Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018



Os Ratadas do Kung-fu




Gil Canha

Em criança, andei no famoso Externato Nuno Álvares Pereira, mais  conhecido pela Escola do  Caroço, que ficava ali para os lados de São Pedro e que era gerido de uma forma implacável pelo Prof. Velez Caroço e sua querida esposa, Dona Helena, a Pevide. Quando acabavam as aulas, tínhamos que sair obrigatoriamente pelo assustador Beco do Madureira, que para nós era uma espécie de via-sacra. Não que o beco fosse escuro ou algo assim, o problema era um grupo de rufiões, “os Ratadas”, que eram encabeçados por um rapazola todo armão, a quem chamavam o “Careca” (aliás, tinham todos o cabelo rapado, pois frequentavam a Escola da Polícia, instituição dedicada aos delinquentes juvenis, e que funcionava antes do 25 de Abril de 74, num prédio na Rua Nova de S. Pedro) e que se posicionavam a meio do beco, com o objetivo de afiambrar os “meninos” que saíam do colégio. Eram rasteiras, carrolaços e pontapés no traseiro à mão-de-semear… e sigam para casa “seus merdosos meninos da mamã!”. 
Um dia, um dos nossos colegas mais endinheirado e contando com um precioso contacto no “submundo” funchalense, conseguiu contratar o famoso e terrível “Enxofre” que, juntamente com o Diabo-à-Solta, eram os rufias mais temíveis da cidade, havendo mesmo polícias que tinham grande receio em lidar com estes estroinas, pois bastava só pronunciar o nome deles, para muitos valentes se borrarem de medo. 
Na tarde combinada e quando os Ratadas se preparavam para distribuir a sua “ração” diária de porrada em cima da canalha pequena do Caroço, apareceu o terrível Enxofre que, a soco e a pontapé, desbaratou os outrora garbosos “chefões” do Beco do Madureira. Depois da incursão punidora do Enxofre, os Ratadas esfumaram-se do beco, e dias mais tarde, alguém chegou ao colégio a contar, até com alguma pena, que encontrara os Ratadas na Praia do Cambado (junto ao antigo varadouro de São Lazaro), cabisbaixos, ombros descaídos e quase todos com as monas inchadas, sinais indeléveis da passagem demolidora das impiedosas manápulas do Enxofre.   
Desta forma o beco ganhou a sua paz e nas tardes soalheiras, voltaram as alegres correrias de miúdos de batas-brancas aos gritos, correndo alegremente com as suas pastas e cestas do almoço, a caminho dos lares e do afago dos seus queridos pais, e assim se passou candidamente o ano lectivo segundo os sagrados ditames do “viver habitualmente” do dr. Oliveira Salazar.
No início do ano seguinte, chegaram notícias perturbadoras ao Caroço. O Fagulha, o aluno mais novo da nossa classe, afiançou que fora a uma matiné no Cinema João Jardim, e vira os Ratadas a saírem do cinema de peito inchado e todos “enervados” por causa dum filme de Kung –fu:
 – Um senhor tocou sem querer num dos Ratadas, e eles começaram aos gritos – ôh…ôh…ôh…  e a imitarem violentamente os gestos marciais do Bruce Lee, e o grandalhão, o dos dentes podres… lembram-se?!  Levantou uma das patas e em posição de equilíbrio de bailarina de ballet,  fez um cruzamento de braços em modos de Karatê. – E, entusiasmado, imitou os gestos deles ...ôh…ôh…ôh! E continuou:   - Vocês deviam de vê-los aos urros, todos excitados com a merda do filme – e quase lhe faltando o ar – sentenciou:
 -  Alguma coisa se passou, porque eles estão novamente com a garimpa levantada! 
E os maus presságios cumpriram-se.Numa bela tarde de Novembro fomos todos emboscados pelos Ratadas a meio do Beco do Madureira, e levámos um arraial de porrada de fazer chorar as pedras da calçada. Naqueles tempos ninguém se atreveu a contar aos pais, porque era uma sova a duplicar, pois aos meninos não era permitido se baterem uns aos outros. 
 Reconquistado o beco, os Ratadas voltaram a dominar, ainda mais fanfarrões e agressivos que outrora. Obviamente, que foram enviadas desesperadas missões à Zona Velha, no sentido de se apurar o paradeiro do temível Enxofre. Uma velha desdentada do Largo do Corpo Santo, deu pesarosa notícia: - O malino do Enxofre comeu com 5 anos de xelindró! 
– Ainda foi tentada uma manobra de último recurso, e alguém ainda perguntou pelo Diabo-à-Solta. – Coitadinho! – respondeu a idosa - Está todo amassadinho, a polícia caiu em cima dele como se fosse uma saquinha de milho estraçoado, nem um dedinho levanta!  (Informaram-me há dias que o Diabo-à-Solta é hoje um cidadão exemplar, abre e cose cadáveres às ordens de médicos legistas)
Resignados, regressámos aos pedagógicos “bolos” do Prof. Velez Caroço, aos tabefes da Dona Pevide e ao cruel suplício dos estarolas do Beco do Madureira. Anos mais tarde, já no liceu, soubemos que um dos Ratadas tinha sido preso, outro tornara-se toxicodependente, e o líder do grupo, o Careca, tinha fugido para Jersey, após ter engravidado uma xavelha e ter escapado por pouco a uma navalhada apontada pelo irmão da rapariga desonrada.
E fui buscar estes factos, porque, na semana passada, abeirei-me da varanda do meu gabinete, na Rua da Alfandega, e deliciado observei os novos vencedores do PS/Madeira todo inchados de vaidade, como se tivessem o rei-na-barriga, pavoneando-se todos armões em frente à sede do partido, como se fossem faisões dourados num jardim dum Marajá.  
Esta divertida cena fez-me lembrar logo os Ratadas, os pobres diabos do Beco do Madureira, e feliz, imaginei os novos líderes do PS/Madeira a saírem do velho Cinema João Jardim, todos excitados com os filmes de Kung-fu… ôh…ôh…ôh… e imensamente agradecidos pelo temível Enxofre (deles) estar velho e ressequido na casa da mamã, no cimo do Quebra Costas.   
   
