Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018




Montado no fim do verão, um passadiço de 80 mil euros que o mar vai levar no Inverno


“O ex vereador da Câmara Municipal do Funchal, Edgar Silva, foi o porta-voz de uma iniciativa levada a efeito esta manhã, pela Coligação Funchal Forte, na Praia Formosa. Sobre o novo passadiço a nascente, o candidato referiu que “é uma loucura e um despesismo gastar-se 75 mil euros num passadiço que o mar vai levar na próxima levadia. A nossa equipa quando estava na Câmara fez esta estrutura com madeira de árvores abatidas por causa dos incêndios no Parque Ecológico, e nem chegou aos 5 mil euros, e durou dois invernos”.


Gil Canha

Foi assim que alertamos os nossos cidadãos para o despesismo tresloucado da gestão camarária de Paulo Cafofo, nas últimas eleições autárquicas, as quais fui o cabeça de lista derrotado. Na altura, solicitamos ao sr. Arquiteto Elias Homem de Gouveia que nos arranjasse madeira-de-cedro, que tinha sido parcialmente ardida num incêndio no Parque Ecológico da CMF, e com esse belo tabuado e com a ajuda do Grupo Pestana, construímos um passadiço ao longo da praia que era ligado à saída do túnel que vem do Doca do Cavacas, por uma ponte da mesma madeira. Como sabíamos que o mar galgava essa zona nos invernos, utilizamos na construção desse passadiço, um material barato, ecológico e funcional, e que foi percorrido por milhares de munícipes e turistas, durante quase três anos.

Porto Santo fustigado pergunta:
Onde está a televisão?

Em peça anterior, estranhámos a ausência da rádio e tv públicas nestes dias de temporais. Fora os noticiários, a população não beneficia de informações que muitas vezes são decisivas na vida de todos.
Agora, alertam do Porto Santo. O temporal está a provocar imensos estragos na pequena ilha, incluindo areal e casas ali perto. "Onde está o serviço público de rádio e televisão que ninguém sabe nada do que se passa aqui?" - perguntam-nos de lá para cá porto-santenses aflitos.
Também queríamos saber. 
Mas oh senhores da telefonia e da tv-espetada! Vamos dar atenção ao Porto Santo? Repetimos a pergunta que nos chegou aqui: onde está o serviço público?

Nota de imprensa do PSD-M


As falsidades do líder parlamentar do PS/Madeira

Tendo em conta recentes declarações e atitudes do líder do Grupo Parlamentar do PS-M, o PSD-M afirma o seguinte:
  • O líder parlamentar do PS/Madeira continua a colocar os interesses da República e do seu partido ao nível nacional à frente dos interesses dos Madeirenses e dos Porto-santenses, não passando de uma marionete nas mãos de agentes estranhos à Região.

Bagunça Rumo a 2019







57



Com a Madeira 
em alerta vermelho...

Albuquerque só não foi hoje 
para Lisboa

porque o avião não descolou



Outro tempo, outros temporais.



O Leitor vai acreditar se eu lhe disser que o presidente do Governo Regional tinha viagem marcada para esta manhã rumo a Lisboa e que só ficou em terra por causa da ventania que fechou o Aeroporto? Pois, eu também não acreditei à primeira.
Ao tempo que se sabe que vinham aí duas semanas de temporal assustador! Como se está a ver e a sentir - vento ciclónico, ondas de 9 mas também de 13 e 14 metros, chuva torrencial, trovoadas, ribeiras loucas, praias escaqueiradas, estradas danificadas, árvores atravessadas, vidas em perigo e os demais efeitos nefastos que todos conhecem.

Governo prepara intervenção 
para depois do temporal

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, acompanhado pelo secretário regional de Equipamentos e infraestruturas, Amílcar Gonçalves, estão a visitar algumas das zonas afetadas pelo temporal que está a assolar a Região.
Na primeira paragem, em Câmara de Lobos, o Vice-Presidente, em declarações aos jornalistas, garantiu que o Governo Regional está, neste momento, a acompanhar todas as zonas afetadas pela chuva e pela forte ondulação que se tem feito sentir, com particular incidência na zona oeste.
De acordo com Pedro Calado, “temos, neste momento, a Proteção Civil Regional, juntamente com a Autoridade Marítima e o SANAS, a acompanhar tudo aquilo que se está a passar e estamos no terreno a ver os estragos”.
Face a esta situação, o Vice-Presidente garantiu ainda que “o Governo Regional está já a preparar medidas de intervenção para, logo que as condições atmosféricas o permitam, poder intervir no terreno”.
Pedro Calado aproveitou, ainda, para agradecer o trabalho que tem vindo a ser feito por todas as autarquias, como foi o caso de Câmara de Lobos, que tem ajudado a população na proteção dos seus haveres e na garantia da segurança dos munícipes.
Além de Câmara de Lobos, foi também visitada a freguesia da Ponta do Sol, seguindo-se o Jardim do Mar e Paul do Mar.
Texto: GR


