Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Bagunça Rumo a 2019






67




O SARGENTO BARALHOU



No antigamente, os governadores civis, geralmente forasteiros, quando queriam ir a ares à terra, passavam aos jornais a 'notícia' de que sua excelência enfrentaria mais uma alta missão de se deslocar à capital do Reino para tratar de assuntos instantes da Madeira. Nutrida multidão de lacaios traidores bem instalados ocupava o cais em respeitosa despedida ao sua excelência de S. Lourenço, que depois era acompanhado na lancha de ligação ao vapor pelos mais importantes sabujos da ilhota.

Com umas locais de primeira página informando que nos Ministérios de Lisboa prosseguiam as diligências de sua ex.ª o governador do Distrito, quando o carreirista, por acaso, se divertia na desfolhada da província ou nos fados do Bairro Alto, uns 2 ou 3 meses depois saía fumo branco do Palácio: sua excelência desembarca no Funchal dia tal e traz a resolução para desbloquear os ponderosos problemas pendentes da Madeira. O cais enchia, o banquete de boas-vindas iluminava o Palácio e, a partir do dia seguinte, não se falava mais do assunto, questões urgentes da Madeira incluídas.
Os costumes evoluem e, depois de longos anos com o itinerário Bruxelas na ordem do dia, passou-se à divulgação do nome da Madeira lá fora, pelo presidente do governo regional, em coutadas viradas para a caça  grossa, às viagens de coesão com a diáspora, às digressões também no estrangeiro para convencer empresários de renome a investir na Região. Peço que mostrem um só resultado dessas tournées que nos custaram balúrdios, em viagens, hotéis de 5 estrelas, banquetes para os de lá comerem e a gente pagar, dolorosa para os parques africanos de caça.
Claro que, com o terreno a fugir de baixo dos pés e perigosas eleições à vista, o serviço de excursões 'Angústias Tours' abrandou. E se há viagem a Londres à vista, não é mais do que uma táctica de marcação cerrada movida por Albuquerque ao destravado Cafôfo.
É que Cafôfo não pára. Pretendente a governador do Distrito - e para esse 'cargo' de mestre de cerimónias está bem talhado -, conforme promessa do Primeiro Costa, o homem não pára de inventar viagens. Ele também vai a Londres, em mais uma viagem organizada por um jornal cá da Tabanca - que esta democracia-autonomia dá para tudo -, e pelas notícias de hoje parece que anda uma euforia na capital de Sua Majestade a roçar o delírio, com os 800 lugares da lotação para o arraial já vendidos, quase tanto como quando lá vai actuar o 'Bexiga'. O nosso Cremalheira das Lombas diz que vai tratar em Londres de assuntos importantes para a Região, como garantir aos laboriosos conterrâneos lá residentes umas quantas viagens turísticas ao Funchal, a coincidir com o dia eleitoral das regionais 2019, aliás à semelhança das autárquicas que se têm feito no Porto Moniz. E vai tratar até de assuntos internacionais, como a corrente migratória que continua a encher aviões da Venezuela para Inglaterra, embora não nos pareça que lhe dêem oportunidade de dar um murro na mesa de Theresa May ou do também troca-tintas do Boris Johnson, muito menos da Rainha. Mas não custa tentar.
Entretanto, sempre com o rabo no ar, Cafôfo aventurou-se a mais uma viagem a Lisboa, paga pelos funchalenses, dizendo que foi tratar de problemas dos madeirenses. Do murro em cima da mesa de Costa, não-reunião onde em sonhos falou da questão Hospital, resultou pouca coisa: resultou a vinda de um tipo da Saúde nacional para inspeccionar as injecções regionais, a visita da comissão de Saúde de São Bento, com os seus membros pasmados perante a desgraça dos Marmeleiros (espero que não vão ao São João do Porto), o tratamento do Dr. Costinha que deu anos de vida aos adeptos do Nacional, pouco mais.  
Na sequência da não-reunião com o seu superior Costa, a não-reunião de Cafôfo ontem na capital era, como as diligências dos antigos governadores civis, para tratar de importantes problemas regionais. A notícia do encontro que iria acontecer falava do ministro do Planeamento, Pedro Marques. A notícia do encontro que aconteceu fala dos 31 candidatos a bombeiro que estagiam em Lisboa. Parece que, ao chegar ao 31.º aspirante a sapador, este estendeu a mão a Cafôfo e perguntou: oh presidente, qual é a tua mão direita? Cafôfo, repentista como é, lembrou-se de Max e respondeu a preceito.
E assim vai a marcha da Bagunça Rumo a 2019, ano das eleições para governador do Distrito.

