Powered By Blogger

sábado, 31 de março de 2018


Alterações ao modelo 
de subsídio social de mobilidade


É um facto que o atual modelo do subsídio social de mobilidade não responde de todo aos interesses dos madeirenses e portossantenses e a prova disso está no facto de passados mais de dois anos da entrada em vigor, o modelo continuar a merecer severas críticas de vários sectores da sociedade madeirense.

Reconhecendo desde sempre que o modelo em vigor desde setembro de 2016 trouxe melhorias em relação ao modelo que então vigorou, o CDS mostrou-se, contudo, desde o início relutante a questão como o teto máximo de 400 euros; prazo de espera para o reembolso, proibição de utilização do cartão de crédito para pagamento das viagens. Entendia ainda o CDS que o valor estabelecido no presente acordo, 86 euros para os residentes e 65 para os estudantes, era o que deveria ser pago à cabeça.


A revisão deste modelo era portanto uma questão urgente e premente. Aliás, sobre esta matéria importa recordar que a Assembleia Legislativa da Madeira aprovou por unanimidade propostas que têm de ser consideradas na revisão do modelo porque correspondem a um entendimento pouco comum entre todos os partidos que não poderá ser ignorado.

O CDS Madeira estranha por isso as notícias vindas a público dando como encerrado um eventual acordo entre o Governo Regional e o Governo da República. Considerando que este tema da mobilidade tem suscitado reflexões e trabalho apresentado por todos os partidos na Assembleia, o CDS entende que o Governo Regional deveria ao menos ter informado os referidos partidos do andamento das reuniões em curso entre o Funchal e Lisboa.

Sem conhecer em detalhe os pormenores da proposta que o vice-presidente do Governo Regional anuncia como concluída, e reconhecendo que a revisão do modelo atual não poderá ser mais retardada, o CDS não irá contudo compactuar com uma revisão que seja pior do que o modelo vigente e por isso desfavorável aos madeirenses e portossantenses.

O princípio da continuidade territorial não poderá ser letra morta e ao Governo Regional incumbe a responsabilidade de pugnar e exigir ao Governo da República que cumpra esse princípio constitucional na defesa da Autonomia e dos interesses consagrados.

O CDS considera ofensivo referir que o custo da mobilidade em 2017 foi de 34 milhões de euros, imputando esse valor como benefício para madeirenses e portossantenses, quando todos sabemos que quem mais lucrou com o modelo atual do subsídio social de mobilidade foram as companhias aéreas.

O CDS irá por isso desencadear um conjunto de iniciativas, desde logo uma audiência com o vice-presidente do Governo Regional para que nos explique o modelo que está a negociar. Ao mesmo tempo e em coordenação com o Grupo Parlamentar do CDS na Assembleia da República, iremos estabelecer contactos para que membros do CDS Madeira venham a integrar uma delegação do CDS numa reunião com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.  

Funchal 31 de março de 2018

O presidente do CDS-PP Madeira


António Lopes da Fonseca

6 comentários:

Anónimo disse...

Ahhhhh cambada de hipócritas!!
Os políticos!...E o povo!
Querem é o sol na eira e a chuva no nabal. Isso de há muito é o que se sabe. Hipócritas!!
Se pagamos à cabeça é porque pagamos à cabeça; se temos de viajar ás 6 da manhã é porque custa tirar o *ú da cama cedo.....Haja pachorrinha para ATURAR PORTUGUESES!!
ENGONHADOS!!

Anónimo disse...

O que é que este cubano risca?
Também irá para pastor?
O Barrete com uma ultrapassagem pela direita, passou-lhe a perna e já faz o que quer
No CDS não há hierarquia.
Há uns vendidos que entregam à alma ao diabo em troco de favores chorudos.
Vejam os rodriguéz,e outros patetas do clã.
Vêm de cuba, da cidade ou do norte, são todos uma raça de seminarista que só olham para o que está junto do Santinho(caixa de esmolas)
Alguém duvida?
É um partido de farçolas e lambe botas sem identidade e sem coluna vertebral
Será que as Zonas Altas da cidade baixarão à praça dos carecas, de bordão,de jaleque e barrete de vilão, em dia se assembleia ou outras?
Os decepcionados pobres que só lhes escorre ouro mal cheiroso das paredes para fora, engolirão o sapo do PDM, ou virão em cabulha juntos com os Pastores?
Os Soisas conseguiram fazer a vontade ao careca e correrem com o Gil, porta fora, estes juntos se descem das montanhas e vales não conseguirão correr com os Carecas da perfeitoria?
Força Povo...
Onde estão os descendentes dos revoltosos da Madeira (leite, canas e outras)?

Anónimo disse...

se as noticias que andam por aí sao verdadeiras....entao deixem ficar assim como está.
Senao invadir o aeroporto. Colonialistas. Salazarentos.

Anónimo disse...

Este CDS é o partido mais sem bandeira que conheço...nunca ganha eleições mas ganha sempre qualquer coisa. Junta-se a quem ganha para tirar proveito próprio de qualquer coisinha: é um emprego para familiares, é umas despesas pagas, é um estacionamento gratuito...vendem os votos que obtiveram por uns míseros privilégios.
Veja-se na CMF a postura do Barreto e da equipa da assembleia municipal: viabilizam tudo aquilo que criticaram na campanha eleitoral a troco dumas esmolas jogadas pelo Cafofo. Eu tenho vergonha de ter votado CDS, nunca mais!

Anónimo disse...

Dizem que nunca se viajou tanto, mas é uma TRETA! Os que já viajavam é que nunca viajaram tanto! A plebe continua lixada e sem ter condições para viajar!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Este CDS é como os fariseus! Pela frente dizem que estão atentos às negociatas, e por trás negoceiam com a "máfia no bom sentido", os "tachinhos" para as suas amantes e mulheres e familiares. Estes tipos não têm vergonha na cara!