Powered By Blogger

sábado, 7 de março de 2020



"Quem ama não agride"
- MDM em conferência no Teatro


O MDM-Madeira realizou ontem no Teatro Municipal Baltazar Dias uma conferência debate com o tema “Quem ama não agride”, no contexto da violência do namoro.
As oradoras, Sílvia Vasconcelos e Ana Paula Abreu discorreram sobre este fenómeno crescente e cada vez mais precoce entre os jovens e com difícil e longa resolução à vista. As famílias, as escolas e a comunidade em geral têm responsabilidade na sensibilização e educação dos nossos jovens para a não-violência.
No contexto escolar esta matéria deveria mesmo ser integrada nos programas curriculares em todos os ciclos de ensino. Se é verdade que muitos dos nossos jovens já têm consciência desta problemática e até já identificam sinais de abuso e violência no contexto do namoro, a verdade é que muitos ainda acham que o “ciúme é a uma prova de amor” e que as “mulheres e homens não têm que ter direitos iguais”.
Estas conclusões são de um estudo realizado entre 2017-2020 em mais de três mil estudantes universitários no nosso país que admitiram que já foram agredidos ou abusados (53%) e que já agrediram (35%).
O MDM continuará a debater-se pela criação de uma rede de escolas livres de violência e por uma sociedade em que por fim “seja igual dizer meu homem ou dizer minha mulher”. Porque a igualdade é a suprema justiça. “A igualdade não gera violência”. 

Funchal, 07 de Março de 2020

Pel’O Movimento Democrático de Mulheres

A coordenadora regional do MDM - Madeira

Sílvia Vasconcelos

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um spin off da CDU