Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Luta pelo poder na Praça Amarela


Victor Freitas ensaia regresso
à liderança do PS-M




O projecto visa levar os socialistas à Quinta das Angústias em 2019 com Paulo Cafôfo à cabeça da lista, o que passa por derrotar Carlos Pereira no próximo congresso









A agenda político-partidária de Victor Freitas tem como primeira prioridade a reconquista da liderança do PS-M. Militantes e até dirigentes actuais já receberam sinais claros do próprio antigo presidente: Carlos Pereira é para derrubar no próximo congresso de modo a possibilitar o arranque vitorioso dos socialistas rumo a 2019, com Paulo Cafôfo indicado para presidente do governo regional. 

A questão da data do congresso será ventilada na reunião da comissão regional a realizar de hoje a oito, dia 13. Portanto, na sequência das reuniões do Secretariado, hoje, e da comissão política, segunda-feira, em que serão abordados os resultados eleitorais do dia 1. A convocatória para o dia 13, assinada pelo presidente da comissão regional, Gil França, além dessa análise aos resultados, dedica o último ponto à análise da situação política do partido, a que não escapará a questão do congresso.
Carlos Pereira, presidente actual, começou a revelar logo na noite eleitoral a sua satisfação, presumivelmente táctica, por resultados que muitos socialistas consideram dolorosamente negativos. O que dá razão à mobilização a favor de uma mudança no partido e a um projecto vencedor para 2019.
O plano é aquele de que já se falava: PS a concorrer às legislativas com um líder disposto a indicar Paulo Cafôfo como candidato às Angústias. 
A fórmula jamais funcionaria com Carlos Pereira, cujo objectivo é apresentar-se ele mesmo como candidato a presidente do governo. Mas a mesma fórmula teria pés para andar com Victor Freitas, estratego partidário competente como poucos, na liderança do partido. Depois do erro cometido em 2015, ao impor-se como candidato a chefe de executivo regional, Victor tem revelado que aprendeu a lição. Tendo sido o 'descobridor' de Cafôfo em 2013, reconhece neste novo político, detentor de duas vitórias na capital, o trunfo para o desafio final de desalojar o PSD-Madeira do poder que ocupa desde 1976.  
O projecto na forja é um rolo compressor a que Carlos Pereira dificilmente escapará. Depois de prolongada ausência em S. Bento, o actual chefe nem sequer foi protagonista durante a pré e a campanha eleitoral. Limitou-se a umas presenças descoloridas em acções de rua ou comícios. Com uma agravante: no Funchal, quase não foi visto ao lado de Cafôfo, obviamente por táctica do autarca, na linha do que tem feito desde Setembro de 2013. 
Não estamos a ver Carlos Pereira, apesar de ser indiscutivelmente o elemento mais competente do partido, técnica que não politicamente, não estamos a vê-lo hoje em dia com o domínio do PS-M. Ao que se diz, o actual líder, que sempre se disse interessado em chegar a 2019 em condições de liderar o projecto eleitoral, tenciona, caso vença o congresso, substituir Jaime Leandro do cargo de secretário-geral do partido, substituindo-o por um nome-surpresa. Desconhecemos os motivos para tal mudança, já comentada em Lisboa. Mas a simples cosmética não lhe resolverá o problema.
Do outro lado, levanta-se o movimento que trabalha como se Carlos Pereira não existisse. O ás de trunfo da nova-velha vaga chama-se Paulo Cafôfo, que conta com um vasto leque de apoiantes nas autarquias do Funchal. Há depois presidentes de câmara da mesma linha como Emanuel Câmara, Célia Pessegueiro e possivelmente Ricardo Franco. Também a vasta experiência e a sabedoria estratégica de Victor Freitas, única no Partido Socialista. Com Cafôfo, os grandes empresários farão o que puderem pela candidatura. E, como se tudo isto fosse pouco, a onda que se prepara para inundar o PS-M e o governo regional conta ainda com o mais do que decisivo empurrão de António Costa, do seu governo central e do Partido Socialista nacional, que em 2019 estará no topo das sondagens e em condições de oferecer bacalhau a pataco e o céu na Terra tanto no Continente como nas Ilhas. Nessa altura, Costa  também estará a disputar novo mandato governamental para o PS, talvez sem necessidade de recurso à Geringonça. 
Há uma pequena corrente na chamada área socialista regional que aponta para chefiar o PS, no pós-Carlos Pereira, o actual presidente da junta de freguesia de São Martinho, também com a missão de permitir a candidatura de Cafôfo em 2019. Duarte Caldeira representa uma família que integrou o socialismo caviar derrotado nos tempos do jardinismo, pelo que esta solução poderia permitir a 'vingança' da mesma corrente, aliás já com alguns elementos incrustados na máquina municipal cafofiana.
Mas quem vai decidir tudo é Paulo cafôfo, que tem de jogar pelo seguro na medida em que, como se sabe, quem perde o comboio raramente consegue apanhá-lo mais adiante. 

