Powered By Blogger

domingo, 14 de janeiro de 2018

Porto Santo


Vereadora socialista esclarece posição no caso da suspensão do PDM por causa da areia. E que esclarecimento!


Pelo presente meio, venho informar que ao contrario do que refere no artigo esta questão é também nossa preocupação, relativamente à Proposta de Suspensão Parcial do Plano Diretor Municipal, que foi aprovada por maioria, na última Reunião Ordinária do dia 9 Janeiro, na Câmara Municipal de Porto Santo.

No caso concreto em apreço, o atual executivo deliberou com maioria esta suspensão sem previa consulta aos cidadãos, nem  apresentou os necessários pareceres técnicos, tal como referido em anexo no abaixo assinado.
Segundo os especialistas, esta areia resulta de condições muito específicas que não se repetirão, sendo este um recurso limitado e não renovável.


Qualquer ação de remoção de areias desta paleoduna com cerca de 31 maa, vai incrementar a erosão do eolianito e assim acelerar o processo de diminuição da praia, de um modo irreversível e pelo que consideramos que não são só os ecossistemas que estão em causa, é toda a economia da ilha que é comprometida pois a praia é o core business desta ilha turística - A praia!

Desta forma defendemos que haja sensibilidade da parte do Sr Presidente da Câmara Municipal de Porto Santo, que deve colocar os interesses da ilha acima de qualquer interesse económico, neste caso a preservação dos recursos naturais, em particular da zona contemplada ( Varadouro), pela verdadeira importância científica, didática e paisagística do local. 

Acreditamos que é um dever de todos nós proteger incondicionalmente aquela que é a nossa casa comum – o Planeta Terra!

Junto, em anexo, a proposta de suspensão aprovada, a nossa declaração de voto apresentada no dia e o abaixo assinado que criamos referente a esta suspensão do PDM e medidas preventivas para a zona do Varadouro, Mornos, localizada na Fonte da Areia.

Agradeço antecipadamente a sua atenção neste assunto importante, Obrigada!

Com os melhores cumprimentos,

Carla Sofia da Silva Santos
Vereadora PS, CMPS
Porto Santo


Segue-se abaixo-assinado

Exmo Sr.,º Presidente do Governo Regional da RAM,
Exma. Sr.,ª Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais,
Exma. Sr.,ª Presidente da Assembleia Municipal do Porto Santo,
Exmo. Sr.,º Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo,
Exma., Sr.ª Procuradora da República, junto do Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal,
*

Nós, cidadãos abaixo-assinados, vimos requerer a V. Ex.,ª se digne atender aos interesses difusos no caso concreto em apreço: a qualidade de vida e a preservação do ambiente e do património cultural. 

Considerando que, 

1.ª - na passada terça-feira, 09/10/2018, em reunião ordinária da câmara municipal n.º 27/2017, foi aprovada por maioria dos seus membros, com os votos favoráveis do PSD, Idalino Vasconcelos e Pedro Freitas e do vereador do Mais Porto Santo, José António Castro, e a abstenção com declaração de voto dos vereadores do PS, Filipe Menezes de Oliveira e Sofia Dias, a proposta de deliberação de suspensão parcial do Plano Diretor Municipal (PDM) e Medidas Preventivas nos termos do disposto no art. 101.º do Decreto Legislativo Regional n.º 18/2017/M, de 27 de junho, a fim de submeter à aprovação da Assembleia Municipal para posterior envio à ratificação do Governo Regional; 

2.ª – a deliberação de proposta de suspensão do PDM e a aplicação de medidas preventivas para a zona do Varadouro "Mornos" na Fonte da Areia, padece de um vício de falta de fundamentação e de violação de lei, é ilegal, porque não tem nenhum parecer técnico de Avaliação de Impacte Ambiental ou "AIA," que sustente a deliberação camarária, que se encontra consagrada, enquanto princípio no artigo 18º da Lei de Bases do Ambiente (lei n.º 19/2014, de 14 de abril); 

