Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de março de 2020



A verdade sobre os apoios da UE 
para a recuperação do 20 de fevereiro

Para o apuramento do ponto da situação sobre as verbas vindas da União Europeia, que deveriam ser para a recuperação e reconstrução de zonas afectadas pela aluvião do 20 de fevereiro de 2010, o PCP decidiu intervir junto da Comissão Europeia para o apuramento da verdade sobre o uso e o destino dos anunciados apoios europeus.
No Parlamento Europeu, através do eurodeputado do PCP João Ferreira, foi formalizada uma solicitação de informação detalhada sobre as verbas que deveriam ter feito parte dos financiamentos integrados na chamada Lei de Meios, colocadas ao serviço desta Região para fazer face aos impactos negativos da catástrofe de 2010.
Para o PCP, passados que são 10 anos sobre a aluvião do 20 de fevereiro, chegou a hora de um apuramento rigoroso acerca das responsabilidades políticas no uso dos meios colocados ao serviço da Região. Importa saber ao certo como é que a Região acedeu aos meios previstos e como utilizou esses recursos. Tudo isto porque, 10 anos depois, não é admissível tanto atraso na reconstrução, nem são aceitáveis processos com tanta nebulosidade em matérias tão sensíveis como estas que se reportam ao uso de dinheiros da solidariedade, que deveriam há muito ter aplicação concluída.
Sobre esta iniciativa de questionamento da Comissão Europeia enviamos em anexo a pergunta colocada pelo eurodeputado João Ferreira.

Pelo Gabinete de Imprensa do PCP
Funchal, 11 de Março de 2020

29 comentários:

Anónimo disse...

garantidamente a CULPA é de LISBOA,
via os nossos governantes, Inteligentes e sabem tdº,
quando falham é de LISBOA,
quando os outros propõem , e é algo de BOM , já estão a fazer,...é o que temos

abram a PESTANA

Anónimo disse...

O Presidente Albuquerque devia era fechar o aeroporto e portos, por umas semanas . Só entrada e saída de mercadorias, medicamentos e/ou doentes. A Europa e o Costa depois mandam dinheiro.

Anónimo disse...

17.20,
É o mesmo comentário idiota que aparece na questão sobre fundos comunitários.
Só sabes escrever isso?

Câncio,
Achas sinceramente que alguém ainda tem pachorra para as tuas tontices, que te leve à maçada de escrever estas estopadas?
E comentador político é profissão do LREC?

Anónimo disse...

E houve ajuda de entidades privadas e de pessoas em nome individual que deram donativos. O que não era se não houvesse!A CVP e a Cáritas construíram e entregaram casas a famílias, por exemplo.Etc,etc.

Anónimo disse...

Eu bem dizia: HOJE E SEMPRE, LISBOA... CAPITAL DAS CULPAS!

Anónimo disse...

Ontem um especialista italiano dizia para a televisão, que tinham cada vez mais pessoas jovens em cuidados intensivos por causa do vírus. Na casa dos 40.

Anónimo disse...

Este gajo vê o Cãncio em todo o sítio. Deve procurar ajuda especializada.

Anónimo disse...

Aparentemente ninguém liga aos textos do Santo ou Câncio, a exceção de um demente que o está sistematicamente a mencionar em textos em que Santo Câncio não tem nada a ver.
Digo demente pois se os textos fossem tontices patéticas, o demente não os continuava a ler, nem precisava de andar a dizer que os textos são meras tontices.

Anónimo disse...

Será que Câncio anda a dizer mal de si próprio para promover seus textos?

Anónimo disse...

Se o senhor Calisto permite que alguém acuse de ser Câncio o assediado, também e justo que me permita indicar o alegado assediador: José Alberto pimenta de franca, ex presidente da ARM.

Anónimo disse...

Se o aeroporto e portos fecharem por umas semanas(apenas deixando entrar e sair mercadorias, medicamentos e doentes e situações muitos excecionais, havera crise económica momentânea, mas que será resolvida com ajuda rápida da Europa e Governo República. Se a Madeira continuar aberta, não só haverá crise na saúde() , como a crise económica será ainda maior(porque os turistas não vão querer vir para a Madeira nao apenas agora, mas no próximo ano também). )

Anónimo disse...

08.51,
Toda a gente sabe quem são os personagens. Com uma diferença. Um acusa, não provou nada até ao momento e tornou pública conversa privada sem autorização do outro, incorrendo até em crime por isso.
O outro não tornou pública qualquer conversa privada, e não tem contra ele provado qualquer dos factos alegados.
Acresce-se ainda que o primeiro, o dito Câncio, até na conversa informa da sua disponibilidade em retirar queixas e processos, se lhe derem um cargo de chefia com 3100€ de salário.
Isto é. Quem é e o que é o "virtuoso" Câncio? Um paladino da moralidade, ou uma prostituta que se vende por dinheiro?