GENERAIS E SUAS TROPAS

               
João Barreto

Nenhuma agremiação sobrevive sem disciplina. Os órgãos eleitos para geri-las possuem legitimidade para determinar ações concretas e linhas de ação, e razões para esperar que os filiados as sigam e acatem.
Nenhuma agremiação sobrevive sem o debate entre os seus constituintes e participantes; sem que estes possam falar e fazer-se ouvir (o que não é necessariamente a mesma coisa). Todas as decisões devem ser passíveis de debate antes da sua formulação e na avaliação alargada dos respetivos resultados.

Pela implementação urgente dos POOC (Planos de Ordenamento da Orla Costeira) na Madeira
           


A CDU realizou hoje uma iniciativa política, onde denunciou a falta de elaboração de Plano de Ordenamento da Orla Costeira que permitiria salvaguardar e valorizar os recursos presentes no litoral da Região. A dirigente da CDU Herlanda Amado afirmou:

“Os Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), surgem como um instrumento fundamental para a melhoria, valorização e gestão dos recursos presentes no litoral. Estes planos preocupam-se, especialmente com a protecção e integridade biofísica do espaço, com a valorização dos recursos existentes e com a conservação dos valores ambientais e paisagísticos.

Siga a Marinha!!


A Câmara do Funchal mandou interditar toda a zona da Praia Formosa. Decisão que merece a seguinte reacção do Madeirense Justo:





Professor Mentiras já manda nas tutelas da República 

O tempo está uma bela... porcaria e depois dos 80 mil euros gastos pela Câmara num passadiço feito à pressa para inaugurar na semana  das eleições terem sido levados pelos humores de Neptuno , o melhor seria mesmo impedir que gente mais afoita se aproxime da Costa.  Por falar em Costa o nosso Professor Mentiras acha que isto já é tudo dele e trata de interditar um espaço que é da competência da Capitania do Porto do Funchal.  Já foi promovido a Capitão de Mar e Guerra?  Ou será que ele pensa que já foi suspensa a Autonomia e ele é o Governador colonial destacado?  Já anda com as televisões atrás, como nos incêndios?

Temporais


Pedro Calado e Amílcar Gonçalves
visitam Câmara de Lobos, Jardim e Paul do Mar


Na sequência do agravamento das condições meteorológicas registadas nas últimas horas, no arquipélago da Madeira, nomeadamente ao nível da agitação marítima e da intensidade do vento, o Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira e o Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas deslocam-se à Baía de Câmara de Lobos, pelas 17:30, seguindo-se Jardim e Paul do Mar às 18 horas.
(Presidência do GR)

Ponta do Sol



Sara Madalena visita zonas afectadas 
pelo mau tempo


"A vereadora do CDS-PP Madeira na Câmara Municipal da Ponta do Sol, cujo local de trabalho se situa bem próximo da orla marítima, deslocou-se já até junto da praia da Vila da Ponta do Sol e contactou populares da Madalena do Mar, a quem manifestou preocupação pelos prejuízos causados às pessoas e à economia local, na sequência do mau tempo que tem assolado o concelho. Sara Madalena tem dedicado especial atenção às necessidades mais urgentes das pessoas  e manifestado total solidariedade para com todos os afectados, em especial  para com os proprietários dos estabelecimentos de restauração na zona da praia. A vereadora apela às entidades para que providenciem apoios às populações e aos lesados e aconselha a redobrados cuidados, para preservar bens, mas sobretudo a segurança das pessoas."
Texto: PP