3.ª - trata-se de um instrumento de carácter preventivo da política do ambiente, sustentado na realização de estudos e consultas, com efetiva participação pública e análise de possíveis alternativas, que tem por objeto a recolha de informação, identificação e previsão dos efeitos ambientais de determinados projetos, bem como a identificação e proposta de medidas que evitem, minimizem ou compensem esses efeitos, tendo em vista uma decisão sobre a viabilidade da execução de tais projetos e respetiva pós-avaliação;
4.ª - Tem por objetivos:
a) - avaliar, de forma integrada, os possíveis impactes ambientais significativos, diretos e indiretos, decorrentes da execução dos projetos e das alternativas apresentadas, tendo em vista suportar a decisão sobre a viabilidade ambiental dos mesmos;
Definir medidas destinadas a evitar, minimizar ou compensar tais impactes, auxiliando a adoção de decisões ambientalmente sustentáveis;
b) - instituir um processo de verificação, a posteriori, da eficácia das medidas adotadas, designadamente, através da monitorização dos efeitos dos projetos avaliados;
c) - garantir a participação pública e a consulta dos interessados na formação de decisões que lhes digam respeito, privilegiando o diálogo e o consenso no desempenho da função administrativa.
5.ª - no caso concreto em apreço, o atual executivo camarário admitiu não ter consultado previamente os cidadãos, nem obtido os necessários pareceres técnicos de A.I.A., tendo violado o atual regime jurídico de avaliação de impacte ambiental (AIA), que encontra instituído pelo decreto-lei n.º 151-B/2013, de 31 de outubro, que transpõe para a ordem jurídica interna a diretiva n.º 2011/92/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de dezembro de 2011, relativa à avaliação dos efeitos de determinados projetos públicos e privados no ambiente (codificação da Diretiva n.º 85/337/CEE, do Conselho de 27 de junho de 1985). O decreto-lei n.º 151-B/2013 reflete também os compromissos assumidos pelo Governo Português no quadro da Convenção sobre Avaliação dos Impactes Ambientais num Contexto Transfronteiriço (Convenção de Espoo), aprovada pelo decreto n.º 59/99, de 17 de dezembro.

6.ª – a deliberação camarária, aprovada, causará a destruição e/ou degradação do areal situado na costa sul e terá um grande impacto na economia da comunidade local tendo em conta que, sendo as praias do Porto Santo o principal ex-libris deste destino turístico, esta zona onde decorrerá a suspensão ao longo dos próximos 2 anos, é uma das principais fontes da sua alimentação arenosa, feita através da erosão da arriba e transporte marítimo natural. 

7.ª - ao longo dos anos, após variados estudos feitos na ilha de Porto Santo contemplando a sua biodiversidade e geodiversidade, reconhecidas pela comunidade científica e pelos turistas, uma ilha com relevância patrimonial e segundo os especialistas é uma praia de areia única no país que distingue-se das demais europeias, sobretudo, devido à composição da areia, usada há séculos com fins medicinais que ao longo dos tempos foram utilizadas para curar doenças do foro reumático, ortopédico e fisiátrico.

Esta é a também a opinião do investigador em geomedicina da universidade de Aveiro, João Baptista, que sustenta que esta praia é a que se “destaca pela sua génese, propriedades, qualidade e utilização”. “É uma areia especial por ser carbonatada e biogénica, propriedades físicas químicas e térmicas que permitiram o seu uso em processos de naturoterapia durante séculos”.
Referido, igualmente, pelo Prof Dr Mário Cachão “Os eolianitos do Porto Santo existem devido à conjugação de quatro momentos muito particulares: produção, disponibilização, acumulação e fixação. A ocorrência destes momentos, cada qual com um conjunto de processos e mecanismos próprios e na sequência adequada, é um acontecimento geológico raro, que não se irá repetir no Porto Santo, à escala humana”.

