Powered By Blogger

sábado, 19 de maio de 2018



JPP promove Jornadas sobre a Saúde na RAM


O grupo da Saúde do Juntos pelo Povo (JPP), coordenado pelo Dr. Raafel Macedo, deu inicio, hoje, a um conjunto de debates sobre o Estado da Saúde na Região Autónoma da Madeira (RAM).

Esta primeira ronda de debates foi constituída pelo Dr. Miguel Ferreira, antigo diretor clínico e presidente do Conselho de Administração do SESARAM, o Dr. António Quintal, médico cirurgião graduado do SESARAM, E.P.E., o enfermeiro Abel Viveiros, chefe da Unidade de Cuidados Intensivos do SESARAM, E.P.E. e a Dr.ª Beatriz Fernandes, farmacêutica do hospital. 


A atividade que decorreu ao longo de toda a manhã, focou alguns dos aspetos estruturantes da Saúde na RAM como seja a ausência de um diagnóstico sustentado e objetivo das necessidades do setor da Saúde, na Região; o papel menorizado dos centros de saúde num modelo orientado pela ênfase hospitalar, conduzindo a situações de rutura pela consequente incapacidade real de resposta; a falta de articulação entre o setor da Saúde e o Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, mantendo-se as situações de altas problemáticas que, segundo as informações disponibilizadas, rondam as 30, por dia, além das situações da falta de medicação que, ainda subsistem na farmácia hospitalar, pese embora “melhorias a que se tem assistido, nos últimos tempos”, tal como referiu a Dr.ª Beatriz.

As limitações do setor da Saúde, em detrimento do setor financeiro, quer seja ao nível regional, quer ao nível nacional traz grandes constrangimentos aos profissionais que se vêm limitados no desempenho das suas funções e, com consequencias diretas para os utentes, frisou Miguel Ferreira que defende que a gestão orçamental da saúde “deve ser feita por quem está na área e sabe o que é necessário”. “Não pode ser as finanças a gerir a saúde”.

António Quintal salientou o facto dos serviços de urgência, atualmente, prestarem serviços que deverão ser prestados ao nível dos cuidados de saúde primários, sendo inadmissivel o Funchal, com mais de 60% da densidade populacional da Região não ter um serviço de urgências situado num dos seus centros de saúde, “aliviando” assim as urgências para aquilo que é a sua verdadeira função.

O enfermeiro Aber Viveiros frisou a necessidade urgente de concertação entre as Secretarias da Saúde e da Inclusão e dos Assuntos Sociais na resolução das conhecidas “altas problemáticas” sendo fundamental que o acompanhamento e monitorização das situações de doença funcionem, o que não acontece com o rastreio ao cancro do cólon e do reto que “na RAM, não funciona”.

A Dr.ª Beatriz Fernandes referiu, no presente, a situação da falta de mediccamentos no Hospital já está melhor contudo, “existe constrangimentos orçamentais e é necessário optar”, sendo certo que os utentes, muitas vezes, têm de comprar medicação.
Foi transversal, ao longo do debate, a excelência dos profissionais de saúde que exercem funções na RAM, contudo, “os profissionais precisam de equipamentos e infraestruturas para poderem trabalhar”. Segundo Miguel Ferreira, a bandeira não deverá ser a construção de um “novo hospital” pois os problemas vão “subsistir” mas sim, a criação de condições com uma ampliação ao já existente que permitiria uma poupança considerável visto que esta ampliação teria comparticipação comunitária na ordem dos 85%. Frisou ainda a necessidade de uma gestão hospitalar orientada pelo conhecimento dos profissionais do setor que “têm na sua posse os números reais”.
JPP

14 comentários:

Anónimo disse...

O Dr. Miguel Ferreira, marcou a diferença nesta reunião
Competentíssimo, mas o Poder meteu-o na prateleira.
Qualquer burro nesta terra pode passar a cavalo, basta dobrar a espinha

Anónimo disse...

Estes JPPS que andaram os quatro anos sem fazer nada estão com medo de perder o Tacho.O Trouxa do Miguel Ferreira foi posto andar agora anda a procura de tacho.

Anónimo disse...

O Sr, Dr. Miguel Ferreira é um exemplo como Médico e foi um exemplo como Administrador do Sesaram.
Ele poupou milhões ao Governo, mas não se dobrou aos renovadinhos, nem a alguns aristrocratas colegas, que no hospital só picam o ponto.

Anónimo disse...

A começar por ele, que agora vai lá picar o ponto e sai às 10h!

Anónimo disse...

12.48
Miguel Ferreira trouxa?
Só se fores tu, de certeza que a tua cara nem chega aos pés do Dr Miguel Ferreira. O único com tomates para colocar aquilo ali a funcionar, por isso não interessava ao poder politico e o colocaram na prateleira dando lugar a incompetentes. A população que veja a diferença entre o antes e o agora.
Isto aqui na Madeira é sempre assim, não interessa a competência técnica, aquilo que interessa é abanar a cabeça e dizer sempre SIM!!!

Anónimo disse...

Pela minha saúde, pela da minha família, e por toda a população, quem me dera que o Dr. Miguel voltasse a mandar na Saúde.

Anónimo disse...

09,35
Também concordo. Aquela celebre frase tornou-se realidade, não com o do Quebra Costas mas sim com este.
Depois de mim veio o caos e o diluvio.

Anónimo disse...

Pode ter a certeza ESTÁ cada vez pior

Anónimo disse...

Também EU SOCORRO nos acuda

Anónimo disse...

SIM é a palavra mais ouvida nem mia

Anónimo disse...

O Miguel Ferreira, foi simplesmente o melhor que por lá passou, das poucas pessoas que sabia o que fazia, e o que fazia era em prol do melhor serviço público.
Muito diferente é a atual gestão que tudo faz e prol do privado e em prol da saúde apenas para os que podem pagar.
Mas em 2019 todos nós nos lembraremos

Anónimo disse...

Não é que o Centro Hospitalar com 2 Máquinas de Ressonancia Magnética de ultima gama e pintadas de fresco, não faz ressonância magnética ao pescoço e o paciente tem de efetuar um pedido a administração afim de ser aprovado a realização do referido exame numa Entidade Particular.
E ainda querem um Novo Hospital, se não sabem conduzir um Carocha como vão conduzir um Mercedes?

Anónimo disse...

00,10
São obras, meu caro Senhor, são obras.
São comissões meu caro Senhor, são comissões.
Foi também para isso que foi enviado o ponta de lança e vendedor, como dizia Sto Tomé: Se a obras não chegam a Empresa, a Empresa envia para lá um vendedor para as enviar.

Anónimo disse...

Por falar em obras não venham com essa treta de ser o Governo Central a lançar as mesmas através de Concurso Internacional.
O Concurso terá de ser lançado LOCALMENTE e nada de Internacional pois o vencedor terá de ser o AFAKALHESTÃO que é para fazer derramar na economia regional..... e nos nossos bolsos.