Powered By Blogger

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Porto Santo

A cura só vem depois
do reconhecimento da doença

Parafraseando Mark Twain, os relatos da nossa morte foram um exagero. Os "Profetas pela Verdade" não estão de volta, porque nunca saímos de cena.
Não somos uma moda passageira. Não somos desbocados levianos. Viemos para ficar. Observamos. Analisamos. Ponderamos. Discutimos. Só depois opinamos.
Os porto-santenses são, para nós, um assunto sério. O Porto Santo é, para nós, um assunto sério.
Para prestar um péssimo serviço à nossa ilha, já nos chegam os envolvidos na organização das comemorações dos 600 anos. A todos eles, perguntamos: O que andam a fazer? É assim que demonstram o vosso apreço pelo Porto Santo? Ou estão à espera que os "senhorios" da Madeira decidam por vós? Nas páginas do DN Madeira, o Miguel de Sousa já escolheu a data e fez um rascunho da lista de convidados. Vai tratar de tudo o resto? É a Empresa de Cervejas que vai fornecer as bebidas? O Dário já foi avisado para ter tudo a postos no "Beach Club"?


Desde o início que tudo isto fede. O Menezes de Oliveira, num dos seus habituais números de ilusionismo, com pompa e circunstância, anunciou a escolha de um logótipo que, por si só, envergonha todos os porto-santenses.
Depois disso, nada mais fez. Nada foi o que o Menezes de Oliveira deixou ao Idalino. E o Idalino nada acrescentou, porque o Élvio e o Pedro Freitas nada lhe deram. Ao ritmo que esta malta trabalha, mais vale começar a preparar a comemoração dos 604 anos. Já sabemos que, para o Idalino e para a sua equipa, mais quatro anos, menos quatro anos, mais levantamento de PDM, menos levantamento de PDM, vai tudo dar ao mesmo. Não há, no actual executivo, uma única célula cinzenta com criatividade e engenho. Um autêntico buraco negro. Não há liderança. O Idalino continua a pensar que é guia de mar e terra e os que o rodeiam não passam de paus-mandados dos interesses instalados que insistem em nos encostar a bota na garganta. Não são representantes do povo, mas sim regedores que cumprem os ditames de “monarcas” autoritários e moralmente falidos. Vamos acabar por ter uma comemoração pífia, conduzida por controlo remoto a partir da Quinta Vigia. Será o melhor símbolo do que têm sido estes 600 anos.
Basta ver a vergonha que foi o último Carnaval. O Menezes de Oliveira, ao menos, presenteou-nos com o vereador Pateta, a mascote perfeita para representar aquele bando de medíocres. Em comparação com ele, o Menezes só poderia parecer bom. Mas a actual pandilha conseguiu piorar a situação. Acabaram todos sendo Patetas. Todos.
Há 20 anos, na Expo '98, a participação do Porto Santo resumiu-se a uma fotografia da praia no Pavilhão da Madeira e ao "Maria Cristina". Agora, o Porto Santo corre o risco de se ficar pelo pouco que se viu no desfile de Carnaval na Avenida Sá Carneiro.
O que andam a fazer os restantes “representantes” do Porto Santo? O Bernardo continua a não fazer nenhum. Continua a fazer turismo na Assembleia Regional. Continua agarrado ao "tacho". Continua a nos envergonhar. Ainda está à espera que a Paula Cabaço realize a conferência de abertura prometida? Mantemos tudo o dissemos anteriormente sobre este "iluminado" (http://fenixdoatlantico.blogspot.pt/2018/02/porto-santo-na-verdade-quem-te.html).
Do Jocelino, não esperamos nada. Gerir um evento desta magnitude requer inteligência. Ele só tem veneno e manha. Está mais interessado nas secções de comentários. Muito ele manda o Élvio escrever.
O Miguel Albuquerque, por seu turno, continua a demonstrar que a sua preocupação com o Porto Santo não saiu do papel em que, na prática, passou o leme da Madeira para as mãos do Pedro Calado.
E o que dizer da oposição? O Castro deu uma palmadinha nas costas a si próprio por causa do desfecho da novela que o Idalino arranjou com os finalistas, querendo parecer independente, mas não demorou muito a voltar ao laranjismo encapotado.
O Menezes de Oliveira continua a nos tomar por parolos. Deixou tudo por fazer e ainda tem a lata de agir como se não fosse, também ele, responsável. Deve achar que temos a memória muito curta. O nosso antigo Presidente, cuja visão para o turismo se resumiu a uma campanha paga a peso de ouro, que ninguém viu, com uma música do João Gil que nem a Rádio Praia se digna a passar (e o Maia tem o mau gosto necessário para o fazer...), dedica-se, agora, à colheita de louros das ideias de outros, nomeadamente da sua colega de lista Sofia Santos.
É bom vermos jovens como a Sofia a querer contribuir para a nossa ilha. Por isso, a ela perguntamos: já que se apresenta a todos como vereadora, não serão as reuniões de Câmara o local ideal para apresentar as suas ideias? Porque é que não vai lá mais vezes? O Menezes de Oliveira não lhe dá conta das reuniões (ou implementou uma "lei da rolha") e, por isso, vemos lá mais a Sofia Dias do que a Sofia Santos?