8.ª - que esta deve ser conservada para as gerações vindouras usufruírem, e é uma responsabilidade dos mais altos responsáveis desta comunidade, que têm o dever de salvaguardar uma preocupação atual e transversal a muitos outros países da Europa, do nosso País e objetivos do nosso Arquipélago, sem esquecer que estamos inseridos no compromisso de um Desenvolvimento Sustentável, assumido na Agenda 30 por Portugal e pela Secretaria Regional do Ambiente da RAM, que apresentou recentemente a candidatura à Biosfera - galardão da UNESCO. Segundo os especialistas, esta areia resulta de condições muito específicas que não se repetirão, sendo este um recurso limitado e não renovável. Foi iniciado o seu processo de formação no decurso da última glaciação (Wurm), desde há cerca de 120 mil anos, até ao Máximo Glaciar (~30-20 mil anos) quando a descida do nível médio das águas do mar até -120m em relação ao nível actual expôs, toda a extensa plataforma insular e deixou à mercê de ventos fortes as partículas arenosas produzidas da fragmentação de carapaças de algas calcárias e moluscos marinhos. Deste modo foram gerados os depósitos de eolianitos os quais albergaram importante vegetação como a testemunha a enorme profusão de rizoconcreções assim como fósseis tais como os gastrópodes terrestres (mencionado no livro Charles Darwin “ A evolução das Espécies”) e ossos de aves, que são cada vez mais procurados pela comunidade científica e os habituais turistas que visitam esta zona diariamente.
A questão é que medidas que estão a ser tomadas vão acelerar o processo de diminuição da praia, de um modo irreversível, já que estas areias não são produzidas no atual regime climático, nem na tendência de aquecimento das Alterações Climáticas em curso, pelo que consideramos que não são só os ecossistemas que estão em causa, é toda a economia da ilha que é comprometida.
“Cada balde de areia carbonatada extraído da região do Varadouro e Mornos diminui a extensão da Praia do Porto Santo e reduz o tempo de existência das suas areias douradas" citando o especialista Dr Prof Mário Cachão

9.ª - Propomos que haja sensibilidade por parte das entidades com competência na matéria em apreço, para este assunto de relevante interesse público, que se preserve em particular esta zona do “Varadouro” e “Mornos” localizado na Fonte da Areia, concelho do Porto Santo, pela verdadeira importância científica, didática e paisagística do local. 

10.ª - que seja dada prioridade à criação de uma carta de exploração e gestão dos recursos naturais da ilha do Porto Santo e que juntamente dos especialistas façam um devido levantamento das zonas geológicas onde existe material de construção, sem comprometer o nosso futuro e o da própria praia, e não entendemos o porquê de insistirem na extração de areias no “Varadouro,” sem um estudo de avaliação de impacto ambiental (AIA), existindo outras zonas alternativas e tendo em conta que este é um local frequentemente divulgado pelos diferentes canais de distribuição de promoção turística da própria ilha (reportagens Tv, revistas, jornais, rádio, blogs, sites de viagens) e muito apreciado nas visitas diárias feita por turistas de todo o mundo.
11.ª - deverá haver uma requalificação do litoral da zona “ Fonte da Areia”, que pode utilizar o saneamento de certos sectores constituídos por eolianitos, materiais que podem ser reciclados para serem utilizados em construção civil; Outra hipótese (mais onerosa) pode ser areias dragadas do bordo da plataforma insular do Porto Santo. Também já referida pelos especialistas; Existe igualmente muito material de escombreira da extração de rochas magmáticas, na região da Serra de Fora. Esta se recicladas e peneiradas, as escombreiras podem fornecer inertes de vária dimensão para construção civil;

12.ª - Poderia, igualmente, se intervir na limpeza dos sedimentos que estão retidos nas várias linhas de água pelas pequenas barreiras de retenção. Estes sedimentos também poderiam ser utilizados quer como solos agrícolas (a componente argilosa) quer para inertes (a componente arenosa). Com a vantagem adicional de se criar espaço para reter novos sedimentos. Sendo que, a maioria das propostas apresentadas normalmente mais onerosas e mais lentas, existe igualmente a opção de se no caso de fazerem extrações de areia no sector indicado que as mesmas sejam feitas sem recurso a maquinaria pesada. E, sendo feita manualmente (a pá e balde), é certo que aumenta um pouco o custo de extração mas minimiza o impacto (e promove o emprego local).

