Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de outubro de 2017




COMEÇA HOJE A CAMPANHA DE 2019


I

A horda que assaltou o PSD/Madeira, agora nas eleições autárquicas engoliu o pão que amassou há quatro anos. Traição então organizada para que um apoio à oposição melhor colocada para o efeito, derrotasse os autonomistas sociais-democratas e estes porventura entregassem o poder.
Há quatro anos, essa clique exigiu a minha demissão da liderança do Partido, por só termos vencido em quatro Câmaras Municipais.
Agora, só com três Câmaras, espero que sejam coerentes.

II
E ao felicitar todos os eleitos, bem como todos os que trabalharam civicamente para o sufrágio, é com regozijo que vejo reeleitas pessoas que então a minha Direcção partidária escolheu e lançou: os Presidentes de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Calheta e Porto Santo (ex-Presidente da Junta de Freguesia).
Qual o “renovadinho” eleito?...
E os responsáveis por candidaturas particularmente inadmissíveis, como Santa Cruz e Ponta do Sol, bem como pela primeira vez na sua História o PSD não concorrer a uma Câmara Municipal, em São Vicente, optando por apoiar quem há quatro anos, então como agora também suportado por outros Partidos, fez parte da trama?

III

Se a situação no PSD/Madeira continuar assim, o Povo Madeirense arrisca-se a ficar nas mãos de um governo comuno-socialista a partir de 2019.
Hoje, 2 de Outubro de 2017, começou essa campanha eleitoral.

IV

É preciso JÁ:
- restaurar a Unidade do PSD/Madeira;
- mudar as políticas erradas em curso;
- retomar a luta pelos Direitos madeirenses a uma verdadeira Autonomia Política, nestes dois anos apagada pelos interesses internos e externos que agora controlam o arquipélago.
Unidade significa eliminar o passado recente e, para o efeito, não são necessários saneamentos ou marginalizações, nem recuar a qualquer anterior candidatura à liderança. Basta afastar nem sequer uma dezena de criaturas.

V
O que até agora aconteceu no PSD/Madeira é mau demais para ser só incompetência, irresponsabilidade e leviandade política.
O Partido foi assaltado por uma estratégia exterior para nos fazer perder maiorias absolutas e nos reduzir a um partido igual aos outros.
Numa maioria absoluta, o poder está nos políticos eleitos e fiscalizados pelo Povo.
Sem maiorias, o poder fica nas mãos do capital financeiro.
Quem assistiu na noite de ontem aos comentários na delegação local da televisão do Estado colonial, viu o engenheiro químico que integra conhecido lóbi preponderante e responsável na situação actual no PSD, tentar segurar o líder por mais algum tempo. A propósito, quem era aquela analfabeta política que pintava o passado autonómico da Madeira com côres negríssimas? Passado que, na Educação e no Desenvolvimento, se calhar permite que, hoje, a asneirenta não ande andrajosa a esmolar pelas esquinas.

VI

A nível nacional também descalabro dos igualmente ocupantes do Partido, aliás mutuamente cúmplices dos ocupantes de cá.
Lá, como cá, a estratégia de inscrever estranhos, incluso votantes do PS e das organizações comunistas, para lhes garantir os poleiros partidários.
Trata-se de uma situação que pode impedir a Regeneração de que o Partido Social Democrata carece a nível nacional e a nível regional. Alguns não vão querer livrar-nos da sua incompetência.
Então a solução, insusceptível de protelar muito, pode ser a formação de uma nova organização política ao Centro, quer nacional, quer regional, apontada à efectiva descentralização política, ao Desenvolvimento e ao Emprego.

VII

Uma última palavra, à Dra. Rubina Leal.
Todos sabem que não afinamos pelo mesmo diapasão, depois do que entre nós se passou no final do meu último mandato.
Mas reconheço o trabalho e o entusiasmo com que se empenhou nesta campanha, apesar de condenada à partida e apesar de, tal como muitos outros candidatos do Partido, deixada ao abandono e ao improviso.
Esclareço que a única vez que não votei no PSD a que ainda me orgulho de pertencer, foi nas últimas eleições legislativas nacionais - um traço em cima de tudo aquilo. Mas por muito que considere o adversário Dr. Cafôfo, não voto em coligações integradas também por organizações comunistas (“bloquinho” e JPP), nem voto contra um filho a quem agradeço a lição que me deu de lealdade partidária.

