Powered By Blogger

sábado, 20 de janeiro de 2018

Bagunça Rumo a 2019





TRINTA E CINCO





Comédia apoteótica encerra
eleições no 'saco de gatos'


Parte da Bagunça que nos vai divertir até 2019. Emanuel Câmara acabava de bater Carlos Pereira, sexta-feira. (in DN)


Consumado o que já estava consumado:
o futuro da política tabanqueira é Cafôfo contra o decrépito PSD


Há décadas que acompanho a saga socialista madeirense, assim como as sagas dos outros partidos todos, mas confesso a surpresa estonteante que a Bagunça proporcionou no encerramento das internas do PS-Madeira. 
Atalhando caminho, sugiro ao Leitor do Fénix que ande para trás com o comando do televisor e gaste duas horas do seu tempo a ver a transmissão que a RTP-M fez da noite eleitoral no manicómio socialista. Há tecnologias ao nosso dispor, pois então o Leitor que veja lá a gravação; poupe-me se faz favor à descrição do que saiu na televisão, a começar pelo que disseram e gesticularam os convidados daquele painel de comentadores. Linda colecção de cromos arranjou Gil Rosa para "comentar" - à parte o sensato Carlos Jardim - num ambiente de tasquinha onde só faltaram os tremoços e os amendoins. 
E depois as reportagens na rua. 
Só visto! 

Gargalhada atrás de gargalhada! Nem Woody Allen! Nem Tati! Nem Antonioni a cavar semilhas nos poios da Ribeira da Janela! O povo do campo contratado para gritar 'PS', 'Emanuel' e 'Cafôfo'. O emplastro Bernardo (desculpe, sr. ex-secretário de Estado) cheio de trejeitos sem largar a câmara apontada ao novo líder. Emanuel a limpar o suor da testa com o polegar, estilo pedreiro, num discurso de trolha, cheio de chavões e nenhuma mensagem; a cara perfeitamente aparvalhada de Cafôfo para não se esquecer de descobrir a dentuça; os códigos gestuais dos jornalistas para os operadores (como se estivessem na cantina); os caciques a fazer de claque para puxar o aplauso, por tudo, por nada e por aliás; a chegada do Duarte Caldeira ao orador durante o discurso! Tudo num manto de fundo em que Emanuel dizia que PS há só um - já que a partir de agora conta com os "canalhas" e os "nojentos" do Carlos e seus apoiantes. 
E uma pessoa no sofá a pensar: será que o Emanuel pensará mesmo que ganhou as eleições? Será que ele consegue imaginar que percentagem conseguiria se concorresse sem o nome de Cafôfo?
Tudo isto e o resto que os Leitores poderão ver na gravação da grande noite, incluindo as explicações de Carlos Pereira para a derrota que ele começou a desenhar quando foi para Lisboa, e agora dizendo-se pronto para colaborar com o incompetente do Câmara e o oportunista vaidoso do Cafôfo. Ao mesmo tempo que no estúdio decorria um subprograma 'Perdoa-me' com Carlos Jardim, coitado, temendo que não ia ser convidado para o novo projecto súcia e Célia passando a mão no cabelo do pobre, para o reconfortar e dar a entender que talvez tivesse um lugar nos estados gerais do Vangelis.
Os esforços incessantes de Gil Rosa para harmonizar aquela gente deram resultado.
Entretanto, a Bagunça deitava foguetes na Praça Amarela, assustando e afugentando as gaivotas em terra.
Por uma parte, o desenlace da guerra súcia e suja é uma satisfação. Já sabíamos que o trabalho destas 'Desordens do Dia' do Fénix contariam com a colaboração da equipa de Paulo Cafôfo, vencedor fatal. Mas ouro sobre azul mesmo é contarmos com os cromos do Carlos Pereira metidos na Bagunçada Rumo a 2019, agora todos na mesma carruagem, enriquecendo a palhaçada.

