Powered By Blogger

sábado, 27 de janeiro de 2018

Porto Santo de Verdade, dia 100...



...Sem pulso, sem noção, sem rumo, sem identidade, sem reivindicação


Nas aventuras governativas, este é um dia associado a uma perspectiva de balanço, de retrospectiva ao caminho já percorrido. No caso do actual executivo camarário, que atingiu o marco no dia de ontem, esse caminho tem sido, no mínimo, atribulado.
Desde o início, tem havido uma incapacidade em reconhecer o que os resultados da última eleição nos revelou.
A 1 de Outubro de 2017, os porto-santenses disseram que estavam fartos de maiorias desgovernadas e pouco transparentes. Que querem mais vozes em representá-los. E que a equipa que acabou por vencer não inspirava muita confiança. Nada disto foi reconhecido ou interiorizado pelos "iluminados".

São evidentes as contradições entre as intenções do candidato Idalino e o que está a ser feito pelo Presinerte.
O candidato Idalino prometeu abdicar da receita de IRS a que o município tem direito. O que temos agora? Um Presinerte que não queria devolver um cêntimo da receita do IRS de 2018, que continua a não querer devolver o IRS indevidamente cobrado pelo seu antecessor e que se lembrou de alargar o estacionamento pago aos Sábados, Domingos e feriados a todos os parquímetros da Ilha para espremer, ainda mais, os munícipes.
O candidato prometeu maior rigor na gestão do erário público. O Presinerte mantém os "tachos" aos Ribeirinhos, Nepumocenos ou Martins da Cunha da nossa praça.
O candidato criticou as medidas tomadas por um vereador do anterior executivo para poder tomar posse. O Presinerte fez tudo ao seu alcance para manter a relação comercial entre a Câmara e a empresa em que era sócio.
O candidato garantiu que era um benefício se a Câmara assumisse a mesma cor política do Governo Regional. O Presinerte apresenta um Orçamento que, segundo ele, é o "possível" porque está "condicionado pela dívida herdada". Como a dívida de €1,7 milhões à Sociedade de Desenvolvimento. Grande benefício, Presinerte...
O candidato criticou a actuação nebulosa do anterior executivo. O Presinerte propõe delegar o poder de decisão sobre um amplo conjunto de matérias importantes na exclusividade do seu (bom?) senso. Não foi para isso que os porto-santenses colocaram uma terceira força política na vereação.
O candidato criticou a ideia de uma taxa turística. O Presinerte aprova a mesma ideia (para não ficar mal "na fotografia", tal como não quis ficar mal na questão da devolução de parte da receita do IRS de 2018), mas apresenta um Orçamento em que a mesma taxa não está prevista como fonte de receita.
O candidato prometeu defender os interesses do Porto Santo e dos porto-santenses. O Presinerte assiste à ausência do "Lobo Marinho" sem alternativas adequadas (e o facto de, a mais de duas semanas do regresso da embarcação, não haver lugares para viajar para a Madeira na AeroVip demonstra a inadequação da actual solução para suprir a falta do "Lobo Marinho") e não pia. Ficámos sem um restaurante histórico no centro da cidade, com toda a novela que se conhece em relação ao edifício onde se encontrava, e sem uma verdadeira padaria, e o Presinerte não pia. Com o encerramento destes negócios, várias pessoas foram para o desemprego. Alguém ouviu um pio do Presinerte? Aprova uma suspensão do PDM no Penedo do Sono que abre a porta à possibilidade do grupo hoteleiro que vai tomar conta das "Docas" poder vedar o acesso público à praia que existe naquela zona e nem um pio se ouviu a garantir que tal não iria acontecer. Tenta aprovar uma outra suspensão do PDM por causa da extração de areia, a qual encheria os bolsos dos "amigos" do costume. Felizmente, esta loucura foi chumbada. Aprova eventos para o "Porto Santo Beach Club" e não pia (no máximo, sai um "Sim, Sr. Dário. O que quiser. O Sr. é que manda...").
O candidato garantiu que a sua voz seria ouvida e respeitada pelos poderes regionais. A voz de alguém que, durante 12 anos, teve assento, por inerência, na Assembleia Municipal, enquanto Presidente da Junta de Freguesia, e nunca abriu a boca para nada. Ainda bem! A voz de alguém que, nos 4 anos do último executivo, nem lá apareceu e ninguém deu pela falta dele. Entretanto, o Parque de Campismo foi encerrado (o Grupo Sousa deve estar a precisar de alugar mais terreno a preços "da uva mijona"...). A questão do concurso da linha aérea Porto Santo-Madeira continua sem fim à vista. Continuamos a ter uma época baixa com somente um vôo directo Porto Santo-Lisboa ao Sábado, o que nem garante, de forma adequada, a continuidade territorial, nem promove um turismo interno que ajude a combater a típica sazonalidade. As obras na Escola Básica e Secundária arrancaram, finalmente, mas não tendo em vista uma escola nova, como previa o projecto do anterior executivo Regional. Em vez disso, vamos ter uma escola remodelada, com base num projecto que mal a prepara para o presente, quanto mais para o futuro. Alguém ouviu o Presinerte se pronunciar sobre algum destes assuntos?
Já se percebeu que o actual executivo pretende governar (ou fazer alguma coisa que com isso se pareça) nos "pingos da chuva". Conta com os "capachos" já colocados, ou entretanto arranjados, para validar os desmandos e passar para a opinião pública a ideia de que tudo vai bem. Sabe que os poderes instalados na Região precisam que esta Câmara pareça ter algum tipo de sucesso, utilizando todos os meios ao dispor. Vejam o exemplo do debate (se é que podemos chamar àquilo um debate) emitido na RTP-Madeira na passada Quinta-Feira. Alguém, ali presente, terá interesse, ou sequer capacidade, em dar, verdadeiramente, voz à nossa população e aos nossos ansejos? O que assistimos foi a uma corrida para ver quem elogiava mais o Grupo Sousa e outros interesses instalados.