VIII

Porém, o que mais me preocupa é o que vai em certas cabeças por aí.
Depois do genocído social provocado por Passos Coelho, a “geringonça” de facto pôs mais moeda em circulação, como sempre escrevi - lembram-se?...
Porém, a maior existência de moeda em circulação não vem sendo para Desenvolver, investindo mais, criando Emprego e procedendo a reformas estruturais, mas antes para dar benesses, gorjetas, uns trocos para mais umas cervejinhas, passeatas, comezainas, etc.
Ora, sem Desenvolvimento, daqui a vinte anos estaremos de novo tão atrasados em relação aos países mais avançados, como estávamos há quarenta anos, para além de falidos outra vez.
Grande parte dos nossos Quadros e da nossa Juventude, sem mais Emprego, emigrará.
O que se viu nesta campanha eleitoral, sem excepção, foi de bradar aos céus!
O que se passa com aquela parte da população que só quer saber de quem lhe dá gorjetas, que vota em quem deixou tudo na mesma, ou mesmo em quem, além da sua inutilidade, já revelou falta de carácter?!...
Que vota em quem só promete distribuir dinheiro - que não existe!...
Esta “democracia” é resultado da “educação” e da “informação” que vem tornando Portugal numa mediocridade.

Funchal, 2 de Outubro 2017

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim

33 comentários:

Anónimo disse...

Estão à espera de quê, para mandar o Albuquerque e seus capangas darem uma volta?!
Verdadeiros sociais democratas, revelem-se JÁ! O momento é agora! Exijam a demissão de Albuquerque! A Renovação foi uma fraude! Se querem algo de bom para 2019, o momento é agora! Não esperem mais 2 anos!

Anónimo disse...

Não perdoa a quem o pôs fora. Mas tem inteira razão na análise.

Anónimo disse...

Jardim já desesperava por este dia desde 2015.
Fomentou a divisão interna, deu,embora camufladamente a sua bênção a candidaturas independentes de ex-autarcas e barões laranjas e diz-se que instruiu alguns apoiantes a votar na oposição, casos do Funchal.
Alguém que explique ao homem que já não ganha eleições

Anónimo disse...

Anónimo das 16:51 - falou um renovadinho a sair da toca...

Anónimo disse...

ao anónimo das 16:57

Os "renovadinhos" são conhecidos desde 2012, agora a facção anti-albuquerque é que sempre se movimentou na sombra, por não terem t..... para enfrentar o actual líder.
Já agora, também foi ao jantar de borla de Rubina Leal de bandeira na mão e no domingo votou no Cafôfo?

Anónimo disse...

Para quem ainda não encontrou as razões deste descalabro, aqui estão. Assumam!

Anónimo disse...

“ A propósito, quem era aquela analfabeta política que pintava o passado autonómico da Madeira com côres negríssimas? Passado que, na Educação e no Desenvolvimento, se calhar permite que, hoje, a asneirenta não ande andrajosa a esmolar pelas esquinas.“

Lololol! AJJ sendo AJJ
Realmente tb me perguntei quem era aquela pequena, aliás, que ma escolha de painel. RTP Madeira mais uma vez a fazer um péssimo trabalho de serviço público! Horrível!

Nelio Pontes disse...

Traição diz ele. Mas quem foi o maior traidor do PSD nestas eleições, senão o velho psd? Ganhem o partido por dentro. São tão social democratas estes velhos do psd como eu sou comuna.

Anónimo disse...