No capítulo sério, começa hoje o teste a valer de Paulo Cafôfo, que é encabeçar um projecto para mandar o PSD atravessar o deserto durante uns bons anos. Sem dúvida que os laranjas com tacho em perigo engoliram em seco antes de uma noite de insónia.
Cafôfo - por sua vez testa-de-ferro do cardume empresarial regional e nacional feito com Costa - terá tempo suficiente para reunir quem lhe abra caminho para se apresentar em 2019.
Sim, há muita coisa para conversarmos a sério sobre estas matérias, que ninguém é burro. Mas fica para logo mais. Ainda tenho a barriga a doer de tanto rir nesta noite de eleições no saco de gatos pulguentos. 
Não me contenho com aquela de que um sujeito pode ser socialista sem ser militante do PS, como dizia Célia na mesa dos comentadores. Mas é claro. Alguma vez um socialista convicto se inscreveria naquele PS?!

42 comentários:

Anónimo disse...

Acho que ficamos com um grande líder à frente do PS e um candidato ainda mais promissor.
Estive também atento à cobertura da RTP e o que retive de tudo não é a imagem de um saco de gatos pulguentos, mas a imagem de um partido mais forte e unido em torno uma pessoa capaz de pôr fim a um capítulo da democracia que começou a ser escrito há mais de 40 anos

Anónimo disse...

O chefe do Quebra Costas já deve estar arrependido de ter apoiado o Cafofo nas autárquicas ao dar as orientações de voto ao séquito jardinista.
Ou será que quer isso mesmo, uma implosão deste PSD em 2019 para regressar?

Anónimo disse...

O povo so vai ter o que merece com o PS de Cafofo coligado com os verdinhos.
Quanto ao Emanuel barriga de aluguer, logo que Cafofo venca as regionais e posto a andar da lideranca do PS.

Anónimo disse...

Pois 4.47, o Renovadinhos ja diz hoje na ultima frase-“Nao vao conseguir”
O Jardinismo até foi ao gabinete xafofo lhe oferecer o livro do combate nojento que atirou os Madeirenses para uma divida ate os netos.
Mas “Nao Vao Conseguir,”porque o PSD com o Jardinismo por detras, está preparar congresso para tirar dali o Albuquerque e desancar sobre o candidato nascido de cesariana.

Anónimo disse...

Srº Calisto! Permita-me que eu discorde de si pelo menos uma vez na vida! Nem tudo foi trágico-cómico na noite eleitoral no saco de gatos do PS/M. Eu vejo este resultado pela positiva. Foi uma maneira do drº Carlos Pereira se livrar daquele saco de gatos, e assistir no sofá ao afiar de facas para este líder, porque o histórico desse partido, daí o cognome "saco de gatos" foi sempre assim. Basta o novo líder tomar posse que já estão a afiar as facas, para escolher o próximo líder! É o partido na mamadeira que já teve mais líderes. Assim por alto conto dez.
Depois vai ser lindo, ver o srº cafôfo na Quinta das Angústias, a fazer os "favorzinhos", como faz na CMF, aos sousas, aos farinhas e aos pestanas desta terreola africana! Carrega viloada tonta, que os poderosos precisam das vossas burrices, para enriquecer, e vocês sem medicamentos e cirurgias nos hospitais, e com os transportes mais caros do mundo! A viloada merece isto e muito mais!

Anónimo disse...

Mas como é que se pode dar por certa a vitória de Cafôfo!?... o homem e os seus seguidores ainda andam a aprender como se gere uma autarquia. Saberão eles o que é gerir uma Região como a nossa!? Têm experiência!?... terão quadros no PS!?... os poucos quadros que tinham parece que batem a porta com esta 'cafofice' de se tomar o poder 'agora ou nunca'!!! ... de superficial já basta a governação do PSD. Cuidado com os Populismos!... a Venezuela que o diga!

Anónimo disse...

Não antevejo nada de bom. Penso que nós cidadãos iremos sofrer durante anos (caso vençam 2019), para então perceber o " flop" que estes tipos representam. De qualquer maneira estes renovadinhos,a continuar assim, estão a abrir uma via rápida ao sucesso deles.
Victor Garcês

Anónimo disse...

