Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de março de 2020



OS AGIOTAS DO REGIME








Gil Canha


Quem acompanha a atividade do atual parlamento regional percebe bem por que razão o sr. José Manuel Rodrigues afirmou que esta nova assembleia tinha um discurso mais elevado que o anterior parlamento. Efetivamente, este novo parlamento é uma extensão e uma representação canina dos grandes grupos económicos que tomaram conta disto tudo após o triunfal enriquecimento proporcionado pelo regime ditatorial de Jardim. 
Uma das características dum regime oligárquico é a domesticação e o controlo absoluto dos agentes políticos, no sentido de não haver grandes perturbações, alvoroços ou rebeldias por parte de espíritos mais críticos que lhes estragam as grandes negociatas. É por essa razão que não é inocente a recente tomada de assalto dos jornais mais importantes da região por estes mesmos grupos económicos, nem são inocentes as palavras de JMR, quando diz que o ambiente tem de ser cordato e calmo, precisamente, porque ele sabe melhor que ninguém - que uma vaca leiteira para dar de mamar copiosamente não pode ter moscardos esvoaçando à volta das orelhas. 
Nunca os grandes grupos económicos estiveram tão bem como agora, onde não sopra uma crítica nem se levanta uma denúncia. Se percorrermos o atual espectro político, desde a direita até a esquerda, excetuando talvez os JPP, não encontramos ninguém que ponha em causa o desmesurado poder dos “Donos Disto Tudo”. 
Aliás, se metêssemos numa barca o sr. Albuquerque, o sr. Cafofo, o sr. Iglésias, e o senhor Rodrigues, iriam andar todos à bordoada a bordo por questões da saúde, por questões de ambiente, por questões de educação, por questões de lana caprina, etc…, mas ninguém, mesmo ninguém, se distrairia em remar ordeiramente a barcaça em direção aos Sousas, aos Avelinos e aos Pestanas. 
E o mais confrangedor é que todos aqueles que lutaram contra a feroz ditadura jardinista estão completamente apeados do poder, substituídos por este bando de oportunistas cafofianos e falsos renovadores alaranjados, a maioria políticos vendidos, cobardes, traidores, corruptos e acagaçados (um atchim de Jardim nos velhos tempos metia-os de cama) mas que triunfaram, graças à manha, à mentira, à perfídia e à propaganda paga a peso-de-ouro com dinheiros da assembleia e das autarquias. 
Se não fossem os “loucos” e revolucionários do PND, nem os renovadores de Albuquerque tinham dado o golpe num Jardim enfraquecido e combalido pelo desgaste imposto por estes “estroinas”, nem o canalhedo cafofiano tinha saído dos buracos onde, borrados de medo, andaram anos escondidos. 

Dizem que as revoluções devoram os seus filhos, mas, no nosso caso, a queda de Alberto João em vez de fazer nascer uma elite de jovens quadros, bem preparados e motivados para administrarem com responsabilidade e honestidade a coisa pública, pariu esta geração postiça de políticos oportunistas e reles, completamente incultos, e ainda por cima vendidos aos grandes interesses da “rataria” engordada por Jardim/Albuquerque. 
Esta nova cambada de celerados peraltas que assaltou os melhores cargos da administração pública e se fizeram deputados no tal serralho parlamentar de que o sr. Rodrigues tanto se orgulha fazem lembrar os “Incroyables” do pós-Revolução Francesa. 
Nos tempos do Diretório (1795 e 1799) e quando a maioria do povo francês passava dificuldades, surgiram uns jovens ociosos e arrogantes, que se auto-intitulavam de “Incroyables”. A maioria eram especuladores e agiotas que tinham feito fortuna à custa da Revolução e que nunca tinham sofrido as agruras do Ancien Regime. Esses jovens dândis vestiam-se com roupas extravagantes, meio efeminadas, usavam cabelos compridos e sapatinhos bicudos bem brunidos (sem dúvidas mais bonitos que os sapatos e óculos vermelhos do Cafôfo) e julgavam-se os maiores de França. Um dos seus passatempos preferidos, além do pavoneio pelas ruas de Paris, era escarnecerem dos “sans-cullottes” que fizeram a Revolução. 
Tempos mais tarde, Napoleão pegou nesses peraltas vaidosos e meteu-os a marchar pelos duros caminhos da Europa, e alguns deles até deixaram as ossadas na geladeira da Rússia. 
Quem sabe se um dia a viloada não acordará do seu eterno sono e mandará para o inferno gelado napoleónico esta nova classe de políticos parasitas que tomaram conta da ilha?