13.ª - Existem acumulações locais de areias soltas que podem ser retiradas manualmente sem grande impacto sobre os afloramentos de eolianito, que assim seriam mantidos e até poderiam evidenciar melhor as suas estruturas. Toda esta atividade deverá ser monotorizada com cautela e sensibilidade do impacto paisagístico e da preservação cuidadosa das próprias estruturas. É claro que qualquer ação de remoção de areias, mesmo manualmente, vai incrementar a erosão do eolianito. Mas este seria um compromisso assumido pelo executivo que aprovou esta proposta e que garante salvaguardar ” sem ferir e usurpar o ecossistema existente” tal como referido numa declaração pública do executivo camarário. Não esquecer de proteger incondicionalmente aquela que é a casa comum a todos nós – o Planeta Terra!

14.ª - O presidente da câmara municipal, Sr.,º Idalino Vasconcelos, e a Câmara Municipal, com a referida deliberação, violaram a lei, havendo um receio fundado de lesão de direitos de participação política dos cidadãos, maxime o direito de petição e direito de ação popular (cfr. Art. 52.º da CRP), que é um instrumento de participação e intervenção dos cidadãos na vida pública, de fiscalização da legalidade, de defesa dos interesses coletivos e de educação e formação cívica de todos os cidadãos, consagrados na Constituição da República Portuguesa (CRP). Na verdade, cito o art. 66.º da CRP «(Ambiente e qualidade de vida) 1. Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.
2. Para assegurar o direito ao ambiente, no quadro de um desenvolvimento sustentável, incumbe ao Estado, por meio de organismos próprios e com o envolvimento e a participação dos cidadãos:
(...) b) ordenar e promover o ordenamento do território, tendo em vista uma correcta localização das actividades, um equilibrado desenvolvimento sócio-económico e a valorização da paisagem; c) criar e desenvolver reservas e parques naturais e de recreio, bem como classificar e proteger paisagens e sítios, de modo a garantir a conservação da natureza e a preservação de valores culturais e de interesse histórico ou artístico;
d) Promover o aproveitamento racional dos recursos naturais, salvaguardando a sua capacidade de renovação e a estabilidade ecológica, com respeito pelo princípio da solidariedade entre gerações; e) Promover, em colaboração com as autarquias locais, a qualidade ambiental das povoações e da vida urbana, designadamente no plano arquitetónico e da protecção das zonas históricas; (...)»

15.ª – que é contraproducente e contranatura aprovar a referida proposta de suspensão do PDM, na câmara municipal e na assembleia municipal, despida de qualquer parecer técnico sobre a avaliação de impacto ambiental (AIA), que salvaguarde o ambiente e ordenamento do território, e compatibilize o desenvolvimento local, por parte das empresas da construção civil e exploradoras da areia com a proteção do ambiente e qualidade de vida; 
Pelo que, face aos motivos e considerandos acima expostos, propomos a suspensão da eficácia das deliberações, camarária e da assembleia municipal, e da eventual ratificação do Governo Regional, e a consequente declaração de ilegalidade e de inconstitucionalidade, abrindo mão do direito de ação popular, constitucionalmente consagrado no n.º 3 do artigo 52.º da Lei Fundamental, a Constituição da República Portuguesa, que consagrada uma forma peculiar de participação dos cidadãos, individual ou colectivamente organizados na defesa e preservação de valores essenciais, por pertencerem a uma mesma colectividade.
Em razão disso, solicitamos a V. Ex.ªs o máximo empenho para solucionar e vitar uma lesão irreparável dos interesses difusos aqui em apreço. 

Porto Santo, 14 de janeiro de 2018


Seguem-se ASSINATURAS 

...Como também os outros documentos indicados no texto supra, que, se os Leitores acharem pertinentes, podemos veicular.


38 comentários:

Margarida disse...

Muito bem, eu já subscrevi!
Vamos agir enquanto é tempo!

Anónimo disse...

Sra Sofia Santos, autarca do PS, a posição que defende é a que eu e a grande maioria dos portossantenses defende. A proposta aprovada na câmara é um atentado ambiental. E abster-se de tomar posição contra este atentado foi um acto de cobardia dos vereadores do PS. Abstenção é consentimento!