Eu assisti ao direto da RTP Madeira e fiquei justamente com a mesma dor de barriga de rir à do Calisto. Foi uma autêntica pérola televisiva, que tenho pena não poder gravá-la em ficheiro mp4 para os meus netos um dia consultarem como se inicia a tomada de Poder nesta santa terrinha do seu avô. Mas a paródia é simultaneamente preocupante. Não foram minimamente traçados quaisquer rumo quanto à política governativa de futuro. É bem podem dizer que isso é matéria para tratar no congresso. Não! Não é só para se ter tratado no congresso! As pessoas têm o direito de saber quais as políticas e as medidas essenciais que estes candidatos a candidatos tencionam concretizar! Mas... Isso não interessa nada pois não?!

Anónimo disse...

Foi uma mediocridade e uma coisa surreal, no entanto, vou votar Cafofo só para mudar as moscas que já cá andam há demasiados anos. Imagino que o laranjal tenha tido uma noite de insónias!

Anónimo disse...


Operação: Cafofo 2019
1. Ir fazendo uns ajustes diretos para ir calando os empresários médios.
2. Não assustar os grandes empresários (uns 3 ou 4 nesta santa terrinha), cuidado com o PDM e tudo o que pode fazer travar a máquina de fazer dinheiro.
3. Dar uma aparência de honestidade com pessoas idôneas ao seu lado.
4. Gerir, falando pouco, do caso do monte.
5. Sorrir, sorrir, e sorrir ainda mais.
6. Afastar os únicos que podem, pela inteligência, colocar em causa a ascensão às angústias.
7. Aparecer, com cautela, ao lado do novo "grande líder" do Norte.
Problema, é o único em que minimamente se pode votar, o PSD não merece nada, incompetência e ganância, o resto é de brandar ao universo, estrelas e cometas porque brandar aos céus não chega.

Anónimo disse...

Vejam a lógica deste povo superior! Reconhecem que foi uma mediocridade e uma coisa surreal, mas vão votar na mediocridade! Este povo superior precisa de um estudo sociológico e antropológico! Eu tenho a impressão com a entrada de escravos africanos para trabalhar na cana do açúcar ficou disseminado no sangue desta gentinha muitos genes de escravatura!

Eu, O Santo disse...

Cafofo tem possibilidade de ganhar o GR, (não pelo seu sorriso nem pela sua competência nem por eventuais manigâncias), mas sim devido ao ódio ao PSD-M, à dualidade de critérios e aos tachistas-snobs laranjas que fazem tudo para humilhar a população.
O povo nem quer saber se Cafofo é melhor. Simplesmente quer a Mudança/Renovação que Albuquerque prometeu e não cumpriu (nem tenta cumprir)

Anónimo disse...

Anónimo, das 10h54, votando não vejo alternativa.
Não adote o modelo Trump, africa merece respeito.

Anónimo disse...

Em 2019 os eternos tachistas do Governo vão ter de procurar outra vida. Vai ser lindo.

Anónimo disse...

Torres altas caíram,outras seguem-se. Não temos tachos na função pública e em 2019 queremos experimentar outro presidente do governo, outras pessoas.mudou o disco mas a música é a mesma.nao respeitam hiarquias, não respeitam antiguidades.
Fora com estes PSD.

Anónimo disse...

com estes resultados já pode ser chamado de meio chefe

Anónimo disse...

Tachistas do governo?
Consulte as contas da Câmara do Funchal.
Veja qual foi o investimento dos últimos 4 anos...miserável.
Pelo contrário veja quanto foi gasto em gastos correntes: festas, viagens, almoços, serviços que não tiveram retorno...milhões. E tudo em amigos do Iglesias, cafofo e Gouveia: o Grupo DN foi um verdadeiro sorvedor, as empresas do reino LPM andaram a trabalhar para a campanha do Cafofo com dinheiros da CMF, os sanguessugas da ala iglesiana do PS até engordaram com tantos facilitismos, o Gouveia pôs a sogra, a irmã é agora prepara-se para por o cunhado a “trabalhar” na CMF, constituiu uma associação do caminho real cujo material publicitário foi pago pela CMF, usa o carro da câmara para as suas “voltinhas” pessoais, colocou a sua “amiga” como adjunta.
Caso para dizer: PS no seu melhor

Anónimo disse...

