Powered By Blogger

sábado, 24 de março de 2018



CALADO CONDENA JOVENS À ESCRAVATURA


Do alto da sua cátedra, Pedro Calado advertiu os jovens desempregados madeirenses “Não fiquem à espera do horário de trabalho das 9 às 5. Esse modo de trabalho acabou. Hoje não há horário de trabalho” ¹. Quem fala com esta convicção, de um futuro sem horário de trabalho, só pode ser um Messias enviado para conduzir o rebanho dos jovens madeirenses para o novo mundo do trabalho, um paraíso onde as empresas regionais vão ao encontro das necessidades dos mais novos.
Pedro Calado aprendeu bem a lição de Nassim Taleb “Os humanos são excelentes no campo da auto-ilusão. Acreditam em qualquer coisa que se lhes diga, desde que não se mostre qualquer indício de falta de confiança”. Como tal, basta-lhe demonstrar total confiança quando fala aos jovens para estes ficarem convencidos que acabou o horário de trabalho das 9 às 5. Desse modo, falando como um Messias, cuja palavra é a verdade universal, cria nos jovens a ilusão de um maravilhoso mundo sem horário de trabalho.

Em abono da verdade, este discurso enfatuado de Pedro Calado não me surpreendeu. Como é óbvio, também não me surpreendeu não ter esclarecido qual é o modo de trabalho onde os jovens vão ver satisfeitas as suas necessidades. Porque será que Pedro Calado não explicou aos jovens desempregados a sua visão do novo mundo do trabalho? Uma visão onde só há lugar para o “Trabalhador 24/7”, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, subserviente, mas eternamente agradecido aos que enriquecem com a exploração das novas formas de escravatura.
Provavelmente, se Pedro Caldo tivesse sido mais claro, os jovens poderiam ter-lhe colocado algumas questões. Por exemplo, se acabou o horário das 9 às 5, como foi possível o Governo Regional ter efetuado 760 nomeações ² para cargos de confiança política, em especial de 24 para o seu gabinete de Vice-Presidente? Será porque, como não têm horário das 9 às 5, fazem o horário que melhor convém às suas necessidades pessoais, de forma arrogante e ofensiva?
Por um lado, Pedro Calado defende junto dos jovens desempregados as virtudes do “Trabalhador 24/7”, um precário convicto, humilde e agradecido por receber salários de miséria. Por outro lado, é o secretário regional responsável pela gestão dos funcionários públicos regionais, uma significativa fatia do mercado de trabalho regional com cerca de 20.000 trabalhadores, sem precariedade, com horário das 9 às 5 e salários acima da média. Acresce que é, também, responsável pela nomeação de milhares de “jobs for the boys”, a maioria dos quais “young boys” e “young girls” sem créditos firmados, mas com salários e regalias ao nível dos executivos de topo.
Neste contexto, porque está descontente com a legislação de trabalho, “um dos grandes impedimentos da nossa economia” ¹, não me surpreende que Pedro Calado defenda piamente um mercado de trabalho bipolar: trabalho injusto, caracterizado pela precariedade, salários mínimos, sem regras e horários para os jovens desempregados, e trabalho justo, caracterizado por estabilidade e segurança, com regras e melhores salários para os “afortunados”, ou seja, para os trabalhadores sem termo, com horário das 9 às 5.  
O trabalho justo, protege e respeita. O trabalho injusto, oprime e humilha. Será que Pedro Caldo e Rita Andrade têm coragem para dizer aos seus filhos, olhos nos olhos, que nada podem fazer para os salvar da escravatura a que estão condenados?

J. C. Silva


17 comentários:

Anónimo disse...

O Calado tomou posse em Outubro como Vice-Presidente e em poucos meses foram só tiros nos pés, é o Ferry, são as passagens aéreas, são os voos charter para os estudantes e agora isto de dizer aos jovens e desempregados para trabalharem dias e horas sem fim a troco do salário mínimo, enquanto ele e os amigos andam a ganhar salários elevados à nossa custa. Ele que peca a demissão!

Anónimo disse...

Há um tremendo conflito de interesses protagonizado pelo Calado hoteleiro empreiteiro e o Calado vice-presidente e os 70 ladroes, perdão, assessores. De que está à espera o ministério público e à comissão de ética da AR? Ahhhhhh ok não se mexem devido à AUTONOMIA da RAM!!!
Que venha 2019 rápido.

Anónimo disse...

Sobre o "Messias " Calado e de acordo com a sua postura, acho que se aplica bem o seguinte:
"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
Mateus 7:15-20

Anónimo disse...

Cá temos um articulista que comenta uma noticia baseado unicamente num titulo , nem se deu á maçada de ler a noticia , onde teria visto que nada do que comenta foi dito ou é verdade.
Este é dos que julga que por repetir uma mentira muitas vezes a torna numa verdade.
Está visto que Pedro Calado começa a incomodar os arregimentados pelo cubano que o costa mandou para a madeira

Anónimo disse...

