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terça-feira, 26 de junho de 2018



O JPP defende a dignificação do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, com a criação de uma estrutura de raiz


No seguimento de visitas de proximidade, o JPP visitou esta manhã o Conservatorio Escola das Artes da Madeira – Eng.º Luiz Perer Clode, de forma a conhecer a oferta curricular da escola assim como “as problemáticas que afligem os órgãos da Direção”, referiu a deputada Patrícia Spínola.

O Conservatório, como “marco da sociedade madeirense”, pratica “o ensino especializado, o ensino básico e secundário”, sendo uma referência a nível nacional, sendo o “único que integra o programa Erasmus +”. Além deste facto, são muitos os alunos que prosseguem os seus estudos, quer nacional quer internacionalmente, sendo autênticas referências.

Contudo, “continua por resolver a situação do ensino dos cordofones madeirenses, uma situação que já se arrasta há algum tempo” frisou Patrícia Spínola, e que tem de ser resolvida “pelos alunos que querem dar continuidade à sua educação nesta área da música tradicional madeirense”.
O JPP espera que “seja aplicada também na Região a flexibilidade curricular”, podendo ser uma alternativa às questões da homologação que até então se colocam. Nesse sentido, o JPP “apela à sensibilidade do Governo Regional” comprometendo-se o grupo parlamentar a “propor iniciativas nesta matéria, para que seja valorizado o ensino dos cordofones madeirenses”.
Da visita efetuada, o JPP ressalva ainda a necessidade “de obras profundas no edificio, da responsabilidade da PATRIRAM”, embora as “pequenas obras de manutenção que têm sido concretizadas pelo próprio conservatório”. Esta é uma situação que pode ser constatada “a olho nu” necessitando o Conservatório de uma “intervenção abrangente e que dignifique este espaço” referiu a deputada. No presente, o curso “de dança e teatro foi transferido para um núcleo da Escola Profissional Francisco Fernandes pois o atual edifício do Conservatório não responde às necessidades”, frisando a deputada que a solução deveria passar por uma resposta criada de raiz, que respondesse às várias necessidades dos cursos lecionados, como sejam a acústica, os espaços, etc.
JPP

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