Mas a oposição não acaba nos eleitos de outras cores partidárias. Onde andam os outros candidatos? Perderam o interesse? Ou será que somos nós que os desencorajámos, por nem em tempo de campanha lhes termos dado atenção?
Porto-santenses, estamos politicamente doentes. E a culpa é nossa. A cada eleição, a cada voto trocado por um "tacho", cabaz, electrodoméstico ou iogurte, vendemos um pouco da nossa alma. Olhem a que ponto chegámos. Pensem bem em quem nos representa.
A cura não passa, somente, pela mudança de protagonistas. Temos de mudar de comportamento.
O nosso interesse no que se passa não se pode resumir às campanhas eleitorais. Devemos estar atentos. Devemos estar informados. Quando um porto-santense faz uma pergunta, dá uma opinião ou apresenta uma ideia, e o Idalino (ou outro mentecapto qualquer), tentando mostrar que não é um fantoche, o tenta calar com bocas foleiras, cabe a nós defender o porto-santense e mandar calar o prepotente. Porque o prepotente trabalha para nós. Não somos nós que trabalhamos para ele.
Devemos avaliar as pessoas enquanto indivíduos. Não é por serem militantes de um partido que deixam de ter boas ideias, nem o facto de pertencerem a movimentos cívicos ou grupos de cidadãos os torna menos obtusos e sedentos de protagonismo.
Há vários exemplos de bons quadros nos partidos locais. E também temos exemplos de movimentos cívicos e grupos de cidadãos capturados pelo oportunismo político.
O "Mais Porto Santo" e "Somos Porto Santo" devem servir de exemplo para muita gente. O nascimento de ambos envolveu pessoas honradas e preocupadas com o Porto Santo, que não encontravam nem voz nem representação nos partidos tradicionais. Infelizmente, em ambos os casos, os loucos tomaram conta do asilo. Ambos foram reduzidos a cultos de personalidade. O "Mais Porto Santo", que nunca negou as suas aspirações políticas, passou a ser o veículo de propaganda pessoal do Castro, o qual não seria eleito vereador se as eleições se realizassem hoje. O "Somos Porto Santo", por seu turno, serviu para alimentar a progressão sindical do Francisco Oliveira. O grupo de cidadãos apresentou-se como a junção de diferentes interesses (a defesa dos animais, as questões relacionadas com o Centro de Saúde), mas cedo se percebeu que quem tomou as rédeas do grupo tinha segundas intenções. Havia ambição política, mas não a honestidade de a revelar à população, como veio, depois, o "Mais Porto Santo" a fazer. Apresentaram-se como isentos, mas nunca o foram. Os professores que davam a cara pelo grupo decidiram apoiar a candidatura do Menezes de Oliveira, marido de uma professora, mas nunca o admitiram publicamente. Em vez disso, usaram o respeito e presunção de idoneidade que a sua profissão ainda granjeia na Madeira para promover uma tentativa de linchamento político do Governo Regional, o Governo em que o Francisco Oliveira, a Maria José Vital e outros só viam defeitos, mas que foi aquele que sempre protegeu e valorizou os professores, sobretudo quando, em Portugal, mais nenhum Governo o fez. Ouvir a Maria José Vital criticar a actuação do Governo Regional para com os professores é um exercício de especial hipocrisia.
Depois das eleições de 2013, só se via o "Somos Porto Santo" por alturas da entrega do IRS, quando ajudavam quem precisasse a preencher a declaração, o que se elogia. Não fosse o narcisismo da actual face do "Somos Porto Santo" e o grupo já estaria a coleccionar pó e teias de aranha. E é com faces como esta que acabamos por ter de lidar quando colocamos alguém num determinado cargo por eles o quererem fazer e nós não, ao invés de os colocarmos lá por eles poderem fazer as coisas melhor do que nós.
Quem intervém num debate televisivo e metade do que diz é "eu" não pensa no interesse geral. Quem está na Associação de Pais, mas age como agente infiltrada do Sindicato dos Professores, contribuindo para a perpetuação dos abusos que esses profissionais continuam a praticar, seja chegar ao Porto Santo depois da data prevista, sair do Porto Santo antes do tempo devido ou um conjunto de outras peripécias às quais o Prof. Caroto fechou os olhos durante muitos anos, não faz o que lhe compete, que é proteger os alunos.
Se queremos verdadeira mudança, e não a porcaria que o Menezes de Oliveira nos deu durante quatro anos, se queremos verdadeira renovação, e não o desastre que agora temos, é preciso dizer basta. Basta! Basta de agendas ocultas. Basta de segundas intenções. Basta de fantoches. Basta de infiltrados. Queremos ideias. Queremos liberdade. Queremos futuro. Pelo Porto Santo! Pelos porto-santenses!