Epá...Calado já começa a incomodar...enquanto Calado trabalha e arranja solução para trazer centenas de estudantes na páscoa,outros metem vídeos no Facebook a ter aulas de condução, sim, condução, porque no lugar de instrutor ia o condutor.para andar a brincar há tempo.
Enquanto Calado assume e dá a cara em tudo o que faz e diz outros fogem as suas responsabilidades,a história do monte é prova disso.
Pedro Calado começa a incomodar,aì se começa..
Meus senhores leiam toda a notícia e verão que alguém está a distorcer alguma coisa.
Obrigado dr Pedro Calado, graças á sua iniciativa, eu e muitos madeirenses teremos uma PÁSCOA FELIZ.
Acreditamos que mais e boas novidades surgirão.



Anónimo disse...

Há que reconhecer que o Senhor Vice-presidente foi infeliz.
Antigamente, dizia-se que quem tem telhados de vidro, não deveria atirar pedras ao telhado do vizinho.
E não é que o autor de tal ideia tem recrutado jovens (amigos, apadrinhados, amantizados e outros que tal) não pelo mérito ou Know-how, mas apenas porque tiveram a sorte de ter um QI (não é o que pensa. Aqui QI significa Quem Indicou) elevado. Tais jovens (que deveriam assessores, mas que são apenas acessores), nem trabalham das 9h às 17h, pois é vê-los sentados de café na baixa citadina nas horas de expediente...
Bem prega o Senhor Vice-presidente - como São Tomás!

Anónimo disse...

23:01

Então, do alto da sua sapiência, elucide-nos sobre os pensamentos e postura de Calado.
É que os leitores ficaram com a mesma impressão, que o Vice-presidente acredita e promove o trabalho precário

Anónimo disse...

um verdadeiro especialista na area da Inducação.... de resto o que la está pensa igual basta ver aquilo que quer fazer aos profs. pelos vistos so agora os sindicatos da classe começam abrir os olhos, mas tem de agir com força. chega de rodriguinhos..

Anónimo disse...

Os articulistas deste blogue não são os únicos a ler apenas os títulos das notícias.

A Fátima Ascensão, uma indefectível jardinista colocada na prateleira do PSD-M, assina hoje um artigo de opinião COMPLETAMENTE dedicado ao título da notícia do Calado.

Com vários dias para escrever o artigo, nem assim a senhora deu-se ao trabalho de ler a notícia, e muito menos conhecer o contexto da afirmação.

E este comportamento, por mais que custe assumir, é o comportamento de 80% dos madeirenses.

Por isso o Cafofo está convencido que 8 em 10 madeirenses votam nele, porque sabe que bastam os títulos com meias verdades. A verdade completa está onde ninguém lê: no corpo das notícias, dos anúncios, dos regulamentos, das deliberações, etc.

Anónimo disse...

Uma vez mais fica comprovada a ignorância, a maldade e a forma asquerosa que tentam fazer politica. O Autor do texto ao menos leu o artigo? Se não leu aconselho a ler ou se possível ver o post de Nuno Morna, que não é PSD, a explicar o que Calado quis dizer.
Por favor evoluam

Anónimo disse...

Os outros estão sempre errados, não interpretaram bem, têm culpa, são esquerdalha, a mão do Poderoso e Divino virá em 2019. Interessante como são tão perfeitos que nada dá certo, ainda nem conseguem comunicar. Esse messias nem veio do betão nem faz orçamentos a metro para avançar rapidamente com obras.

Anónimo disse...

A falta de horário de trabalho só para quem recebe acima dos 3000 euros isso sim ... Agora quem recebe uma miséria é sem horário de trabalho isso sim é escravatura

Anónimo disse...

A evolução será em 2019, quando este vice/dirigente/co-piloto/ facilitador ficar apeado

Anónimo disse...

Só porque o Nuno Morna postou sobre o Calado já vamos todos concordar com o Calado e com o Nuno Morna? Não me faça rir.

Anónimo disse...

Como é evidente pelos comentários, a grande maioria nem se deu ao trabalho de perceber as afirmações do vice.
Novas formas de trabalho, horários diferenciados, etc, são realidades da evolução tecnológica, e dos próprios hábitos de consumo.
A evolução da humanidade traz novos desafios que devem ser debatidos, queira-se ou não. Negá-lo, é meter a cabeça na areia.
Claro que o vice Calado não foi esclarecedor, foi atabalhoado na explicação. Mas convêm perceber a floresta sem ficar pela árvore.

Anónimo disse...

Será que esse seu vice Calado falou de tudo menos da precariedade que assola o mundo do trabalho afetando particularmente os jovens? Ele disse que é preciso mudar a legislação do trabalho, será que ele quer reduzir a precariedade? Não me parece. Essa sua floresta são só alguns eucaliptos invasores que absorvem os recursos todos do solo, que precisam de ser abatidos porque não deixam crescer uma floresta equilibrada para todos nós.

Anónimo disse...

Como já disse anteriormente, meter a cabeça na areia nada resolve.