Anónimo disse...

A Assembleia Municipal tem o poder nas mãos, toca pressionar os Deputados Municipais. As Assembleias Municipais têm muito poder, têm o direito e a obrigação de fiscalizar a Câmara.

Anónimo disse...

As Sofias têm vários problemas para resolver na concelhia do PS Porto Santo que é não serem apanhadas na enxurrada dos problemas do Filipe Menezes para não mancharem definitivamente os seus mandatos.

E a verdade é que mais uma vez, foram enganadas pelo Menezes, a abstenção é um voto favorável como classifica o Tribunal de contas pois na prática permite a aprovação.

A Sofia está muito indignada mas na prática aprovou. É melhor acordar e deixar de andar a fazer figuras destas.

Anónimo disse...


Agora é que vamos ver a "DIGNIDADE" da Senhora Presidente da Assembleia Municipal que só tem um Caminho a seguir em todo este processo ,o Voto contra.
Vamos estar aqui para VER.

Anónimo disse...

Afinal o PS tem 2 vereadores e 2 vereadoras!

Anónimo disse...

Que podem fazer dois contra três?!
Mesmo que votassem contra, não conseguiam que suspensão não fosse aprovada!
Contudo, eu no lugar do PS teria votado contra e marcado veemente a minha posição.
Agora o que podemos fazer é assinar a petição e ver se a proposta não passa na assembleia, o que eu duvido...

Anónimo disse...

O problema é que os deputados municipais são carneirinhos mansos...

Anónimo disse...

A classe política no Porto Santo é um espetáculo, escolhida pela famosa regra: Quanto pior melhor!!!!!!!

Anónimo disse...

Tenham Calma que a "Nova " Assembleia Municipal são só pessoas de Bem,Eu conheço três dos seus Membros que de certeza absoluta não vão votar a Favor da extração de Areia.
Prof Fátima Silva, Uma verdadeira Dama Ama o Porto Santo como uma Verdadeira Portossantense jamais vai aprovar este atentado Ambiental.
Eng. Nuno Freitas, um crítico por Natureza esta sempre contra tudo quanto mais votar esta proposta, mesmo o Irmão ( Pedro Freitas) sendo diretamente interessado na Matéria,jamais.
O Prof Duarte Rosario, escuteiro,guardião do Ambiente outro que esta sempre contra tudo quanto mais contra este "Roubo" ao Povo do Porto Santo.
Vamos esperar pela próxima Assembleia Municipal para ver o que fazem estes "ilustres Portossantenses ' na defesa da Sua terra.
Vamos lá descobrir quem são os restantes membros da Assembleia Municipal para os confrontarmos com este " Crime Ambiental "

Anónimo disse...

E você não conta com o vendido do Castro?! Lol

Anónimo disse...

Porra, o Idalino vai destruir o Porto Santo retirando-lhe aquilo que mais vende: A areia!!
Porto Santo sem a areia morre de fome, só se for para Turismo Sexual tipo Bairro Vermelho de Amesterdão.

Anónimo disse...

Estejam descansados:
Mais dois membros da Assembleia Municipal.

Patrao Mor Jacinto,o parte corações da Assembleia Municipal ( um Verdadeiro Saloio) ,é natural de Mafra ,Amigo do seu Amigo e dos copos ,defende o Ambiente devido a sua profissão Ama a Areia como ninguém jamais votará pela extração da Areia.

Prof Rapoula Homem Bom Amigo dos Animais, depois de ter traído os Eleitores no ultimo Mandato ( renunciou ao mesmo ) foi novamente candidato e Eleito jamais vai aprovar este Crime Ambiental.

Anónimo disse...

Vamos todos a próxima Assembleia Municipal para exigir dos Dignos Membros da Assembleia Municipal a defesa do Porto Santo e a fiscalização da Câmara como a lei Determina, vocês não são caixa de ressonância do Idalino e do Pedro Freitas vocês foram eleitos para defender o povo do Porto Santo.
Dignidade,Dignidade,Dignidade e Muita Dignidade.

