Mais plantações na serra
Actividades dos Amigos do Parque Ecológico - Texto pelo Dr. Raimundo Quintal:
"No último Sábado, a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal reuniu mais de meia centena de voluntários numa jornada de plantação de espécies indígenas na serra escalvada do Pico do Areeiro. Desta vez contámos com a colaboração de 25 participantes, portugueses e espanhóis, das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que durante três horas trabalharam com enorme entusiasmo e tomaram consciência da complexidade do ecossistema do maciço montanhoso central da Ilha da Madeira.
A temperatura oscilou entre os 10 e os 15ºC. A humidade relativa variou entre os 40 e os 50%. O céu azul permitia ver com grande nitidez os píncaros da ilha, desde o Pico Ruivo até ao Paul da Serra.
O tempo estava excelente para quem subiu até ao Pico do Areeiro com o objectivo de desfrutar da paisagem. O tempo também estava óptimo para nós trabalharmos, mas péssimo para as plantas, que há várias semanas não recebem água da chuva e raramente têm sido visitadas pelos nevoeiros.
Em face desta seca prolongada, reduzimos o ritmo da plantação e reforçámos os cuidados de manutenção, colocando mais feiteira e estilha em torno das jovens plantas para aproveitar todas as gotas de água e diminuir a evaporação.
No Sábado gastámos toda a água dos reservatórios do Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha na rega das plantas mais fragilizadas, mas, se nas próximas duas semanas não chover com alguma abundância, receamos que imensas plantas morram de sede, o que será um péssimo revés no processo de repovoamento vegetal iniciado após os catastróficos incêndios de Agosto de 2010.
Porque não somos de baixar os braços e devemos aprender a viver com as condições atmosféricas vigentes, a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal tem programas jornadas de plantação e manutenção para os próximos dias 17, 21 (Dia Mundial da Árvore) e 24 de Março.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal"
Sem comentários:
Enviar um comentário