36 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom, do melhor que já escreveu, tudo verdade!

Anónimo disse...

Sr Gil. O descontentamento está à mostra nas redes sociais. O discurso político é controlado pela verdadeira Oposição. Atualmente, generalizadamente todos consideram que estar associado ao CDS ou PSD é estar conotado com a corrupção. Ter um cargo no GR é ser um tachista sem coluna.
O que é que falta para nos livrarmos destes gajos?
Falta é liderança para que os esforços sejam concertados, para que seja mostrada uma alternativa de administração pública, para que o assalto ao poder se conclua.
Eu sei quem eu quero para liderar a Revolta e a Região. E sr. Gil quem indicará?

Anónimo disse...

Gil deixa os vilhões da mão os gajos adoram levar nas trombas.

Anónimo disse...

Que porradão, amigo Canha ainda estou-me a rir desta classe politica de lambe-c***

Anónimo disse...

O Estado está a saque...
Os partidos políticos acham que podem se servir do Estado como fosse deles.
Mas o problema é que a Justiça já está refém da bandidagem, é ver as últimas notícias...
Só não há ainda uma revolta porque a Segurança e a Educação ainda remam contra a bandidagem. A Saúde está pelas ruas da amargura e a Justiça está nas mãos dos DDT e dos seus apaniguados.

Anónimo disse...

Enquanto a Justiça não atuar firmemente e rapidamente contra todos estes abusos não acabaram as atuações desta bandidagem que se instalou na sociedade portuguesa.
Quem é preso ou acossado pela Justiça é quem denúncia... Ao ponto que a nossa sociedade chegou... Mas os culpados somos nós que votamos nos mesmos "facilitadores" constantemente.

Anónimo disse...

A ler isto estou mesmo a ver aqueles cagões emproados a saírem da assembleia regional sem fazerem a ponta dum corno pela gente.

Anónimo disse...

Quem diria a excepção do JPP. Talvez tenha razão. A política não é para efeminados.

Anónimo disse...

Exponham as várias situações na Europa(UE), mas sem fazer referência a "marxismos" . Só assim teremos uma regiao democrática e próspera do séc. XXI,e a Madeira será entregue à cada Madeirense.

Anónimo disse...

Oh drº Gil Canha! Por amor de Deus! O senhor ainda não aprendeu que os vilões da cidade e os vilões do campo gostam de ser roubados e encavalitados pelos Donos Disto Tudo? Deixe-se de tretas e deixem o povo ser escravizado e sadomizado pela corja que tomou conta disto!

Anónimo disse...

A máfia no bom sentido anda com as costas folgadas porque a corja do PS,CDS e PPD não lhes fazem nada.

Anónimo disse...

Esta nova ala PS, são uns parasitas que fazem tudo o que o ditador Miguel Gouveia e o Iglesias manda para chegar ao poder.

Anónimo disse...

Está mais que provado que a Justiça não vai atuar firmemente contra algum abuso de poderosos. Nós, cidadãos é que vamos ter que fazer justiça.

Anónimo disse...

A grande questão é que povo vive completamente alheado. Isto é. Vai para o Facebook dizer mal e chamar nomes aos políticos, naquele seu português quase imperceptível, e fica-se por aí.
Basta ver quantos aparecem nas manifestações que são marcadas para protestar contra isto ou aquilo.
O povo diz mal, e chega às eleições que é o único momento em que tem a oportunidade de mudar alguma coisa, e metade não vai votar sequer.
Por isso, tudo continuará igual.
Falam, falam, e metem o rabo entre as pernas. É por isso que as redes sociais acabam por não ter influência nos resultados eleitorais.
Se tivesse, o desequilibrado da medicina nuclear era deputado. Foi o que se viu.
O povo quer é comer e beber.