Uma perguntinha de algibeira: será que o Sr Cafofo quando estava ao lado do Câmara sempre a rir, feliz e contente, lembrava-se das 13 mortes que lhe pesam nos ombros?

Anónimo disse...

E na ALM os renovadinhos vingativos andam a preparar lugares para ficarem, mas o que fizeram na Assembleia, bullying aos trabalhadores, conspiraram dentro dos gabinetes contra trabalhadores, perseguiram e ainda o fazem, colocaram de lado pessoal qualificado, continuam alucinados na vingança, o vosso fim tem unicamente alguns meses, em breve morrem com o seu veneno! O vosso trabalho consiste emdenegrir pessoas honestas e que querem trabalhar!!

Anónimo disse...

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos do gangue "lebre do norte".

Anónimo disse...

Anónimo das 12.57
Ele continua a pensar que vai ganhar com maioria absoluta. Para ele são só menos 13 pessoas que não vão votar nele. Pode rir, feliz e contente que é "dinheiro em caixa".

Anónimo disse...

Permita-me que acrescente aos tremoços e aos amendoins o vinho vindo lá do norte da ilha.

Anónimo disse...

Os meandros da democracia. Essa é que é essa.Quer se goste ou não.Uns já lá estiveram 40 anos, pode ser que mude para outros ou então, para equilibrar, que tenha de vários partidos e obrigue a acordos e conversações. Tipo a geringonça, mas insular. O poder concentrado é mais perigoso.

Anónimo disse...

O Ramalho Eanes também criou um partido que se esfumou rapidinho.
Este Xafofo vai cair em desgraça.
Não justifica este Endeusamento.
O que é que ele fez?
Não tem experiência nenhuma. Apenas sorri e mente e ausenta-se de responsabilidades.
O povo vai julga-lo de tanta mentira e lata.

Anónimo disse...

Este PS e de tal uma incompetência q nem dá para meia missa nem quadros dignos se produziu ao longo dos anos será mais do mesmos só com um mentiroso compulsivo nas hostes

Anónimo disse...

Tem calma Hugo. Vai pedir ajuda à velhada do jardinismo.

Anónimo disse...

Caro Calisto,

de surpresa só os 43% do Carlos Pereira, pois sempre pensei que dificilmente ultrapassaria os 30%, tal a diferença de meios, por um lado o Cafofo que além das suas qualidades pessoais, com uma imagem e carisma muito mais forte, tinha uma enorme máquina ao seu lado e ainda o apoio do ps nacional.

Acredito que em 2019 a vitória não fugirá ao Cafofo, os ppd vacilaram e num claro erro estratégico entregaram o poder de bandeja ao Cafofo e a sua máquina.

A vontade de vingança de um lado e a arrogância de outro tolheu-os e jamais imaginaram que estavam a criar o seu próprio fim.

O povo e os tubarões perceberam que há vida para lá do ppd, que o mundo não acaba e que é possível continuar sem sobressaltos. Agora nem com um às, seja o Pedro Calado, o Manuel António ou o Prada se lá chegam, todos eles são a imagem do ppd do AJJ e do Albuquerque.

Serão precisos uns bons anos para o povo esquecer o passado recente e ainda contar com o mau desempenho da equipa do Cafofo na presidência, mas acima de tudo será necessário um bom banho de humildade e competência na geração ppd que agora surge e isso para mim será o mais difícil pois os exemplos que vemos no dia a dia são alarmantes.

Pode ser que pelo menos 8 anos na oposição ajude.

Cumprimentos

Verde Rubro

Anónimo disse...

Tenho conhecimento que tem havido contactos entre o staff do Cafofo e muitos descontentes do PSD para integrarem na lista do Cafofo e apoiar o Cafofo em 2019. O PSD que se cuide...

Anónimo disse...

