Powered By Blogger

domingo, 15 de março de 2020


Conferência de imprensa de Miguel Albuquerque hoje. Ponto da situação da luta para repelir o coronavírus. Até à data, não há infectados na Madeira

20 comentários:

Anónimo disse...

Não há um único jornalista que pergunte ao Presidente do GR sobre a situação das centenas dos estudantes madeirenses que estão retidos no continente e que a TAP não permite que alterem as suas passagens por terem comprado a tarifa discount. E o mais grave é que muitos deles tinham vôo para a última viagem da TAP que decidiu cancelar. Ninguém se preocupa com os nossos estudantes que querem passar a Páscoa com as suas famílias?

Anónimo disse...

Para reflexão

1) Numa Terra que depende quase a 100 % do Turismo, não se pode de um dia para o outro tomar a decisão de por em quarentena durante 14 dias quem chega. No fundo no fundo, é o mesmo do que dizer NINGUEM VENHA PARA CÁ
2) E de facto não virão e talvez nunca mais regressem
3) Ninguém pensou como é que vão sair os cerca de 20 mil turistas que cá se encontram, partindo do princípio que a Hotelaria e AL andam com ocupações médias de 50 %
4) As Companhias Aéreas que têm voos Programados para a Região e que doravante virão vazios terão "arcabouço" financeiro para efectuarem algumas viagens somente com o intuito de levar para casa os Turistas que estão cá de momento ?
5) E o que dizer dos Operadores Turísticos que foram apanhados de surpresa ? Voltarão a ter confiança em nós ?
6 ) Evidentemente que o Albuquerque vai dizer como sempre que quando algo corre menos bem, a culpa é de Lisboa.
7 ) Vi na TV o Albuquerque a anunciar a medida. Para ser franco fiquei estupefacto não só pela notícia em si mas sobretudo pelo ar "fora de si" que o nosso Presidente aparentava.
8) Não duvidemos que esta medida unilateral e repentina vai trazer consequências gravíssimas para a nossa Terra, que como disse atrás depende e em muito do Turismo ora "abandonado" repentinamente pelo Governo
9 ) Quem vai sofrer somos todos nós excepto obviamente os Calados, Albuquerques e outros que tal, que em ultima circunstância dão o fora da Madeira a partir da Marina da Calheta
Nota;
Nós estamos espalhados pelo Arco da Calheta nos A/L e com os binóculos ligados, para a marina e para as jaulas

Anónimo disse...

Como é óbvio, estas medidas prevêem excepções. Basta ler ou estar atento ao que foi dito.
Por outro lado, o turismo MUNDIAL vai parar. Não é só para a Madeira. É para todo o Mundo! No entanto, quando voltarmos à normalidade, poderemos ter como vantagem o facto de termos lutado e aprendido com quem tomou as medidas demasiado tarde. Será um destino seguro!
Com a economia mundial de rastos, acha mesmo que a malta iria viajar???

Anónimo disse...

O local onde passarão a Páscoa é secundário. Alterações de passagens, não é competência do GR.

Anónimo disse...

Há infectados que apresentam poucos sintomas,ou ligeiros mas são portadores.Recebem voos do R. Unido tambem???. Espanha 7750 infectados, 382 em cuidados intensivos e 288 mortose ainda estão em fase inicial. FECHEM O AEROPORTO!

Anónimo disse...

Os Madeirenses deviam ocupar a pista do aeroporto (mantendo uns bons metros uns dos outros) e por turnos. Os aviões não podiam aterrar.

Anónimo disse...

Depois de alguns pais terem comprado um segundo bilhete para colocar os seus filhos na Madeira, a FDP da TAP vem esta tarde levantar as restrições e as dificuldades aos estudantes madeirenses que quiseram fugir de Lisboa e do Porto desde que foi anunciado a Pandemia. Aproveitam-se desta desgraça para cobrar mais 90 euros. E se fossem levar num lugar que eu cá sei!

Anónimo disse...

Isso é que coisa que se diga, anónimo das 16:38?!

Anónimo disse...

20:10 Depois de ir em 9000 infectados em Espanha e 309 mortes ,é que o Costa decide fechar fronteiras com Espanha.Favor veja a evolução das últimas semanas, de Itália, Espanha, França, Reino Unido etc. E a previsão é até a Primavera de 2021(a vacina não chegará antes?). Se os Madeirenses soubessem da real ameaça, já estariam a bloquear o aeroporto(só entrada e saída de doentes, abastecimento e casos excecionais) desde há mais de 2 semanas.

Anónimo disse...

É urgente saber todos os locais que a turista infectada andou e com quem contactou. Para serem isolados todos, com ou sem sintomas.Pode ter infectado várias pessoas e esse período pode ir até 29 dias(dizem). Se não, esses mesmos podem infectar muitos outros e é melhor nem dizer o resto.

Anónimo disse...

