Powered By Blogger

sábado, 17 de fevereiro de 2018



A política não pode ser
a arte da canalhice


“Nada devemos à Região Autónoma da Madeira, pelo contrário essa região fica a dever a todos nós o agravamento do défice público de 2017” ¹. Desta forma, António Costa desferiu um ataque soez à Madeira. Para tornar o ataque mais doloroso para a Madeira, “o líder da bancada parlamentar socialista, Carlos César, apontou o facto de o défice da Madeira ser “sete vezes” mais alto do que o dos Açores, região governada pelo PS” ². 
Este ataque não me surpreendeu. O que me surpreendeu foi a falta de uma reação política dura, na Assembleia Regional, por parte do PSD Madeira e dos restantes partidos regionais em defesa dos madeirenses. O silêncio político reinante indicia “quem cala, consente”. Este silêncio é incompreensível, pois não nos podemos esquecer que este ataque à Madeira é um ataque aos madeirenses que sufragaram a vitória do PSD Madeira, por maioria absoluta, nas Legislativas Regionais de 2015.


Não pretendo, de modo nenhum, defender o governo regional, nem o PSD Madeira. Para mim este ataque político é uma questão de ética. A política não pode ser uma luta onde vale tudo. O ataque de António Costa à Madeira é ilegítimo e deve ser condenado, com veemência, por todos os madeirenses.

Senão vejamos. Como primeiro-ministro de Portugal, António Costa não pode desferir ataques contra uma das regiões do país que lidera e representa, apenas com a finalidade de satisfazer os seus interesses pessoais e partidários. Quando o primeiro-ministro de todos os portugueses, onde se incluem os madeirenses, utiliza o palco da simbólica Assembleia da República Portuguesa para enxovalhar os madeirenses viola todos os princípios de convivência entre o governo central e o governo regional da Madeira. Como o único objetivo de António Costa é obter vantagens políticas pessoais, estamos perante uma conduta canalha que agride a convivência entre a Madeira e as restantes regiões do país. António Costa parece não ter dúvidas: os madeirenses devem aos restantes portugueses o agravamento do défice público. Só faltou o apelo explicito a uma revolta dos continentais e açorianos contra os madeirenses, mas para bom entendedor meia palavra basta. É mau demais para ser verdade. Contudo, o que é mais relevante neste episódio de política canalha, é a inação dos líderes dos partidos políticos regionais.

Para quem tem a memória curta convém lembrar as acusações de Carlos César a Cavaco Silva "na caça ao voto, não hesita em lançar uns portugueses contra os outros, desde que isso lhe dê votos" ³. Quando Cavaco Silva era Presidente da República, Carlos César acusou-o de “dividir os portugueses” devido à sua posição crítica sobre a remuneração compensatória atribuída aos funcionários públicos dos Açores pelo governo regional de que era presidente. Agora, apoia a canalhice de António Costa aos madeirenses, a qual visa claramente “dividir os portugueses”, dando um raspanete público à Madeira e enaltecendo o comportamento exemplar dos Açores.
Convém lembrar, também, que durante os governos de José Sócrates a dívida pública portuguesa cresceu de 67,7% para 108,3%, ou seja, quase duplicou. No entanto, António Costa esquece-se que integrou, como ministro empenhadíssimo, os governos de Sócrates responsáveis pelo agravamento exponencial da dívida pública. Acresce que, no mesmo período, entre 2005 a 2011, o défice público agravou-se de tal modo que Portugal foi obrigado a subjugar-se aos ditames da Troika, com as consequências nefastas que os portugueses bem conhecem.
Para o filósofo Clóvis de Barros Filho, “a ética é a vitória da convivência sobre a canalhice”. Para o primeiro-ministro António Costa a política é a vitória da canalhice sobre a convivência com os madeirenses.

PS: Entretanto, Miguel Albuquerque reagiu tibiamente garantindo que “a Madeira tem as suas contas públicas controladas“ e Pedro Calado exigiu tardiamente a António Costa “um pedido de desculpas aos madeirenses, pela forma desprestigiante como os tratou“. Quanto a Emanuel Câmara, Lopes da Fonseca, Filipe Sousa, Roberto Almada, Edgar Silva e outros nem pio.


J. C. Silva


³ http://www.cmjornal.pt/cm-ao-minuto/detalhe/carlos-cesar-cavaco-divide-os-portugueses

25 comentários:

Anónimo disse...

