Powered By Blogger

sábado, 20 de janeiro de 2018




PSD lamenta que sinalética das Casas de Santana 
ofenda património cultural



Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Santana apresentaram um voto de protesto pelo erro na sinalética das Casas Típicas de Santana colocada no concelho, recomendando o executivo autárquico para que proceda com urgência à alteração da mesma.
Em causa está o design das placas de sinalização que desvirtua a imagem das casas típicas, um ex-libris turístico, patrimonial e histórico do concelho de Santana e da Região.

“Na nova sinalização vertical colocada pela Câmara Municipal de Santana, nas ruas da freguesia de Santana, a placa indicadora das ‘Casas Típicas’, apresentam um desenho que não corresponde ao original”, disse a vereadora social-democrata, Ana Rosina, na sequência da reunião de câmara mantida no final desta semana.
A autarca do PSD alertou que do ponto de vista turístico a sinalização representa uma “má e errada informação” para quem visita Santana, dizendo mesmo que “constitui uma ofensa” ao património e à história do concelho. 
Texto e foto: PSD

21 comentários:

Anónimo disse...

E a igreja é igual? E o teleférico que não está desenhado, quem é que ofende? Sejamos sérios. São apenas placas orientadoras, que por vezes fazem falta em muitos locais...

Anónimo disse...

E a igreja está desvirtuada?E o teleférico, está tal e qual, não? Haja paciência.

Anónimo disse...

Ofensa é ter que aturar essa gente do Psd Santana que nem para oposição serve.

Anónimo disse...

Os vereadores do Psd, penso que deve haver engano pois que eu saiba só elegeram um, deveriam saber que no concelho existem duas casas típicas: a casa típica de São Jorge ou casa redonda e a casa típica de Santana em forma triangular. Ofendidos estamos todos com o baixo nível de conhecimento cultural dos senhores e senhoras do Psd de Santana e de não perceberem nada de iconografia.

Anónimo disse...

As casas típicas de Santana são triangulares e também são a imagem da Madeira para todo o mundo. Logo o desenho, na freguesia de Santana tem de ser a casa triangular.
Em São Jorge concordo que a casa típica seja a casa quadrada.
Os erros são para serem assumidos e corrigidos.

Anónimo disse...

O vereador - ou os vereadores - deve(m) ter pouco trabalho para andar(em) à caça de tesourinhos desta natureza.
Pense(m) mais nas pessoas e deixe(m) as placas tal como elas estão.
Por essa ordem de ideias o sinal de informação junto ao qual me encontro, aquele que tem um H enorme, devia ter também a fotografia do Dr. Nélio Mendonça, para indicar "verdadeiramente" o local visado na placa.
Assim não vão lá.

Margarida disse...

E eu não concordo que o sinal de perigo que existe próximo das escolas contenha crianças negras! ;)

Anónimo disse...

Este PSD está tão perdido e tão sem assunto que já nem sabe com que é que vai fazer notícia. O PSD resume-se a um partido de gente perdida que está desesperada à procura de sobrevivência e de um tema para ser notícia. Alguém que salve este partido de loucos!

Anónimo disse...

A questão aqui é as casas típicas de Santana, que não são quadradas, estarem representadas por umas quadradas idênticas às de S. Jorge. Quem está fora do contexto não percebe o porquê de tanta confusão. Acontece que existe uma grande rivalidade entre Santana e S. Jorge, daí a confusão. Se fosse ao contrário, se a sinaléitica das casas típicas de S. Jorge usasse as casas de Santana, caía o "carmo e a trindade". Mas tudo bem espremido não passa de um assunto completamente irrelevante. No entanto, é bom que o sr. presidente saiba que em Santana não se fala doutra coisa, ao ponto de se considerar que foi uma provocação deliberada com o seu aval, e que, por isso, se calhar não seria má ideia mandar corrigir os sinais nem que fosse para calar as más línguas!

Anónimo disse...

Gente mesquinha esta do PSD, a todos os níveis....

Anónimo disse...

Creio então que o povo tem pouco que fazer.

Jogajá disse...

Com a ânsia de agradar ao chefe, até tropeçam no emaranhado da sua ignorância!

Anónimo disse...

De acordo com o Decreto Regulamentar n.º 22-A/98, que aprova o Regulamento de Sinalização de Trânsito, o único sinal que está correto nesta imagem é o da igreja.
Os sinais em questão, não apresentam nem os símbolos corretos nem o texto correto.
A implementação de sinalização incorreta é punível perante a lei.

Anónimo disse...

Não têm mais nada para fazer ?
Valha-nos Nossa Senhora !

Anónimo disse...

E o executivo da Camara de Santana não quer dar o braço a torcer!
Fácil, na freguesia de Santana as casas são triangulares, logo ponham o desenho de uma casa triangular e em São Jorge onde a casa típica é quadrangular ponham lá esse desenho!
São Jorge ainda tem a mania que manda em Santana.
O problema são os "bragados" agachados.

Anónimo disse...

Que pessoa tão esclarecida e ressabiada...
Precorra então toda a ilha e vai ver que todas as câmaras e o Governo têm de ser multados pela má silalização.
Percorra também o país e todos têm de ser multados.

venham+5 disse...

Esta questão da identificação da "casa típica de Santana, poderá ser uma questão irrelevante, como já foi dito nestes comentários. Provavelmente o será para a maioria dos madeirenses, mas não o é para os "bragados" e o seu orgulho. Mas acima de tudo esta situação revela uma grande incompetência do executivo camarário.

Anónimo disse...

Estes PSDs são tão fraquinhos que até da do...
Tão pobrezinhos de ideias!
2019 aqui vamos nós

Anónimo disse...

Porquê tanto ruído à volta de um assunto que é de fácil resolução.
Em Santana casa triangulares e em São Jorge casas quadradas. Fácil!
Mas há gente que sabe que está errada mas por arrogância não se corrige.

Anónimo disse...

O Teófilo deve ser uma grande presidente....a queixa do maior partido da oposição em Santana prende-se com sinalética

Anónimo disse...

Não é difícil entender que para as pessoas de Santana esta questão assuma uma importância que nós, que vivemos na 'Capital' desvalorizamos.
As casas de colmo são uma das mais importantes atrações turísticas de um concelho com uma população envelhecida e de onde os mais jovens querem sair. Estas casa são também um ícone do património regional. Há que preservá-las em todos os aspectos, especialmente a sua imagem. Afinal não é a imagem que ultimamente tem contado?
Assim sendo há que preservar esta imagem, as casas de colmo e manter a afluência de turistas que se deslocam a Santana para ver estas casas.
Se a sinalética está errada, assuma-se o lapso e corrija-se.