37 comentários:

Anónimo disse...

Acho muito bem, pois a maioria do Povo Madeirense só quer o Cafofo em Presidente para nos libertar da opressão e do partido único que até agora lá esteve.
Tal como fez em 2013 e agora em 2017, Cafofo irá dar liberdade e estima aos Madeirenses num novo ciclo de vida mais próspero.
Desde já tens o meu voto e da minha família.

Anónimo disse...

Cafofo sera o proximo Presidente do Governo, ganhara sem maioria e tera o apoio do JPP no parlamento para governar.

Anónimo disse...

cafofo ganha o psd

Anónimo disse...

Deixem-me rir .... O Cafofo quer ser Presidente mas não vai querer ser "mandado" pelo Vitinho. Filia-se, aparece no Congresso e ganha-o de caras.

Anónimo disse...

Espero que os militantes do PS votem na MUDANÇA, não se deixem enganar novamente pelos mesmos que estão à imenso tempo na Federação do PS/M, além disso aquilo está um caos.
Atenção eu tenho as quotas em dia, não necessito de benesses de ninguém, eu gosto de andar com a cabeça bem levantada!
Viva o PS/M

Anónimo disse...

Vai uma aposta como estas movimentações acabarão numa tragédia para o PS e na exumação do PSD-M?

Anónimo disse...

Politicamente Cafôfo vale mais do que o PS Madeira e em relação ao PS de Carlos Pereira então nem vale a pena falar. Logo, para Cafôfo, mas também para o PS, a melhor forma de chegar ao governo é uma coligação liderada pelo independente Cafôfo e com PS, JPP, BE e outros partidos a apoiar.

Anónimo disse...

No meu ponto de vista, paulo cafofo não conseguirá, e penso que so o BR apoiará. naõ tou a ver os verdes do JPP a apoiar uma coligação pois perdiriam eleitorado. Eles tiveram mais votos fora de sta cruz que dentro.Os irmãos sousas não sao parvos e já devem estar a preparar alguma para tirar proveito da ascensão do paulo cafofo

Anónimo disse...

Ou coligação JPP, ps e BE, os verdes não tiveram mais representação

Anónimo disse...

Castigo merecido ao Carlos Pereira que não percebeu o que se passava ao lado (custa-me a crer), ou pior, tendo percebido, não teve os ditos no sítio para se opôr, porque no fundo é um rolha de cortiça, que estará sempre pronto à sobrevivência política, navegando ao sabor da corrente. Vai perder o partido e ainda vamos vê-lo a bracejar ao lado à cata de uma migalha parlamentar. Fraco líder faz fraca a forte gente.O Vítor Freitas, homem sem carácter político (quem se demite de líder, entrega as mordomias lá conseguidas;um básico da tão apregoada ética republicana),é outro que irá ser "comido de cebolada", como se disse para os lados dos apaniguados da Luz. Mas como é mais um rolha de cortiça...siga a banda socialista.

Anónimo disse...

Força Cafofo, o próximo Presidente do Governo Regional! Estamos contigo!

Anónimo disse...

É pior a emenda que o soneto.. sonhem, sonhem! Esta gente esquece-se que o povo sabe votar e nas próximas eleições poderão terão surpresas. Como dão os votos por certos, incluindo o meu!? Ahahahahah!

Anónimo disse...

Excelentes notícias para o PSD-M.
Ganharam qualquer coisinha, não demoram a rebentar com tudo.
É o PS-M no seu melhor.

Anónimo disse...

Eu sei que doi a muito PSD mas o Victor Freitas é o único que conseguiu até hoje derrotar o PSD em 2013 e agora na Ponta do Sol, ganhou uma Câmara "impossível" de ganhar. Goste-se ou não, ele faz acontecer.

Anónimo disse...

O Víctor Freitas, aquele "expert" que após o efeito Cafôfo na CMF, se meteu como líder de uma coligação para derrotar o PSD de Albuquerque e perdeu tudo.
A ganância deste e dos seus seguidores, perderam uma oportunidade na altura certa e agora quer voltar?
enfim, meteu a viola no saco, demitiu-de do partido mas não largou a sua mama como deputado, agarrado com toda a força até os dias de hoje.
Ele que se esconda, que é melhor que faz depois de tal derrota.

Anónimo disse...

O clã do Seixal movimenta-se.
O velho vai dar a bebedeira a meio partido socialista.

Anónimo disse...

Emanuel Jardim Fernandes com quem está desta vez?
Com o Vitinho? Com o Caldeirinha? Ou com o Pereirinha?

Anónimo disse...

Uma boa parte do elan do cafofo está em ser independente e concorrer à liderança de um partido destes seria o mesmo que entrar num saco de gatos. Por outro lado com o PSD a praticar todos os dias um desporto conhecido pelo nome "tiro nos pés", o Vitor Freitas pode ter a tentação de ir a eleições

Sia disse...

