Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Bagunça Rumo a 2019








QUARENTA





Já está marcada a festa

do 'Pau de Fileira' no Savoy




O AFA só mandou o Cafôfo desembargar a obra porque pareceria mal festejar com espetada e foguetes a conclusão da estrutura de betão havendo um embargo parcial (teoricamente) em vigor. Seria um filete para os ressabiados da praça.




Avelino Farinha é um empresário virado para o futuro, porém gosta de conservar vivas algumas tradições da construção. É o caso do chamado 'Pau de Fileira', prática com que antigamente os construtores festejavam a montagem das traves no telhado do prédio novo. Sinal de que a estrutura estava concluída em matéria de engalgues e engalgamentos.
No Savoy, está praticamente tudo pronto para o arraial, que mete donos da obra, empreiteiros, encarregados, pedreiros, serventes de pedreiro, vigias e por aí além.
Só que havia um problema subtil e escorregadio: então não há um embargo parcial qualquer interposto pela câmara? - pergunta um desmancha-prazeres em plena obra, tirando o capacete para coçar a moleirinha. Ah, pois há, diz Avelino, reflectindo: com os maldizentes e ressabiados que poluem a Madeira, não se deve fazer um 'Pau de Fileira' quando a obra padece de um embargo parcial! 

De facto, já estamos a ver: os maldizentes apareceriam gloriados a perguntar como é que a obra se concluiu toda, apesar do período de embargo parcial.

Mas... nada mais fácil de resolver: Avelino trata de informar o Xerife municipal Cafôfo de que está na hora de levantar o embargo. Só isto. E a questão formal está resolvida.
Se calhar, na própria câmara já nem se lembravam, mas o embargo parcial foi acordado entre Avelino e Cafôfo - e depois anunciado - em Agosto do ano passado, nas vésperas do fatídico arraial do Monte. Porque já se estava em pré-campanha das autárquicas e o Savoy constituía bombo de festa dos ressabiados. 
Depois, passou-se o dia eleitoral, consumiram-se semanas e nunca mais ninguém falou do embargo. Aliás, diz-se que desde início estavam calculados os timings todos. Mas foi preciso lembrar o assunto agora, quando se falou na festa de conclusão de estrutura.
Não sei se as "Pessoas" do Funchal se recordam que até houve confusão com o então vereador Domingos Rodrigues, que viajou para a conchichina para não ter de assinar nada. E Cafôfo é que teve de pôr lá o nomezinho. Ah, já se lembram?
Pronto: chegados a esta fase da conclusão do cimento, Avelino indicou a Cafôfo o procedimento a seguir, Cafôfo encomendou a manchete e está o caso resolvido a contento. No fundo, a saga do embargo resumiu-se a duas manchetes de jornal: uma a noticiar o embargo e outra a anunciar o desembargo. Na realidade, não houve embargo nenhum, parcial ou outro, e as obras seguiram normalmente como Avelino muito bem entendeu e muito bem alargou, aumentou, prolongou e fez subir betão. Assim é que se projecta o turismo da Madeira e se criam montes de postos de trabalho. 

Enfim: há levantamento de embargo e a festa do 'Pau de Fileira' pode correr sem que os metediços possam vir para a rua criticar, denunciar, delatar - esses invejosos.
Não sabemos o dia preciso da festa, mas desde já endereçamos ao nosso amigo Avelino e ao Xerife parabéns por mais uma etapa concluída na espinhosa, íngreme e mal compreendida caminhada do empreendimento. Bom "Pau de Fileira" a todos. Obrigado pelo que fizeram "Pelas Pessoas". Da parte do 'povo superior', continua tudo engalgado e mal pago, como vocês ambos sabem, mas quem se deixa engalgar por gosto não cansa.

24 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Calisto, a minha sugestão é que o hotel se deve chamar:
- CAFOFO SAVOY HOTEL
Informem o Avelino!

Anónimo disse...

Estou desejoso ver se o sr vereador medico do executivo de cafofo, o sexto vereador eleito, que recentemente veio a publico, através do diário de noticias da madeira, culpar a rubina leal sobre esta construção do savoy, se o mesmo vereador vai à inauguração do savoy, pois como este jovem medico reaccionário, parece estar mal alimentado, subnutrido até, veremos se diz não ao banquete de inauguração?!