Esta procissão ainda vai no adro, mas ninguém sabe para onde vamos.
Até lhe podíamos dar o benefício da dúvida, mas como quem manda é, na realidade, o Jocelino, o qual, em mais de uma década, só agiu em proveito próprio (deve ser o porto-santense que mais enriqueceu com a política. E nunca foi a eleições), só encontramos motivos para acreditar que isto vai piorar.
Quando não se consegue dar destino nem a casas-de-banho inacabadas, isso não inspira confiança na população. Tome uma decisão, homem! Acabe a obra ou deite-a abaixo (o que seria a melhor solução).
100 dias não é muito tempo, mas já houve guerras que demoraram menos e foram resolvidas de forma mais célere.
Não temos capacidade de reivindicação. Todos os que votaram por mais transparência devem estar preocupados. Todos os que votaram por um Porto Santo que se faça ouvir devem estar preocupados.
Há quem tenha desistido de melhorar a nossa Ilha e só olhe para o "umbigo". Pensam que têm as rédeas na mão. Estão enganados.
O povo é que tem as rédeas. Não estamos a dormir. Continuamos atentos. Não desistiremos. Não nos calaremos. A nossa mensagem será cada vez mais audível. Irá cada vez mais longe. Somos "profetas". Pela verdade. Pelo Porto Santo.


Profetas pela Verdade

34 comentários:

Anónimo disse...

Zero abaixo de zero, é a equipa B do PSD.

Anónimo disse...

Isto é que que é um texto bem pensado e escrito. Trabalho de profissional que só duas ou três pessoas no Porto Santo sabem fazer.
Não é aquela lengalenga de catequista com o 9º ano que a Fátima Silva veio para aqui postar faz uns dias e que uns analfabetos bateram palmas.

Anónimo disse...

Tantas pessoas qualificadas no Porto Santo e foram pôr estes brutos e saloios na Câmara, estavam à espera de quê!!

Anónimo disse...

Gostava de saber quem é a menina ou menino que escreveu este e outros textos, parabéns e sucesso na sua vida, esqueça o Porto Santo, pois passou de Ilha Dourada a Ilha Condenada. Uma certeza tenho não foi aluno nem do Chefe de Gabinete nem do Jocelino e para escrever assim não tem rabos de palha. Poderá é ter a cabeça a prémio.