Uma Câmara do Carvalho



A Cidade está bem entregue



Jacinta Raquel Nunes




Estou preocupada e muito com a atual situação da nossa cidade. 
Já sabíamos que tínhamos  um Mayor sedento de poder e mentiroso, acompanhado pelo Mago " Ronaldo" Gouveia; agora não sabia que a pandilha tinha aumentado de forma perigosa.
Há cerca de umas semanas atrás deparei-me com o facto do Minas ter mentido, e a notícia saiu no DN a dizer que não havia plano de emergência para o Monte e que nunca houve e no entanto já desde de 2014 que existe. A prova disso é um email que circulou internamente, que podemos ler aqui a seguir:


Meus Caros,

Encarrega-me o Sr. Comandante Interino de vos solicitar o seguinte:


CMF: O recurso hierárquico II



Estimado leitor, nesta publicação revisitarei uma história anteriormente publicada, e mostrarei a personalidade de Cafofo e sua camarilha.
A história anteriormente publicada versa sobre um candidato que apresentou recurso hierárquico de uma decisão de um procedimento concursal para seleção de um cargo de dirigente e a Câmara Municipal do Funchal não respondeu no prazo de seis meses.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

K-Feiticeiro Sousa


'Armas' em verso popular




Muita maldade já vi
Dizer isto bem apetecia
O Armas foi castigado aqui
Isso ele não merecia

Um dia o lobo avariou
Ficou amarrado á doca
O Armas não atracou
Esperando pela sua troca

Andava vagueando lá fora
Esperando lugar para atracar
O Lobo fazia demora
E não queria zarpar

O Armas passou o dia inteiro
Navegando de lado para lado
Em terra estava um guerreiro
Com torpedeiro bem armado

Depois de tantas horas
O Lobo foi rebocado do local
Alguém arrepiou esporas
E o caso foi descalabro total

Enfim o Armas atracou
Os visitantes desembarcaram
O caso por aqui não ficou 
As complicações começaram

Foram cabeças degoladas
Ficaram uns donos indispostos
Levantaram-se chicotadas
Até nos responsáveis dos portos


Estranhas são avarias
A coincidirem no mesmo dia
Serão coisas de mestrias
Numa arte de hipocrisia

Bagunça Rumo a 2019








56



EÇA DE QUEIRÓS À CHUVA... PELAS PSOAS





O director da Escola Gonçalves Zarco convidou um seu camarada socialista, vereador na Câmara do Funchal, para falar à malta sobre os Maias.  Tudo muito bem. O vereador convidado, João Pedro Vieira, não deverá ter ido falar na qualidade de autarca, embora o danado do Eça não perdesse uma ocasião para farpear a classe política. Também não terá ido na qualidade de médico, já que o tema da conferência não joga muito com injecções, pensos rápidos e algálias. Deve ter ido, como realça o director da escola Rui Caetano no FB - segundo o copy que nos enviaram - na qualidade de antigo aluno.  
Tudo normal, dizemos nós. Só que depois vem o pior. Porque as PSoas vêm colocar-nos a nós, que já lemos os Maias há que anos, duas questões para o Fénix responder.

Lançamento da Campanha Nacional do PCP intitulada "Valorizar os Trabalhadores" na Região

 O PCP realizou ao longo da tarde uma acção de contacto com a população e com os trabalhadores para promover a campanha Nacional do PCP intitulada “Valorizar os Trabalhadores” que tem como objectivo apresentar a intervenção desta força política na defesa dos trabalhadores, seja na Assembleia da República, nas Assembleias Regionais, ou na intervenção diária do partido na rua  e nos locais de trabalho.

Na apresentação da campanha o dirigente comunista Ricardo Lume proferiu a seguinte declaração:

Dois ou três tipos vão para o 'olho da rua'


Miguel Albuquerque deixa sério aviso 
aos militantes que tentem minar o Partido

Acima dos egos pessoais de cada um, está a Madeira e o Partido. Foi com esta certeza que Miguel Albuquerque deixou esta noite um sério aviso àqueles que, de dentro, querem prejudicar o PSD/Madeira.