Anónimo disse...

Isso não foi negociado tudo através da Vice-Presidencia? É que agora a música é outra.
Admiro muito a Visão Global do Sr Avelino Farinha um Homem muito a frente do seu tempo.
Se Moises não vai a Montanha, a Montanha vai a Moises
Nada mais do que essa velha interpretação nos tempos modernos.

Anónimo disse...

Festejem à vontade enquanto podem... Mais olhos que barriga, tal como a Quinta do Lorde!
Depois, para encher mais de 1.000 quartos é que será o bom e o bonito!
É que o antigo Savoy tinha menos de 400 e para encher vendia quartos a 40€ por noite, nos pacotes que os ingleses compravam (deve ser este o tal "Turismo de Qualidade" em que o Pestana também é mestre)...
O problema nem será vender 5 estrelas ao preço de hostel mas sim como pagar tantos trabalhadores que supostamente terão de empregar. Mas há uma solução: continuar com o Contrato Colectivo de Trabalho da Hotelaria como está: paquem com bananas e não se queixem de ter empregados macacos! Ou serão patrões macacos que pagam com amendoins?

Agente Kalado-AFAfôfo

Anónimo disse...

Quero é ver na Inauguração do referido Hotel se não estarão todos estes agora do contra e aves malignas no beija mão.

Anónimo disse...

Oh minha gente, vamos lá a ver. O menino da CMF, o tal "médico" não é MÉDICO. Estaria a finalizar o curso. E, sejamos honestos, médico que quer ser médico deixa os estudos a meio para ser vereador? Há aqui qualquer coisa de muito errada com este menino João Pedro. Atentos!

Anónimo disse...

Em vez de palmeiras o vilão da Calheta devia plantar bananeiras.

Anónimo disse...

Será que a festa do galgamento do Savoy vai ser brindada com o vinagre "Terras do Avô"?

Anónimo disse...

13,00h
Antigamente algumas Empresas do Retangulo mandavam para cá vender os seus produtos, arranjar negócios os chamados nessa época de CAIXEIROS VIAJANTES.

Anónimo disse...

Duas noticias nos matutinos de hoje que dão para reflexão:
- Governo Regional está a tentar negociar junto do Banco Europeu de Investimentos um Emprestimo no montante de 500 Milhões.
Pergunta-se, mais um empréstimo para como dizia Passos Coelho viverem acima das suas possibilidades? E quem vai dar o Aval para o mesmo?
Será um Aval tipo Castros do Porto Santo dado pelos alfacinhas e cubanos ou será pelos cubanos e alfacinhas desta terra.


Na Saude cerca de 20 Médicos de Familia estão em guerra aberta com a Secretaria da Saúde relativo a desmarcação de consultas no âmbito dos cuidados primários o que REPRESENTA UM DURO GOLPE NAS PROMESSAS DO GOVERNO.
- Nada de novidade porque isso tem sido uma constante do Governo do Miguel Promessas Falsas, isto é só mais uma.
Das Promessas Feitas há 3 anos, quantas foram cumpridas?

Anónimo disse...

Grande visão grande empresário abaixo os medíocres

Anónimo disse...

Moisés? Não seria Maomé?
Faz até lembrar a "gaffe" do Pedro Calado quando no discurso de tomada de posse atribuiu a frase “Não perguntes o que o teu país pode fazer por ti, mas o que podes fazer pelo o teu país” a Nelson Mandela , sendo essa uma frase muito conhecida que qualquer pessoa com o mínimo de cultura sabia que foi o Kennedy que proferiu. Vimos um vice-presidente a cometer um erro intercontinental, o autor da frase não era da África, era da América.
Agora este comentador discípulo do P.Calado aparece também a meter os pés pelas mãos, a meter lá o Moisés em vez do Maomé… também é bem diferente, são de duas grandes religiões, bem diferentes uma da outra.
Cuidado com essa cultura!

