Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de março de 2020





São precisas medidas urgentes para as micro,
Pequenas e Médias Empresas 

A CPPME considera que as medidas anunciadas pelo Governo, apesar de necessárias, continuam a não ser suficientes para dar resposta à gravosa situação que afecta milhares de Micro e Pequenos Empresários, face ao momento que vivemos. 
A gravidade da situação obriga a que sejam tomadas todas as medidas que ajudem a cuidar da saúde das nossas empresas. Importa que o Governo promova medidas drásticas e de rápida implementação para os diversos tipos de MPME, nomeadamente contemplar o pequeno Comércio, que abrange 200 mil empresas, emprega um milhão e 700 mil pessoas e na sua esmagadora maioria são micro e pequenas empresas. Ao que parece as medidas anunciadas ignoram o Comércio. 

São necessárias medidas muito concretas, objectivas e céleres para apoio aos trabalhadores independentes e micro e pequenos empresários e seus trabalhadores, se não quiserem que uma multidão de famílias mergulhe na fome e na miséria. 
É urgente 
• A criação de linhas de Crédito que possam assegurar a liquidez e fluidez das tesourarias das MPME sem as restrições atuais, que excluem a maioria das micro e pequenas empresas (inexistência de incidente bancário, inexistência de dividas à Segurança Social e á Autoridade Tributária); 
• A suspensão do calendário dos compromissos bancários das empresas com a Banca, colocando em prática a moratória, oportunamente anunciada; 
• Que os bancos não retirem proveitos da Linha de Crédito Capitalizar – COVID 19; 
• O pagamento imediato das dívidas do Estado às MPME; 
• Agilizar o pagamento dos fundos comunitários; 
• A dinamização do investimento público, contrariando efeitos da contracção do mercado interno e externo; 
• Dotar os Micro e Pequenos Empresários da Indústria Têxtil de meios para fabricarem, em grandes quantidades, materiais de defesa dos técnicos de saúde e da população em geral (máscaras, fatos, etc). 
A vida das nossas empresas e de quem de nós depende é fundamental para a economia do País. É preciso não esquecer que os Micro, Pequenos e Médios Empresários são 99,8% do tecido económico nacional. 
A CPPME continuará a reiterar junto do Ministério da Economia e das Finanças a urgente necessidade de ser ouvida e de lhe serem dadas contas das medidas que pretendem tomar. 

Seixal, 19 de Março de 2020

Sem comentários: