Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018



CMF mente no caso Hospital



Carlos Gouveia



No que diz respeito à polémica que estalou ontem sobre o novo PDM Funchal e o Novo Hospital, em que o Governo Regional acusa a CMF de não ter incorporado e planeado no seu novo PDM, a área delimitada para este novo "Equipamento de Saúde" , remetendo a CMF o licenciamento do novo Hospital, para um novo "plano de urbanização", isto após a futura aprovação do novo PDM, o que atrasa significativamente o processo em dois anos.
Ou seja, a CMF ao invés de incorporar e estudar a área delimitada para o novo Hospital, conforme foi solicitado no parecer da Comissão de Acompanhamento (parecer este que foi público) que junto se anexa, atrapalha e bloqueia o processo, remetendo a possibilidade de construção do Hospital para um novo "plano de Urbanização", que só poderá arrancar  após a aprovação do novo PDM.


Dessa forma não se entende porque a CMF, e conforme foi solicitado pela Comissão de Acompanhamento, não enquadrou territorialmente a área delimitada para o novo Hospital no novo PDM, e conforme manda a lei, e a partir dessa área, procedeu então ao “planeamento urbanístico” conforme todos os "Prós e Contras" dessa limitação. Ressalve-se que pela legislação vigente, os “Equipamentos de Saúde” desta dimensão (dimensão concelhia) devem ser planeados em primeiro lugar ao nível de da escala de um PDM e não logo à escala de um Plano de Urbanização (artigo 78º do  Decreto Legislativo Regional n.º18/2017/M), considerando que o planeamento deste tipo de equipamento deverá ter em conta a projeção demográfica da população que irá servir, neste caso será toda a área do concelho do Funchal, e não apenas como um equipamento dimensionado para a área de um plano de urbanização circunscrito a Santa Rita, neste caso, que obviamente será uma área menor do que a área do concelho. Em todo o Pais, os Hospitais desta dimensão são planeados primeiramente ao nível de PDMs ( Planos Diretores Municipais), pois  é precisamente  para isso, entre outras coisas, que eles servem.
Contudo, e neste folhetim, o mais incrível, é que o executivo de Cafofo, que deliberadamente resolveu boicotar o processo do Hospital através da sua não incorporação do PDM, atrapalhando o processo, repita-se, em pelo menos dois anos, que é o tempo de elaboração de um  novo "Plano de Urbanização" ( isto pós apovação do  novo PDM), ontem, quando confrontado pela Comunicação Social, sobre o facto que a única solução para tornar o processo mais ágil, seria o Governo Regional Suspender ( por motivos de interesse Regional)  a área de Santa Rita no novo PDM,  isto quando o mesmo for aprovado,  o executivo Cafofo, vem logo a público dizer que está a fazer o referido Plano de Urbanização, que eles próprios impuseram como condição obrigatória para esta nova construção?!
Mas como é possível já estarem a fazer um Plano de Urbanização, sem deliberarem a sua elaboração em reunião de câmara, sem comissão de acompanhamento, sem nada? Estão a fazer clandestinamente?à Margem da lei? 
Vamos lá ser claros e esclarecer de uma vez por todas as diferenças entre PDMS e Planos de Urbanização, em termos de equipamentos coletivos ( ex: Hospital) pelo quadro legal em vigor:

Plano diretor municipal

Artigo 77.º
Objeto

1 - O plano diretor municipal é o instrumento que estabelece a estratégia de desenvolvimento territorial municipal, a política municipal de solos, de ordenamento do território e de urbanismo, o modelo territorial municipal, as opções de localização e de gestão de equipamentos de utilização coletiva e as relações de interdependência com os municípios vizinhos, integrando e articulando as orientações estabelecidas pelos programas territoriais.
(…)

Plano de urbanização

Artigo 80.º
Objeto

1 - O plano de urbanização desenvolve e concretiza o plano diretor municipal e estrutura a ocupação do solo e o seu aproveitamento, fornecendo o quadro de referência para a aplicação das políticas urbanas e definindo a localização das infraestruturas e dos equipamentos coletivos principais.
(…)
Ou seja e concluindo, conforme dita a lei, em primeiro lugar e  nos novos  PDMs estuda-se e incorpora-se as opções de localização dos equipamentos colectivos, alias conforme foi solicitado pela Comissão de Acompanhamento à CMF, e só depois, e para efeitos de se concretizar as opções de um PDM, é que se desenvolvem Planos de Urbanização, caso seja necessario.
Portanto e segundo a CMF, estão a desenvolver um Plano de Urbanização para Santa Rita, para o Hospital, mas contudo não incorporam no PDM ( nas Plantas de Ordenamento) a área delimitada pelo Governo Regional e que foi informada pela Comissão de Acompanhamento?!
Fantástico, isto vai dar uma confusão legal nunca antes vista e sem precedentes.


22 comentários:

Anónimo disse...

Santo Deus antes a culpa era do Costa agora a culpa é da câmara que mais culpados irão aparecer? O melhor mesmo é como diz o tio Alberto deixar se de megalomanias para encher a barriga do comunista e fazer as obras que falta no hospital actual.

Anónimo disse...

Vou-vos dizer uma coisa: nem sequer digo nada.

Anónimo disse...

Hospital novo? Qual hospital novo? Vai haver hospital novo?

Anónimo disse...

O governo central arranjou uma comissão para definir o modelo de financiamento. Mas não é para fazer, é para ir fazendo, devagar que para resolver é só para depois de 2019, se o Cafofo ganhar.
A câmara ajuda, empatando com o PDM, sabendo que mesmo que o governo suspenda o PDM, isso é um processo que demora, e assim é mais um atraso.
Os madeirenses que abram os olhos.