Quanto ao Avelino estar à frente do seu tempo, parece estar mas é atrás do nosso, porque quis avançar com um monstro contra tudo e todos, sem o mínimo de integração e respeito pela cidade, e com linhas arquitetónicas tão monótonas e um volume tão massivo que faz até lembrar algumas construções do tempo do bloco de leste .
Se ele tenha visto esse tipo de prédios a serem construidos em África até se percebe agora trazer essa ideia para a nossa Madeira!??

Anónimo disse...

Olhando para esta foto verificamos duas coisas opostas mas com o mesmo significado:
Um mamarracho desfigurado pois ainda não está pintado e um Armazém com aquelas casinhas tipo Bairro de Lata aqui junto a estrada bem dentro do Porto.
Por mim tinham o mesmo destino, vinham todas abaixo.

Anónimo disse...

Este novo hotel será um bom posto de trabalho para um jovem que neste momento está a meio do seu curso superior em Lisboa?
Ass. Gui.

Anónimo disse...

Faz-me uma grande confusão é o Ministério Público ser enganado pelo srº cafôfo e o pelo srº Avelino, e não mandar embargar a obra na totalidade visto que já tem mais 4 mil metros quadrados para além do que está no projecto! Anada toda a gente a dormir?

Anónimo disse...

Se a obra tem mais 4 mil m2 que o projecto aprovado então viola o próprio plano urbanístico que alterou o PDM para licenciar esse mesmo do projecto do edificio, bem como viola o contrato de urbanização estabelecido entre a CMF e o Pomotor e por ai adiante..basicamente esse processo deve ja estar todo ilegal.

Anónimo disse...

Esse falso embargo foi das maiores encenações da política madeirense. Uma verdadeira palhaçada.

Anónimo disse...

Calisto, para quebrar o mau-olhado em cima do caixote de cimento deviam pregar no ultimo piso uns cornos de cabrito como se fazia antigamente nos chiqueiros.

Anónimo disse...

Santa ignorância!
E porque raios de carga de água é que o MP tinha de intervir neste assunto?
Sabe por ventura quais as funções do MP?

Anónimo disse...

Esta construção é sinónimo de algo que ficará na história.
Miguel Albuquerque e Pedro Calado fizeram o Menino, foram a vida e deixaram para o Cafofo cuidar. Parece os filhos de hoje que deixam os netos para os avós tratarem.

Anónimo disse...

O Ministério Público representa o Estado (Estado Administração ou Estado Colectividade) quando estão em causa interesses patrimoniais ou interesses não patrimoniais que se identificam com os interesses da comunidade e com o interesse público: saúde pública, ambiente, urbanismo, ordenamento do território, qualidade de vida, património cultural e bens do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais (artigo 9.º/2, CPTA).

Nos Tribunais administrativos o MP tem poderes de representação orgânica do Estado, de defesa da legalidade, de tutela e prossecução de valores e bens merecedores de especial proteção, como os interesses públicos especialmente relevantes, os direitos fundamentais dos cidadãos e os interesses difusos ou colectivos, podendo intervir como “parte” principal ou acessória.

(...)
Nos termos do CPTA, o MP nos tribunais administrativos tem legitimidade ativa para:

a) propor e intervir, nos termos previstos na lei, em processos principais e cautelares destinados à defesa de valores e bens constitucionalmente protegidos, como a saúde pública, o ambiente, o urbanismo, o ordenamento do território, a qualidade de vida, o património cultural e os bens do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais [artigo 9.º/2];

(...)

http://www.ministeriopublico.pt/pagina/area-administrativa

Anónimo disse...

Esta do Pau de Fileira está bem apanhada. Mas, cá para mim que não sou de intrigas, iam todos em Fileira apanhar como Pau.

Anónimo disse...

Os saloios dos Funchalenses estão tesos que é preciso ir alguém da Calheta lá investir e criar emprego para eles não viverem a custa do Governo ou seja a custa dos impostos de quem trabalha.

Anónimo disse...

Quanto a mim aquilo deveria ser cortado uns 5 andares e passar a chamar-se de: GIL CANHA SAVOY HOTEL pelo menos algo tinha sido construído.