Powered By Blogger

sábado, 28 de março de 2020



O MASSAROCO DO PORTO SANTO 
E O ABELHÃO TERRESTRE

Uma imagem com planta, flor, exterior, pequeno

Descrição gerada automaticamente

Ontem à  tarde, quando me ocupava da manutenção do Jardim do Tojal, passou em voo rápido, rente à minha cabeça, um abelhão-terrestre, também conhecido por zangão-de-cauda-amarela (Bombus terrestris).
Pousou ali mesmo ao lado, numa pequena inflorescência dum massaroco-do-Porto Santo (Echium portosanctensis) e, sem perda de tempo, começou a alimentar-se de néctar e a transportar pólen.
Pouco depois chegou um outro inseto da mesma espécie, que  logo iniciou a mesma atividade.
As flores do massaroco saciaram os abelhões, que se responsabilizaram pela sua polinização. 
Durante alguns minutos detive-me a observar um notável exercício de cooperação, fundamental para a sobrevivência das duas espécies.
Que sejamos capazes de aprender com o massaroco e os abelhões o significado da cooperação, a importância da solidariedade no angustiante futuro da humanidade. 



       Jardim do Tojal, 28.03.2020
       Raimundo Quintal

4 comentários:

Manuela_a_Lusa disse...

Texto perfeito para sempre,mas principalmente para reflexão à realidade atual.

Anónimo disse...

Para mim o Massaroco é o polícia que está na rotunda da vila autoritário, bronco, estúpido e muito malcriado a PSP não tem outro agente? esse precisa de ficar de quarentena. A uma diferença abismal entre os agentes continentais que sensiblizam a população e esse Massaroco, e o que temos?!!!!

Anónimo disse...

Na minha terra chama-se um zumgo (Abelhão).

Anónimo disse...

Esse dito agente não passa mesmo de um malcriado, ignorante e se perfil nenhum para a profissao que exerce. Alegar ainda que é de lei medidas que ele adota por iniciativa propria. Enfim...quem nasceu pra lagartixa, nunca chega a jacare.