Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de junho de 2018


Parlamento Aberto na Camacha
“Pelo desenvolvimento ao serviço das populações”

O Grupo parlamentar do PCP esteve, hoje na freguesia da Camacha, no âmbito das iniciativas de "parlamento aberto" que tem vindo a realizar em várias localidades da Região, para melhor se inteirar da realidade socioeconómica desta freguesia, e poder, em conjunto com entidades locais identificar os vários problemas daquela freguesia e envidar soluções de futuro, que poderão passar por propostas no âmbito parlamentar regional. 

A Camacha vem acusando uma população cada vez mais envelhecida pelo que importa encontrar respostas a curto prazo para esta população nomeadamente através da criação de lares nas suas proximidades e redes de voluntariado dirigidas especialmente a estas pessoas. Em contrapartida os jovens cada vez em menor número não encontram resposta às necessidades de emprego, pela falta de serviços e atividades económicas capazes de empregabilidade e de cativação de jovens na freguesia. No âmbito da criação de serviços e apostas económicas esta é uma freguesia com grande potencialidade no turismo, nomeadamente no ecoturismo, e neste contexto importa preservar e classificar o sítio dos Salgados como paisagem protegida. Esta, é uma freguesia com grande riqueza cultural, patrimonial e etnográfica, dispondo mesmo de instrumentos e equipamentos culturais que poderiam ainda ser melhor dinamizados e maximizados na sua capacidade. Esta freguesia poderia mesmo ser uma das maiores, senão a maior referência cultural da Região, e uma forte alternativa cultural ao Funchal, durante todo o ano, no que respeita a eventos culturais.
O PCP defende mesmo a criação de um Plano Municipal para a Cultura, e de um Conselho Municipal da cultura, onde todos os movimentos associativos de criação artística e cultural tenham assento, e onde estejam melhor definidos os critérios de atribuição dos apoios.
No âmbito dos transportes públicos e colectivos, são várias as queixas dos populares desta freguesia no que respeita ao número de carreiras, insuficientes para a população e a horários que não dão a melhor resposta aos residentes desta localidade.
Por outro lado, faltam equipamentos públicos e sociais de proximidade nesta freguesia, nomeadamente uma esquadra de polícia que lhe foi retirada, posto de correios e instituições bancárias públicas.
Os bairros sociais carecem de diversas intervenções, nomeadamente nos seus equipamentos quer no exterior quer no interior, sobretudo o bairro da Nogueira sob tutela do IHM, cuja a reactivação da escola, encerrada há alguns anos, já foi inclusivamente prometida pela tutela regional.
A acrescer ao exposto, há ainda nesta freguesia sítios onde, o saneamento básico não corresponde aos requerimentos elementares habitacionais e ambientais das sociedades dos nossos dias.
As populações da freguesia da Camacha podem sempre contar com o PCP na luta por melhores condições para as pessoas!


Pl’o Gabinete de Imprensa da CDU

Funchal, 08 de junho de 2018

2 comentários:

Anónimo disse...

Este veterano de azul já tem um largo curriculum
Nas escolas que passou não deixou grande memória nem a professores nem colegas

Anónimo disse...

o veterano deve sonhar com o eldorado da Venezuela ai sim cumpriu-se Abril