O amigo do prisioneiro 44, derrubou o Seguro como sabemos, é primeiro ministro perdendo as eleições, vai à AR dizer umas bacoradas e não tem resposta à medida.
O que é que fazem os deputados do PSD-M naquele hemiciclo ? Limitam-se a dizer umas banalidades, ir a umas reuniões das comissões, e assinam a folha de vencimento.
Que fraqueza e falta de preparação. Que saudades de Guilherme Silva.

Anónimo disse...

Porque será que quem cala consente? Falou-se de 2017.Porquê?
Dívidas do passado é melhor não esgrimir, porque a da Madeira e mais a oculta , já é muito má.É melhor não divergir, mas concordo, deve haver ética e responsabilidades de todos os lados.

Anónimo disse...

Mas é verdade ou em mentira???

Anónimo disse...

António Costa foi infeliz e dr certeza absoluta o PS já não terá o meu voto. Costa quando era ministro do Sócrates integrou de facto um governo exemplar. Tristeza mais aquele triste do Carlos César

Anónimo disse...

No interesse de todos e importante saber se é verdade ou se é mentira antes de mais

Anónimo disse...

Realmente foi um infeliz discurso de um primeiro ministro. Os madeirenses merecem um pedido de desculpas.
De uma figura de estado não se espera, sinceramente!!!
Mas quem? Quem é a pessoa em causa? Que espécie de pessoa tem se revelado o primeiro ministro?
Que falta de ética e desonestidade ! Em política não vale tudo !
Mas as pessoas estão a ver (espero) e no momento certo vão julgar.

Anónimo disse...

António Costa foi uma desgraça no governo do Sócrates , enganou e aldrabou o Seguro que era o líder do PS, é governado sem ganhar as eleições e agora chama chulos a todos os madeirenses. É um filho da p.....

Anónimo disse...

O PS no seu melhor: especialista em dar tiros nos pés!
Sempre que o PS do rectângulo ataca, os madeirenses respondem com mais apoio ao PSD.
Agora que parecia que havia alternativa ao governo na região, vão provocar o efeito inverso.
Já tinha sido assim nos tempos do Alberto João.

Anónimo disse...

Mas e ou nao verdade o que disse Antonio Costa? Se e verdade deve ser dito!

Anónimo disse...

António Costa como primeiro ministro tem de zelar pela união dos portugueses. Esqueceu-se de referir que o défice, caso exista é o resultado do boicote económico que faz à Madeira em contrapartida ao apoio reforçado e explicito que faz aos Açores. Urge uma reposta regional a este senhor. Sugiro que a mesma comece pelo DN, que em vez de continuamente " bater na mesma tecla" seja imparcial e cumpra com os seus objetivos informativos.

SIA disse...

Como Madeirense fico incomodado, depois de tanto ser penalizado que venham dizer que ainda assim devo aos continentais, pelo que melhor seria levarem tudo em impostos. O que não entendo é nada ouvir nem que seja falando baixinho, o Presidente da Camara, Paulo Cafofo, dizer que tambem como eu e todos os Madeirenses foi e continua a ser depenado. Paulo Cafofo desapareceu por magia deixando passar esta afronta, ou não fosse ele amigo de peito e ponta de lança para a tomada de poder na Madeira.
Ia ser lindo esse cenario, de agachamento como já se vê e percebeu.

Anónimo disse...

Cardoso Jardim hoje no seu Renovadinhos dá cacetada nas fotos que aprecem no FN. Não aparece nenhuma dele.
Coitado, é entrevistado nas televisões como o bobo da corte. Faz de palhaço do grupo. Diz umas tontices a quem ninguém liga.
É de facto triste quando alguém que teve a sua carreira não sabe sair de cena. Quando não sabe a altura de se abster de entrevistas e outros aparecimentos.
Fica triste ver alguém assim entre a patetice e a senilidade.

Anónimo disse...

Mas vamos ao centro da questão: É VERDADE OU MENTIRA??
Sinceramente este Vice-Presidente não dá confiança na gestão equilibrada por onde tem passado e assim logo que chegou (pois o objetivo era esse - arranjar trabalhos para o seu Patrão)começou logo com as grandes obras.
As explicações que foram dadas tanto pelo PSD como o seu Presidente, Vice-Presidente e outros Gamelas são explicações da Treta que não convencem e não vão ao ponto da questão.
Portanto em principio EU ACREDITO naquilo que o Governo central disse tanto aliás que esta Região e este Partido já deu muitos e muitos motivos de ser uma Região despesista e nada que se compare com os Açores que são uns Poupadinhos.
E O Governo Central tem de ter muita atenção porque se em 2017 acrescentou uma decima o QUE NÃO SERÁ NOS ANOS DE 2018 E ESPECIALMENTE EM 2019. Como Madeirense deixa-me muito preocupado este descontrolo financeiro regional em que o lema são DIVIDAS + DIVIDAS + DIVIDAS até quando?

Anónimo disse...

Aliás neste tema acho que Lisboa está com toda a razão e vejamos:
Aquando da constituição deste Governo de Miguel Albuquerque o seu amigo de outrora Passos Coelho EXIGIU que o Secretário Regional das Finanças fosse Rui Gonçalves e não este Pedro Calado enquanto se manteve o anterior Secretário as finanças andaram controladas. Por alguma razão Passos Coelho fez estas recomendações? E ainda falam em pedir mais 500 Milhões. Não podemos dar um passo maior do que o nosso alcance.

Anónimo disse...

Como era de esperar o pasquim do PS, vulgo DN, fez notícia de primeira página que o Primeiro Ministro puxou as orelhas ao Presidente do Governo Regional, mas quem é o António Costa para puxar as orelhas a um presidente sufragado pelo povo madeirense? Peça antes desculpas pelas afirmações deploráveis e falsas aos madeirenses. Não vale tudo para ganhar eleições, e mais grave tudo isto tem sido feito com a conivência do PSoas, liderado pelo Dr. Pepsodente e pelo seu pau mandado e recém eleito Emanuel Câmara. É isto que se chama jornalismo isento e independente? Continuem a alimentar este pasquim.

Anónimo disse...

Quem raio é o amigo do 44 para puxar orelhas ? Tá tudo grosso ?

Anónimo disse...

Anónimo das 15:15 a acertar no alvo.Verdade em contabilidade pública, foi explicado ontem na TV.

Anónimo disse...

Este capotamento nas finanças regionais era previsível desde que saiu o anterior Secretário e foi nomeado este novo o Pedro Calado. Então um Primeiro Ministro que é responsável pelo Pais não pode e DEVE chamar a atenção e não só a uma Região cujo governo não tem controlo e rema em sentido contrário. Mas afinal a Madeira já é Independente para fazer aquilo que quer e gastar o que não tem.
Autonomia é bom mas quando entregue a desvairados é muito mau.
E ainda a procissão está a sair do adro veremos os défices nos próximos 2 anos o que não serão.

Anónimo disse...

O Governo de Lisboa chamou a atenção sim do Des governo Regional para o descalabro existente que foi efetivamente uma desconsideração e vergonha para o governo Local. O Governo Central não humilhou os Madeirenses como este governo regional que não tem ponta de um corno para justificar o injustifacável quer passar e nos tentar transmitir. Mais racista do que este Governo Regional não há e que coloca todos os seus lacaios e caciques ao seu serviço para com uma mentira dita cem vezes querer transformar numa verdade.

Anónimo disse...

40 anos de desgoverno, cheios de obras - algumas que não servem para nada, tais como Marina do Lugar de Baixo, Heliportos para fazer vista, parques empresariais/ industriais vazios, campos de bola a torto e a direito, entre outras - deixaram uma dívida monstrosa, que nunca parou, nem mesmo quando por duas vezes foi perdoada. O actual desgoverno que se vive na RAM está a dar continuidade e a alimentar esse mostrengo.
Como não soubemos escolher temos agora de pagar pela nossas más escolhas.
Tudo isto para dizer que concordo com António Costa. Quem fala a verdade não merece castigo.

Anónimo disse...

Certíssimo

Anónimo disse...

Verdade, ou consequência? porra!

Anónimo disse...

É idiota responsabilizar Pedro Calado pelas contas de 2017, já que só entrou para o governo na fase final do ano.

Anónimo disse...

Quando até o Pereirinha concorda que o Governo da Madeira tem razão, estamos falados. Este comentário foi um suposto favor ao PS Regional que anda todo apagadinho após um congresso que não galvanizou ninguém. O que ele se esqueceu foi que os madeirenses não gostam de ser mandados por Lisboa e com esta boca fica claro a que amo serve o Cafofo. Agora é vê-los por aí a correr atrás do prejuízo com uma declaração que os fez, de uma penada, perder uns 5 ou 6% do eleitorado.

Anónimo disse...

O Pereirinha está aziado e ainda não dirigiu a derrota. Não sabe perder e pensava que ficava eternamente como manda chuva no partido e já dizia a toda a gente que seria o futuro Presidente do Governo Regional.