Gil Cada Vez mais Ressabiado Canha

17 comentários:

Anónimo disse...

Os colaboradores de Carlos Pereira nem lá podem entrar. São expulsos pelos rufias. Parabéns pelo texto Gil.

Anónimo disse...

Velhos tempos do Caroço. A malta levava bolos dos professores mas não fez mal a ninguém, se fosse hoje vinham os pais embravecidos para a escola com jornais e televisões atrás.

Anónimo disse...

Uma deliciosa crónica, como sempre!
Qualquer semelhança com a actualidade é mera coincidência...
Hoje, nos estabelecimentos de ensino privados já não se dão carolaços nos alunos, graças ao bullying estar tão em moda.
Em compensação, metem dirigentes de escolas privadas no Governo Regional a favorecerem com subsídios e parcerias manhosas os seus estabelecimentos, Rua Dom João mais abaixo, a ver se pagam, se pagarem mesmo, os salários em muito atraso...
O bullying, exercido sobre funcionários que não lhes vão comer à mão, no caso, chama-se mobbing laboral!
É assim no Reino do Ken e seu harem de Barbies loiras, burras, altas ou baixas, gordas ou escanzeladas!
Que venham as Legislativas Regionais de 2019 para escorraçar com esta corja velha de 40 anos de "Enxofre"!
Depois, se vierem os "Carecas" e "Ratadas", dá-se-lhes luta de novo, porque à segunda é sempre mais fácil que à primeira e talvez o Povo já esteja com a pestana mais aberta.
Maldito "Enxofre" do Quebra-Costas, que mesmo Calado (este assessorado por um Olim anão) ainda mexe e não é pouco!
Até quando? Chama-o para junto de ti, Senhor...

josé manuel coelho disse...

Bela prosa sr. Gil.Parabens!Até parece um texto extraído dos livros escritos por Soeiro Pereira Gomes, que como sabemos foi um dos célebres escritores do realismo!

Anónimo disse...

Neste documento, foi focado um dos problemas da Sociedade Madeirense: a população não apoia, e muitos até difamam, os "Enxofres" que se prestam a lutar contra a corrupção, injustiça e má gestão da Coisa Pública, tal como Gil Canha, Coelho e Santo.

Anónimo disse...

Não só são os filmes de kunfu que provocavam o entusiasmo dos azeiteiros, também em vésperas dos Rallys mete nojo ver nas estradas uns matarruanos armados em corredores, um deles atropelou-me o meu filho com um cangalho que deveria estar na socata.

Anónimo disse...

Tudo basófia de um ressabiado que jamais tinha estofo para ser Vereador e que no próximo ano leva um by by de deputado.

Anónimo disse...

Brilhante texto a minha mãe já se fartou de rir e lembrou-se que o Dr. Caroço era baixinho mas adorava carros grandes que os raspava a subir o beco.

Anónimo disse...

É verdade, entre os Ratadas que tomaram conta do PS há mesmo delinquentes.

Anónimo disse...

Depois disto fiquei com saudades do meu Caroço. Obrigado Canha, excelente

Anónimo disse...

Não tem razão, os Ratadas que assaltaram o PS são muito piores que os Ratadas do beco.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa. O ps não faria ao novo lar de cam de lobos o q Pedro ramos está a fazer. Ultrapassar as listas de espera para lar de idosos, metendo lá as supostas altas problematicas e a IPSS do atalaia do genro do ajj....

Anónimo disse...

Lindo. Enquanto neto da D. Octávia, adorei a crónica. Sem tirar nem por!

Anónimo disse...

Esses senhores do PS/Madeira são farinha do mesmo saco. Sorrisos, palmadinhas nas costas, mentiras e mais mentiras. Trabalho não é com eles.

Anónimo disse...

Anónimo neto da D. Octavia das 17:01. Fui aluno desta grande senhora e sinto saudades dela e desses tempos. A sala era atrás, onde tinha os aquários e as flores do Caroço.

Anónimo disse...

Obrigado Calisto por este espaço de liberdade com os seus textos e do Gil que alimentam a alma da gente. No próximo jantar da malta do Caroço vou ler este artigo em voz alta para todos. ABAIXO OS NOVOS RATADAS!

Anónimo disse...

O texto do Gil Canha está excelente, mas as fotos valem mais do que mil palavras, e é a melhor discrição do "saco de gatos" em que se transformou o PS/Madeira há muitos anos.