Anónimo disse...

08.45,
Câncio,
Porque raio escreves nomes próprios com maiúscula, e sobrenomes com minúscula?

Anónimo disse...

Câncio,
Já agora uma achega.
Sem dúvida que sobre demência tu serás um case-study. E é interessante que apregoes a terceiros, essa doença mental, apenas por ler e comentar os teus textos.
Ora, não sendo psiquiatra, parece fácil inferir que, dado o egocentrismo dos teus escritos, tens um problema mental, que para o comum dos mortais parece ser já questão do foro psiquiátrico. De demência, o teu exemplo faz fé. Tal como aquele teu colega de partido, que deambula pela cidade, que arruinou a sua carreira profissional, além de património familiar, e que tem uma série de acções pendentes em tribunal devido às suas loucuras. Que é pessoa que conheço e cuja família prezo.
E tu, não te falta muito para seguires o mesmo caminho.
Porque como diz o ditado, de médico e de louco todos temos um pouco. Só que tu tens de mais e a mais. Para além de teres de jurista, comentador, filósofo, etc.
Será que de engenheiro que é a tua formação académica, terás alguma coisa?

Miguel Câncio de Jesus Silva disse...

Completa mentira a do anónimo das 9:39.


Anónimo disse...

O das 09:39; 11:13 e 11:24 é o velho sabujo lambecuzista, para alguns um tachista da vice-presidência que recebe para agradar ao chefe e passar o dia no Fênix, para outros o conhecido pseudo-expert do marketing político e meia-leca.
O anonimato tem estas coisas.

Anónimo disse...


Este queque blue quando abre as beiçolas, dá provas duma incompetência terrível
É a vergonha da Madeira
Com uma sotaque acentuado de viloada, com a beiça de lado ressabiada, lá vai dando tiros nos pés.
Diz que os cruzeiros não atracarão no porto do Funchal
Esta mesma regra será aplicada aos seus amiguinhos soisas e ao Lobo marinho?
Este emplasto não é taxista, não tem comércio de porta aberta, não tem de pagar empregados no fim do mês e segurança social e tem um tacho seguro e fora as outras coisas que pela cidade e aldeias se diz.
Vendeu o roseiral e livrou-se dos espinhos e agora está cag....de alto para os Hoteleiros e público em geral que vive do Turismo.
isto dá vontade de partir a televisão, quando ouvimos este vira latas falar armado em intelectual de meia tigela



Anónimo disse...

Cafofiano burro lambecuzista,
Sabemos que és burro que nem uma porta e o que lá fazes para e com o teu chefe, e o seu pau, da bandeira, é coisa tua.
E, continuas a colocar-me na vice-presidência. Era lá que me ías dar umas lambadas, todo armado em fortalhaço. O anonimato tem dessas coisas.. Agora pões-me também como funcionário de uma agência de comunicação.
Que otário, cafofiano burro lambecuzista. Que otário me saíste.
Zurra, cafofiano burro lambecuzista. Zurra.

Anónimo disse...

Essa é só uma das partes do dossier reconstrução, ao contrario do que possam pensar a verdade é que ainda existem empresas que passadas 10 anos aguardam verbas para poderem facturar os trabalhos realizados.

Anónimo disse...

Se a burrice tivesse um Nobel, tu ganhavas destacado.
Então um navio que faz uma ligação regional, tem o mesmo potencial de perigo do que navios que vêm do estrangeiro.
Que otário.

Anónimo disse...

Câncio, não te gabavas de nunca responder a comentários? Mas fivo satisfeito que o faças.
Agora explica o que é mentira, para eu te explicar porque é verdade.

Anónimo disse...

O comentário das 14:43 de 12 de Março vê-se que não vem de um PSD, mas não deixa de ter razão nalguns pontos.
Na realidade o nosso Governo da Madeira por muito que se goste do Partido PSD, temos de reconhecer que trata uns cidadãs por Filhos, mas na maioria os outros por enteados.
É neste exacto momento que perante um estado de calamidade pública, que devia provar que defende a verdadeira justiça social e que tem coluna vertebral e sabedoria para saber governar.
Atendendo que serão as Empresas que se dedicam ao Turismo (hotéis e Alojamentos Locais) as mais prejudicadas e é o governo a fechar os portos e a incentivar ninguém viajar como prevenção, então deveria:

---Essas Empresas ligadas ao Turismo,para poderem manter os postos de trabalho, Suspender imediatamente o pagamento da segurança Social e isentá-las em 100%

---durante este mesmo período, todas as contribuições que tenham a pagar às finanças, tais como IMI e outras estarem isentas e perdoadas de fazê-lo

---Atendendo que o Governo tem uma grande parte da EEM, estão perdoar´lhes o pagamento de 50% das facturas já vencidas de 01 Janeiro para cá e outras que venham a ser vencidas.