O governo precisa dar de imediato apoio financeiro aos mais vulneraveis(vários grupos, como sejam idosos carenciados, desempregados e quem recebe salários mínimos, familias carenciadas com filhos, agricultores, pescadores, etc etc. Se preciso for, retenham(por tempo indeterminado) parte dos ordenados das administracao publica e regional(todos, incluindo o presidente da Assembleia, professores etc) para equilibrar a Madeira até início de 2021.Assim ficarão em casa para a salvaguarda de todos.

Anónimo disse...

O Governo Regional já tratou da aquisição de mais ventiladores?

Anónimo disse...

Estão a isolar os locais e pessoas de alojamento com casos suspeitos(ex Santana) ou vão ainda ficar `a espera de resultados e dar azo uma mais rápida propagação em caso de vírus?

Anónimo disse...

15.46,
A Madeira tem 73 ventiladores nos hospitais públicos e protecção civil.
Mais os do hospital e clínicas privadas, são suficientes.
Nem todos os infectados hospitalizado precisam de ventilador.

Anónimo disse...

17:12 Favor diga-nos que você não faz parte de quem decide na aquisição hospitalar.

Anónimo disse...

19.16,
Tem algum dado científico que contrarie o que escrevi às 17.12?

Anónimo disse...

22:58
Mas o que entende por "dado científico"?
Então começa por afirmar que existem 73 ventiladores no SESARAM (e como estamos quanto à disponibilidade e operacionalidade?) e mais uns no privado.
Depois avança para a futurologia com essa do "são suficientes".
Sabe que existem outras patologias graves ou pós-cirurgias que requerem um ventilador e que não foram adiadas?
É profissional de saúde ou habilitado a fazer diagnósticos para ter essa certeza?
Cada macaco no seu galho, um assessor ou algum técnico de uma secretaria como deve ser o seu caso deveria ter alguma perspicácia e não avançar com números e afirmações.

Anónimo disse...

19.14,
Dado científico para o caso, serão factores para além dos 5% de doentes de cuidados intensivos, com necessidade de ventilador, que estatísticamente a comunidade científica apresenta como a percentagem que nesta epidemia acontece. Os números são públicos. 80% com tratamento em casa, 15% com necessidade de internamento, e 5% com necessidade de cuidados intensivos.
Se existem 73 ventiladores no SESARAM e Protecção Civil, e não apenas no SESARAM, mais alguns no privado, possivelmente poderá existir algum no Hospital Veterinário, teremos à volta de 90 a 100,
Considerando que alguns são necessários para outro tipo de patologias, se a Madeira vier a ter 1000 casos de infecções positivas, 5% desse valor são 50.
Por isso digo que o número de ventiladores parece ser suficiente.
Como vê, não é futurologia. É conhecimento dos factos e informação.
Quanto a operacionalidade e disponibilidade, não é problema que se ponha, porque todos estão activos e tanto médicos como enfermeiros estão mais que aptos. Aliás nos cuidados intensivos usam-nos todos os dias. Não tem grande ciência. É ligar o aparelho e pôr o doente a respirar por ele.
Sim, estou habilitado a fazer diagnósticos. E dou-lhe razão. Cada macaco deve ficar no seu galho.
Mas, se você tiver conhecimentos e informações que contrariem o número dos 5% de infectados com necessidade de ventilador, adiantado pela OMS, queira partilhar. Toda a informação é bem vinda.

Anónimo disse...

Pois, tinha razão.
Não é profissional de saúde nem "está habilitado a fazer diagnósticos", apenas foi falar com alguém mais habilitado para responder.
Quanto aos números da OMS que recita como verdade, os recentes desenvolvimentos em Itália e Espanha estão a aumentar a necessidade da ventilação assistida. Assiste-se a valores na ordem dos 6 e 7% consequências de populações europeias envelhecidas.
O valor dos 73, vá lá ver se todos estão activos e disponíveis. Isso falo de certeza.

Anónimo disse...

02.37,
Penso que terá um pequeno problema de compreensão, ou dificuldade de interpretação daquilo que escrevi.
Fazer diagnóstico à situação do número de ventiladores, e percentagem de doentes infectados com covid19, não requer formação médica. É informação e simples matemática.
Os números da OMS são os números da OMS, não são "cito" como verdade. São números oficiais daquela organização.
Os casos de Itália e Espanha, mesmo que aumentem para 6 a 7%, quererão dizer que o número de ventiladores existentes na Madeira são suficientes para um elevado número de infectados na Madeira.
Não são 73 ventiladores. São 73 no sector público mais os que existem no sector privado.
Se estão todos activos, evidentemente que não estão porque não há essa necessidade actual. Entre as diversas patologias que exigem que o doente esteja ligado ao ventilador e os três casos positivos actuais (que não sabemos se têm necessidade desses aparelho), como é lógico não ocupam de momento a capacidade instalada. Felizmente.
Quanto à sua disponibilidade, a informação das autoridades de saúde é a da sua total disponibilidade. E, dou muito maior credibilidade na informação dada pelas autoridades, do que em quaisquer certezas empíricas sem qualquer base ou validade.