“A direcção do Partido, o Presidente da Comissão Política querem levar este Partido para a frente. Quem quiser falar, que vá falando sozinho, mas há um coisa que não vamos admitir: pessoas que estejam metidas aqui dentro para tentar minar a credibilidade e a unidade do nosso partido”, disse o Presidente do PSD-Madeira, durante a tomada de posso dos núcleos de Auxiliares de Saúde, Desporto e Educadores de Infância dos TSD.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018



ENGENHEIRO PINTO ELISEU 
MORRE AOS 101 ANOS 




O Engenheiro Civil José Adolfo Pinto Eliseu completaria os seus 102 anos de vida no dia 23 de Julho. Morreu hoje. Embora tivesse nascido fora da Madeira, em 1916, deixou obra valiosíssima no Arquipélago, enquanto Director-delegado da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira - cargo primeiramente ocupado, nos anos 40, pelo também inesquecível Engenheiro Manuel Rafael Amaro da Costa.
Figura prestigiada no seio da Sociedade insular do seu tempo, residindo na Rua do Favila, 17-C, o Engenheiro Pinto Eliseu licenciara-se no Instituto Superior Técnico, Lisboa, em 1941, entrando pouco depois ao serviço do Ministério das Obras Públicas.
Depois de integrar a Repartição de Estudos Hidráulicos do Sistema Cávado-Rabagão, onde mais tarde seria colocado o Dr. Fernão de Ornelas, ex-presidente da Câmara do Funchal, o Engenheiro Pinto Eliseu foi destacado para os Açores, em missão relativa à sua especialidade, seguindo-se outras colocações pelo País. Até que foi nomeado Director-delegado da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hídráulicos da Madeira - Casa da Luz.
Quanto à carreira política, foi procurador à Junta Geral do Funchal, entre 1955 e 1970, e deputado da Nação pelo círculo da Madeira.
Desportivamente devoto do Club Sport Marítimo, assumiu o cargo de Presidente da Assembleia Geral do Clube do Almirante Reis durante oito mandatos, a começar em 1962. Trabalhou portanto com dois Presidentes da Direcção do Marítimo, o Dr. Vieira da Luz (sete mandatos) e o Dr. Bacili Dionísio (um mandato). 
Partiu uma figura da vida madeirense de meados do século passado, um nome de prestígio com lugar na história do desenvolvimento das Ilhas em tempos particularmente ingratos.
Aos descendentes do Engenheiro José Adolfo Pinto Eliseu, em especial a sua filha por intermédio de quem, desde Lisboa, acabamos de saber da infausta notícia, e também aos simpatizantes do Marítimo que se lembram do Presidente da Assembleia Geral dos anos 70, as nossas condolências. 

Bagunça Rumo a 2019







55





Primeiro Sargento Costa 
mete-se em trabalhos 
se insistir em impor
um governador civil






Os últimos dias, cheios de acontecimentos e não-acontecimentos na capital do reino e cá na Tabanca, permitiram ao cidadão tirar as medidas à sinopse do filme que andam pr'aí a preparar, com a Madeira num papel secundário. Não vou por agora perder tempo a dissecar as intrigas, baixas e nojentas, congeminadas para tornar a película 'à portuguesa' num sucesso de bilheteira. Os Leitores também já estão a ver o filme.
Numa síntese telegráfica, o objectivo supremo é o Primeiro Sargento Costa eternizar-se no poder. Para tanto, torna-se fundamental pintar todo o território nacional a cor-de-rosa. O que seria natural e legítimo não fora a circunstância de o sargentão do Rato utilizar indevidamente o conceito de Socialismo para deitar a mão a tudo o que dá poder.

domingo, 25 de fevereiro de 2018


Grupo parlamentar do PSD vai questionar o Ministério da Cultura sobre o espólio da Madeira arquivado na Torre do Tombo


Após uma visita ao Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, a deputada Rubina Leal lembrou que estes documentos são “essenciais para a nossa história e memória”, sublinhando que, mais do que a transferência física, importa que sejam encontradas soluções, possivelmente através da digitalização, para que esses conteúdos possam “ser disponibilizados aos madeirenses e portossantenses o mais rapidamente possível”.

De referir que, em março do ano passado, foi anunciada a transferência da Torre do Tombo de cerca de três mil documentos, em formato digital, mas a verdade é que até à data isso não aconteceu.

sábado, 24 de fevereiro de 2018

CONTENCIOSO ESCALDANTE



MOVIMENTO 
MADEIRA-AUTONOMIA
DIRIGE-SE 
AO PRESIDENTE 
DA REPÚBLICA



O Movimento Madeira-Autonomia apela ao Presidente da República para que exerça a sua magistratura de influência junto dos órgãos de Poder, da República e da Região para que os portugueses da Região Autónoma da Madeira sejam tratados como os portugueses do continente para que a Madeira não pague juros mais elevados do que os que a República para se financiar junto dos mercados.
O Movimento vai enviar cópia do documento para os partidos da Assembleia da República.

