Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018


Porto Santo de Verdade,

anda comigo ver os aviões...

Por estes dias, o avião é o único meio de transporte que nos permite sair da nossa Ilha. Os porto-santenses têm vivido uma realidade conturbada nos últimos anos, no que se trata da linha aérea Porto Santo-Madeira. A dias do fim do prazo (16 de Fevereiro) para entrega de propostas para a concessão da linha, o silêncio dos órgãos locais e regionais é ensurdecedor.

O Albuquerque nem aproveitou a recente Cimeira Atlântica para trocar ideias com o seu homólogo dos Açores. Sr. Presidente, não custava nada ter pedido umas dicas sobre como tratar bem os habitantes de outras ilhas que não a principal. Ao que parece, para aqueles lados, eles até fazem a coisa bem feita.
Quanto aos órgãos locais, é especialmente condenável a ausência de opinião do Idalino, durante anos promovido como sendo um capitão, não, um titã da indústria do turismo. Seria interessante conhecer o ponto de vista dele sobre o caderno de encargos, saber se ele está a acompanhar o processo.

Quem, também, não fica melhor “na fotografia” é o Castro. Esqueceu-se de quem lhe deu muito a ganhar. Mesmo que ter uma opinião não fosse exigível ao vereador, seria sempre exigível ao ex-Presidente da (falida) ACIPS. Mas está tão comprometido com a agenda do executivo da Câmara que nem uma palavra tem para os comerciantes e para as suas dificuldades. Já não se preocupa com o estado dos transportes de mercadorias. Pensa no futuro que pretende só para si e não no passado que o trouxe até aqui. Está tudo parado, parado, parado. Entre o especialista no turismo e o especialista nos transportes, ninguém diz nada.

É um desafio apresentar um serviço que, ao mesmo tempo, tenha em conta a dupla insularidade do Porto Santo e seja financeiramente atractivo para os habitantes da Ilha da Madeira e para os não residentes. Daí o pagamento de uma indemnização compensatória, a que se juntam as receitas da exploração da concessão.

Mas é imperativo ter em atenção a evolução do mercado. Se nem os madeirenses optarem por recorrer à linha aérea, quem quererá explorar a concessão?

Estas não são questões meramente teóricas. Hoje mesmo, a Binter, uma companhia a operar vôos entre a Madeira e as Canárias, sem qualquer tipo de indemnização compensatória, consegue apresentar um preçário muito semelhante ao da AeroVip (€118 para uma viagem Madeira - Porto Santo - Madeira; €142 para uma viagem Madeira - Canárias - Madeira).

(Um dos) Profetas pela Verdade

41 comentários:

Anónimo disse...

Há coisas do arco da velha.
Os Açores, as suas 9 Ilhas, com menos Habitantes e muito menos Turistas, do que o Nosso arquipélago, e não é que eles, açorianos, têm Companhia Aérea e Companhia Maritima, e nós Madeirenses, uma avioneta (Casca de Noz) que não é Madeirense e um ferry que é privado.
Presidente Miguel Albuquerque, diga-nos por favor, Como É?

Anónimo disse...

Essa notícia da Binter não deve ser a mesma que eu li! A que eu vi no diário era só para Canárias.
Não lemos a mesma notícia?

Anónimo disse...

"A Binter lançou hoje um novo ‘Bintazo’, que permitirá aos seus passageiros adquirir bilhetes a preços mais reduzidos, para voar desde os vários destinos internacionais operados pela companhia, como é o caso da Madeira e de Lisboa, para as Canárias."
In,Diário de Notícias da Madeira

Anónimo disse...

Profeta escreve bem e opina melhor.
Idalino vai parar o PSanto 4anos.
Jocelino já parou há uns dez.
Volta Roberto.
Tás perdoado.
O Cafofo que foi pior, acha-se perdoado...quanto mais tu.

Anónimo disse...

Deixem-se de tontices, não houve politico no Porto Santo como o Roberto Silva, isto agora não se passa nada, ninguém resolve nada, ninguém quer saber de nada. Atrasados, sem visão, saloios a fazer vénias ao Funchal.
Se ele se candidatar outra vez ganha de certeza.

Anónimo disse...

Tão a ver a falta que o Menezes faz. Ele pelo menos falava.

Anónimo disse...

Confusão e ignorância.
1- nos Açores existem companhias marítimas privadas que fazem a ligação entre ilhas.
2- nos Açores há ilhas que ficam isoladas, sem qualquer tipo de transporte, quando há mau tempo.
3- nos Açores há uma companhia aérea de capitais publicos, altamente deficitária, com prejuízos acumulados de várias dezena de milhões.
Um exemplo que se dispensa.
4- o concurso para a linha aérea do Porto Santo é da responsabilidade do governo da república, pelo que é aquele, e não o regional, quem deve dar esclarecimentos.

Anónimo disse...

Querem ver que o Pateta ainda vai ser chamado de emergência para dar aulas ao Idalino sobre transportes!!!!!

Anónimo disse...

O Menezes tambem nao fez nada...
O Roberto será candidato outra vez e vai dar banhada.

Anónimo disse...

Estes gajos também só sabem dizer mal de tudo e pensam que percebem de tudo, que mal tem o nosso Presidente só perceber de viagens para Santiago de Compostela e Salamanca. Cada um sabe do que sabe.

Anónimo disse...

Lindo titulo para um livro de memórias: O contador de estórias que um dia virou anedota. Prefácio pelo Grande DR pago pelo nossos impostos.........bem são tantos que vão brigar para escrever o prefácio ou melhor a anedota.

Anónimo disse...

9.04
Esclarecendo :
-Tb na Madeira e Porto santo existe uma privada a fazer a ligação marítima. Mas é uma concessão de serviço publico que devia ter em atenção o mês de Janeiro
-Tb coim mau tempo não há milagres em lado nenhum, nem os porto-santenses querem esses milagres. Apenas querem atenção e não Desprezo
-A companhia aérea deficitária tem de ser. Ter Ilhas custa dinheiro, e tem de ser mais bem gerido. Serviço público para o Porto Santo precisa-se , mesmo deficitário. È para isso que pagamos todos Impostos.
-O concurso para a linha aérea é da responsabilidade da República, mas ninguém fala alto e chateia. Idalino e Jocelino estão a ver os aviões passar ...mais nada

Anónimo disse...

Ó das 10.32, uns pequenos comentários.
A concessão impõe barco nos 12 meses do ano e o concessionário não cumpre ? Processe-se e o tribunal decidirá.
Você faria um óptimo serviço à causa se apresentasse uma queixa no MP, por incumprimento do concessionário. Como utente do serviço, tem esse direito.
Quando há mau tempo não vai barco ou avião, não vai mesmo. É uma realidade, não é qualquer desprezo. Isso é um falso argumento.
Companhia aérea deficitária ? Não obrigada. Sai mutíssimo mais barato a atribuição de subsídio ao utilizador. Eu não pago impostos para alimentar empresas que dão prejuízo.
E o governo da república sequer ouve o Idalino ou o Jocelino ? Sequer sabe quem são ?

Anónimo disse...

É bom ver que há quem queira ter um debate informado. Mas também há quem queira lançar poeira e discórdia, dizendo que os outros estão confusos e são ignorantes (que feio, Sr. anónimo das 9:04...). A ver se nos entendemos:

A empresa que opera as viagens marítimas inter-ilhas nos Açores, a Atlânticoline, é uma empresa de capitais públicos, detida a 16,03% diretamente pela Região Autónoma dos Açores e a 86,97% pela Portos dos Açores, S.A., sociedade também de capitais públicos;
Ninguém, no seu perfeito juízo, acha que o Grupo Sousa e a AeroVip são responsáveis pelo mau tempo;
A maior parte da dívida do Grupo SATA nada tem a ver com a SATA Air Açores, a empresa do grupo que opera os vôos inter-ilhas;
O contrato pode ser responsabilidade do Governo da República, mas isso não impede que políticos competentes acompanhem o desenrolar dos concursos. Os políticos incompetentes é que lavam as mãos quando não lhes interessa. E é por termos incompetentes a, supostamente, representar a nossa Ilha no Gabinete do Presidente da Câmara, na DRAPS e na Assembleia Regional que os líderes nacionais não os chamam para nada. Eles, por seu lado, nem se esforçam, porque não lhes trará protagonismo.
O Subsídio Social de Mobilidade, nos Açores, não penaliza a dupla insularidade.