Anónimo disse...

Concordo com tudo, esqueceu de falar no nosso centro de preparação para a morte, peço desculpa Centro de Saúde, tá lindo lindo. E quem fala, quem nos defende. Deus nosso Senhor.

Anónimo disse...

Porto Santo tem futuro, os que realmente se preocupam com a nossa terra não desistiram todos.

Anónimo disse...

Idalino simula uma lesão e pede para sair, ainda agora começou e já tas de joelhos!!!!!

Anónimo disse...

O Idalino é mais esperto que vocês todos juntos, fintou o congresso da associação de municípios, não mandou ninguém representar o Porto Santo e agora foi visitar os amigos das freguesias e levou a equipa dos passeios. Boa Idalino és o CR7 das excursões.

Anónimo disse...

Gozem agora do Pateta, Batoneira!!!!!!

Anónimo disse...

Parabéns Dr Miguel Albuquerque, tenho certeza que estes seus magníficos discípulos, vão lhe dar em breve uma grande vitória a sua renovação. O Cafofo não vai ter nem um voto no Porto Santo. Tá ganho

Anónimo disse...

O povo do Porto Santo escolheu o Castro. Agora aguentem.

Anónimo disse...

Os palermas vão falando, escrevendo textos maravilhosos e a moral da história será só uma: Botija no Parlamento ou então o acordo do Castro foi esse!!!!!!

Anónimo disse...

Por algum motivo estes meninos nunca foram primeira opção. Sem dúvida é verdade o que se diz... É a equipa B do PSD Porto Santo.

Anónimo disse...

Se fossem profetas de Verdade davam a cara, até porque quase tudo está correto.
Assim nao vao longe.
Ja parecem os renovadinhos do PSanto, que se escondem, mas desconfiamos quem sao.
Se são de verdade, cresçam e apareçam.

Anónimo disse...

Tiram um louco para meter um demente. O homem nem sabe o que faz. Ele ainda pensa que está na junta..

Anónimo disse...

Amigo Calisto, aqui fica uma ligação para um assunto que não deixa de ser muito interessante: http://www.correiodamadeira.com/2018/01/sondagem-cm-manuel-antonio-ganhou.html

Anónimo disse...

Que desilusao! O Porto Santo sempre entregue ao abandono...

Anónimo disse...

Esta prosa cheira ao solicitador do CDS, muita conversa, credibilidade zero e votos, muito poucos.

Anónimo disse...


Calma Amigos o Polícia Elvio ( chefe de Gabinete) vai resolver todos esses Berbicachos,aliás Ele não percebe como esta tudo em cima dele,até parece segundo Ele que o Presidente da Câmara é Ele.

Anónimo disse...

Estes tipos a agir sob anonimato!Todos iguais!

Anónimo disse...

Alguém entende este povo?
Quem governa?
Quem visiona ?
Quem inspira confiança?

Anónimo disse...

Politiquices de aldeia de 3mundo.
Credibilidade?Inexistente.
Esqueçam o Nuno Batita,Roberto Silva,Menezes,Castro,solicitadores,enfim....Vejam com olhos de ver.

Anónimo disse...

O PSD não volta ao poder tão cedo naqueles lados.
Existem socialistas que dizem que o melhor foi mesmo o Menezes perder só para provarem que ainda existe pior... Ainda diziam mal dele.

Anónimo disse...

Não se percebe onde está o problema, não foi o povo que escolheu, mas vamos lá ver, não havia 7 listas concorrentes não foram votar massivamente e em contra ciclo com o resto da Madeira a troco de pacotes de iogurtes e pacotes de arroz e envelopes de 10 e 20 €uros e umas latas de tinta, agora aguenta e não chora.
Como diz o ditado, quem vota na corrupção não é vitima, é cúmplice.

Anónimo disse...