AJJ ainda não percebeu que o voto de protesto que se instalou, contra o PSD, é um voto de protesto contra um PSD que ele próprio foi destruindo ao longo dos tempos. Não se trata destes dois anos de Miguel Albuquerque à frente do partido. Trata-se de um desgaste enormíssimo de 30 anos de autoritarismo. MA ficou com os cacos todos por unir. AJJ é um homem com algumas virtudes mas com um defeito muito difícil de conviver: vingativo até não poder mais.
Um homem assim, não é um homem em paz consigo mesmo.

Antes que me chamem de renovadinho, digo-vos que sou arrumadinho (de ideias). Sem amores frenéticos por partidos mas com faro para a falsa moralidade.

Anónimo disse...

o Sr. Nélio pode ler outra vez, não tem mal nenhum. Importante é perceber.

Anónimo disse...

desde que alberto joao saiu o partido esta todo partido . os verdadeiros que apareçam e concorram a liderança

Anónimo disse...

AJJ ainda não percebeu que o seu reinado acabou e que na realidade a pior coisa que aconteceu ao PSD-Madeira foram os últimos anos da sua vida política ativa. E não, não sou um renovadinho. Nem sequer voto PSD. Mas basta ter olhos na cara para perceber que esta lógica de "sem mim, o caos" é destrutiva, egocêntrica e anti-democrática. E faz com que AJJ devesse estar bem calado.

Anónimo disse...

17:12 - ah então o jantar foi mesmo à borla..! De onde saiu o dinheiro?! O Cafofo não fez jantares..
E eu graças a Deus tenho demasiada dignidade para não andar a fazer figuras tristes com bandeira na mão a distribuir lenços, panfletos, T-shirts, canetas ou afins. Olhe votei no Cafofo de graça. Ele não teve de me oferecer nada. Incrível não é? Eu não me vendo, não sou do PSD!
Mas concordo bem com o que diz, os que aí estão não têm t... para confrontar o líder.

Anónimo disse...

Mas Albuquerque e um renovado??

Anónimo disse...

Vão pedir ainda para voltar este grande homem,porque o actual presidente não vale nada e o povo já não vota em partidos vota sim em pessoas, vão desaparecer com o psd, não me identifico com estes governantes, VOLTE DºALBERTO JOAO,

Anónimo disse...

Este MA nem dá conta de gerir a sua própria casa quanto mais um governo? Obedece aos que o cercam com intenções de ganância pessoal e jamais de sentido público. Vejam o estado da administração pública regional. Eles próprios apitaram o apito que se ouviu ontem.

Anónimo disse...

Já a " mudar a casaca"? Olha que estão todos identificados!

Anónimo disse...

Deves andar a delirar. Quem fomentou em São vicente a candidatura do Garçes ha 4 anos em São Vicente?
Alguem que te explique que o AJJ nunca teve uma derrota destas.
Miguel semeou ha 4 anos, e está a fazer a colheita agora!

Anónimo disse...

Já cá demorava a atribuição das culpas a AJJ.Não acredito nisto! E o MA que conjuntamente com o Betinhos, Jaime e Filipe Ramos provaram o desmembramento do PSD? Esses deverão ser os primeiros a ser expulsos. O Betinhos que volte ao sua loja e aos seus mais recentes negócios.

Anónimo disse...

A máquina renovada a funcionar.

Anónimo disse...

Remodelação do governo. Urgente e a começar pela educação e agricultura.

Anónimo disse...

Anónimo das 22:01 E o do Turismo!!!??? E o da Saúde!!!!!!!!??????

Anónimo disse...

Dados a reter deste manifesto:

- Jardim não perdoa a quem lhe fez frente em 2012 e conquistou o partido em 2014, em condições próprias de uma democracia partidária.

- As vitórias eleitorais do PSD e Ricardo Nascimento são, acima de tudo suas. A minha direção escolheu e lançou...também em 2013 escolheu os candidatos em Santa Cruz, Machico, Porto Moniz e São Vicente e foram humilhados.

- Acena com o papão comuno-socialista de novo. Não nomeou a maçonaria, trilateral e Bush porque deve ter-se esquecido

- luta pela verdadeira Autonomia Política...esqueceu-se desse combate quando em 2012 foi assinar o PAEF de calças na mão.

