Powered By Blogger

domingo, 4 de março de 2018


Madeira é pioneira no desenvolvimento 
de sistema de prevenção de catástrofes



A secção de Engenharia dos TSD/Madeira congratulou-se hoje com o trabalho desenvolvido pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), no desenvolvimento e implementação do Sistema de Alerta de Aluviões da Região Autónoma da Madeira.

“Este grande trabalho de investimento do LREC, faz com que a Madeira seja pioneira ao nível europeu no desenvolvimento destes sistemas de prevenção de catástrofes”, notou o responsável pela secção de Engenharia dos TSD/M, Jorge Afonso, no final de uma visita às 32 câmeras de vigilância que compõem o Sistema de Alerta de Aluviões.

Destacando o envolvimento de várias áreas de engenharia no projecto – civil, informática, telecomunicações ou ambiente –, Jorge Afonso sublinhou o trabalho de “cooperação e desenvolvimento científico” feito pelo LREC, em prol da segurança das populações e do território.

Das cinco vertentes que compõem o Sistema – sedimentação, meteorologia, geologia, ordenamento do território e hidráulica –, os TSD/M debruçaram-se ontem na questão meteorológica, dadas as condições adversas vividas nos últimos dias

“[O sistema] consegue trabalhar com médias móveis ao nível da precipitação, obtendo uma malha mais fina na aquisição de valores que traduzem a situação em tempo real”, explicou Jorge Afonso, dizendo que os dados recolhidos e depois tratados, são posteriormente disponibilizados para a Protecção Civil e para o próprio IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).
Texto e foto: PSD

12 comentários:

Anónimo disse...

Agradeçam ao José Sócrates pela Lei de Meios, sem o dinheiro não tinham nada! Onde anda os 340 milhões que o Governo PSD Madeira iria meter?

Eu, O Santo disse...

Médias móveis? Onde ouviram isso?

Anónimo disse...

1 - ESTA FOTO FOI CAPTADA POR UMA CÂMARA COLOCADA A 1 NÍVEL SUPERIOR AOS ENGENHEIROS TSD/M QUE APARECEM NA FOTO.
2- PARTAMOS DO PRINCÍPIO QUE NÃO FOI UTILIZADO UM DRONE OU GRUA OU SUPORTE EXTENSÍVEL PARA "SELFIE"

ENTÃO A IMAGEM É A DE UMA CÂMARA DE VIDEOVIGILÂNCIA DAS MUITAS INATALADAS NO LEITO DAS RIBEIRAS COM VISTA A MONITORIZAR À DISTANCIA O CAUDAL DAS MESMAS.

SUCEDE QUE ESTA CÃMARA ESTÁ INSTALADA (NÃO ESTÁ POR EXEMPLO NUM LOCAL DUM AÇUDE A MONTANTE) NO CENTRO URBANO FOCADA DE MODO A TAMBÉM CAPTAR IMAGENS QUE ATENTAM CONTRA A PRIVACIDADE DE PESSOAS - PROIBIDO POR LEI DE PROTECÇÃO DE DADOS - BASTA OBSERVAR QUE FOI CAPTADA A IMAGEM DUMA HABITAÇÃO À DIREITA NA IMAGEM

ENGENHEIRO


Anónimo disse...

Santo/Miguel Silva

Média móvel consiste em calcular a média aritmética das x observações mais recentes.

Anónimo disse...

E ainda queria o Santo ser diretor de serviços de hidráulica.

Anónimo disse...

Ó senhor ENGENHEIRO, não é só a habitação da direita. Então e as casas acinma no lado direito da imagem. E os apartamentos à esquerda. hahahahahahaha. Apreciei também o seu olho clínico no que respeita o ângulo da fotografia. Se calhar o fotografo tinha 1,90 m e esticou o braço. Tantas possibilidades, não é?
O essencial que é a Região ter um sistema de prevenção de catástrofes passou-lhe ao lado. Que conveniente.

Anónimo disse...

Eu sou Miguel Silva. Se o lrec estima ou não precipitações com médias móveis, se sao tratados os dados antes de ir para a proteção civil, eu é que estou em condições de o saber.
Vocês mostraram que para além de maldosos são ingénuos e nada espertos.
Quanto a ser um sistema pioneiro, sugiro que procurem pelo sistema de alerta escandinavo.

Eu até diria se o sistema funciona ou não, se a SREI me deixasse publicar um artigo científico.

