Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de março de 2018

Porto Santo: falar a verdade ao Poder



Carta aberta 
ao Dr. Miguel Albuquerque



Caro Presidente, temos a certeza que a bem oleada máquina do PSD já lhe deve ter falado de nós, os "Profetas pela Verdade", um grupo de cidadãos do Porto Santo, vindos de vários quadrantes políticos, que decidiu que estar calado pouco ou nada resolve, que aqueles que estão politicamente mandatados para nos representar raramente o fazem. Pior ainda, quando não conseguem evitar os holofotes, ou falam sem ter noção do que dizem ou, pior ainda, o cérebro deles "crasha" em plena BTL, à vista de todos os telespectadores da RTP-Madeira. E não há Ctrl+Alt+Del que resolva falhas destas...

Na verdade, neste momento, para além de sós, os portosantenses deixaram de ter voz, não se conseguindo fazer ouvir em nenhum dos centros de decisão, nem regionais, muito menos nacionais.
Devem ser já do seu conhecimento muitas das críticas que temos feito ao estado actual do Porto Santo e que temos dado nomes aos culpados.

Mas esta carta não tem como intuito a crítica. Queremos, sim, constatar um facto:
Muitos de nós votaram em si, pois V. Ex.ª assumiu o compromisso de dar ao Porto Santo, à nossa querida Ilha, a devida atenção, não porque sejamos mais importantes do que qualquer outro Madeirense de outro concelho, mas porque sofremos de uma coisa chamada "dupla insularidade", que tem custos monetários e sociais altíssimos. As suas palavras deram-nos esperanças que esses custos seriam amenizados e que teríamos a oportunidade de, com o nosso trabalho, desfrutando das mesmas condições que os nossos vizinhos da Ilha ao lado, fazer do Porto Santo uma Ilha melhor para todos, os que cá vivemos e os que nos visitam. Os que, de nós, confiaram em si não só lhe confiaram o seu voto como ainda mobilizaram as suas famílias para que fizessem o mesmo. Pelo voto, tornou-se Presidente de todos os Madeirenses E é por ocupar esse cargo que nos sentimos no direito de lhe dizer, com o devido respeito, que estamos desapontados, tristes e, principalmente, vazios de esperança em qualquer palavra por si dita. E dizemos-lhe porquê: Todos sabemos que não é possível ser 100% eficiente contra catástrofes naturais, que não as podemos prever, muito menos impedir. Damos os parabéns ao Governo Regional pela preocupação e interesse em fazer um levantamento imediato dos estragos. Vimos, na página oficial do Facebook do Governo Regional a que V. Ex.ª preside, nos "posts" do último Domingo, às 08:47 e 20:06, um Governo empenhado, através dos seus membros, como V. Ex.ª, o Vice-Presidente Pedro Calado ou o Secretário Regional Amílcar Gonçalves. Mas o que dói, sendo "Profetas pela Verdade", é não ver uma única palavra em relação ao Porto Santo e aos estragos que se verificaram na nossa ilha, tanto a nível particular, como com muitos comerciantes, mas principalmente na nossa Praia, onde até abrigos foram destruídos e levados pela tempestade. Magoa quando nos dizem que seremos uma prioridade e, depois, nem se dignam a vir ao Porto Santo fazer o levantamento com as próprias mãos. Seria um transtorno assim tão grande V. Ex.ª e o seu Vice-Presidente virem ao Porto Santo e, com os próprios olhos, verem o que se está a passar e, simplesmente, ouvir as pessoas!? Pensamos que não, temos a certeza que não. Vejam o exemplo do nosso Presidente da República, que até é do seu partido.

Por isso lhe dizemos, com todas as letras: O seu Governo e V. Ex.ª, em particular, falharam com o Porto Santo. Não pomos em causa as suas intenções, que até acreditamos fossem boas, mas são estes, e outros, os exemplos que demonstram que não temos voz, que estamos sós e perdidos, com grande ironia, no ano em que deveríamos estar a celebrar os 600 anos da nossa descoberta.
Para que fique claro, repetimos: As suas acções em nada sustentam as suas palavras.

Mas a culpa não é só sua. Partilha-a com os incompetentes que escolheu para ocupar lugar de destaque na nossa política local. Começou por manter o maior dos culpados da falta de organização e planeamento, dos serviços regionalizados, o Jocelino Velosa, o político que mais fez o papel de mordomo aos "senhorios" da Madeira e que nunca pôs o Porto Santo em primeiro lugar. E falava V. Ex.ª em renovação… Para deputado que fizesse a ligação entre todos os quadrantes políticos locais e a Madeira, escolheu o Bernardo Caldeira. Nem vamos acrescentar mais nada, pois ele apenas vai ser conhecido pela responsabilidade que terá no provável fim do PSD Porto Santo. Para terminar, a turma do Idalino. Ao optar por essa pandilha, escolheu um bando de acéfalos que dizem "sim" a tudo e não tem pensamento próprio. Ainda tem dúvidas que o Idalino só venceu porque muitos ainda acreditavam que Miguel Albuquerque só não tinha feito mais pelo Porto Santo, não pela sua incompetência, mas sim porque a Câmara era do PS? Mal sabem os portosantenses quem ajudou o Menezes de Oliveira a chegar lá...

Com todo o respeito que nos merece, e perdoe a sinceridade, se o Porto Santo era uma prioridade para si e estamos neste estado, passe a responsabilidade a outra pessoa. O maior culpado de tudo é V. Ex.ª e nunca mais iremos confiar nas suas palavras.
Mas fica aqui um apelo a si e ao seu Vice-Presidente: não fiquem magoados com as nossas palavras e provem que estamos errados. Seremos os primeiros a admiti-lo. Ainda vão bem a tempo, venham fazer esse levantamento, venham falar com os comerciantes que tem água pela porta adentro sempre que chove, venham e falem com as famílias que ficaram com as suas casas degradadas e, principalmente, venham ver a Praia. Vamos pôr as diferenças de parte e defender o nosso maior bem, a nossa Praia. Essa história que a areia vem e vai já não explica os abrigos que desapareceram e os 10 metros de altura no declive das Dunas.
Estamos disponíveis para isso e muito mais e não acreditamos que nenhum partido não esteja disponível a fazer tudo para que a praia do Porto Santo seja salva.
Também não queremos acreditar que o facto de, em ambas as vezes que o Governo Regional organizou um voo “charter” para os estudantes madeirenses, não ter precavido a situação dos estudantes portosantenses tenha sido propositado. Quanto a isso, algumas questões: Por que razão o vôo “charter” não efectua escala no Porto Santo? Por que razão não houve qualquer tipo de articulação com a SevenAir, obrigando os estudantes portosantenses que recorram ao vôo “charter” a ter de pagar, à parte, a viagem Madeira - Porto Santo – Madeira? Novamente, pedimos: provem que estamos errados. Só temos, todos, a ganhar com a mudança de paradigma.

Profetas pela Verdade

26 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns só do PS a muitos anos daqueles, que sempre votou no seu partido e raramente olha a candidatos. Depois de ler isto, sinto que para além do PS, hoje passei a ser um ‘ Profeta pela Verdade’. Muito bem escrito

Anónimo disse...

Belo carta, acrescentava apenas o facto de acabar inadmissível, nem os próprios políticos locais tiveram a intelengencia de fazer uma conferência de imprensa e apresentar levantamento dos prejuízos e medidas urgentes a implementar. Por isso concelhos como Câmara de Lobos estão 50 anos à frente do Porto Santo. Não tem tudo, mas tem voz.

Anónimo disse...

Embrulha, eheheeh

Anónimo disse...

Sinceramente, esta carta aberta ao Presidente Miguel Albuquerque é um vazio de tudo o que faz falta ao Porto Santo.
Não fala nos preços que se praticam na avioneta que não serve ninguém. Não fala na nova escola prometida. Não fala no Lobo Marinho que não serve os Portosantenses. Não fala nos médicos que os Portosantenses precisam diariamente no Centro de Saúde.
Preocupa-se sim que alguns comerciantes tiveram inundações/prejuízos aquando do recente mau tempo.
Se calhar quer que o Governo Regional assuma os prejuízos desses estabelecimentos.
Seja proactivo senhor desta sua infeliz carta.

Anónimo disse...

Mais um trailler. Nada disto é novo e até já foi dito muitas vezes. Os visados estão imunes a estas coisas. Isto não vai lá com cartas de amor ao Albuquerque ou com floreados. Se têm de facto coisas graves para denunciar que o façam.

Anónimo disse...

São imunes são......

Anónimo disse...

Grandes verdades, tá doendo, tem calma que a missa ainda vai a meio. E mal sabes o que te espera.

Anónimo disse...

Anónimo das 16:22 vemos logo que és um dos visados nesta carta, se achas que o assunto da Praia e das viagens dos estudantes não tem interesse, então é sinal que fazes parte da pandilha que tem tudo de borla e não paga nada.

Anónimo disse...

Uma carta aberta tem Remetente Anónimo?
Não tem lógica.
No entanto, os argumentos são realistas . O Governo não ligou ao Porto Santo, Mais Uma Vez.
Mas contradizem por vezes outras teorias aqui expostas por estes profetas que os Madeirenses controlam tudo em Porto Santo.
Afinal em que ficamos.
Querem ou não a atenção dos Madeirenses?

Anónimo disse...

Sim senhor, Profetas pela verdade. É preciso dizer as verdades nuas e cruas.

Anónimo disse...