---Idem aspas para a água potável, visto que a mesma vem das nascente duma forma natural e os 50% dão suficiente para as despesas de manutenção

---Pagar 50% dos ordenados das Empresas do ramo Turístico, declaradas na folha da Segurança social

---As Empresas ligadas ao Turismo que sejam devedoras à banca e que cujos planos de pagamentos até 31 de Dezembro de 2019 estavam a ser cumpridos na íntegra, durante este período de crise, estarem isentas de pagarem esses compromissos

e outros.....

Caso alguma unidade Hoteleira, for obrigada pela Delegação de Saúde a fechar portas em virtude de ser infectada pelo coronavirús, então todos os itens citados em cima serem comparticipados a 100%

Após o Governo declarar o fim da calamidade as empresas deveriam continuar perante um período de 6 meses com as mesmas isenções até haver a total da retoma do Sector e a normalização dessa Actividade

Esta lei seria justa e estaria ao alcance de todos por igual, bastava comprovar e evitava que os mesmos patos bravos de costume, açambarcassem através do compadrio doentio os subsídios vindos do Governo ou da União Europeia.
Peço Justiça


Anónimo disse...

Os cruzeiros fazem rastreio nos próprios navios porque têm gabinetes médicos com mais equipamento que todos os centros de saúde da RAM. Se reparar a maioria dos casos em cruzeiros foi detetada em mar alto. E nos aviões há rastreio? nos navios de carga há rastreio? No lobo marinho há rastreio?

Anónimo disse...

06.39,
Nota-se que não primas muito pela inteligência, nem pela informação.
Estas medidas foram concertadas entre os Governos Regionais da Madeira e dos Açores e o Governo da República.
São medidas de salvaguarda para um tempo de exceção, e que ninguém pode dizer neste momento quanto tempo durará.
Querer remeter estas medidas para as tuas idiossincrasias de partidarite aguda, é apenas uma idiotice.

Anónimo disse...

Parabéns ao comentário das 6h 39m
De cabeça fresca a que se diz as coisas
É realmente uma proposta justa e exequível e é nestes momentos menos bons, que se conhecem quem está ao lados das pessoas e das Empresas.
bem haja

Anónimo disse...

06.39
E quando vocês tem lucros fabulosos e fogem a pagar os impostos em Portugal escolhendo outras praças financeiras para os pagar muito reduzidos, que dizer? Só se lembram de usar guarda-chuva quando começa a chover. Nunca vi uma atividade comercial como esta dos Hoteis e AL em que é o dinheiro dos impostos de todos nós que é usado para dar publicidade e lhes trazer e entrarem os Clientes pelos estabelecimentos adentro. Rica atividade, não!

Anónimo disse...

19.28,
De facto toda a nossa média e pequena hotelaria e o AL são empresas riquíssimas que têm sede em zonas de baixa fiscalidade na tributação dos lucros da actividade, já que IRC, IVA e demais taxas têm de ser pagas no país onde ocorre a actividade, isto é, em Portugal.
És mesmo um prócer do conhecimento sobre a realidade da nossa hotelaria.
Deves ser um especialista, não?

Anónimo disse...

19.42
Por vezes dizer a verdade magoa e logo a pedintes do erário publico quando as coisas deixam de rentabilizar como estavam acostumados e então no AL era uma fartura pois muitos nem declaram atividade e quando a declaram é pelo mínimo. Haja decor.

Anónimo disse...

11.26,
Eu tenho AL, não sou pedinte do erário público. Bem pelo contrário contribuo para o erário público, uma vez que pago impostos. E, dizer-se que se declara pelo mínimo é não conhecer como funcionam as plataformas das marcações.
Se alguns fazem negócio ilegal não declarado, também não são elegível para qualquer apoio que venha a existir.
E, como vi escrito, dizer-se que há negócio de AL com empresas registadas no exterior para pagarem menor tributação sobre os lucros, é pura e simplesmente não fazer a mínima ideia do que é a realidade do AL.
De facto, haja decoro. E que se fale e escreva sobre o que se sabe, e não sobre o que se ignora.