- "não são necessários saneamentos ou marginalizações", espera como as que fez em 2013, visando apoiantes de Albuquerque, não conseguido afastar o próprio Albuquerque? E contradiz-se, afirmando "Basta afastar nem sequer uma dezena de criaturas." Em que que ficamos?

- só sabe governar com maiorias absolutas. Segundo críticos e mais recentemente Miguel de Sousa insinuou no DN com o "regime corrupto", os mortos votaram durante 40 anos para garantir essas maiorias

- mais uma menção aos lóbis(sic) e os analfabetos políticos, aqueles que estão contra a pesada herança jardinista.

- Regeneração no PSD-M? Aquilo que foi terminantemente contra em 2012? Aposto que andou a matutar num verbo pois não queria aplicar o odioso renovação.

- A história da Rubina Leal, mais conhecida pelos cognomes "Mata Hari" ou "Miss Baton Laranja" da suas autoria, é de fazer chorar as pedras da calçada. Parece que existe uma verdade escondida, com instruções aos seus seguidores para colocarem a cruz noutro lado.

- o desenvolvimento segundo sua excelência passa por mais betão. Os outros que paguem a factura

-


Anónimo disse...

Concluindo, todos eles.

Anónimo disse...

Se o PSD não governar isto como deve ser, vai ser escorraçado em 2019 pela porta pequena.

Anónimo disse...

23:26 é óbvio que não será agora (em menos de 2 anos) que o povo vai mudar de ideias. Não seja ingénuo. Isto foi o fim do PSD, já há muito anunciado. Só não vê, quem está em negação. E não há governação que mude seja lá o que for.

Anónimo disse...

Se as eleições fossem daqui a um mês o PPD/PSD levaria uma abada.

Anónimo disse...

00:41 Daqui a um mês ou daqui a 2 anos, o PSD vai levar uma abada. PSD não será governo em 2019, escreva o que eu lhe digo. Só não vê quem não quer.

Anónimo disse...

O PSD será sempre a descer. A agonia vai começar e vai ser dolorosa, cada vez mais para o fundo. Jorge Sampaio uma vez destitui Santana Lopes, espero que Marcelo Rebelo de Sousa destitua este governo que apenas gere interesses particulares em vez de olhar para o bem comum.

Anónimo disse...

Comentador das 21.59, a mim parece-me evidente que AJJ teve um papel de primeira linha no "desmembramento" do PSD Madeira. Quem durante mais de 30 anos governou como monarca absoluto tem muito pouca legitimidade para fazer análise a uma democracia na sua infância. Podemos todos fingir que a doutrina do Pai tirano é que era boa e os filhos é que desarrumaram a casa, mas só cai quem quer.

Anónimo disse...

Sim, caro(a). Esses filhos "dessarumaram" até não poder mais. O caricato é que os que quiseram arrumar com metodologias próprias e não pediram apoio a quem sabia ( arrumar), intitulando-se como os melhores arrumadores, soberanos no saber. Resultado: casa desarrumada ao extremo e com prognóstico de arrumação bastante reservado. Estou confiante que alguém consiguirá unir as "peças dessarrumadas" e UE finalmente consiga ter a casa organizada e arrumada, mandando definitivamente para o lixo objetos inutéis que não fazem falta nenhuma à casa.

Anónimo disse...

Este foi um dos principais obreiros na derrota do PSD, patrocinando o Castro, o Nascimento e outros que tais.
Agora vem todo ressabiado por quem lhe ganhou eleições internas, às quais, cobardemente não concorreu, aliás como sempre foi seu timbre.
Só entrava quando tinha garantida a vitória.

Anónimo disse...

E fê-lo muito bem! Pior, muito pior esteve o MA quando traiu o partido ao apoiar movimentos ( geringonças) políticas, cujos elementos são do mais baixo que é. Colocou acima de tudo os ideais partidários e principalmente de príncipios partidários, características que o MA não tem.