Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018


Os 4 Padrinhos do Apocalipse

“É preciso encontrar uma saída digna para o atual Presidente do Governo, não é fazerem o que fizeram comigo” ¹. A profecia de Alberto João Jardim, sobre o futuro político de Miguel Albuquerque, não podia ser mais direta e venenosa.
Curiosamente, na véspera, Miguel Albuquerque tinha sido aconselhado por um militante do PSD Madeira “a se afastar da liderança do partido (…) por antever que o atual líder dos social-democratas não tem condições para ganhar as Eleições Regionais” ².

Ao analisar esta sequência de acontecimentos, e tendo presente que no Carnaval ninguém leva a mal, comecei a imaginar uma história em que os figurantes eram os 4 Cavaleiros do Apocalipse: a Guerra, a Peste, a Fome e a Morte. 
Era uma vez… No dia seguinte às Autárquicas de 2017, a Peste, a Fome e a Morte reuniram algures para analisar as possíveis consequências dos resultados eleitorais nos seus grupos económicos, dado que o PSD Madeira tinha sofrido mais uma humilhante derrota. Preocupados com a perda do controle hegemónico da economia regional, decidiram falar com a Guerra para definir uma estratégia capaz de salvaguardar os seus interesses capitalistas.
Estabelecida a estratégia, a Guerra começou de imediato o seu trabalho. Recorrendo à sua rede de influências dentro do PSD Madeira conseguiu influenciar a remodelação do governo regional, a qual culminou com a saída de duas “personae non gratae” da Peste, da Fome e da Morte e a ascensão a Vice-Presidente de um dos mais destacados “Capos” da Região. Estava concluída a primeira fase da estratégia.
Passados cerca de quatro meses sobre a remodelação governativa, a Guerra deu início à segunda fase da estratégia, mobilizando militantes para afrontarem abertamente Miguel Albuquerque e o seu governo e, para dar a estocada final, deu uma entrevista ao programa "Conversa Política" da Antena 1, onde profecia o fim da liderança de Miguel Albuquerque: “Acho que o atual Presidente do Governo está em posição de escolher: ser candidato a Presidente do Governo ou, como antes há eleições para o Parlamento Europeu, ser candidato ao Parlamento Europeu” ¹.

Deste modo, a Guerra decretou o prazo de validade de Miguel Albuquerque. A demissão deverá ocorrer no segundo semestre de 2018, de modo a poder candidatar-se às eleições Europeias previstas para maio de 2019. Para o lugar de Presidente do Governo transitará o “Capo” Pedro Calado que já está a fazer o seu período de adaptação à função. Nessa altura, haverá nova remodelação do governo para permitir que o novo “Padrinho” constitua uma equipa capaz de ganhar as Legislativas Regionais de 2019, beneficiando do financiamento offshore da Peste, da Fome e da Morte, assim como do apoio dos “Sottocapos” da Guerra. A vitória do PSD Madeira significará o sucesso da estratégia.

No entanto, as estratégias capitalistas têm sempre um Plano B. Caso a estratégia inicial não seja bem-sucedida, será Paulo Cafôfo a beneficiar do apoio encapotado da Peste, da Fome e da Morte. Surpreendentemente, ou talvez não, apesar deste cenário ser mais improvável, quando a Guerra afirma “não mostrou, ainda, estofo para Presidente do Governo” ¹, significa que não fecha a porta a Paulo Cafôfo poder vir a ascender a “Padrinho”.

J. C. Silva

9 comentários:

Anónimo disse...

Comentário bem lúcido e real.
Cardoso Jardim irá ser o responsável pelo descalabro laranja. D

Virgens ofendidas em 3...2..1...

Anónimo disse...

Eu bem gostaria de saber para onde me virar mas sinto-me como que isolado numa ilha...
Numa ilha rodeado de oportunistas por todos os lados!
Aqui só se consegue ser livre emigrando ou vivendo de rendimentos, sem necessidade de investir...
Até quem tem dinheiro está cativo das "Máfias no Bom Sentido", das máfias sem sentido, dos Senhores da Madeira Velha, dos Velhacos da Madeira Nova, dos Velhos da Madeira Nova, dos renovados, dos recauchutados, dos oportunistas calvos, dos gadelhudos e dos que ainda estão para sair da toca após as próximas Eleições Regionais!

Um Desesperado

Anónimo disse...

E quem faz estratégia assim não é gago tio Alberto ainda e dos poucos que tem miolos e e capaz de criar uma solução estável e capaz tudo o resto é fogo de artifício como se tem visto

Anónimo disse...

Pois, uma solução estável...
Lixou o futuro de gerações com o PAEF, rebentou o PSD por dentro com as críticas e ofensas a quem o sucedeu porque não soube sair de cena e não perdoa que lhe fez frente. E ri-se e tem um espaço de opinião como se as bacorradas que debita fossem a solução.


Anónimo disse...

Integralmente de apoio.

Anónimo disse...

Quem lixou o futuro foi Passos Coelho que vingativamente quis impor austeridade em dobro para apadrinhar o afilhado e quem destruiu o psd m foi quem sem vergonha em lugar de assumir o passado e honrar o líder histórico procurou denegrir activamente tudo o que estava p trás essa é que é a verdadeira factura a pagar aliás a renovação pura e dura foi um desastre a todos os títulos só agora parece retomar se o bom senso dixit

Anónimo disse...

Essa da solução estável deve ser para rir!
AJJ sem dinheiro para distribuir é ainda pior que MA.
Vai ser um saco de gatos!

Anónimo disse...

A viloada merece isto e muito mais. O articulista não diz aqui que a maioria das familias dos capos já andam a apoiar o Cafofo pela calada, não vá o diabo tecê-las! Esta ilha porta-vilões tem o que merece...

Anónimo disse...

Cardoso Jardim a governar sem dinheiro ?
Deixem-me rir !