Quanto ao cargo de diretor, só digo que não sou brochista, nem lambe cus, nem corrupto nem conivente com todo o tipo de sacanices que os vossos amos fazem a quem não é da cor.
Também sei fazer a média de três números inteiros menores que dez.

Felizmente, vocês estão quase na oposição, e aí falaremos...

E já agora porque é que não publicam vossos nomes para o vosso amo ficar orgulhoso?

Anónimo disse...

Anónimo 5 de março de 2018 às 16:43
1- INADMISSIVEL tanto espavento acerca "desenvolvimento e implementação do Sistema de Alerta de Aluviões da Região Autónoma da Madeira." na qualidade de TSD/M. O SISTEMA FOI POR ACASO CUSTEADO PELO PSD/M?!
2- "E os apartamentos à esquerda. hahahahahahaha"
Pois bem...se nos apartamentos à esquerda estivesse uma garota em "topless" você não a conseguia observar ...do mesmo modo que consegue observar um avião voando a 10000m mas não consegue observar os passageiros...garantidamente do LREC pode observar pormenorizadamente uma garota em "topless" na casa à direita VIOLANDO A PRIVACIDADE. Você pode instalar um sistema de TELEVIDEOVIGILÂNCIA em sua casa(propriedade) desde que NÃO CAPTE IMAGENS DE VIZINHOS!...as câmaras de captação de imagens de infrações ao "código de estrada" NÃO podem identificar os ocupantes APENAS E APENAS SÓ O VEÍCULO!!CONCLUSÃO: PARA SE MONITORIZAR A MAIOR EXTENSÃO POSSIVEL DO LEITO DUMA RIBEIRA A SOLUÇÃO OBRIGA A QUE AS CAMARAS SEJAM INSTALADAS NAS MURALHAS...OBVIAMENTE EM MAIOR NÚMERO E CUSTOS ACRESCIDOS mas salvaguardando o direito sagrado à privacidade de cada um.
3- termino afirmando que se a casa à direita fosse minha ... agiria em conformidade

ENGENHEIRO MESTRE - IST

Anónimo disse...

O Miguel Silva queria ser chefe. Como não o puseram no poleiro é só dizer mal, e meter baixas prolongadas.

Anónimo disse...

Miguel Silva promete para depois de 2019.
Chegará a chefe ?
Mas como também já se pegou com os cafofianos do Prof. Mentiras que não o quiseram também para chefe na câmara, parece difícil.
Isto não é defeito, é feitio. O Santo/Miguel Silva pega-se com os da situação, e também com os da oposição.

Anónimo disse...

Caro Engenheiro Miguel Silva, os TSD Madeira Secção de Engenharia são uma organização politica de cariz social democrático, cujo finalidade é a partilha de informação e o debate técnico sobres varias questões multidisciplinares associadas à engenharia, trata-se de um grupo de profissionais que com empenho reúnem-se e debatem vários temas subordinados a todos os ramos da engenharia, inclusive o ambiente. Como se trata de uma organização social democrata, prezamos a democracia e o debate de ideias técnicas, muito de nós, e assim como o caro engenheiro, também somos licenciados e mestres pelo IST, contudo o objectivo das nossas tertúlias e acções politicas, não consistem na auto afirmação e imposição dos nossos Egos Tecnicos, não é essa a nossa missão, contudo, e porque não temos nada contra ninguém que queira demonstrar o seu conhecimento ou trabalho ao público, se o colega se identificar com o PSD, e se estiver inscrito no mesmo partido,com as cotas pagas, teremos o maior prazer em avaliar a sua admissão. Fizemos o nosso trabalho de casa antes desta intervenção, o objectivo da mesma relacionou-se com a sensibilização deste tipo de projectos no contexto climatérico atual, as nossas acções pretendem ser sempre construtivas e debatidas entre todos, e a nossa mensagem será sempre positiva, agradecemos desde já a sua intervenção via este este espaço, teremos o maior prazer em avaliar e estudar as suas ideias. Os Nossos Cumprimentos. TSD Madeira - Seccção de Engenharia.

Anónimo disse...

O Santo também queria ser chfe na Câmara ? E os cafofianos recusaram-no ?
Mas ele diz que não lambe, daí que assim nunca chega a chefe.
E se pedir transferência para o continente, será que os geringonços lhe arranjam poleiro de chefe ? Náaaaaaaaa. Aí ainda tinha que lamber mais.
É a vida Santo. Nem todos podem ser chefes, mesmo que queiram.