Muito bem!Eis aqui uma grande resenha daquilo que tem sido (mal) feito neste mandato.
Os meus 3 votos não serviram para eleger nenhum destes que nos governam, mas estou seriamente preocupado com esta situação!
Pouco se pode fazer agora, após a maioria ter escolhido esta corja..Mas podemos e devemos mostrar a nossa indignação! Podemos e devemos marcar presença nas reuniões públicas de câmara e nas da assembleia.
Vamos mostrar que o Porto Santo é nosso.
Lamento sim, que existam pessoas que eram lutadoras e agora como mencionam no texto só olham para o seu umbigo! Mas também ninguém é obrigado a lutar pela sua terra! Luta quem quer.
Se Leche desistiu porque agora tem outro centro de interesse, nós não vamos desistir.
Ainda há muita gente boa nesta ilha, gente com capacidade de levar esta ilha a bom porto, gente inteligente que quer o bem desta terra.
O que falta é unirmo-nos em prol desse objetivo.
Bora lá?
Ainda nada está perdido... Só se quisermos.

Anónimo disse...

Por falar no Centro de Saude do Porto Santo.
O diretor, Rogério Santos, quer é andar a passear com a namorada, Márcia Rodrigues que ainda ninguem percebeu qual o cargo que ocupa no Campo de Golfe.
É vê-los a namorar no Nata em hora de serviço, bem pelos vistos estão com isenção de horário, só pode.
Quanto aos nossos eleitos da Camara, estamos feitos, incompetência total.
Em tempo de ausência do Lobo Marinho, os governantes da nossa Ilha também hibernaram.
O Porto Santo mete dó, só mesmo quem vive nesta Ilha.

Anónimo disse...

E por que razão agem sob o anonimato? Já refletiu sobre isso?

Anónimo disse...

Eu como ex-candidato teci alguns comentários após eleições mas neste momento apenas observo e mantenho me a par das situações seja na assembleia ou até por conversas fora dela e irei agir de acordo com as possibilidades e da forma mais correcta que achar. O Porto Santo não está perdido, aliás dará a volta por cima e deixará muitos de olhos postos nesta ilha e de boca aberta. Mesmo sem ter ganho nada certamente darei o meu melhor pelo povo portosantense. Não preciso dizer quem sou certamente saberão.

Anónimo disse...

Não percebe onde está o problema? Ora bem, por aqui não posso fazer um desenho.
Sabe a história dos 400 madeirenses que vieram cá votar? Pois, não é história! É verdade, vieram agradecer o facto do Idalino ter-lhes facultado o cartão de residente, mesmo tendo somente segunda moradia no Porto Santo e a primeira na Madeira! Fixe... Assim têm passagens mais baratas. E agradeceram votando no Idalino. Mas não vão sofrer com todas as más decisões dele!
Outros sim, foram atrás dos iogurtes e afins como você muito bem afirma.
Outros foram completamente na conversa do Castro porque prometeu 100( cem ou sem??) empregos num call centre, prometeu melhorar as condições dos taxistas e promover os bombeiros a municipais, conseguindo assim os votos deles e dos familiares! Povo enganado.
Eu também não percebo, se um advogado engana é sancionado; se um médico engana, caem em cima dele e se for um político já é normal?
Tínhamos outros candidatos de valor, mas em termos de campanha foram muito fracos, não passaram a sua mensagem como deveriam.
Um deles até tinha provas dadas em termos de luta, mas desistiu praticamente a meio da campanha para namorar e não quis mais saber do Pxo.
Outro, andou nos copos e não dá uma prá caixa.
Resta o Tiago e o João Rodrigues que continuam a empenhar-se naquilo que podem.
E nós cidadãos comuns podemos conseguir muito se dermos as mãos.

Anónimo disse...

Magui, voto em ti.

Margarida disse...

Muito bem caro "anónimo" ;) !
É mesmo disso que nós precisamos: muito trabalho, pessoas que não desistam das suas lutas pelo bem comum, cidadãos interessados e interventivos! Podemos não conseguir mudar o Porto Santo por completo, mas eu acredito (e podem chamar-me utópica) que um dia o Porto Santo estará no "lugar" que merece!

Anónimo disse...

Vânia vai Trabalhar deixa de passar o Dia no Fenix .
A Bela dava mais rendimento ronque Tu.

Anónimo disse...

Já tenho saudades do Menezes.

Anónimo disse...

Sodade... Sodade... Dessa nota verde!