Powered By Blogger

terça-feira, 27 de março de 2018

Discurso do deputado independente 
Gil Canha, hoje no parlamento regional, 
em que aborda os perigos de cairmos
novamente num regime autoritário


Tenho de reconhecer que não sou nada brando com o governo do Dr. Miguel Albuquerque, que considero um governo subserviente aos oligopólios e aos grandes interesses. Muitas vezes, os dinheiros públicos não são direccionados para revitalizar a nossa economia e as nossas pequenas e médias empresas, mas sim para beneficiar os grandes grupos económicos.

No entanto, depois de 40 anos de regime ditatorial, implacável e violento, tenho de reconhecer que hoje se respira mais democracia, mais tolerância democrática e mais respeito pelas oposições. E em grande parte devemos estes sinais de abertura e maturidade democrática a uma pessoa: o Dr. Miguel Albuquerque, atual Presidente do Governo Regional da Madeira.

Mas este bom ambiente civilizacional está novamente ameaçado por gente sem escrúpulos, sem cultura democrática e com tiques totalitários ainda piores que o jardinismo de má memória.
Refiro-me aqui aos cafofianos socialistas que estão a incubar e a criar no seu ninho de víboras uma criatura pelada, prepotente, intolerante e feroz inimiga da liberdade de expressão.
E o mais arrepiante é que essa criatura ainda não alcançou o poder absoluto que ambiciona, e já tem todos os tiques fascistas do antigamente: - recusa-se a vir a este parlamento, desrespeitando a casa da democracia! Utiliza dinheiros públicos para domesticar o Diário de Notícias e promove propaganda paga como nunca se viu; persegue os articulistas que lhe são adversos, como aconteceu recentemente com António Fontes, que foi fogueteado do Diário de Notícias, e pior ainda, intenta processos judiciais ridículos contra deputados desta casa, com o objetivo de amedrontar, intimidar e limitar a liberdade de expressão dos representantes do povo, arvorando-se numa espécie de grande censor inquisitorial. 
É a esta criatura tirana, narcisista e de métodos estalinistas que os cafofianos socialistas querem entregar o poder absoluto, desde a Quinta vigia até ao simples arroz-de-lapas. Mas se, no passado, os democratas desta terra combateram afincadamente pela liberdade, pelos direitos cívicos e pela democracia, não será agora que baixarão os braços perante os avanços desta criatura populista, reacionária e inimiga dos princípios democráticos que tanto custaram a ganhar e a manter.

Gil Canha

17 comentários:

Anónimo disse...

Não sou fã do Sr. Gil Canha mas, desta, vez, SUBSCREVO INTEGRALMENTE o que diz.

Anónimo disse...

A Criatura pelada é um clone de Jardim, mas mais para o rafeiro!

Anónimo disse...

Parabéns Dr. Gil
Vossê sabe e melhor que ninguém, dar um certo humor às verdades que diz e escreve
Têm nos últimos tempos mostrado um face muito verdadeira e sincera que hoje penso que seria útil à Democracia Madeirense se tivesse sido eleito Vereador nas últimas autárquicas.
Ia denunciar os arranjinhos do Careca e sua hipócrita equipa.
Uma coisa sabemos:
Nunca venderia a alma ao diabo como o Barrete fez.
Não se deixaria comprar pelos Carecas que jogam em todos os tabuleiros da nossa Terra.
Vai às zonas altas e apregoa promessas e nem uma cumpre.Nem as fossas já gostam dele.
Vem para a baixa citadina e envolve-se com os tubarões e aves de rapina que sobrevoam a ver onde descobrem um um corpo moribundo para o pilharem.
O Povo, claro que não segue os seus passos engenhosos e cheios de manhosices perversas e interesseiras e lá vai aplaudindo estes francelhos pelados.
Força todos unidos contra os medíocres cafofianos venham das caldeiradas do Norte venham dos primeiros damos do Sul

Anónimo disse...

Respira-se democracia no GR? O Gil não deve estar a par do que se passa nos corredores com estas chefias Renovadas. Não respeitam ninguém!
Para não falar das nomeações em cima de nomeações!
Dos orçamentos "a olho" pós temporal para despejar betão e derivados às mesmas duas empresas de sempre.
Acho estranho o Canha agora ser o melhor amigo dos (Albu)queques... traz água no bico!