Anónimo disse...

Eu tenho total confiança na Presidente da Assembleia, pessoa de bem e com princípios, não vai dar um cheque em branco a esses palhaços que se dizem amigos do Porto Santo. Fátima confio em si vote contra vote contra e salve a nossa Ilha.

Anónimo disse...

Eu cá não tenho nenhuma confiança nos membros da Assembleia Municipal do PSD, são tudo pessoas ou sem inteligência ou de ética muito duvidosa. Ora vejamos:

- A Fátima Silva apenas engana o "ceguinho", pois ela faz o que o Jocelino dizer, pois está a espera de uma mobilidade para a DRAPS, e assim não terá mais que aturar criancinhas que ela tanto ama.

- O Duarte Rosário é um ingrato e um oportunista, andou a fazer campanha pelo Menezes em 2013, de quem é amigo pessoal e visita da casa. Traiu o PSD depois de lhe terem arranjado colocação na escola (ele que a gradeça à professora Joana Coelho e ao Caroto) e terreno municipal para fazer casa sem noiva (agradeça ao Roberto Silva, de quem diz tanto mal).

- O Nuno Freitas não vai votar contra os interesses do Pedrinho Freitas, seu irmão e atual vice-presidente da Câmara e conhecido por gostar de pedir "prendas" aos fornecedores quando era encarregado da DRAPS para dar uma vida luxuosa à Miss Pigy Rodinhas Baixas. Anda deprimido, pois na DRAPS ponha 20 homens a fazer um guarda-sol durante três meses e era um excelente chefe por isso. Agora na Câmara, nem sabe para onde se volta. A sorte foi terem chamado o José António Vasconcelos.

- A Rute Areal, mulher do hermafrodita, tem o mesmo problema do Duarte Rosário. Também apoiou o Menezes em 2013 mas pensa que ninguém sabe. Faz o que lhe disserem para fazer pois quer mandar nalguma coisa, nem que seja ter a chave da retrete. Fala com as pessoas como se eles fossem todas totós.

- O Elvio Sousa é melhor nem falar, o rapaz tem sido tao açoitado que até já dá pena. Nem para tirar fotografias nem para comunicados, é um inábil que nunca devia ter deixado de ser polícia.

Os restantes membros não têm neurónios para se perder tempo com eles.
Por isso, este PSD nunca vai defender o Porto Santo. Emigrem.

Anónimo disse...

Não me faça rir com esse rol de eligios...
Pois! E como classifica você o Idalino? Não era um ilustre porti-santense que amava a sua terra!?

Anónimo disse...

Vamos todos sim! Encontramo-nos lá sexta-feira, na Câmara Municipal, às 9h30!

Anónimo disse...

E nao confia(ava) no Idalino?
Não percebo então como ganhou?

Anónimo disse...

Já é tempo das Assembleias Municipais exercerem o poder que têm e deixar de ser o parente pobre dos Municípios, as Assembleias Municipais têm que estar ao lado do Povo e da lei, não foram eleitos para estar ao lado do Presidente da Câmara, tem é que fiscaliza-lo e saber se está desempenhando bem o seu papel.

Anónimo disse...


Alguém tem Dvidas que o Principal INTERESADO nesta questão da Areia é o Sr. Vereador Pedro Freitas ?

Anónimo disse...

Queres tu dizer Turismo Negro,com tanta desgraça,Ambiental, familiar,e com política retórica,faz pena a ignorância,!!!

Anónimo disse...

Vamos vamos onde ainda não percebeu que nada mas nada o que quer que seja resulta em Porto Santo,é viver na ignorância política e social!

Anónimo disse...


Este Esclarecimento é Palha Pura ,de que serve este Testamento quando há a Possibelidade de Votar contra,não o fazem e optam por se Abester ?
Vão enganar Outro.

Anónimo disse...

Esta Sofia do Porto Santo pelo menos fala. A Sofia da Calheta nada diz, não se sabe nada da sua actividade. Será que pelo menos vai às reuniões de Câmara. Se vai, o que disse em prol dos Calhetenses ou nem sequer abriu a boca? Onde ficou isso escrito?