Profetas pela Verdade

36 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pela Discrição que aqui fazem concordo com todo,como Funcionário Publico não me posso identificar mas Muito,Muito obrigado pelo o que aqui escrevem, traduz na totalidade o que o Povo do Porto Santo Sente.
Muito Muito Obrigado aos Profetas da Verdade.

Anónimo disse...

Bem Haja a quem escreve assim.
São merecedores da Minha estima e consideração.
Força.

Anónimo disse...

Pois,pois,e qual é o vosso propósito?

Anónimo disse...

Há pessoas cultas no Porto Santo!
O problema é outro!

Anónimo disse...

Esqueçam o Menezes Oliveira!
Tipo decrépito.Sociopata.

Anónimo disse...

Os motadrs pindéricos que celebrem os 600 anos!
E o Maia embala.

Anónimo disse...

Boa crónica mas não houve eleições muito recentemente no Porto Santo?
No Porto Santo infelizmente funciona o - vai de vagar devagarinho!

Anónimo disse...

Abaixo os 600 anos !
Viva o ano zero !

Anónimo disse...

O que o Miguel Sousa propôs é um bom passo já que os locais Portosantenses nada fazem e a Cabaço apenas prometeu.
Mas se O Miguel Sousa ou outro pensar no Porto Santo não devia porque estará a se meter onde não é chamado...se ninguém pensar no Porto Santo ...deviam ter pensado e não deixado a querida Ilha ao abandono.
Afinal, se os Idalinos e jocelinos nada fazem ...se não forem os Madeirenses quem fará?


Anónimo disse...

Sempre a dizer mal, sejam dinamicos e deixem se de politiquices do bota abaixo.

Margarida Vasconcelos disse...