Anónimo disse...

Caro Gil Canha, o projecto politico "Mudança" em que o senhor participou, com Edgar Silva e Filipa Jardim Fernandes, era algo muito Europeu, com um determinado grau de sofisticação, que se tivesse ido para a frente, hoje tudo seria muito diferente. Contudo, a Historia foi outra, porque esse professor de Historia e a "maralha" que o acompanha, na sua "sabujice" de alcançar o poder a qualquer custo, a todos trariam e a todos vão trair sempre, que ninguém tenha expectativas. Cafofo não tem qualquer tipo de palavra, é o vale tudo, de Confiança não tem nada, e foi pena que o povo do Funchal não tivesse enxergado este facto nas autárquicas, pois as pessoas, coitadas, e na sua inocência, na maioria nem percebem de politica, apenas estão habituadas a ver televisão, apresentadores de TV , artistas das novelas e "realitty shows" etc, todo um mundo de gente das revistas cor de rosa e afins, com dentes branqueados, peles tratadas etc. Ora Cafofo, com aquela imensa Cremalheira sempre a reluzir, encaixa-se neste perfil. como diria o rapaz que trabalha na pastelaria perto da minha casa: "Quando cafofo , nas eleições, bateu à minha porta, com aquele enorme sorriso e dentes brancos, eu comprava tudo o que ele me vendesse, seguros, telexfree, qualquer coisa", portanto Cafofo apenas usa e abusa das técnicas de vendas que qualquer "coach" ensina para qualquer vendedor da banha da cobra inspirar confiança na venda de um produto qualquer.Contudo caro Gil Canha, é neste tipo de gente que a cidade está entregue, portanto, ainda que subscreva este post, o mesmo pode ter efeitos contrários, de certa forma o Gil Canha está lhe a dar visibilidade, e o que ele quer é isso, visibilidade, mal ou bem, ele quer que se fale dele...portanto seria mais interessante, e para todos os que ja perceberam quem é esta raposa pelada e que tipo de hienas estão na CMF, que eles começassem a sentir, que existem outras leis, outros pontos de vista e que o mundo não gira à volta desta ridícula "Cafofolandia", existem por exemplo as Acções Populares e existe também o Tribunal de Contas, que lamentavelmente ainda não entrou na CMF. Por fim, e lamentável, é a postura do director do "Diário de Noticias da Madeira", para o qual questiono a licença ou a carteira de jornalista, porque uma coisa é um jornalista ou um licenciado em comunicação social trabalhar para um órgão ou entidade partidária, outra coisa, é um diretor de um diário supostamente democrático e isento, fazer propaganda descarada de um partido.Muito mau, e ja inclusivé denunciado em universidades publicas da área. Ficará para a Historia como um mau exemplo de jornalismo, uma vergonha.

Anónimo disse...

Morde a língua Gil !!
Também ajudaste a criar o novo ditador da Madeira. Mas, de facto, foste o primeiro a ver e a romper com aquilo que poderá ser o fim da democracia na RAM.
Que a voz nunca te doa Gil.

Anónimo disse...

De certeza que quis dizer ainda mais rafeiro...

Anónimo disse...

As máfias continuam... mas o ambiente está mais livre... sem duvida... não sei se o careca vai manter isto ou vai copiar Jardim... tudo mostra que sim!

Anónimo disse...

Por falar em favorecimentos destes renovadinhos e o que se passa nos corredores do Governo Regional, veja-se a recente nomeação a diretor de serviços do funcionário com 7º ano Carlos Veríssimo da AT-RAM, depois de terem mudado a lei a preceito. E para que não houvesse concorrência, a criatura foi nomeada em regime de substituição, em vez de se abrir concurso!

Anónimo disse...

Anónimo das 11:06...Esse seu comentário não é verdade e inclusive sei quem é você. Está a falar em nomeações? Já viu as entradas que ocorreram na CMF, na Frente Mar, no Teatro, no Museu do Açúcar e na Sócio-habita? É que você só pode estar a gozar. É melhor se calar senão qualquer dia sai um artigo sobre as suas patifarias nos corredores do Governo Regional e isso sim, já é caso de policia.

