O que fazer e como fazer numa situação
de regresso forçado de emigrantes?
O Grupo Parlamentar do PCP/Madeira apresentou hoje uma proposta parlamentar sobre o “Retorno de Emigrantes”.
A proposta, visa a constituição de uma Comissão Eventual para a análise de medidas extraordinárias de apoio ao regresso de emigrantes, com os seguintes objectivos:
- Realizar uma avaliação crítica das medidas previstas, considerando os objetivos e os impactos que se pretendem alcançar com as orientações elencadas no “Plano Regresso”;
- Proceder à ponderação sobre os indicadores que dão fundamento aos eixos estratégicos e operativos a implementar em contexto de crise;
- Analisar as condições efetivas para a materialização de medidas, como por exemplo, no que se refere à articulação entre planos locais, planos regionais e a política nacional, que estão previstos. Analisar as condições materiais de execução dos Planos Locais para as Migrações, previstos no “Plano Regresso”.
- Apresentar eventuais novas orientações, que se justifiquem, quanto ao aprofundamento das modalidades de apoio consagrado nos instrumentos de planeamento do Estado português, com vista à reintegração dos emigrantes regressados, designadamente:
a) quanto às políticas de promoção da inclusão;
b) quanto às medidas de caráter estratégico ou de caráter operacional, e de funcionamento de serviços;
c) quanto aos mecanismos de monitorização e da real capacidade de resposta às necessidades emergenciais dos emigrantes.
5.. Apurar as articulações dos apoios previstos para intervir em situações de regresso dos emigrantes, e dos Planos, com os Programas e fundos comunitários da União Europeia.
Sobre esta iniciativa é possível entrar em contacto com o deputado Ricardo Lume pelo n.º 901361681
Funchal, 17 de Janeiro de 2018
Pl’O PCP
1 comentário:
Não é esse mesmo PCP que apoia abertamente o regime de Maduro? é, não é?!?
Enviar um comentário