Anónimo disse...


Sr. António Serodio não Diz nada ?
Então onde esta a sua Coragem ?
Vai aceitar calado a este Roubo ao Povo do Porto Santo ?

Anónimo disse...

Retrato realista, sim sr. anónimo das 20:35.
Menos a parte da "pena" porque essa não tenho nenhuma.

Anónimo disse...

o antonio serôdio tá caladinho, porque é parte interessada no roubo da areia.

Anónimo disse...

Este João Batista é uma Vergonha andou toda a Manhã a contradizer tudo o que escreveu no livro " Areias do Porto Santo ".
Uma Vergonha evmais não digo.

Anónimo disse...


UMA VERADEIRA VERGONHA.
Estive na Reunião que se realizou esta tarde na Câmara Municipal e foi com Grande tristeza que vi o Prof. João Batista fazer uma triste figura querendo defender o Impossível e mais grave ser desmascarado com o que Dizia com o que escreveu no Livro sobre as areias do Porto Santo,não havia nessesidade com que cara é que no Futuro vai defender a Praia do Porto Santo ?
Foi um dia Muito triste.

Anónimo disse...

Alguem faça um resumo do que disse o dr. João Batista!
Muita gente não pôde ir devido ao horário estabelecido. Parece que fizeram de propósito para só irem os desempregados e quem está de férias.

Anónimo disse...

Calma Nuno Batista já perdeste faz 5 anos

Anónimo disse...

Pois é quem defende a Ilha, pensa no futuro e tenta salvaguardar o único recurso que temos nao presta. Vai-se logo buscar as politiquices e os partidozecos. Era tão bom que alguns porto-santenses pensasem com inteligencia e uma vez lá por acaso o porto santo fosse a prioridade de todos. o Nuno perdeu, pois perdeu. Mas não morreu e tem ideias próprias o que é muito bom.Mas pelo menos era ele que ia governar não era a secretaria ou o assesor. mas enquanto alguns pensam assim os outros vao lutando pelo porto santo.

Anónimo disse...

Ontem estive na reunião na Câmara Municipal e adorei as explicações do nosso Presidente da Câmara, como sempre não disse nada, também já sabemos que este pau mandado nada sabe para ele quanto mais para ensinar aos outros. A única conclusão a que cheguei foi sem dúvida o grave erro que cometi em não ter votado Nuno Batista, grande intervenção. 10 Idalino, 9 Elvios, 8 Dinartes e restantes bonecos telecomandados dos Madeirenses não dão meio Nuno. Parabéns Nuno Batista, assim terás sem qualquer dúvida lugar na política da nossa terra, quem sabe já como deputado e pouco nos interessa porque partido vaz, pois já vi que não és mais um vendido.

Anónimo disse...

Foi lindo ver o Nuno Batista falar, durante anos a dizer mal do Menezes, depois na palestra à frente de todos a dizer qu'o admirava. Vem aí mudanças, o PSD Nuno Batista vai finalmente dar cor do seu coração e de família, rosa. Era isto que é não ser pau mandado , igual ao Menezes, viu nao te chance de vencer no PSD vai po PS fazer parelha com o outro.

Anónimo disse...

Qual a admiração?
O Nuno Batista sempre foi e sempre será do PS. Está no sangue. São as raízes.
Os pais são fanáticos pelo PS. Este Nuno é mais um Infiltrado no PSD.
Quer é tacho.
Ele e os seus amiguinhos estão com dor de cotovelo, e ainda não digeriram a Grande vitória do Presidente Idalino nas Eleições Autárquicas.

Anónimo disse...

Grande Presidente Idalino. Aquele que na tv disse a grande frase: faço minhas as palavras do Nuno Batista...... vocês são uma anedota e já não têm argumentos, esses do pau mandado e do PS já não colam.

Anónimo disse...

O Nuno Batista é do PS e o Idalino é que não pode votar para as eleições nacionais do seu partido e ainda se apresentou como mandatário. Realmente vocês são uns iluminados.