As vezes tenho de concordar que para os madeirenses somos os melhores do mundo porque extrapolamos as vitorias.
Querem já muitos dos comentadores que Paulo cafofo seja o presidente do governo quando o homem já disse e foi um improvisado eleitoral que fica o mandato na Camara
Alias talvez tenha merecido muitos dos votos por ter feito esse compromisso e sendo como diz homem do "Cumprimos" tem do cumprir!
notamos já um movimento para que ele deixe a Camara quando ainda nem tomou posse!
As pessoas elevam o Homem a super homem a um Deus, notamos que pressionam tanto que nem deixam respirar!
vamos aguardar nem tudo são favas contadas

Anónimo disse...

Este povinho deve pensar que o Cafofo e seu amigo Iglesias são santinhos e que vão salvar a ilha do lobo mau. Ai povo enganado, inculto...aguardem bem sentados para assistirem e bem as aventuras de governança dessa gentinha muito bem formada.

Anónimo disse...

Em 2019 o dilema será somente entre Albuquerque e Cafofo em que este sairá vencedor acabando com este regime de podridão que já nos governa quase a meio seculo.
Porque 2019 está já ao virar da esquina faltando praticamente ano e meio, vamos aproveitar toda esta onda Cafofiana e desde já começar com a Campanha que levará e só terminará com Cafofo em Presidente do Governo Regional.

Anónimo disse...

Comentário das 22,13 e 23,08h
REealmente já estão com magoas e a tentar afastar o Cafofo da disputa em 2019 para a Presidencia do Governo, mas o povo empurra e quer o Cafofo na disputa e na Presidencia. A vontade do Povo é soberana e em 2019 CAFOFO terá de se candidatar para bem da Madeira e da sua população jovem.

Anónimo disse...

A partir de agora nasce um barão do betão da família Pessegueiros fica tudo em casa

Anónimo disse...

O Pereirinha é uma carta fora do baralho... Aliás, sempre foi, e por saber isso mesmo é que fugiu para Lisboa na primeira oportunidade. Deixou no Funchal o gordo roxo a dar cabo do partido e a votar moções contra o governo da república. Tristes figuras!

Anónimo disse...

Vitor humilde sabe que ganha o partido com o trunfo Cafofo,.
Vitor sabe que mao ganha as regionais e humilde mas estratega, vai buscar o vencedor do Funchal pela segunda vez.
Vitor com larga visao,, lança o perigo no PSD...

Anónimo disse...

Força Vitor Freitas ganhaste a Ponta do Sol 0 Pereirinha ganhou S. VICENTE ,SANTA CRUZ... quer dizer fez o PS desaparecer nesses Concelhos e também espatifou o Porto Santo.

Anónimo disse...

Victor Freitas percebeu que os Madeirenses querem Paulo Cafofo presidente da Madeira, faz bem preparar a Mudança no PS para com Cafofo mudar a Madeira.

Anónimo disse...

Como todas as máquinas de propaganda. O cafofo é um bluf. Só conseguiu uns votos porque o povo está farto do PPD. Ele agora já tem a máfia jardineira do lado dele.sempre teve.

Anónimo disse...

O Ps já saliva pelo poder e ainda faltam dois anos.

Anónimo disse...

Já puseram a funcionar a máquina de auto-destruição.

Jacinta Ezequiel Nunes disse...

Ilustre, quem desapareceu com o PS em Santa Cruz, SVicente e Santana foi o Vitor FREITAS que em 2013 nao concorreu para criar os monstrinhos JPP e USV...

Anónimo disse...

Qualquer que fosse o rsultado O Carlo Pereira perdia.
Se o Cafofo tivesse perdido o problema era do Pereira, o Cafofo ganhou o Pereira foi pelas canas dentro. Já era.

Anónimo disse...

Visto de fora o que parece é que Carlos Pereira não esteve para se chatear com o partido. Caso contrário tinha ficado na Madeira em vez de ir para Lisboa e não teria deixado o partido nas mãos de Jaime Leandro, que é capaz de ser menos popular no seu partido do que fora dele.

Anónimo disse...

Efectivamente, depois de Albuquerque se ter demitido de governar, e após as duas vitorias obtidas por Cafofo para a CMF, se conseguir reunir o apoio dos partidos que presentemente o apoiam, acho que será perfeitamente normal chegar á presidência do GR, a menos que ate lá Albuqurque consiga identificar e reparar o cabo que provocou a "falha de Comunicação".

Anónimo disse...

Anónimo Jacinta Ezequiel Nunes deve andar baralhada porque em 2013 o PS concorreu em santana. Analise o resultado da Ribeira Brava onde o PS concorreu também em 2013, monstrinhos há muitos, mas como é que o Carlinhos vái justificar os resultados nestes dois concelhos?

Anónimo disse...

As coisas vão ser assim, o Costa vai dar um grande tacho ao Carlos Pereira e o Carlos Pereira deixa o caminho aberto ao Careca. E depois o Careca continua a obra de Jardim e deixa o Bloco pelo caminho.

Anónimo disse...

Cafôfo 2019!