O debate tem de ter substância. Olho vivo nos "infiltrados". Temos de insistir no bilhete corrido. Querem que a linha aérea seja a nova Marina do Lugar de Baixo, Campo de Desportos de Praia ou Complexo de Ténis?
O Jocelino, o Bernardo e o Élvio não têm mãos para isto, não entemdem o que se passa. o primeiro passa metade do ano a viajar a conta dos nossos impostos, o segundo é tipo Lobo Marinho, já só vem ao Porto Santo quando lhe mandam e o Élvio escreve o que o Jocelino manda.
Siga o debate!

Anónimo disse...

A Atlanticoline não é a unica operadora inter-ilhas nos Açores.
A divida da Sata tem a ver com todas as operações, não apenas a qualquer uma das participadas.
Os vossos incompetentes é lá problema vosso.
O bilhete corrido é uma coisa que já deveria existir há muito tempo.
Quanto a chegar ao governo da república, em vez de porem o Idalino ou o Jocelino a falar alto, falem com o Prof. Mentiras. Ele é amigo do Costa. Mas para resolver só depois de 2019, se o amigo lá chegar.

Anónimo disse...

Interessante mesmo. Muito melhor este debate que o da RTP de há uma semana.
Essa do subsidio ao utilizador tem lógica, mas será sempre dos seus impostos e ... para viajar em que companhia aérea?
Claro que as empresas marítimas e Sata nos Açores são do Governo. Nunca teriam lucro.
Só na Madeira é que o serviço publico foi concessionado para dar lucro sem teto de tarifas e sem IVA. Grupo Sousa é esperto e aproveitou as benesses.
O Governo Regional é que nunca devia ter concedido esse serviço Público desta forma.
E em relação às ligações aéreas também nunca devia ter existido liberalização. Serviço Publico paras as Regiões não é cumprido. Apenas serviço comercial.
Quanto ao Jocelino, claro que não houve renovação, pois se houvesse coragem esse menino dos passeios jardinistas tinha regressado ao aeroporto contar aviões.

Anónimo disse...

O chefe de gabinete Élvio demorou 4 minutos a entrar no gabinete, ligar o PC, entrar na página e fazer um comentário. Assim se gere uma ilha. Não ligar nenhuma do que se diz por aqui é um erro, mas a prova de que eles governam pela internet é a quele comentário das 09:04.

Fazer campanhas de peito feito é uma coisa... Governar impondo respeito a quem está do outro lado é bem diferente.

Em relação ao que se disse do Roberto Silva, ninguém governa sem tropas. Ou iria como independente ou este PSD era varrido primeiro.

Anónimo disse...

Vamos lá ver se nos entendemos.
Quanto teria o Governo Regional de pagar à SATA para trazer de volta um Avião com capacidade para transportar até 70 pessoas entre Madeira e Porto Santo?
Quanto teria o Governo Regional de pagar ao ARMAS para trazer de volta um Ferry para a linha CANÁRIAS / FUNCHAL / PORTIMÃO?
Será que os montantes caberiam nos Orçamentos do Governo Regional?
E quanto a taxas Portuárias e Aeroportuárias?
Será que com os montantes em questão, a Economia da Madeira e Porto Santo não teriam um crescimento muito maior do que tem presentemente?
Como há anónimos entendidos nesta matéria, aguardemos que algum se pronuncie.
Em sentido contrário estará o Grupo Sousa e seus Aliados.

Anónimo disse...

Caraças pah!

falem com o roberto para endireitar essa ilha outra vez, uma pessoa fica doente de ouvir o que anda a passar. Votei psd e até fui no fim do verão para aproveitar e votar.
já desconfiava mas agora provou-se que o meu voto foi mal dado.

Anónimo disse...

Eu cá gosto da minha aldeia neste estado de quietude!
Quero lá saber de discussões de binters e ferries!Estes tipos falam do futuro e querem voltar ao passado com o Silva d vespa!

Anónimo disse...

Qual a utilidade dum ferry ou avião maior pra cá?
Pra exportar os serôdios....

Anónimo disse...

Assim está bem...A ilha regenera.
E os drogados injectam-se.

Anónimo disse...

As madames querem é mercedes e não ferries.

Anónimo disse...

A melhor solução é um novo maria cristina,arriaga,cruz santa,devoto,pirata azul,milano,zara...

Anónimo disse...

Ó das 17.08, não sei quem seja esse tal de Elvio. Mas o meu comentário vem do Funchal.
Um avião de 70 lugares ? Já agora porque não um Airbus A-320 ?

Anónimo disse...

Se ter o roberto a mandar é ir para o passado então que assim seja, que os meninos que lá estão sabem projetar isto tudo para o futuro (do umbigo deles e dos senhorios)

Anónimo disse...

Grande resposta!

Anónimo disse...

Botija+Mini-Sócrates+Pau-de-Selfie+Jacuzzi+Persilio+Iogurtão+Bruxa Careca= Porto Santo da VERGONHA

Anónimo disse...

Nunca pensei que ainda ia dizer bem do Roberto Silva, mas de facto a equipa do Roberto é dum divisão superior. O que está a acontecer ao Psanto é mau demais.

Anónimo disse...

Anónimo 23:21h

Os problemas existentes no Porto Santo nunca foram resolvidos pela equipa duma divisão superior liderada por Roberto Silva, o Bil Clinton comendador da Serra, como os agravou ao abrir as portas aos amigos comilões. Penhorou o Porto Santo por mais de 3 gerações, agora venha PSD, PS ou BE geringonçada e não o tiram do buraco tão cedo.
Mas andar para trás só burro quando é puxado para frente.

Anónimo disse...

A Vereação PSD anda a dormir, cada vez mais uma Vereação Pateta.
Foram na cantiga do Roberto, e meteram lá o Jose Antonio o Bufo, o tal que quer é andar de Jeep da Camara.
Na Campanha nunca foi visto este oportunista.
Como prenda, um lugar na Camara para não fazer nada de nada. Nada, como quem diz, levar ao conhecimento do Roberto tudo o que se passa na esfera da Camara.
Acorda Idalino, esse teu cargo não é eterno.

Anónimo disse...

O que eu sei é que os funcionários da câmara gostam do José António. E isso, não dá para desmentir. Quando assim é...

Idalino acordar? Já vai tarde, é tudo teu Menezes. Nem precisas falar.

Anónimo disse...

Uma pessoa ainda perde tempo a puxar isto para baixo para ver se tem comentários novos e afinal os comentários são tudo de pessoas que pertencem ao passado.

Ou será futuro?

Porto Santo... Porto Santo... Para onde vais?

Anónimo disse...

O Porto Santo está destruído!

Anónimo disse...

O Futuro do Porto Santo esta no Elvio Sousa ,no Duarte Rosario,no Nuno Freitas e no Pedro Freitas o Verdadeiro Presidente da Câmara do Porto Santo.
Nos Acreditamos em Vocês, força Rapaziada.

Anónimo disse...

Parabéns Tatos e Jose Antonio Castro.
Brilhantes intervenções na última reunião da Assembleia Municipal.
Idalino anda a meter água por tudo o que é sítio.
Para alem de demonstrar incompetência, está muito mal aconselhado pelo seu adjunto.
Élvio saíste um óptimo ignorante.
Diz por favor qual a tua missão na Camara Municipal. Estás a levar o PSD para o Abismo.
Quem te ofereceu o teu cargo, ainda é mais parolo do que tu.
Acorda Idalino. Corre com essa gente que te está a aconselhar muito mal. E tu bem sabes quem são.

Anónimo disse...

Qual deles é você? Ahahahah

Anónimo disse...

Parabéns Castro? Você está a ser irónico, anónimo das 15:O5?
Só pode. Ou então você está a felicitá-lo pelo seu mais recente amor, como é referido na maravilhosa carta lida por Menezes na última reunião camáraria.
Castro, PSD de gema, faz tudo como se não tivesse sido eleito pelo movimento Mais Porto Santo. Armou-se em defensor do Idalino. Afinal o PSD tem maioria:São 3 PSD e dois PS, nada mais.
Assim se trai quem o elegeu, mas também já o conheciam. Quiseram elegê-lo, agora gramem-no!

Anónimo disse...

O melhor da Reunião de Câmara foi o Seroido armado em Político, ele que sempre disse mal dos Políticos agora também quer um tacho a sua intervenção foi linda foi só venha a nos,só problemas domésticos, tristeza.
O nível da Política no Porto Santo esta ao nível do António Seroido e dos seus Amigos do Banco da Má Língua.
Bem Feito.

Anónimo disse...

O Seroido não sabe dizer Duas vezes Batatas.

Anónimo disse...

O serôdio, o roberto e o nuno batista é um trio maravilhas.
Todos oportunistas a ver quem fica com o melhor tacho.
O nuno pau mandado do roberto. O serôdio pau mandado do menezes.
O roberto pau mandado do gregório o burro.
Que tristeza estes políticos de meia tigela.