Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de março de 2018



Consílio dos Deuses





Gil Canha



Júpiter, o pai dos deuses, resolveu reunir os deuses no Olimpo, para decidir sobre um assunto muito importante do fado humano. Então, ordenou que  Mercúrio, o Deus mensageiro, convocasse os demais deuses para um consílio.
Os deuses chegaram de todas as regiões do céu e ocuparam os seus sumptuosos assentos, segundo a sua ordem hierárquica. Então, Júpiter, no alto do seu trono, explicou a razão que o levou a convocar o consílio dos deuses. Começou por referir que desde Alexandre, o Grande, passando por todo o império romano, até as hordas invasoras do huno Átila, as guerras esforçadas contra os mouros e castelhanos, e, mesmo tendo em atenção todos aqueles que afrontaram os devaneios pecaminosos de Lucrécia Borgia, a crueldade de Ivan, O Terrível, a conquista épica de Hernán Cortez, do império Asteca de Moctezuma II, ou mesmo, a maneira ágil e vigorosa como o Kaiser Guilherme II rachava lenha no seu exílio dourado em Door, nos Países Baixos, ou a maneira engenhosa como o Barão do Quebra-Costas dispunha a sua poderosa artilharia, que a humanidade nunca tinha visto nada de tão importante e de glorioso que a ambição épica dos cafofianos socialistas da Porto Moniz, de patentearem o seu famoso Arroz-de-Lapas.

Após estas palavras de firme defesa das pretensões cafofianas, o Deus Baco, todo empertigado, referiu que não era a primeira vez que tentavam dar cabo do seu prestígio e autoridade, muito recentemente, adiantou:  “certos deuses foram para o Seixal beberricar vinho, Terras-do-Avô, e alguns, numa ousadia claramente afrontosa, até tiveram o desplante de subir ao Chão da Ribeira, onde se banquetearam com orelha-de-porco e chouriço-de-sangue sem me dizerem nada!” E, furioso, gritou: “Porra,  eu sou o Deus do vinho, das festas e do teatro! Chega de humilhações! Quem inventou o Arroz-de-Lapas fui eu, aliás está aqui a Deusa Diana que não me deixa mentir!”
A intervenção zangada de Baco fez estremecer a divina assembleia, e Vénus, a Deusa da beleza e do amor, pediu a palavra e, delicadamente, defendeu os cafofianos, dizendo que eram muito próximos de Fauno, o Deus protetor dos rebanhos e dos pastores, e que por serem fogosos e de sangue quente, deviam ser obsequiados com a região demarcada do Arroz-de-Lapas do Porto Moniz.
Como se gerou algum burburinho, Marte, Deus da guerra e das colheitas, veio em socorro de Vénus e dos Cafofianos socialistas, e num ato deselegante,  chamou “Enorches” a Baco. (Epíteto insultuoso a Baco, pois Enorches “nos testículos” é uma referência ao mito de que Baco, após a morte de sua mãe e ainda grávida dele, terminou de ser gerado nas coxas do seu pai, Júpiter, ou seja, próximo dos seus testículos)
Quem não gostou das ofensas a Baco, foi Juno, a deusa protetora da mulher e do casamento, que aos gritos, mencionou, que era “o que faltava, dar a autoria deste divino manjar de suculentos moluscos, cebola, tomate e arroz basmati, aos seguidores do narcisista sorridente!” (Ela referia-se aqui à famosa raposa pelada da Câmara). E completamente histérica vociferou:  “Esses gajos não prestam… até dão porrada de caixão-à-cova nas mulheres deles!”.
Júpiter levantou-se, bateu com o seu poderoso bastão no chão do Olimpo, fazendo o céu tremer e até o sol empalidecer, e com uma voz de trovão sentenciou: - Está decidido! A Diana (Deusa da Caça e da Castidade) que chame a Lebre do Norte e lhe dê a patente do Arroz-de-Lapas. E na terra, sempre que uma senhora levar ao lume este apetitoso pitéu, que faça uma generosa oferenda ao Diário de Mr. Blandy.
E todos obedeceram a magnânima decisão de Júpiter, mas, mesmo assim, quando Baco chegou aos seus domínios, resolveu vingar-se: chamou as suas Ménades e mandou-as transformar o champanhe “Terras do Avô” em xarope contra-lombrigas e libertar o pândego Canha, um seu fiel discípulo, do processo judicial do Cafôfo.

P.S. Este artigo foi baseado no Consílio dos Deuses, do genial poeta Luís Vaz de Camões, Canto I, estâncias 20 a 41. 

9 comentários:

Anónimo disse...

Ainda estou a rir... está bem feito!

Anónimo disse...

Bravo, Dr. Gil Canha
Pensava que neste momento estava a reunião Solene a ouvir o Barrete a mando do jornaleco Rodriguéz e da burguesia local, esgrimir-me em defesa dos graúdos do burgo, que lhe cozeram o bolso, que há muito andava roto e afinal continua nas suas lides com uma grande inspiração Poética
A democracia ensinou-nos, por um se ganha e por um se perde
Quem diria que este beato de sacristia tão conhecido nos adros paroquiais ia trair o Povo desfavorecido?
Terá lata de voltar aos Adros das zonas altas e falar de democracia Cristã?
Será que os Párocos irão lhe dar guarida em 2019?
Dormirá descansado sabendo que os pobres ficarão impossibilitados de ligar o esgoto à via Pública e andarem com fossas cépticas a escorrer na vizinhança lembrando os palheiros da sua terra do norte?
Os vendidos são assim...Pensam primeiro no seu gordo bolo, enquanto o povinho enganado fica apenas com cheiro da côdea

Anónimo disse...

Gostei do lindo texto do Gil, mas também do primeiro comentário em cima
Há um ditado que diz."Quem nasceu para rato, nunca chegará a leirão"
Este, vindo das terras da Biosfera, teve a felicidade de chegar à Cidade e vende a sua consciência ao diabo?
Ingrato com a Igreja e com o Criador...
Em breve estará na inauguração do Savoy e viajará no Ferry do Soisas, mas em contentor refrigerado para chegar à capital e levar ainda o cheiro do seu perfume às cristas de pescoço pelado.
De réptil jamais passará
Mas pelo menos durante este 2 anos vai fazendo consultoria de favores,de manchas urbanas e depois investe nuns palheirinhos de colmo
Vai à Farmácia dessa cidade e legaliza-os em Turismo local
Como acabaram com as Cabanas de S. Jorde então renasce o negócio do Palheiro
Povo enganado...

Anónimo disse...

O Câmara só diz tontices... o que lhe interessa é colocar os filhinhos no gamelão!

Anónimo disse...

Obrigado sr. Canha, a minha mãe está feliz e divertida com mais este texto.

Anónimo disse...

Tá visto que também aqueles que não prestam ás vezes dizem coisas acertadas.

Anónimo disse...

Os pacóvios e os broncos são assim mesmo! Pensam que o seu umbigo é o centro do mundo! Os arroz de lapas só vem demonstrar que esta "gentinha" pensa mais com a barriga do que a massa cinzenta, que não têm, e que para alguns não é mais do que pasta de banana, com pevides de maracujá, como costumava dizer o repórter fotográfico Rui Marote!

Anónimo disse...

Um líder socialista cuja politica resume-se a um arroz de lapas está tudo dito!Só mesmo envergonhando estes tipos para eles aprenderem .

Anónimo disse...

Com tanto arroz de lapas, que tal exportar este pitéu para os Açores? Só gozando com estes tipos é que vale a pena, caso contrário eles pensam que inventaram a roda!