Anónimo disse...

Uma palhaçada. A CMF quando elabora o PDM nem tem em conta o parecer da Comissão que acompanha o dossier da construção do hospital? O novo Plano de Urbanização que a CMF vai preparar só arranca após a aprovação e implementação do PDM e vai atrasar a construção do novo hospital tão necessário para a Região. Já não basta o embuste de Costa, agora mais esta?

Anónimo disse...

Confiem... confiem... e votem em vigaristas que só atrasam processos essenciais para a Madeira como é o caso da Saúde. O Costa prometeu, prometeu um novo hospital e nada fez. Entretanto o Cafôfo vai passando uma rasteira aqui, outra acolá. É fácil perceber que a única coisa que interessa ao presidente da Câmara do Funchal são os seus próprios interesses. O mundo começa e acaba no seu próprio umbigo. A ambição pelo poder é maior do que tudo.
Confiem... Confiem... e votem mais uma vez na nova versão do tio Alberto: autoritário, arrogante e com tiques de ditador.

Anónimo disse...

Que eu saiba, os pareceres da Comissão de Acompanhamento do PDM são vinculativos... e, talvez o Presidente do Governo Regional tem que ratificar o PDM.
Em face do exposto, está tudo na mão do PSD-M para o hospital...

Anónimo disse...

6 — Findo o período de discussão pública, a câmara municipal
pondera e divulga os resultados, designadamente,
através da comunicação social, da plataforma colaborativa
de gestão territorial e do respetivo sítio na Internet, e elabora
a versão final da proposta de plano para aprovação.
7 — São obrigatoriamente públicas, todas as reuniões da
câmara municipal e da assembleia municipal que respeitem
à elaboração ou aprovação de qualquer plano municipal.

Anónimo disse...

Bem, este PDM que chuta para a frente a Obra do Hospital ainda nao foi aprovado, ainda falta o parecer final do Governo e falta ser aprovado por maioria na assembleia municipal, portanto vamos com calma, que a procissão ainda pode ir no adro...

Anónimo disse...

E a câmara não sabia que aquele local era para construção do hospital, logo o PDM tinha que prever como zona de construção de equipamentos ?
Tadinhos, tão inocentezinhos.

Edgar Silva disse...

Incrivel...Cafofo dá uma no cravo outra na ferradura...então a oposição exigiu na epoca da suspensão do processo de construção a "reserva dos terrenos expropriados e a expropriar" o municipio conhece a zona e a dimensão...e não as considera agora para aquele fim no PDM...é anedota...note-se quem 2013 e 2014 assisti a reuniões onde isto foi colocado em discussão...

Anónimo disse...

O Hospital e tudo o que gira à volta é um emaranhado desgraçado.Não vejo vontade de por as coisas claras, a começar pelo GR. Vai-se atacando tudo e todos, para confundir e para empatar. Ainda não estão concluídas as expropriações, não foi lançado o concurso, a coisa está para demorar.

Anónimo disse...

A questão que fica no ar é se os partidos politicos que constituem a Assembleia Municipal do Funchal, eleitos pelo povo, vão aprovar um PDM que nao tem em conta o Hospital central do Funchal e que empata o processo desta forma descarada. Que pouca vergonha.

Anónimo disse...

esta estrategia do cafofo para adiar a construção do hospital publico parece que é para proteger o hospital privado que ele proprio licenciou, porque sera?

Anónimo disse...

Cafofo ao serviço do Costa a tentar atrapalhar a construção do Hospital, veremos como se comporta assembleia municipal perante este truque cubano.

Anónimo disse...

Está de caras qual o objectivo da CMF: Impedir/ adiar a construção do novo hospital. Ordens de quem? Do monhé que nos governa e respectiva geringonça.
Será assim com o novo hospital, com o ferry e com tudo o que foram promessas do PSD .
VALE TUDO PARA CHEGAR AO PODER. Uma vergonha!!!
Abram os olhos madeirenses!!!!!

Anónimo disse...

Sempre saía mais barato e era mais rápido.

Anónimo disse...

Há é um Hospital Velho, junto ao Mercado dos Lavradores, e um Hospital a Cair de Pôdre, nos Marmeleiros.

Anónimo disse...

pergunta da semana, o povo do funchal vai deixar aprovar um PDM que atrasa dois anos a construção do Hospital?

Anónimo disse...

O Cafôfo não sabe onde vai ser o novo Hospital? Mas sabe onde fica o Hospital privado do amigo Caldeira e do Bacalhau que até já tem placa. E antes de 2019 o António Costa não manda o dinheiro para ver se ajuda o careca.

Anónimo disse...

Isto do Novo Hospital só me dá para rir.
Isto é o máximo do ENGRONHANÇO, todos nós já sabemos que o Governo Regional não tem dinheiro para pagar a sua metade, então anda a deitar areia ao povo e uma vez é a Camara, outra deverá ser a Junta de Freguesia, outra vez a culpa é do Sr Manuel e da outra é a Sra Maria que diz que só sai de lá morta. E já vamos a 3 anos nisto e se estes Betinhos do PSD ganharem vai ser mais 4 anos assim, tipo nem meu Pai morre nem as gente seia.
A mesma coisa se passa com o Ferry, com o Aumento da Muralha, com a Central de Camionagem e tantas outras. Trabalho até aqui: ZERO.

Anónimo disse...

De facto é uma vergonha o que esse Cafofo está a fazer desde que apareceu...
É um mini ditador... Cruzes credo, que Ser.