Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de março de 2020




LOROPÉTALO


Alcandorado na arriba sobranceira à Fajã do Mar, na baía do Faial, o pequeno Jardim do Tojal é o refúgio de cerca de quatrocentas variedades de plantas.
Aqui, com igual carinho, tratamos herbáceas, arbustos e árvores da Madeira, da Europa, da África meridional, da América tropical, da Austrália, da Nova Zelândia ou da Ásia oriental.

Aqui vivem com igualdade de direitos a nativa faia da ilhas, que emprestou o nome à freguesia onde se localiza este recanto florido no nordeste da ilha da Madeira, o medronheiro da Europa, a árvore da prata da península do Cabo, a justícia vermelha da Venezuela, a macadâmia da Austrália, ou o loropétalo da Ásia oriental.
Aqui, mesmo nestes dias confinamento obrigatório, viajamos à volta do mundo na companhia das flores, o que muito alivia a pressão psicológica do estado de emergência.
Na impossibilidade de recebermos visitas, hoje tomámos a liberdade de vos oferecer flores do loropétalo (Loropetalum chinense). Este arbusto da família Hamamelidaceae, nativo da China e do Japão, está neste florido e manterá as franjas cor de rosa até finais de abril.


19.03.2020

Raimundo Quintal

Sem comentários: