Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de março de 2018

Reestruturação portuária


A deputada Raquel Coelho (PTP) apresentou um requerimento de audição parlamentar sobre o andamento do processo de reestruturação portuária na RAM



A 27 de Abril de 2017, o Conselho de Governo, decidiu revogar o regime de licenciamento que permitiu à OPM do empresário Luís Miguel de Sousa dominar a atividade de carga/descarga de mercadorias nos portos da Região Autónoma da Madeira (RAM) durante mais de 20 anos, iniciando-se assim, o reivindicado processo de reestruturação do setor portuário na Região Autónoma da Madeira.

Após muitos anos de contestação em relação à política portuária da RAM, o Secretário do Turismo e dos Transportes, Eduardo Jesus, abriu a porta para o lançamento do regime de concessão do setor portuário através de um concurso público, numa tentativa de pôr termo ao intitulado regime de monopólio, garantido através de uma licença que o Grupo Sousa obteve há mais de 20 anos. Esta foi considerada “lesiva ao interesse público” pelo próprio Tribunal de Contas, na medida que o operador não é obrigado a pagar qualquer contrapartida pela exploração das infraestruturas portuárias, construídas e mantidas com dinheiros públicos, cobrando preços pela carga e descarga de mercadorias muito acima da média nacional. O que resultou na perda de competitividade do porto da Madeira e no encarecimento do nível de vida regional.


Após esta decisão do Governo Regional, a empresa do Grupo Sousa interpôs uma ação no Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal a pedir a anulação da resolução do Conselho de Governo. No entanto, foi garantido pelo Secretário da tutela que a ação judicial não iria provocar atrasos no processo e que o lançamento do concurso público internacional, com vista à atribuição da concessão, iria ser concretizado até ao final do ano de 2017. Mas eis que coincidência, logo após esta abertura de hostilidades entre o Governo Regional e a OPM, o Secretário da Economia e Turismo, Eduardo Jesus, foi demitido do Governo e até à presente data  nada mais foi divulgado ou adiantado sobre o processo de reestruturação portuária.

Perante o acima exposto, a Representação Parlamentar do PTP, requer a realização de uma Audição Parlamentar sobre o andamento do processo de reestruturação portuária na RAM. Para os devidos efeitos, deverá ser convidado a participar nesta Audição Parlamentar, o Ex- Secretario Regional do Turismo e dos Transportes, Eduardo Jesus e atual Secretária, Paula Cabaço.

Funchal, 16 de Março de 2018


A deputada do Partido Trabalhista Português na ALRAM

6 comentários:

Anónimo disse...

O andamento é dinheirinho para campanha do PSD e viva ao velho.

Anónimo disse...

Os madeirenses andam a pagar o IMPOSTO SOISAS há cerca de 25 anos, sem qualquer contrapartida.
Eles nunca pagaram um centavo ou um cêntimo pela utilização dos portos e pelos equipamentos que pertenciam à Direcção dos Portos-Governo Regional, ou seja, a todos nós.
Nunca tiveram qualquer licença para a exploração dos portos da Madeira.
Então que a mostrem!
E se apresentarem qualquer "licença", terá sido forjada recentemente e estaremos perante um crime de falsificação de documentos públicos, ou seja mais um caso de polícia a exigir a intervenção da PJ e do Ministério Público!
O Tribunal de Contas já constatou isto há muito tempo - que se tratava de uma situação "lesiva do interesse público", como diz e bem a Senhora deputada do PTP.
E se falarmos das centenas de milhões que foram investidos no Porto do Caniçal, e não só, para servir esses monopolistas? Como enriqueceram tanto e tão depressa?
Essa ladroagem manda nisto há tantos anos, que o próprio secretário da tutela "Bafo-de-Bode" tinha que ir a despacho à Avenida do Mar, onde era tratado aos gritos pelo Soisa-mor!
É claro que somos sempre os mesmos a pagar, a viloada desta terra,à força, ou anestesiada com espetada e vinho seco (ou outro).
Agora até já estão a tentar enrolar, se é que ainda não o conseguiram, o Primeiro Costa, como se viu recentemente numa inauguração em Lisboa, em que para além das palmadinhas nas costas, só faltou vê-los de braço dado!
Quanto ao TFAF é melhor não esperar grande coisa, a não ser o adiamento de decisão durante anos e depois aa sucessão de manobras dilatórias nesta e nas instâncias superiores!
Com recursos e outras manobras dilatórias, talvez tenhamos uma decisão daqui a uns dez anos. Entretanto eles continuam a mamar e nós continuamos a pagar o imposto soisas.
Um simples conselho à Senhora Deputada do PTP. Não largue este assunto, insista, denuncie, insista, denuncie,... para bem de todos os madeirenses e para ter uma reeleição bem merecida.

Anónimo disse...

Não era Bafo-de-Bode. Era Bafo-de-Onça.

Anónimo disse...

Olha a coelhinha a dar cartas!!!

Anónimo disse...

Esta exploração ao povo da Madeira e Porto Santo só termina quando o eleitorado correr com o PSD e com o PS do governo, cá e lá!

Anónimo disse...

17:26 melhor se explorado pelo psd dos que pelos teus camaradas paulinho e edgar, da Venezuela não vem bons exemplos