreende” a posição do PTP no caso de família de Machico", o Partido Trabalhista Português, vem por este meio reafirmar a inércia das entidades públicas.

Lembrando que a denúncia do caso foi feita no dia 11 de junho de 2018 e que até data a família continua a resider na barraca, sendo que não têm acesso às refeições da Santa Casa da Misericórdia de Machico como foi dito, praticamente sobrevivem da solidariedade de algumas pessoas e do RSI que apenas um elemento da família recebe, sendo manifestamente insuficiente para as despesas do agregado, que apresenta um quadro de desnutrição entre outros problemas de saúde.

Sabemos que o IHM esteve com a família, mas não resolveram nada, mandaram apenas que se inscrevessem, ignorando por completo as dificuldades do agregado em tratar da burocracia por conta própria. A própria deputada do PTP foi com o casal, tentar inscrevê-los no IHM mas o senhor responsável para o efeito na Câmara Municipal de Machico, não estava disponível, não tendo ninguém ao serviço para o substituir.

A Segurança Social de Machico apenas foi ao local nesta terça-feira, após o pedido de audiência do PTP, visto que já tinha sido accionado a linha de emergência social nacional por duas vezes e nada tinha sido feito localmente.

Na audiência com a Segurança Social foi-nos pintado um quadro fatalista sobre o caso, tudo aparentava ser uma dificuldade, no entanto, não essa a percepção do PTP que teve a oportunidade de acompanhar a família, que tem sido muito receptiva e afável, ansiosos para se encontrar uma solução.

Se o caso está a ser acompanhado pela Câmara Municipal de Machico, pelo IHM e pela Segurança Social, então as diligências têm sido ineficientes. O que requer outro tipo de abordagem e iniciativa.

O PTP acredita que o que está em falta é boa vontade e pede à Secretaria dos Assuntos Sociais uma intervenção mais profunda e célere.


O Partido Trabalhista Português

Sem comentários: