Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018


Élvio do JPP arrasa
Cafôfo e Bernardo


Jacinta Raquel Nunes

A geringonça regional "Rumo a 2019" ainda não começou a rolar e já tem problemas de mecânica por todos os lados. No BE está guerra aberta, e o apoio ao Prof. mentiras não é um dado adquirido. O JPP que teve direito a comer picanha com o Costa Secretário-geral do PS quando o 1º Ministro veio à Madeira em visita oficial já não anda satisfeito com as mentiras e arrogância dos que já se acham donos da Madeira. No artigo de Élvio Sousa de hoje o deputado verdinho lembra que o Cafôfo não é de cumprir PROMESSAS, daí ser conhecido como Professor Mentiras. Também se atira aos QUEQUES que se acham donos disto tudo, lembrando ao Bernardo Trindade que ainda não é o controleiro de Lisboa para os assuntos das ilhas adjacentes. Começa bem. 



Republicamos o texto de Élvio Sousa abordado pela nossa colaboradora JRN, com a devida vénia ao DN:




Promessas, queques, Húbris e ética

Vivemos um momento singular. Temos um Governo Regional moribundo. Uma saúde de rastos, uma economia fortemente condicionada pelos custos das operações portuárias, que funcionam em regime de monopólio protegido.
Miguel Albuquerque passeia, teoriza, verbaliza. Pedro Calado reúne, realiza, executa e, mais subtilmente, lança as obras e transfere milhões para instituições falidas, como os recentes 32,8 milhões para as Sociedades de Desenvolvimento. Suponho que o primeiro (coadjuvado pelo segundo) ainda não percebeu que já não consegue meter a igreja dentro da “sua capela”, e que está de passagem. O real e o circunscrito governo encontra-se na vice-presidência. Aliás, a história regional, do pós-regime autonómico, regista que, sempre que é preciso acelerar as obras, renasce uma vice-presidência.

PROMESSAS

Na política, nem sempre o calculismo prevalece. É preferível ser sincero e honesto com os cidadãos, com os eleitores e com a população em geral.
No Funchal reina um misto de promessas, de palavras, de compromissos, de disponibilidades.
Não vejo nada contra o princípio natural da ambição, que considero inteligível e admissível na curta esperança da vida.
Apenas estabeleço reticências quando se diz não e depois se afirma talvez, para ficar no sim. É preciso frontalidade: o povo entende se o desejo é sentido, assumido e concretizado.

QUEQUES”

No regionalismo madeirense “queque” é sinónimo de beto, de menino geralmente pertencente ao meio abastado, viva na República ou nas terras autonómicas do atlântico português. Recentemente, um “queque” não executivo intentou estabelecer alcançada pressão, como se de uma agência insular da República se tratasse, pressupondo futurologicamente que o “new socialist group” já governa e expressa “governamentalizar os outros”. Aviso. Este JPP governa-se. Mas não se deixar governar. Ponto final.

HÚBRIS

É uma espécie de desordem da personalidade associada ao exercício do poder. A síndrome encontra-se cientificamente estudada, nomeadamente pelo médico inglês David Owen (Hubris syndrome: An acquired personality disorder, Oxford Academic). A “patologia”, segundo Owen, tem sido detetada em inúmeros líderes políticos e manifesta-se por uma preocupação extrema com a imagem, tendências messiânicas e perda de contacto com a realidade. Pelos vistos, a “hubridez” também me pode bater em “casa própria”, nem que seja por alguns cartazes por aí expostos….

ÉTICA

Mesmo ao espelho observamos melhor os outros. José Manuel Rodrigues, do CDS, na reconquista da liderança, vê no JPP um suscetível retorno à personificação de um-só. Talvez esteja a ver apenas alguns cartazes. Tem que consultar os restantes. Nem que seja pela invocação da húbris.
A política sem debate aceso, sem crítica, sem argumentação é uma chatice. Mas sem ética é uma vergonha. Nunca é tarde relembrar que um parlamentar do CDS, suscetível de se servir do público de manhã e à tarde do privado cai, às vezes, na tentação de chegar ao cliente, pelos passos perdidos. Não estou a referir-me ao colega que muito prezo José Manuel Rodrigues, é óbvio. Para que conste, votar de manhã favoravelmente um requerimento para uma auditoria ao passivo ao antigo Jornal da Madeira, e à tarde servir o senhor governo regional na tentativa de obstaculizar essa mesma auditoria, é no mínimo servir-se escandalosamente de um parlamento para engordar a carteira (de clientes).
Deputado Élvio Sousa

18 comentários:

Anónimo disse...

O JPP sente-se como aquelas gajas que têm um marido político que vai uma semana para o estrangeiro e levam a secretária atrás. A 'legítima' JPP está disposta a perdoar o seu maridinho infiel desde que ele volte para casa e pague as contas. Duvido é que ele esteja disposto a isso. É que há secretárias que fazem coisas fantásticas.

Anónimo disse...

Não se entendem. é um saco de gatos. Quando houver tacho então vai ser uma selva!

Anónimo disse...

É um fartote de riso esta ideia da agência de propaganda do PSD, colar o Cafofo às promessas e à mentira. Mas temos melhor exemplo de mentiroso e de quebra de promessas que o Albuquerque? Haja decoro meus senhores, mas se não houver cá continuará o leitor a quem voces acham tontinho, para continuar a rir com o vosso desespero.

Anónimo disse...

E assessoras também.

Anónimo disse...

São uns arrogantes. Mal saiu uma sondagem já se acharam donos da Madeira apregoando "Rumo a 2019" em todo o lado. Tiveram de baixar a crista com outras 3 sondagens desfavoráveis. Aceitam ser lacaios do Costa e tem um perfil de mentirosos compulsivos.

Anónimo disse...

Quem jurou pelos filhos que cumpria o mandato na CMF até ao fim ?

Anónimo disse...

É uma questão de se juntar e comer do mesmo tacho que o professor mentiras e fica tudo saneado

Anónimo disse...

Que grande ataque ao Governo. Esta de dizer que o Governo está moribundo é de arrasar. Reparou Jacinta, que a seguir arrasa Miguel Albuquerque e Pedro Calado.Estamos entregues a um governo à beira da morte! Nem li mais. Pior não se podia dizer de um governo.
O anónimo das 16:05 disse umas verdades. Tiros no pé Jacinta. Porque não deixou o artigo do JPP no seu lugar?

Anónimo disse...

http://www.correiodamadeira.com/2018/02/perseguicao-na-escola-do-curral-das.html?m=1
Analise correta sobre quem anda a destruir um setor que muitos votos da. Psd atento

Anónimo disse...

Ò raio, o Élvio bateu em todos. Mas esta alminha só viu o Cafôfo e o Trindade.
Os dois primeiros parágrafos não interessam?

Anónimo disse...

E Cardoso Jardim hoje no Renovadinhos?
É mais forte que ele bater na actual direcção laranja. Que se lixe a união interna, o mayor agradece.
Esqueceu-se que 5 concelhos foram perdidos por ele em 2013.

Anónimo disse...

Dado adquirido nos últimos dias: Paulo Cafofo, que é o Cavalo de corrida de Antonio Costa ,e os seus 2 jokeys ( Iglesias e Miguel "Ronaldo" Gouveia) têm uma agencia de comunicação sim por trás de tudo o que sai nas noticias, inclusive vários jovens da JS foram aliciados em varias reuniões/ Formação de comunicação Política LPM, para estarem inclusive sempre de olho nas redes sociais de modo a denegrir tudo e todos, seja PSD ou JPP ou seja lá o que for.
Todas as semanas a sede de campanha de Cafofo, aquela que era uma antiga sapataria, abre para reuniões de estratégia para 2019. Até já veio vários senhores da LPM e continuam a vir á Madeira para ajudar o camarada a conseguir o seu objetivo.
Vejam lá que até a irmã de Miguel " Ronaldo" Gouveia já trabalha na CMF e na LPM como secretária do namorado, o pseudo - medico vereador que se esconde no quarto.
É caso para dizer que tanto que criticaram o Jardinismo e os "lapas" do PSD pelos favores que faziam, mas parece que seguem o mesmo caminho... Já agora quem será o Machadinho e o Jaiminho da trupe cafofiana? pesquisem e vejam os favores que esse senhores andam a fazer aos amigos e aos familiares.

PS: Paulo Bruno ( de São Gonçalo) a Colombiana está de volta a Madeira, mas so vai atender ater fim do Mês, diverte.

Farto deste tipo de gente. Deveriam dar poder ao povo, aos que trabalham diariamente e não s\ao valorizados .

Anónimo disse...

Élvio da JPP arrasou Albuquerque e Calado.Ó Jacinta anda a ler salteado? Assim não vai lá.

Anónimo disse...

O Élvio está coligado com o Cafofo. Se é natural que diga mal do Governo, pois são adversários, já é diferente dizer mal dos seus parceiros. Se os amigos do prof. mentiras tem está opinião sobre ele...

Anónimo disse...

Isto nao passa de uma tentativa do JPP para ganhar futuro peso numa coligacao com PS ou PSD, sabem que qualquer um destes partidos vao precisar deles para governar.

Anónimo disse...

O JPP é único. De resto nada presta.
Mas o facto que ressalta é se colocarem em bicos de pés para eventual geringonça, já que o CDS está no mesmo patamar , tanto para se virar para o PSD como para o PS. Logo se vê.

Anónimo disse...

Achei piada à referência ao pseudo regionalismo “queque”.
Ou o autor do texto nunca saiu da Madeira ou também deve achar que a “Geringonça” nacional é um regionalismo inventado por uma trupe madeirense de Carnaval...
Não tarda, diz que o Pai Natal é natural do Pico Ruivo.

Anónimo disse...

A palavra e o significado de queque como beto é tão regional como o arroz doce.
O Sousa podia ver mais telenovelas para perceber isso.