Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Utentes do Hospital criticam rede de transportes



Nota informativa

A Comissão de Utentes esteve hoje junto ao Hospital Nélio Mendonça a denunciar a situação precária da rede de transportes de utentes do SESARAM.
Temos recebido diversos relatos acerca das péssimas condições em que se encontram os veículos utilizados no transporte de utentes, situação que se prolonga há demasiado tempo.

Um dos casos mais graves, trata-se da manutenção de um espaço estéril no interior das ambulâncias. Depois de efetuado o transporte dos doentes, o interior das ambulâncias é limpo apenas de uma maneira superficial, contribuindo para a transmissão de agentes infeciosos entre os utentes, e representando também um elevado risco para os operacionais responsáveis pelo transporte. Temos ainda situações lastimosas nos casos de doentes submetidos a transplantes e que por isso têm de ser transportados sozinhos por estarem mais debilitados a nível imunológico são transportados nestes veículos que não se encontram nas mínimas condições de esterilidade de modo a garantir a saúde do paciente. Além disto, os próprios assistentes não têm acesso a luvas e desinfetantes próprios.
Entre outras situações graves, desde a macas estragadas, a falta de equipamentos de desfibrilação ou mesmo a falta da manutenção dos mesmos. O GPS das viaturas normalmente encontra-se inoperacional e os assistentes têm de utilizar o seu próprio telemóvel para contatar os utentes.

A Comissão de Utentes exige aos órgãos administrativos e à Secretária regional da Saúde que encontre uma solução urgente e efetiva para estes problemas que não deveriam existir quando se está a pensar em construir um Hospital novo, quando o atual não tem nem as condições mais básicas e fundamentais para o seu funcionamento.

9 comentários:

Anónimo disse...

A comissão do PCP lá fez o seu comunicado quinzenal.
Lá, onde governa a geringonça, o transporte de doentes é feito em limusines, lavadas, desparasitadas e desinfectadas a cada transporte.

Anónimo disse...

Ao ver o presidente da comissao de utentes falar, percebe-se logo que sabe o que diz.
No continente tudo é 5 estrelas. É ver os carros de transporte a serem lavados e desinfetados a cada transporte. Aqui na Madeira onde todos os dias sao feitos mais de 600 transportes, seria bom esse senhor vir aqui explicar a sua soluçao, que parece ser apos um transporte ir para lavagem e desinfeçao. Quanto ás Psoas essas que fiquem á espera.
Fiquem á espera que a comissao de utentes já vai de seguida fazer um comunicado para envenenar que os utentes esperam horas enquanto desinfetem e lavam os carros. Tenham bom senso senhores da comissao. Se querem ajudar em vez de deitar abaixo façam juntar a soluçao. Os utentes agradecem.

Anónimo disse...

Blá blá e lá contornou o problema com idiotices políticas. Limusines não é preciso, mas o mínimo de dignidade, segurança e higiene não é pedir muito.

Anónimo disse...

No Continente os hospitais, recursos humanos e materiais, tudo melhor que na Madeira. Os Marmeleiros, esburacado, frio, sem meios, comida insuficiente, infestado, assim como o Hospital Central, transportes de doentes insuficientes com longas horas de espera, podiamser limpos e desinfetados ao final do dia.

Anónimo disse...

Ó das 00.12, nunca deves ter saído da Madeira.
Sabes o que é o S. José em Lisboa, ou o S. António no Porto ?
Ah não ? Bem me parecia.

Anónimo disse...

Sei muito bem e felizmente saio todos os anos deste Tarrafal!! Os melhores recursos humanos e hospitais encontram-se no Continente, nenhum hospital assemelha-se aos.Marmeleiros, um terceiro mundismo, tipo dos paises africanos mais pobres, e no Continente temos os melhores hospitais privados, equipamentos e exames veja-se o caso da Fundaçao Champalimaud, que tem protocolos com a ADSE, Segurança Social e Seguros, cujas consultas e exames ficam a preços minimos. E sabia que os melhores recursos humanos na Madeira, voltam para o Continente!!

Anónimo disse...

A saúde está uma desgraça.
Não há quartos individuais, não há Wi-Fi, não há TV-cabo, não há alta fidelidade, não há ar condicionado, e se eu peço às enfermeiras para me aliviarem (a dor), elas dizem que não.
Uma desgraça.
Fora com o secretário. Abaixo o governo.

Anónimo disse...

Deixe de gozar o povo enganado, claro que quartos individuais existem no 5-andar do Hospital e para termos acesso aos mesmos parece que precisamos de cunha, as clinicas privadas com internamento nesta altura do ano encontram-se lotadas, o povo tem de pedir todos os dias aos santos para evitarem adoecer. Ao que chegou o bem mais preciso do povo? E deixe-se de ironias quanto a este assunto, porque a justiça divina costuma ser implacavel e quer seja rico ou pobre todos morrem e adoecem...

Anónimo disse...

Ó das 19.31, você está desatualizado. Os quartos individuais do 5. andar já não existem há vários meses.
E era o que faltava eu deixar de ironizar com esta comissão do PCP. Nenhum deles tem cara de doente.
Quanto à justiça divina, é divina, camarada. E todos estamos sujeitos a ela.
Saúde.