13 comentários:

Anónimo disse...

O que esperavam deste cremalheira com ar de cigano?
Ele só sabe dar música e cantar canções aos amores e pouco mais
Aprendeu esta arte nas escolas por onde passou é por isso que já tem um largo curriculum
Peçam-lhe para verem e crerem

Anónimo disse...

Fotografia com os aspirantes a bombeiro, de certeza aparecerá. Fotografia com o ministro que trata do subsídio de mobilidade..., só o futuro o dirá.
Já está em dívida a foto do murro na mesa. Vamos a ver se desta vez houve lugar, nem que fosse uma selfie.

Anónimo disse...

Oh Calisto, a esquerda é do lado do coração! toca a marchar, andar a fartar...

Anónimo disse...

Só passeio.... "afetos" oblige...

Anónimo disse...

E enquanto o Prof. Mentiras passeia, governar a cidade é que nada.
Há um derrame de água na Rua da Conceição, à mais de duas semanas, e arranjar...nada. Parece uma ribeira. Uma autêntica vergonha.
E que faz a câmara ? Zero.
O Calisto devia pôr na Fénix uma fotografia desta situação de terceiro mundo.
Depois o Mentiras gaba-se da cidade ter ganho uns prémios que não valem um caracol, e que não servem para nada.

Anónimo disse...

Em 2019 veremos quem trabalhou melhor se os renovados ou Cafofo. Quem tratou melhor os trabalhadores, sabem que na CMF estes possuem descontos em muitos serviços, incluindo farmacias e dentistas e no GR e outros organismos, os trabalhadores nada = zero, e a ADSE continua a ser paga pela CMF, afinal fazem alguma coisa pelos seus trabalhadores. E eu tb quero que o GR faça o mesmo!!!

Anónimo disse...

Tens bom remédio ó das 15.51. Muda-te para a câmara...

Anónimo disse...

Na reunião da assembleia municipal o PTP apresentou uma proposta para repor a veracidade da placa narcisista e falsa que o Cafofo pregou no Lido, mas o PCP com saudades da Coreia do Norte e o CDS muleta da raposa votaram contra. Hipócritas!

SIA disse...

Os funcionarios da CMF tem muitos descontos em certos serviços? Tem em farmacias desde o tempo de Albuquerque, nao foi Cafofo.
Descontos no dentista? Você vai mudar de dentista por causa desse tal desconto? POupa 5% ou seja 3 euros numa consulta? O que queria ver era a CMF dizer que paga esse desconto independentemente do dentista. O QUE CAFOFO NOS DÁ É UMA BOCA CHEIA DE DENTES.

Anónimo disse...

Anónimo 9 de Maio de 2018 às 15:11
que se f*** o derrame de água que de certeza não lhe perturba o descanso ...agora para mostrarem trabalho pregaram duas lombas frente ao meu apartamento que me f**** o juízo ...treme tudo dentro de casa e um barulho ensurdecedor cada vez que passa um carro

Anónimo disse...

Alguém me sabe esclarecer a que cidade se aplica o "FICA NA CIDADE"? Cidade de Lisboa?...Cidade de Londres? ... é que cidade do Funchal não é garantidamente

Anónimo disse...

Dentistas do Medical e mais alguns, descontos em empresas de varios serviços, o que Albuquerque dava era muito pouco, e agora enquanto na Madeira os trabalhadores do GR nada possuem, agora a ADSE demora muito nos reembolsos, porque o GR faz algo como adiantar os mesmos como a CMF faz aos seus trabalhadores?

Anónimo disse...

Ó das 20.33, não era melhor os camaradas convecerem o governo geringonceiro a resolver de uma vez a questão do ADSE, tal como já existe no Continente e nos Açores ?
Assim todos os madeirenses com vínculo ao estado ficavam a ganhar, e a CMF já não precisava de fazer...adiantamentos.