Ó caros profetas pela verdade: tenham mais cuidado ao afirmarem casos pontuais ou esporádicos como se fossem gerais! Não podem generalizar algo que não o é!
Quando falam dos professores (e é só a isso que me vou referir), façam o favor de falar mesmo de "verdade"!
Há muitos docentes assíduos nesta terra! Não tomem o todo pela parte porque desse modo estão a faltar à verdade!
Não sei se esses docentes faltosos que vocês referem faltam justificadamente, nem tão pouco se o professor Caroto lhes facilita a vida... De qualquer modo, se começam a falar assim, já perdem toda a credibilidade! É isso que querem?
Sei que posso ser "atacada" por estar a assinar este comentário, mas não posso deixar que ataquem toda uma classe só por causa de uma minoria!
E se conhecem esses casos porque não os apresentam ao serviço regional de inspeção? Mas atenção: se for uma queixa anónima nem vale a pena terem trabalho!Denunciem e assinem, verão que em pouco tempo esses casos serão analisados e devidamente tratados.
Eu não consigo ficar impávida e serena, enquanto alguém que se diz profeta e se arma em defensor da verdade, se acha no direito de denegrir a imagem de toda uma classe, à qual eu tenho muito orgulho de pertencer!
Uma classe que tem sido preterida em termos políticos e governativos; uma classe que compra computadores, canetas, tinteiros, impressoras e tantos outros materiais,faz chamadas do seu tlm pessoal, tudo isto pago com o seu parco salário, só porque as escolas não têm fundo de maneio!
Uma classe que é criticada por ter muitas férias e trabalhar poucas horas, mas esquecem-se que só temos direito aos mesmos dias de férias que os restantes funcionários públicos e no resto do tempo temos que realizar outros trabalhos como por exemplo: avaliação dos alunos; avaliação de projetos; elaboração de projetos; inventários; correção de trabalhos e de testes; preparação de atividades; preparação de trabalhos diferenciados para alunos com dificuldades; reuniões com colegas; reuniões com encarregados de educação; reuniões com terapeutas; reuniões com a tutela; desenvolvimento de projetos regionais como seja a autoavaliação de escolas; avaliação de colegas; preparação de materiais didáticos para usar nas aulas; preparar motivações para captar a atenção dos alunos; refletir sobre estratégias para lidar com a indisciplina e com casos de insucesso..........
Chega ou querem mais explicações?

Anónimo disse...

O PSD do Roberto Silva, o comendador da Serra, pago a peso d'ouro para dizer mal do PSD de Miguel Albuquerque, e o Menezes de Oliveira gastaram o dinheiro todo que havia e não havia nos cofres da Câmara do Porto Santo. Agora mandam no pau mandado do bagageiro para votar contra o PSD. O solicitador anda ressabiado que não conseguiu as cunhas na DRAPS para a mulher, o Castro vendeu-se, admira-se quem não tem neurónios. Escrever bem qualquer um faz, escrever a verdade poucos ou nenhum.

Anónimo disse...

Lindo lindo, vai ser a próxima guerra em Porto Santo e penso que é nisso que quem escreve este magnífico texto está a pensar. Vão se comer vivos para ficar com os tachos da escola com a reforma do Prof. Caroto.

Anónimo disse...

Assim se vê como falais verdade: a professora Ana Fatima Ornelas candidatou-se à Assembleia Municipal nas listas da CDU indicada pelos Verdes e para a CMPS de certeza votou no Hugo Nobrega! Alguém tem duvidas?
Como se atrevem a afirmar que as professoras do movimento "Somos Porto Santo" votaram Menezes? Ana Fatima integrou esse grupo!
E como mentem sobre isso, também podem estar a mentir sobre outras coisas.

Anónimo disse...

O Margarida Vasconcelos, pela tentativa de deturpar as palavras que estão escritas neste texto, de certeza que deve fazer parte desse todo de protegidos e beneficiados. Não vi em parte nenhuma neste texto se falar num todo, antes pelo contrário tá bem identificado que é uma parte e a parte a quem se refere. Olhe fica uma dica, uns que mudam de cor política é de bandeira de 4 em 4 anos. E assim vão garantindo os tachos.