Com os melhores cumprimentos,

Direção Movimento




Eleita a nova Comissão Política 
da Freguesia de Machico



Foi ontem eleita a nova Comissão Política da Freguesia de Machico, liderada por Luís Ferreira, 54 anos, Engenheiro Agrónomo, atualmente em funções como Diretor Regional das Pescas.
As eleições decorreram entre as 18 e as 20 horas, na sede concelhia, tendo sido conduzidas pelo secretariado do Partido.
Dos 115 militantes em condições de votar, 63 dirigiram-se às urnas, tendo a nova equipa sido eleita com 58 votos a favor.
O ato eleitoral foi acompanhado pelo secretário-geral do PSD, Rui Abreu, que, após o resultado, felicitou os novos elementos da Comissão Política.

Porto Santo

A cura só vem depois
do reconhecimento da doença

Parafraseando Mark Twain, os relatos da nossa morte foram um exagero. Os "Profetas pela Verdade" não estão de volta, porque nunca saímos de cena.
Não somos uma moda passageira. Não somos desbocados levianos. Viemos para ficar. Observamos. Analisamos. Ponderamos. Discutimos. Só depois opinamos.
Os porto-santenses são, para nós, um assunto sério. O Porto Santo é, para nós, um assunto sério.
Para prestar um péssimo serviço à nossa ilha, já nos chegam os envolvidos na organização das comemorações dos 600 anos. A todos eles, perguntamos: O que andam a fazer? É assim que demonstram o vosso apreço pelo Porto Santo? Ou estão à espera que os "senhorios" da Madeira decidam por vós? Nas páginas do DN Madeira, o Miguel de Sousa já escolheu a data e fez um rascunho da lista de convidados. Vai tratar de tudo o resto? É a Empresa de Cervejas que vai fornecer as bebidas? O Dário já foi avisado para ter tudo a postos no "Beach Club"?

K7 - ataque final



HISTORIETAS DO LAZARETO


O Fénix do Atlântico conclui hoje os 3 Capítulos
do diagnóstico do K7 à Zona do Lazareto


Capítulo III (Lazareto)


Praia do “TOCO”

Que saudades tenho da minha infância e do local onde dei as minhas primeiras braçadas no mar.
Ao fim das aulas, ou dávamos uns toques na bola no velho Campo do Almirante Reis, ou íamos à praia do Toco. Descíamos numa Vereda junto ao Cemitério dos Judeus e com um velho calção de ganga coçado, a tapar as “miudezas”, deliciava-nos nas águas que se espreguiçavam no calhau.
Era a praia do “pata rapada” da zona, que não podia comprar bilhete de acesso à famosa Barreirinha.
No entanto, em fins de semana lá íamos a nado até essa instância balnear ver as “sereias” que se deliciavam em exibir o seu bronze e inspiravam os miúdos e graúdos a belos sonhos.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018


CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS 
- ANÁLISE E DISCUSSÃO DAS PEÇAS 
DO CONCURSO DO FERRY

Quer conhecer o caderno de encargos do concurso relativamente à linha ferry entre a Madeira e o continente? 
Aceite este convite e junte-se a nós!

O JPP vai promover umas Jornadas de trabalho alusivas ao concurso da linha ferry, entre a Madeira e o continente, um espaço de discussão e análise, que pretende promover a transparência no que diz respeito ao caderno de encargos, já que se trata de um tema muito particular para a Região.
A iniciativa vai decorrer esta segunda-feira, 26 de fevereiro, entre as 10 e as 12h30, no auditório do Hotel Orquídea, Funchal, (Rua dos Netos, n.º 69-71).
ENTRADA LIVRE

Milhares de doentes à espera de cirurgias




POUCOS ANESTESISTAS e MUITO MÁ GESTÃO


O DN Madeira publicou hoje, 23 de fevereiro de 2018, um artigo sobre as listas de espera que não param  de crescer.  É referido que faltam anestesistas, sendo que apenas 13 trabalham a tempo  inteiro no bloco operatório. O que acontece, é que foram esquecidos dois anestesistas experientes que poderiam contribuir muito para a eficiência do bloco, mas...
Temos então o Dr. Eugénio Mendonça, director do servico de Anestesiologia, que passa a maior parte do tempo a anestesiar nas clíncas privadas. O seu contributo no hospital público, práticamente resume-se a anestesiar para o programa de recuperação de listas de espera, o badalado PRC. Neste programa o médico é pago  à “ peça” ou seja X € por doente.  Ai tanto dinheirinho!!!