Anónimo disse...

Ó das 11.06, mas onde é que está escrito no texto que se respira democracia no GR ?
Leio é que os renovadinhos trouxeram uma maior abertura à que existia no tempo de Cardoso Jardim.
E, leio também o receio que os cafofianos do Prof. Mentiras sejam a esse nível ainda piores do que no tempo do endividador-mor.

Anónimo disse...

A obstinada cruzada anti-Cafofo (com quem – também – não simpatizo, nem em quem confio) do Dr. Gil Canha fá-lo simpaticamente mitigar o breve mas sinuoso percurso do atual Presidente do Governo. Não me surpreende dado, segundo consta, o relacionamento pessoal entre ambos.
O que me leva, isso sim, a refletir sobre as circunstâncias que condicionam o exercício de poder: quer o poder delegado (em política, pelos eleitores); quer (em sociedade) o poder do livre exercício de opinião, quando ciente do seu impacto nos demais concidadãos. E é aqui que «a porca torce o rabo». O direito democrático à opinião formada pelo Dr. Gil Canha é claramente tendencioso, porque omite a clara e manifesta incompetência do atual Governo
durante os primeiros dois anos de governação: na saúde, na cultura (sobremaneira…), no ambiente (nem comento as infelizes intervenções da Secretária, no conteúdo e na oratória), na agricultura (nomeações de bradar aos céus) e não citemos mais. A rutura com o modelo anterior de governação, que também não me merece qualquer simpatia, apesar de saber reconhecer-lhe méritos, era inevitável fosse qual fosse o candidato, fosse qual fosse o partido político. Recorrer a esse corte com o passado para amigavelmente condescender com o modelo atual é muito forçado. Aliás, diga-se que é precisamente por causa deste exercício, quer na governação do arquipélago, quer na condução do PSD, que para meu desgosto – e aqui Dr. Gil Canha somos solidários – o Cafofo (não o PS) irá ganhar em 2019.

Anónimo disse...

Canha nunca será amigo de Albuquerque, tal como eu nunca o serei... mas justiça lhe seja feita. Respira-se liberdade de expressão, mais democracia. Já na CMF para além do autoritarismo, o que se ouve é que perseguem pessoas. Cuidado para não substituirmos o ditador Jardim pelo ditador Cafôfo.

Miguel Silva disse...

Acredito que tenham deixado de ameaçar Gil Canha. (seria algo de inteligente num mar de imbecibilidades. Mas será que Gil Canha tem combatido Albuquerque de forma tão determinada quanto combateu AJJ?)
A mim, até o trabalho de minha esposa vem à discussão com o diretor regional por alegadamente estar a publicar textos aqui no fénixdoatlantico.

O Cafofo é uma nódoa (até admito que até talvez seja pior que Albuquerque)... mas o centro de poder é o Governo Regional, e é preciso "desfidelizar" o eleitorado PSD-M... é necessário desmontar a máquina partidário-governamental.

AJJ e Cafofo ao menos querem parecer que estão com o povo. Pelo que há tabus e ações a não executar.
Albuquerque não se importa mesmo nada de estar conotado com assédio no trabalho, com tachos para incompetentes, violação grosseira das leis e proteção de incompetentes. Por isso, considero-o muito mais perigoso para a população que os outros dois.

Anónimo disse...

Ó Santo, nem com cunhas ganhaste o concurso para chefe. Agora vai daí é lavar roupa aqui no Fénix quanto mais podes.
Felizmente não deram um " tacho a um incompetente ".
E nem a tua tentativa de concorrer para a Câmara deu certo. Os cafofianos não te querem lá.

Anónimo disse...

O Santo é uma rata com dois rabos, mas o Cafofo em democracia é pior que Albuquerque porque esta coisa de meter processos a deputados é um sinal de tirania.

Anónimo disse...

O Canha, essa abertura e maturidade democrática morreu com as remodelações após o descababro nas autárquicas. Albuquerque, para apaziguar as hostes jardinistas, recorreu à fórmula que os madeirenses estão fartos.
Em 2019 a escolha e entr um narcisista e que lida mal com a verdade é o actual inquilino, figura de corpo presente e coadjuvado por imbecis.