Anónimo disse...

Boa Elvio é isso mesmo,escrever Bem qualquer um escreve a Verdade poucos ou nenhum, tu lá sabes o que tens andado a fazer a mando do DRAPSLINO .
Tens essa Cabeça toda Avariada.

Anónimo disse...

Roberto Silva o pesadelo, eles já não dormem, eles já não comem, eles já sabem, ele está perto de regressar............vai haver limpeza geral.

Anónimo disse...

Vamos Elvio, não desistas, não fiques a espera que te mandem escrever, pelo menos por uma vez na vida, faz alguma coisa por tua iniciativa.

Anónimo disse...

Estes profetas pela verdade andam mesmo mal informados, o Jocelino deve já estar na sua terceira viagem anual de férias e eles a pensar que ele está no Porto Santo. Andam muito distraídos.

Anónimo disse...

Sra. Professora deu para ver que está bem informada, já agora diga quem é a minoria a quem se refere, pois se é professora e está diariamente na escola sabe melhor que ninguém que muito do que é dito é verdade. E não se lê em lado nenhum a totalidade, mas sim um grupo de protegidos. Quer que lhe faça um desenho ou chega assim!!!!

Margarida Vasconcelos disse...

Anónimo das 23:25: vê-se bem que não me conhece!
Muito mais poderia responder-lhe, mas uma vez que não se identifica, fico por aqui!

Margarida Vasconcelos disse...

Anónimo das 00:39(que me parece um dos anónimos do grupo de profetas pela verdade)
Quando os autores do texto escrevem o seguinte:
"sempre protegeu e valorizou os professores";" Quem está na Associação de Pais, mas age como agente infiltrada do Sindicato dos Professores contribuindo para a perpetuação dos abusos que esses profissionais continuam a praticar" refere-se a um "grupo de protegidos como você diz?!?!?!?
Das duas uma: ou você não sabe ler, ou não sabe se expressar ou não sabe interpretar!

Anónimo disse...

Algumas verdades se dizem no texto.
O pior é que à mistura com elas, lançam falsidades e meias-verdades!
Entornaram o vosso "caldinho". A partir de agora, ja nem queremos saber quem vocês são, porque ja deixaram patentente que são mais um bando de lançadores de boatos e que pretendem tacho como outros que por aí pulalam.
Mais desses? NÃO, OBRIGADO.

Anónimo disse...

Lamentável.
Como Militante PSD, sinto que o Porto Santo estagnou.
Élvio Pedro e Idalino nada fazem do que foi prometido na campanha.
A continuarem assim o PSD-Porto Santo tem os dias contados.
Que Vergonha.
O que se houve falar é que o Élvio está a desmembrar o PSD.
Que o Idalino anda a reboque do oportunista Élvio.
Acorda Idalino. Corre com esse verme. Para bem do Porto Santo e dos Portosantenses.

Anónimo disse...

Então Polícia Elvio só um comentário ?
Vamos lá ataca os teus Fantasmas.

Anónimo disse...

A Escola é uma Vergonha até a Filha do Serodio manda mais que o conselho Diretivo pois ela recusase a usar a farda e ninguém a obriga a cumprir as regras.
Uma Vergonha por aqui se vê a disciplina que lá existe.
Ela ainda se gaba que quem manda é Ela.

Anónimo disse...

A nossa escola está uma bandalheira. O que ainda vai safando aquilo são os professors da terra, porque os outros é só férias e atestados. Começam as aulas depois do Natal, do Carnaval e da Páscoa e eles ainda ficam mais uma semana ou duas, e a impunidade é tanta que ainda põem no Facebook fotos das férias prolongadas. Querem nomes, eu digo meia duzia?

A prof M José Vital devia fechar a boca quando quer protestar: a casinha gratuita que também inclui luz paga não tem amianto? E o governo não lhe pagou o curso na Madeira? E a escola não arranjava sempre trabalho ao marido alcoólico, cadavérico e sem curso?