CDU subiu ao Monte


O que falta fazer 8 anos depois 
do 20 de Fevereiro de 2010
  

          
A CDU esteve hoje na Travessa do Poço Rodrigo, freguesia do Monte, concelho do Funchal, onde concluiu um conjunto de oito iniciativas, que tem servido para denunciar o muito que ainda falta fazer, oito anos após o 20 de Fevereiro de 2010. Nesta localidade, Herlanda Amado denunciou as intervenções urgentes que já deveriam ter sido feitas, quer ao nível das linhas de água quer da consolidação de escarpas. Muitas são as famílias afectadas pelo 20 de Fevereiro que ainda não têm uma situação de realojamento definitivo, e apesar de se encontrarem instaladas em habitações provisórias, ninguém pode negar que enquanto não forem definitivamente instaladas, a ferida permanece aberta.


CULTURA DA PONCHA

A notícia da transferência do festival raízes do atlântico para a praça do povo e o afastamento da equipa organizadora dos último dois anos vem confirmar o regresso do jardinismo à cultura. Depois de 2 anos de lufada de ar fresco assistimos ao regresso de sinais de profundo mau gosto que traçam uma caricatura do que deve ser a cultura à escala regional. No Natal regressou a bandeira à ponte da via rápida, numa exaltação kitsch já fora de prazo. 


Agora depois de dois anos de sucesso de um festival que anteriormente era ignorado, comprovando que a boa cultura pode e deve ser paga, regressa o modelo festival do tipo arraial. O pagantes dos dois anos na quinta Magnólia puderam reviver as noites de bom gosto e gente gira que o Funchal Jazz proporcionava antes da Mudança. O Funchal Jazz perdeu todo o glamour. É impossível ouvir jazz com o barulho que é produzido nas barracas de cerveja onde estão instalados os incultos cafofianos. O Raízes volta também ao formato popularucho. Nada contra arraiais, mas quem quer beber poncha e cerveja tem muitos outros sítios.

Raízes na Quinta Magnólia é já uma bonita saudade. 

Adérito Esteves



PSD quer saber posição da CMF 
face ao Alojamento Local
Deputada municipal Luísa Freitas (PSD).

O PSD quer saber se Câmara Municipal do Funchal vai impor quotas limitativas sobre o Alojamento Local (AL). A questão, colocada hoje pela deputada municipal Luísa Freitas, durante a sessão da Assembleia Municipal, explica-se pela forma como a Assembleia da República e outras autarquias do País pretendem legislar sobre esta actividade.
“O BE e o PS, na Câmara de Lisboa, querem colocar quotas para limitar o número de alojamento local e ainda prevêem a criação de um gabinete municipal de fiscalização para o alojamento local que actue rápido perante a apresentação de queixas dos moradores”, apontou Luísa Freitas.

Rubina Leal reagrupa tropas do Funchal

A Concelhia do Funchal, liderada por Rubina Leal, promove amanhã o I Encontro Concelhio entre as 10h00 e as 13h00, na Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira. 

Estarão presentes representantes de todos os órgãos do concelho do Funchal, presidentes de Juntas de Freguesia, atuais e antigos. 

O encontro contará também com a presença do Secretário-geral do PSD/M, Rui Abreu.
Texto: PSD

CDU traz eurodeputado


Políticas europeias de coesão:
Políticas de Transportes e o Desenvolvimento Regional

            A CDU/Madeira organiza uma iniciativa política na próxima segunda-feira, 26 de fevereiro com o Deputado do Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, sobre as políticas europeias para a coesão territorial e para o desenvolvimento económico e social, especialmente, quanto ao sector dos transpordes, numa jornada que incluirá diversas etapas de trabalho, culminando com a “Audição Pública sobre os problemas dos transportes”, a ter lugar às 18h, na sala de Conferências do Hotel Orquídea, no Funchal.




