Powered By Blogger

terça-feira, 3 de dezembro de 2019


CDU
É NECESSÁRIO PÔR FIM 
À PRECARIEDADE LABORAL!


           A CDU realizou hoje, uma acção política para denunciar a utilização abusiva de trabalhadores com vínculos precários para desempenhar funções permanentes no sector da hotelaria. Aos órgãos de comunicação social o deputado da CDU, Ricardo Lume prestou as seguintes declarações:
"Segundo dados oficiais e notícias sensacionalistas, os últimos anos foram dos melhores de sempre para o Sector da Hotelaria na Região, tanto a nível de ocupação, como no que diz respeito ao rendimento por quarto.

Tendo em conta esta realidade, seria de esperar que as condições de trabalho neste sector estivessem a melhorar. Mas a realidade é bem diferente, vivemos numa região onde o lucro dos empresários do sector hoteleiro aumenta, mas a estabilidade laboral diminui.
Há grupos hoteleiros, que estão a recorrer a empresas de prestação de serviços. Desde os recepcionistas às governantas, passando pelas empregadas de quartos, empregados de bar, ou mesmo cozinheiros.
Em alguns casos os trabalhadores são contactados para trabalhar com menos de 24 horas, vivem na incerteza se no dia seguinte têm trabalho, em que unidade hoteleira vão trabalhar e qual o seu horário, por vezes passam semanas e meses à espera do SMS ou da ligação telefónica que nunca chega. Os contractos de trabalho com duração de um dia ou à hora são práticas recorrentes nestas empresas.
Neste sector as trabalhadoras das empresas de prestação de serviços nomeadamente as que fazem a limpeza dos quartos auferem salários inferiores às trabalhadoras dos quadros do Hotel, uma diferença salarial na ordem dos 158€. 
Recentemente a Madeira recebeu pela 5ª vez o galardão de melhor destino insular do Mundo. Este galardão muito se deve ao profissionalismo dos trabalhadores do sector, que muitas vezes não vêem no seu salário o reconhecimento do seu trabalho, nem lhes é garantida a segurança laboral necessária para garantir a estabilidade na vida e a estabilidade na família.
A CDU defende que a cada necessidade de trabalho permanente deve corresponder a um vínculo laboral efectivo.
Os trabalhadores da Região podem contar com a CDU na defesa desta justa reivindicação e na garantia de mobilizar meios e vontades para acabar com o flagelo da precariedade laboral."  


 Pelo Gabinete de Imprensa da CDU

Funchal, 03 de Dezembro de 2019

2 comentários:

Anónimo disse...

"Acção política": possar para a foto e dizer umas "verdades". Tá feito, siga.

Anónimo disse...

Posar num intervalo após esvaziamento de meia dúzia de garrafas de tinto.