Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

António Costa e o défice regional



Albuquerque considera lamentável
ataque do primeiro-ministro

O presidente do GR reagiu criticamente às declarações de Costa ontem em S. Bento.

Na sequência do debate quinzenal ontem com a presença do governo nacional na Assembleia da República, Miguel Albuquerque passou ao contra-ataque esta manhã, à margem da visita ao Museu Vicentes: as críticas de António Costa ao défice da Madeira são "lamentáveis". 

Palavras do chefe do Executivo insular: 
"A Madeira tem as suas contas públicas controladas como é do conhecimento de todos.
O ataque de ontem, do Primeiro-Ministro é a todos os títulos lamentável.
Mas isso só prova o que nós dissemos desde a primeira hora. O objectivo deste Primeiro-Ministro não é resolver os problemas da Madeira, mas sim desenvolver uma agenda política de tomada de poder na Região, a qualquer preço.
O défice da Madeira é baixo, mas podia ser mais baixo se a República não estivesse a lucrar 12 M por ano ao cobrar juros mais altos do que aquele a que se financia.
12 M é o que vamos gastar para construir a Escola da Ribeira Brava e do Porto Santo.
O défice da Madeira é baixo, mas podia ser mais baixo se o Madeirenses não estivessem a suportar os custos dos subsistemas de Saúde que são uma responsabilidade da República.
Hoje já ultrapassam os 16 M de euros.
É quase a verba que a Região investiu para as expropriações e projectos para o Novo Hospital.
O défice da Madeira é baixo, mas podia ser mais baixo se o Governo de António Costa pagasse as dívidas fiscais de 33 M à Região.
A titulo de comparação o Governo da Região vai investir na Saúde mais 25 M de euros."

19 comentários:

Anónimo disse...

Não é aceitável esta postura do 1º Ministro mas entende-se.
O que não se entendeu foi a nulidade de resolução dos problemas da Madeira, quando lá esteve o outro 1º de má memória e "grande amigo", Passos Coelho.
Quanto à resposta, bem dada!

Anónimo disse...

Não foi este rapaz em conluio com Passos Coelho que apertou a Madeira para por Alberto João na rua?!

Anónimo disse...

Costa está-se a c.g.. para a Madeira e para os madeirenses. Para ele só conta chegar ao poder seja lá por que meios forem. Seja mentindo com quantos dentes tem.
E como sabe que não há no PS-M ninguém para ganhar eleições, obrigou os socialistas madeirenses a gramar com o Prof. Mentiras.
E é este vende santos, que ajudou o prisioneiro 44 a levar Portugal à bancarrota, que vem falar das finanças da Madeira, que bem sabe serem consequência da governação do alienado Cardoso Jardim a quem o 44 sempre deu cobertura.

Anónimo disse...

E o Senhor Albuquerque já pediu entrevista ao primeiro Ministro para esclarecer o assunto?
E O Senhor Albuquerque enquanto se lamenta aqui na Paróquia, O Costa fala na Assembleia para todo país.
Onde está a nova estratégia de comunicação?
Onde está o contraponto vigoroso, direto, frontal chamando mentiroso ao Costa?
Isto está muito frouxo.
Depois das noticias negativas e repetidas da Saúde, do número de adjuntos do Calado, do deficit inventado pelo Costa, das noticias invertidas da adjunta do Costa sobre o Hospital, quem defende a Madeira como deve ser?
Ninguém.
Assim o Xafofo sem fazer Nada, vai avançando como um santinho.

Anónimo disse...

É verdade o Albuquerque está outra vez a querer fazer divida com obras que não fazem falta nenhuma só para continuar a engordar as empresas do betão, como no tempo do Alberto João.

Anónimo disse...

O que o Sr. 1º Ministro não explicou foi o motido de a Madeira estar a pagar à República juros mais altos do que esta paga à troika, e isto sim é uma chulice!

Anónimo disse...

Parece que os assalariados do Costa e do Cafofo já vieram dar opinião! Isto, madeirenses, é apenas uma amostra do que vos espera se Lisboa deitar a mão a isto. Vão passar a andar vergados à canga!

Joelo disse...

A Madeira teve défice zero 4 anos seguidos, de 2013 a 2016. Sendo que em 2016 teve superavit de cerca de 230 milhões. Não ouvi nada.
O sr primeiro ministro ainda não aprendeu que estas "estratégias" saem sempre ao contrário.

Anónimo disse...

E se o bosta pagasse o que deve ao SRS?

Anónimo disse...

ABRAM OS OLHOS MADEIRENSES!!!

Vejam só a espécie de pessoa que pretende manobrar a Madeira.
LAMENTÁVEL mesmo!!!
Mas como já aqui foi dito, percebe-se as intenções quais são- agarrar o poder a qualquer custo.

Miguel Campos disse...

Infelizmente a memória é curta. Não é necessário percorrer muito tempo de nossa história para ver como fomos tratados como portugueses de segunda e quiçá de terceira.
Quem esquece a história pode incorrer nos mesmos erros.
As dificuldades atravessadas por nosso povo, a sonegaçao de igualdade por quem devia primar pela mesma, algo que pensávamos ter ultrapassado, pela ânsia de tomada de poder de um governo em forma de manta de retalhos, assistimos a um cerco de inverdades e omissões cuja única meta é submeter e classificar os madeirenses .novamente como portugueses de segunda.
Impensável a situação presente em que um primeiro ministro com agenda de submissão dos madeirenses, sabendo a dificuldade acrescida dos mesmos pelo agiotismo da republica, vem prestar declarações ignóbeis para disfarçar o que de mal decorre no rectângulo.
Se somos tão maus, deixem-nos, mas mantenham alguma ética e dignidade, não escudem assalto ao poder,inverdades e política do Vale tudo para menosprezar madeirenses.
Seria interessante que o sr primeiro clarificasse as dívidas contraídas em projectos megalómanos do seu partido que nos os seus madeirenses de segunda estão a pagar.
Minha opinião vale o que vale, mas não me escudo no anonimato

Não é política, mas não aceito continuar a ser lesado na minha dignidade de Madeirense e Português

Anónimo disse...

Este primeiro ministro António Costa era o braço direito do primeiro ministro José Sócrates que fez ao nosso Portugal o que todos sabemos, é preciso ter lata. Em 2016 a Madeira teve superavit mas não vi nenhum elogio do Costa ex-ministro do Sócrates.

Anónimo disse...

Sou socialista e votei no António Costa para primeiro-ministro mas se esta estratégia e principalmente se a prática for prejudicar os madeirenses para ganhar eleições não voto PS nas próximas eleições e não sei se voltarei algum dia a votar.
Ser socialista é estar do lado das pessoas, não é usar as pessoas para ganhar a tudo o custo.

Anónimo disse...

Queixam-se tanto afinal quem fez divida oculta?? E o que aconteceu aos implicados?? Nada continuam a desviar dinheiros, pagaram aos juizes e MP, para estarem ilibados uma terra de mafiosos, agora queixam-se de Lisboa e se fosse o FMI a financiar a ilha como seria?? Seria bem pior para este povo enganado.

Anónimo disse...

Se esta equipa dirigente deixou numa Camara uma divida de 100 Milhões em 2019 vai deixar cerca de mais 1.000 Milhões eles até querem pedir agora 500 Milhões de mais Empréstimo.
Alguém ter de colocar travões nisto e nesta gente que governa a favor da mafia do betão. Se em 2017 a Madeira contribui com uma decima para o deficit nacional imagino o que não será em 2019? Umas 50 decimas.

Anónimo disse...

O povo anda a abrir os olhos, quem oprime, amordaça, persegue, andam aqui no blogue a comentar, tratam-se de caciques com medo de perderem os tachos, ao que o PSD chegou.

Anónimo disse...

O governo do Sócrates no qual António Costa era ministro, que herança deixou a este Portugal? António Costa era o braço direito de José Sócrates.

Anónimo disse...

Faz falta Homens como Rui Gonçalves. Pedro Calado é um infiltrado da AFA.

Anónimo disse...

O Costa quer é a Geringonça na Madeira também. Mas vai ter pouca sorte, que os madeirenses não são tontos como eles pensam.
Nem 10 Cafofos a rir de dia e de noite convenciam.