Ao votarem no Idalino sabiam que iria faltar a voz ativa. Bem feito profetas burros.

Anónimo disse...

Mas esta gente vai pedir ajuda a quem? Ao Idalino? Ele pensa que a ANAC ainda é INAC. Não estamos em 2014. Acham mesmo que é a pessoa certa para estar a par dos problemas actuais?

Anónimo disse...

Já não existe paciência para tanta incompetência. Continuo a achar que ele não vai conseguir dizer batata 3 vezes até o fim do mandato.

Anónimo disse...

Mas alguém no seu perfeito juizo acreditou que Idalino seria a voz ativa?
E acreditaram também no Albuquerque?
Mas são tolos ou quê?
Não viram que isso era conversa para comprar votos. Santa paciência!
O pior é que todos temos que levar com esta "maioria" mesmo sem ter votado neles. Se tivessem eleito os que eu queria, nada disto estava a a acontecer. E mais: teriamos já uma super agenda comemorativa dos 600 anos! Mas é o que temos, poisa maioria quis assim, ha que respeitar

Anónimo disse...

Os grandes turistas do Porto Santo são os madeirenses. São estes quem gasta dinheiro no Porto Santo. Porque os outros deixam dinheiro no campo de golfe e nos hoteis com tudo incluído. Dinheiro que é bom, nada. E deixam os profetas a ver navios.
São os madeirenses quem deixa dinheiro nas diferentes actividades económicas da ilha, e em IMI.
O resto é conversa mole para boi dormir.

Anónimo disse...

Nota se que não vives no Porto Santo cubano a viver à custa dos Portosantense.

Anónimo disse...

Quem é o cubano a viver à custa dos portosantenses ? Tem nome ?

Anónimo disse...

Pelo menos o Castro leu este texto!!!!! Disso temos a certeza.

Anónimo disse...

Maravilhosa ideia destes PSDs recambiados e chulos do sistema como vêem que ninguém liga as Paginas JPPS aos PXOs MPS PS falsos Então se intitulam Profetas da verdade ,Verdade foram os Golpes que deram no passado em benefícios pessoais as Empresas que faliram os depositantes enganados das suas economias nos Bancos que ajudaram a FALIR se fossem realmente honestos e verdadeiro davam cara em vez de se esconderem em nomes falsos. Respeitem os Verdadeiros Profetas que trabalham para pôr o Pão em casa com o seu suor

Anónimo disse...

O Sr. está a baralhar dois grupos. Os PSDs chulos do sistema são o "Porto Santo de verdade". Idalino e Companhia. Quanto a este grupo, o que eles são, de certeza, é incómodos para muita gente...

Anónimo disse...

Ó das 10.33, afinal quem é o cubano que vive à custa dos portosantenses ?

Anónimo disse...

De facto estou impressionado só mesmo no Porto Santo, dos Jocelinos, Elvios, Idalinos e Castro, é que um anónimo vem acusar alguém de se esconder atrás de um nome. O anónimo das 19:10 tem razão, estão a incomodar muita gente. Pior é que parece que têm muita informação. Então anónimo diga o seu nome, pode ser que o JPPS ou o Alertas, tenham alguma coisa a dizer sobre si, quem sabe????

Anónimo disse...

Um anónimo a acusar outros de se esconderem atrás do aanonimato!Que cena! É para rir ou chorar?

Anónimo disse...

Na minha opinião o facto de serem anónimos não lhes tira o mérito! Desde que as denúncias sejam feitas com base na realidade e não no "diz que disse"! A ver vamos no que isto vai dar...
Se não for o povo a lutar morremos cána ilha à espera dos politicos. :'(

Anónimo disse...

Pela carta aberta nota se que conhece o sistema introduzido nesta ilha e ainda apresenta algumas soluções que sendo úteis ainda limpariam a cara de uns tontos que só se preocupam com o próprio umbigo. Pelo voto do povo pouco preocupado ou desconhecendo o seu real valor quando vota mas exigente quando não lhes correspondem percebe se o caminho erróneo percorrido durante muitos anos. Meu sentimento nesta altura é que Porto Santo precisa de gente livre, verdadeira e sem cultos, para poder prosseguir. Dos partidos, grupos interesseiros, vendidos e cedidos, já basta! Pessoas verdadeiras, desinteressadas e sem rabos de palha são necessários urgentemente a bem de um povo abandonado, usurpado e usado em jogadas políticas que promovem os acéfalos e denigrem quem luta. O povo e e está ilha merecem e teem melhor. Apareçam e combatam a escória interesseira.

Profeta Afiado disse...

Este
Grupo liderado pelo Rsilva ainda vão liderar,As lides políticas de Porto Santo!

Ca em casa somos 7 e gostávamos de ver Jocelindo “mono político” na rua e o Idalino a fazer excursões novamente.

Precisamos de garra política para fazer frente a Madeira