Powered By Blogger

sábado, 26 de maio de 2018

Interpretando o texto



EUTANÁSIA - António Costa tem razão. Apresentar o projecto no Parlamento. Livremente, os deputados de todos os quadrantes votam. Se passar, o Presidente da República promulga ou não promulga. Se promulgar, atenção: o cidadão não será obrigado a antecipar a sua morte. É só quem entender fazê-lo. Mas se o cidadão não é obrigado a fazê-lo, também não será proibido de o fazer. Então - o diabo seja surdo - se me aparecer uma doença dolorosamente insuportável, serei no final da vida obrigado a um tempo, curto ou longo, de padecimento, de tortura física e psicológica, se não fiz mal nenhum ao mundo? A minha vida é mandada por outros?

Quanto ao Avô Cantigas que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas, julgávamos que já tinha 'torturado' o País tempo suficiente, mas ei-lo aí na praça com ameaças eleitorais aos partidos que votarem eutanásia. Pior: o Avô Cantigas II parece perfilado para lhe seguir as pisadas, com abraços asfixiantes aos incautos. Ora promulga, ora não promulga. Parece Eanes, numa fase insegura da sua Presidência: "Decido que não decido!"

José Manuel Coelho - Prisão domiciliária para durar um ano e meio. Por diatribes políticas na forma de artigos em jornal satírico e de exibição de fotografias com rótulos maldizentes contra  entidades oficiais. Incrível, num País onde criminosos do mais alto coturno andam aí à solta, com milhões de milhões no bolso, a fazer chacota do povo explorado, quando não são violadores, pedófilos, assassinos, terroristas. Só quem não conheceu a idiossincrasia da classe política que tivemos durante 40 anos - e continuamos a ter! A rivalidade partidária banalizou-se e banalizou a linguagem social-política. Poucas bocas resistiram a entrar nessa moda, bonita, feia, ofensiva, desprezível, humorística - o que fosse. Um mundo regional feito de ofensas? Foi, e ainda é. Passei por isso, apanhei com rótulos graves que tornei hilariantes. Senti que devia contextualizar o folclore político. Contextualizar ambientes e pessoas. Contextualizando, talvez a justiça, quando convocada, não respondesse com uma pontinha de irracionalidade judicial à destravada irracionalidade política. Então não é?! Condenar por se dizer que o MRPP recebeu financiamentos da CIA durante o PREC?! Obrigar alguém a pagar indemnizações a agentes de execução a quem a justiça não consegue pôr a vista em cima?! Que racionalidade é esta? Alguém tem de rever a legislação. Longe de criticar quem se acha ofendido e decide apresentar queixa para defesa da honra e do nome, preciso de desabafar como o Diácono do Herman: não havia 'nexessidade'. A vida são dois dias.

Congresso do PS - Costa não esteve mal, na sua intervenção de abertura, ontem. Mas deixar o Ferro Rodrigues falar à tarde, depois do almoço, como aconteceu hoje, faz favor, que soporífero letal! Que bocejo! Contem-me depois.

Excursões saloias a Londres - Jornais feitos agências de viagens, presidentes de governo e de câmaras misturados com media e empresários. Promiscuidade para estudo futuro. Enfim, que tal se ficarem por lá de vez, deixando em paz alguém que queira trabalhar aqui?! A gente manda mesada. 

Sporting CP - A bronca já teve atenção mais do que suficiente. Bruno, Marta e companhia já envergonharam para além do aceitável. Chega de tempo de antena. Os sportinguistas que arrumem a casa lá dentro de portas. Poupem o país a mais essa. 

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Calisto,

apesar de perceber a bondade da sua opinião em relação à Eutanásia, acha que políticos que não conseguem proteger e garantir cuidados dignos de saúde aos seus cidadãos, merecem ter o poder legislar sobre a morte?

Quem não garante que hajam equipamentos, medicamentos e profissionais de saúde para tratar dos seus cidadãos, tem alguma moral para tratar de um tema tão difícil?

É que não estamos a tratar de um Porto-Benfica, ideologias politicas ou religiosas. Estamos a falar de seres humanos e do seu maior bem, que é a vida.

Nos últimos anos são centenas de noticias pelo pais fora a darem conta de grandes necessidades e deficiências no acesso aos cuidados de saúde, sem que nada seja feito para resolver essas situações e agora do nada salta o tema eutanásia para primeiro plano? Quais são as prioridades dos políticos?

Verde Rubro

Anónimo disse...

Acho que não existe legitimidade de legislar sobre a eutanásia nesta legislatura, porque nenhum partido o propôs no respectivo programa eleitoral. Razão por si só suficiente para o presidente da república vetar.

Anónimo disse...

O PAN fê-lo.

Anónimo disse...

O BE e o PS também o fizeram. Mal, na minha opinião, porque não apresentaram essa medida nos seus programas eleitorais.
A isso, chamo enganar o povo. Se não, proponham o referendo, já que esta é matéria de consciência individual, logo não de decisão de apenas 230 cidadãos, que são deputados.

Anónimo disse...

Por mim pedia JÁ a eutanásia a toda esta classe politica, com pós graduação em chico espertismo e com mestrado de sanguessuga. Precisamos desta classe para quê? Para sermos mais e mais espoliados a cada dia que passa? Para trabalharmos uma vida inteira a troco de tostões enquanto eles se auto promovem, se auto aumentam, se auto reformam com valores mensais milionários??? Como é possível que milhões apertem com agrado os cordões à bolsa para sustentar umas centenas de parasitas? Em que cabeça cabe um bombeiro que quase deu a vida por uma povoação receber 200€ mensais de invalidez e um politico receber milhares? Que faz um politico de tão importante? Porque permitimos nós isto? Nós, classe escrava somos muitos mais mas infelizmente só nos juntamos para jogos de futebol, arraiais e outros eventos anestesiantes porque quando chega a hora de nos juntarmos na luta pelo bem comum preferimos ficar no sofá e esperar que o vizinho do lado se exponha! Temos apenas o que permitimos que nos seja dado...