PSD exige debate público 
sobre o encerramento 
da Rua Fernão Ornelas

O PSD não vai permitir que a Câmara Municipal do Funchal continue a agir pelas costas dos cidadãos. O deputado municipal, João Paulo Marques falava hoje na Reunião da Assembleia Municipal, exemplificando com o encerramento da Rua Fernão Ornelas.
“O PSD irá propor que esta Assembleia Municipal realize um debate público sobre o encerramento da Rua Fernão de Ornelas e sobre todo o plano de mobilidade da cidade do Funchal”, disse o autarca.


A economia regional está dependente 
de “Viagra Empresarial”


“O Governo Regional já aprovou 2.106 projetos para viabilização de novos negócios na Região e pagou cerca de 38 milhões de euros às empresas madeirenses. Destes, mais de 2 mil projetos, foram aprovados este ano” ¹. Esta notícia despertou-me a curiosidade pelo que decidi investigar que tipo de projetos e de empresas beneficiaram de tantos milhões.

Proposta do PSD sobre estacionamentos geridos pela CMF 
aprovada pela Assembleia Municipal



A Proposta apresentada pelo PSD ‘Por uma política de estacionamento ao serviço dos funchalenses e da revitalização do comércio local’ foi hoje aprovada em reunião de Assembleia Municipal, com os votos favoráveis do PSD, do PTP, da Nova Mudança e da CDU e com a abstenção do CDS.
Os deputados municipais defenderam uma estratégia inovadora para os estacionamentos municipais do Funchal, com vista a dar um novo impulso ao comércio tradicional da Cidade.




Filipe Sousa recebido 
na Câmara de Paredes




O Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, recebeu, ontem nos Paços do Concelho, o seu homólogo autarca madeirense, Filipe Sousa, presidente da Câmara de Santa Cruz. Esta visita decorreu no âmbito do projeto de modernização administrativa que está a ser desenvolvido pela autarquia paredense, e que será também aplicada na autarquia de Santa Cruz.



A legislação e a identificação de jornais



Tendo confrontado a edição de 22.02.2018 do JM com a Lei de Imprensa, noto que estão em falta na ficha técnica da edição em papel as informações assinaladas a cinzento, abaixo:


  Artigo 15.º  Requisitos


1 - As publicações periódicas devem conter, na primeira página de cada edição, o título, a data, o período de tempo a que respeitam, o nome do director e o preço por unidade ou a menção da sua gratuitidade.
2 - As publicações periódicas devem conter ainda, em página predominantemente preenchida com materiais informativos, o número de registo do título, o nome, a firma ou a denominação social do proprietário, o número de registo de pessoa coletiva, os nomes dos membros do conselho de administração ou de cargos similares e 
dos detentores de 5 /prct. ou mais do capital da empresa, o nome do diretor, dos diretores-adjuntos e subdiretores, o domicílio ou a sede do editor, impressor e da redação, a tiragem, bem como o estatuto editorial ou a remissão para uma página na internet onde o mesmo esteja disponível. 
3 - As publicações não periódicas devem conter a menção do autor, do editor, do número de exemplares da respectiva edição, do domicílio ou sede do impressor, bem como da data de impressão.


A omissão destas informações está sujeita a coima a aplicar pela ERC de 498,80 a 2.493,99 euros:

 Artigo 35.º
Contra-ordenações

1 - Constitui contra-ordenação, punível com coima:
a) De 100000$00 a 500000$00, a inobservância do disposto nos n.os 2 e 3 do artigo 15.º, no artigo 16.º, no n.º 2 do artigo 18.º, nos n.os 2 e 3 do artigo 19.º e no n.º 1 do artigo 26.º.

Não acha estranho as informações em falta ?  
  • Detentores de 5% ou mais do capital da empresa…afinal quem são os sócios e que percentagem cada um detém? Porque se escondem? Sempre há capital com origem na Venezuela?
  •  Tiragem? Sem esta informação podem andar por aí a dizer/enganar que têm 8 mil/ 9 mil/10 mil exemplares de tiragem quando todos sabem que é falso e que a nível de vendas basta passar nos pontos de venda e ver os montes de sobras. 

 Já que copiam tanto do Diário do outro lado da rua ao menos copiem também a sua ficha.   
Como sabe para que o processo seja instaurado é necessário apresentar queixa à ERC mas antes aqui fica o aviso.

Décio Reis