Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de maio de 2018



TACTILIS: má governação e mau jornalismo


O Diário de Notícias de hoje dedica a última página ao investimento do século “Tactilis investe 17 milhões e 

 cria 300 postos de trabalho”. No entanto, bastou uma pesquisa rápida, de menos de 10 minutos, para desmascarar o milionário investimento.

Primeiro, a empresa “The Power of Touch” ¹ não vai “sediar na Madeira uma nova fábrica” pela simples razão de que apenas foi criada na Conservatória do Registo Comercial e Cartório Notarial Privativos da Zona Franca da Madeira, em 30 dias de novembro de 2017 e não possui nenhuma fábrica.


Curiosamente, a “The Power of Touch” tem a sua sede na Avenida Arriaga, nº 42-B, 2º andar, nº 5, no Funchal, a mesma morada da ECAM - Empresa de Consultoria e Assessoria Empresarial da Madeira, a empresa do ex-Secretário Regional da Economia, Eduardo de Jesus.

Segundo, não se compreende como uma empresa que tem um capital social de apenas 10.000 euros vai investir 17 milhões de euros numa fábrica na Madeira através do acionista Tactilis, quando a informação disponível no Owler ⁴, refere que a Tactilis iniciou a sua atividade em fevereiro de 2016, estimando que tem capitais próprios de 250.000 dólares e que o volume de negócios é inferior a um milhão de dólares.

Outra curiosidade é a dispersão do capital social: uma quota de 750€ pertence a um professor da Universidade Lusófona ² e uma quota de 9.250€ pertence à empresa Tactilis Pte. Limited ³, com sede num escritório em Singapura cuja morada é virtual pois funciona como a ECAM para a “The Power of Touch”.

Terceiro, fala-se na criação de 300 postos de trabalho em 3 anos, dos quais 30% serão engenheiros, mas a pesquisa sobre a Tactilis não confirma que possua qualquer fábrica de produção de cartões biométricos. Segundo a Owler ⁴ a Tactilis tem, apenas, um empregado.

Será que o investimento da “The Power of Touch” será suportado pela Invest Madeira com fundos comunitários e com os impostos dos madeirenses?

Afinal, parece que a missão da Invest Madeira não é atrair investimento estrangeiro, é exportar investimento para o estrangeiro, neste caso para Singapura, um dos países mais ricos do mundo.






Autor Discreto

6 comentários:

Anónimo disse...

Bem visto!

O que não faltam são supostos milionários a tentar dar o golpe do baú...Os 17 milhões que diz vir a investir deve corresponder à avaliação que um contabilista manhoso definiu como o valor de uma suposta descoberta tecnológica quando na verdade são mais tesos do que eu. Há meses também descobriu-se que a empresa portuguesa mais rica era pertença de uns jovens do PP!

Anónimo disse...

E "DISCRETAMENTE ", vão sendo descobertas estas " BOMBAS" !!!

Anónimo disse...

Caro Articulista,

A sua dita investigação revela uma de duas coisas : ou desconhecimento de como se processam os formalismos atinentes a uma actvidade industrial, a irrelevância da sede transitória ou da relação do capital social inicial versus um projeto de investimento, ou então uma mera intenção de desinformar, precisamente o pecadilho que aponta ao Governo Regional e Diário de Noticias que, de forma séria e responsável anunciaram um importante ( muito) projeto e memorando de investimento na Região.

Evidentemente que, tratando-se de um projeto, terão que erigir a correspondente unidade fabril, onde então terão a sede definitiva logicamente.

Procederão também, e de acordo com a programação do plano de actividades à contratação dos técnicos e colaboradores necessários.

Ou a casa começa-se pelo telhado?

Parece-nos que descobriu a pólvora...

Anónimo disse...

https://globenewswire.com/news-release/2017/11/28/1206671/0/en/NEXT-Biometrics-and-Tactilis-Demonstrate-First-Ever-Biometric-Smart-Card-Using-Flexible-Sensor-Compliant-with-International-Standards.html

Anónimo disse...

A Yupido foi notícia em Setembro por ser a empresa portuguesa mais valiosa (26 MIL Milhões). Como se veio a descobrir era um "golpe" e provavelmente o fisco está-lhe agora a tentar sacar uns bons milhões com base na auto avaliação manhosa que fizeram do seu valor.

amsf

Anónimo disse...

E aquele Investimento Bilionário da Filha do Presidente da China em que seria necessário importar mão de obra dada a grandiosidade do mesmo que o Cervejeiro iria trazer, qual o ponto da situação?
Diz-nos Sousa pois aguardamos por boas noticias.