Anónimo disse...

Lá está o tontinho do Gilito, menino riquinho e mimado que pensa que tem piada e que vale alguma coisa na vida política. Andou na política a queimar dinheiro e a fechar até um partido mas pensa que é um intelectual a quem alguém liga. Escreve umas notas e depois ele mesmo faz alguns comentários para tentar iludir quem lê como se valesse alguma coisa. Nas urnas foi despachado pelo povo que não tem pachorra para queques.

Anónimo disse...

Calisto isto é uma vergonha! Aqui na câmara a gente já não consegue ver o seu blogue porque incomoda muitos estes palhaços.

Anónimo disse...

Qualquer dia o Fénix do Atlântico é comprado por um DDT, e o srº Gil Canha deixa de escrever na mamadeira!

Anónimo disse...

A UE não vai resolver nada. Quem tem que resolver, quem pode resover somos nós cidadãos.

Anónimo disse...

17.08
Em vez de trabalharem, andavam aqui no fenix a denegrir tudo e todos apoiando a doutrina da vaca leiteira que jamais voltará a esses aposentos. Vão trabalhar porque a vossa rentabilidade é negativa e levam o dinheiro dos nossos impostos.

Anónimo disse...

Brilhante! Tudo verdade.
Verdadinha límpida como a água mais pura.

Anónimo disse...

O JMR está irritado e já anda a lamber feridas. Ele já respondeu ao Canhão no comentário das 16:53

Anónimo disse...

Síndrome de Estocolmo! Não há nada a fazer. A entrada de escravos na Madeira nos séculos XV, XVI e XVII deixou muitos genes derramados por toda a ilha. Carrega a canga povo escravo!

Anónimo disse...

Uma pasmaceira a custar dinheiro para nada o parlamento destes não vale nada. Tenho dito

Anónimo disse...

Ė assim que se faz oposição, meus senhores!
O Bloco e o Gil fazem falta à ALR, exceptuando algumas intervenções da JPP, temos umas inutilidades dos dois lados. Até a aguerrida CDU deixou-se embalar pelo marasmo.

Anónimo disse...

Não foi por falta de avisos antes das eleições, que os 3 partidos PSD, PS e CDS estavam capturados pelos Donos Disto Tudo! E em minha modesta opinião representam muito bem no parlamento, a máfia no bom sentido!

Anónimo disse...

É uma desalento olhar a política regional. Mas é difícil defender um povo que não quer nem sabe que precisa de ser defendido. Sem o apoio popular as boas intenções nunca vingam.

Anónimo disse...

O povo gosta de ser encornado. Acho muito bem que chupem tudo até ao tutano. Eu já fui embora dessa maldita ilha.

Anónimo disse...

Quando alguém está com problemas de insónia os médicos aconselham o doente a ver umas sessões da Assembleia Regional.

Anónimo disse...

Cargas de razão Gil, Seja dum lado seja doutro só temos m***da na politica regional. UM BANDO DE VENDIDOS! Mas o povéu gosta assim...

Anónimo disse...

Mas quem é que tem medo do fugitivo?

Anónimo disse...

O fugitivo tem andado pelo Quebra Costas mas já não mete medo a ninguém.

Anónimo disse...

A Madeira está condenada a ser comida pelos tubarões e os palhaços que estão na assembleia pagos para abrir o bico estão calados que nem ratos. Vão todos para o c*****.

Anónimo disse...

É tudo vinagre da mesma pipa estes cretinos do CDS,PS e PPD

Anónimo disse...

Deixa Canha os nossos ladrões da mão!

Anónimo disse...

Queimaram carros e destruiram teus negócios amigo Gil e vocês lutaram tanto para estes mer...as atraiçoarem tudo. Quando passo pelo gajos cuspo para as patas dos gajos. O gajo do CDS que vinha aqui para o Hospital o pessoal tratou bem dele... nem ganiu!......................

Anónimo disse...

Não diga bem parasitas, são mais ladrões vendidos!