Anónimo disse...

Porque está na moda falar na Escola, o pessoal auxiliar faz tudo o que entende, desde não cumprir com os horários a dar ordens a quem não devem, professores que são professores só de nome.
E as casas ditas dos professores.
desde quando o Artur, ex-bancário tem direito a uma casa dos professores?
Caroto diz alguma coisa, faz alguma coisa, porque o que andas a fazer é que não sabes de nada.
Já sabemos que és amigo do Artur, mas isso não implica que ele tenha direito a uma casa dos professores.
É mesmo uma autêntica bandalheira a Escola do amianto.

Anónimo disse...

Se estes profetas pela verdade querem ir a eleições assim não vão lá, quem diz verdades destas leva zero votos. Fica apenas o conselho de um profeta que também se considera verdadeiro.

Anónimo disse...

Sou leitor atendo desta página e acompanho diariamente as páginas Alertas PXO e Juntos pelo Porto Santo, pelo Face. A não partilha desta vez deste texto, nestas duas páginas das redes sociais vem confirmar muita coisa, mesmo muita coisa!!!!! Parabéns profetas pela verdade, agora é só tirar as conclusões.

Anónimo disse...

O PSD Porto Santo não vai acabar. A malta que vai retomar o partido ao que era é nova, capaz e muito competente. Só não são notados porque estamos na fase do eclipse bernardista. É esperar a próxima lua nova para caras novas com novas ideias e novas maneira de fazer política. Estamos em 2018. Para os que lá estão, estamos ainda na implementação da república. O Porto Santo vai ganhar sempre, porque mesmo que não ganhem eleições, vão saber fazer uma forte oposição, algo que não existe agora. Se todos os partidos tivessem pessoas fortes a coisa era diferente. Neste momento não se aproveita um. Com o aproximar de eleições alguns já nem dormem e lembram-se agora do que podiam ter feito de maneira diferente. Mas que 600 anos! Será um recomeço. Nós acreditamos! Que se deixe de lado os tachistas e flops políticos!

Anónimo disse...

O João Gil a esta hora ainda está aguardar que lhe paguem porque nem isso o Menezes fez...
Ele mandar fazer mandava, mas pagar é que era mais difícil, apenas o Ribeirinho o novo amigo do Idalino, recebia adiantado.

Tinham 7 listas de candidatos, não votaram nesta gente a troco de um envelope com 10 €uros, agora aguentem só falta 4 anos...

Anónimo disse...

Votámos! E ganhou quem teve mais votos. Eu não votei em nenhum dos que ganharam. Mas na verdade, dado o alheamento do ex candidato que mereceu o meu voto, não vsleu mesmo a pena. Se fosse hoje o meu sentido de voto seria outro, mas de certeza nao iroa tb para nenhum destes trapaceiros.

Anónimo disse...

Por acaso tb reparei nisso prq acompanho a primeira página que você mencionou e este Blogue. A outra deixei de ligar pois aquilo é passou a ser so propaganda política e vem de uma pessoa não grata. O fulano que administra não presta e como tal nao deveria sequer ousar criticar quem quer que seja. Além disso, ele bloqeia quem diz verdades, ja varias pessoas reclamaram.
Aqui somos livres de expor nossas ideias e na pagina do Alertas tb.
Eu cá imagino prq não partilharam este artigo! Certezas nao tenho. Mas como eu, mts outras pessoas verificaram mts incongruencias neste artigo que nao acontecia nos outros. Alem disso, este ja pretende ser uma coisa diferente: nota-se que têm pretensões politicas e ja parece que afinal o Porto Santo nao é assim tao importante.

Anónimo disse...

Aqui fica um sinal que na realidade estamos todos alerta, muito alerta!!!! E estamos todos a nos preparar para o que aí vem. Vamos à luta camarada ou companheiros, conforme o caso.

Anónimo disse...

O Polícia Elvio foi para a Disneylândia está a se divertir com as crianças!