Ó sr. Comentador das 12:54, e o que dizer da administração regional? Faça as contas e veja quantos adjuntos e quejandos entraram sem experiência e sem saber ser ou fazer. E ainda interrogam-se porque razão foram derrotados . Ó palermas porque um número significativo de técnicos e trabalhadores viram entrar em cadadupa, verdadeiros tontos que a ünica coisa que tinham feito era levantar a bandeirinha laranja. É o que aconteceu? Levaram com um par de patins. E tal como eu previra, o mais difícil, Cafôfo venceu o Pereirinha, a partir de agora, ê um passeio. Não tenho. Menor dúvida .
E já agora você não imagina olhe se gasta e gastou na governação da coisa pública, aliãs consta que a menina Rubina que agora vem à praça pública criticar tudo e todos, gastou muito em pseudo-markting( que sabemos que teve a ver com a campanha) gastou o que tinha e não tinha. Mas o Karms é lixado. No fundo, gastou o nosso dinheiro com contratos, associačoes. De nada lhes serviu, e Cafofo silenciosamente ganhava créditos. Siga Freitas

Anónimo disse...

Falou como um verdadeiro tachista do governo!
Já é só mérito nas chefias, sempre foi à 40 anos, nada a ver com as cafofadas.
Deve ser esse tal mérito que chegou a esta situação

Anónimo disse...

Muito bem anónimo das 22:12.

Anónimo disse...

ó anónimo das 12:54:
Acha que a CMF gasta muito em viagens?
Sou comercial de uma multinacional e pensava ser a pessoa da RAM que mais viajava até que comecei a ver frequentemente um outro passageiro no aeroporto.Trata-se do Presidente da GesBa.
Acreditem que as viagens do Albuquerque e do Cafôfo, juntas, não atigem a desse senhor, nem fazem sombra.
O homem passa a vida a viajar, há quem já o conheça por MR. Milhas.

Anónimo disse...

As vossas tristes cabeças...afinal o povo fala em todas as ruas do Funchal que na Assembleia Regional encontramos a percentagem de doentes mentais, alienados, bipolares por metro quadrado. Deixem os nomes de pessoas em paz descerebrados!!

Anónimo disse...

Chamar a tudo isto palhacada e ofender os palhacos isto e uma vergonha!!
Sera que vale tudo para correr com PSD do poder ??
Sera que com estes artistas vai acabar o clientelismo ?
Sera que vai acabar os tachos para familiares e amigos ?
A resposta e NAO !!

Anónimo disse...

No Porto Santo Emanuel Câmara/Paulo Cafôfo perderam!
Mas com aquele cabeça de lista (Filipe Menezes de Oliveira) só podia dar nisso!

Anónimo disse...

O JPP teve reunido com o cafofo ontem para definir o governo, pelo que sei eles estão a desenhar um governo sombra, vejam o ataque do JPP com cartazes por toda a ilha para espalhara a boa nova: esses verdes andam muito activos porquê?

Anónimo disse...

Melhor papa-milhas.

Anónimo disse...

2019 está aí e uma coligação com o PS de Emanuel Câmara e Cafofo pode-lhes render alguma pelouro num hipotético governo e consolidam-se como a 3 força política, encostando CDS-PP e CDU. O Bloco, com a actual gerência, tb deve ir coligado.

Anónimo disse...

Finalmente temos um intelectual à frente do PS/M! Já não era sem tempo termos uma pessoa com aquela elegância erudita, homem de grande craveira literária e cultural! Só tenho pena que Emanuel Câmara deixe de ter tempo para participar nos eventos culturais e nos encontros literários que se realizam um pouco por todo o lado! O PS/M não poderia escolher um melhor intelectual das letras e das artes!

Anónimo disse...

Foi eleita a canga socialista. Trabalha exclusivamente para a intriga, maledicência, difamação, não apenas em relação aos seus adversários políticos, como também entre os seus camaradas de partido. É assim que funciona o saco de gatos deste PS/M. A partir de agora, Cafôfo, passas a fazer parte deste excelente clube.

Anónimo disse...

20/01 10,54h
Pois, já andam a cerca de 40 anos a nos fazerem de Escravos, Servidores e Plebe de meia dúzia de Renovadinhos do PSD.
Parece que em 2019 vai acontecer a REVOLTA DOS ESCRAVOS.

Anónimo disse...

09,09h
Intelectual maior é o nosso pianista que durante este tempo tem andado a dar música desafinada e que agora escolheu outro partner, em 2019 vai ficar Calado.