Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018



CONTAS E ALARIDOS


João Barreto

Vai grande o alarido, na Assembleia Regional e em diversos outros areópagos, à conta das declarações de António Costa sobre a dívida da Madeira e a respetiva repercussão nas contas nacionais. Encarniçadamente, discutem-se protestos e apoios, de tudo resultando com maior evidência ter sido novamente desenterrada, após prolongada ausência por evidente lesão, a velha bandeira dos inimigos da Autonomia (se bem que assaz esfarrapada e ostentando nódoas perenes na sequência da grande humilhação da assinatura do PAEF às mãos do inflexível Passos Coelho).

Esgrimidos, a altas vozes e gritaria q.b., os argumentos das fações em presença, permanece a dúvida: a dívida da Região Autónoma da Madeira aumentou? Em caso afirmativo, como e porquê?
Nem o senhor primeiro-ministro na assembleia da república, nem o senhor presidente do governo regional, nenhuma das intervenções que se lhes sucederam, nenhuma conferência de imprensa, nenhum comunicado oficial foi capaz de explicar, em português corrente ao alcance do comum dos cidadãos contribuintes, este ponto crucial: os madeirenses devem mais? Como e porquê?
Muito barulho e pouco esclarecimento. Os cidadãos contribuintes, da Madeira em particular mas também de todo o país (incluindo os sonsos açorianos), merecem melhor resposta dos governantes nacionais e regionais e, sobretudo, dos seus representantes nos parlamentos da Nação e da Região.
Enquanto não a derem, merecem todos - dos apaniguados da Renovação aos discípulos do novo Messias, passando pelos juntinhos, amuados, esperançados e recalcitrantes-  o epíteto da minha vizinha Mariquinhas: “carga de trapalhões!”

11 comentários:

Anónimo disse...

Apoiado.

Anónimo disse...

Ora nem mais.
A resposta ao amigo do 44, foi pífia e mal amanhada.
Nada melhor do que dizer quanto devia a Madeira quando o PAEF foi assinado, e quanto deve agora.
Nada melhor do dizer se a Madeira falhou ou não qualquer tranche do pagamento acordado no PAEF.
Coisas simples de fazer, e nenhum crânio se lembrou.
Desmascaravam a verborreia do amigo do 44.

Anónimo disse...

Gostei, da grande humilhação da assinatura do PAEF às mãos do inflexível Passos Coelho.É que foi mesmo, a maior humilhação da autonomia.Com a taxa de juro que à data e durante o governo de Passos Coelho, o governo da Madeira não reclamou.Esta e mais outras,um garrote para o povo, que só vivido.

Anónimo disse...

Você deve ser masoquista.
Trate-se!

Anónimo disse...

È claro que a resposta politica é importante e necessária.
No entanto devia de vir acompanhada do Número do Deficit da Madeira.
Alguém sabe qual era e qual é?
Ninguém diz.
O deficit de Portugal é conhecido e tem comissão de acompanhamento , Banco de Portugal, etc.
Ninguém sabe avaliar o deficit regional?
Em que se baseou o primeiro ministro para fazer a acusação?
Lembro o Rui Gonçalves dizer que a Madeira pagou dívida e que ajudou Portugal a sair do procedimento de deficit excessivo.
Em que ficamos?
Senhor Vice Presidente venha responder com números e dados comparativos.

Anónimo disse...

Os contribuintes mereciam uma explicação do Governo Regional para o aumento da dívida.

Anónimo disse...

Os contribuintes merecem uma explicação do Governo da República para o aumento da dívida do país.

Anónimo disse...

O Governo Regional anda só a Engronhar e a atirar Portugueses da Madeira contra os Portugueses do Continente tentando salvar a sua pele e procurar nos iludir mas nunca nos diz qual o montante do deficit. Nunca chegou a desmentir as afirmações TÉCNICAS do Primeiro Ministro António Costa que tem a razão pelo seu lado.
Aqui na Madeira só se fala na questão politica de autonomia (gastadora) mais nada. Infelizmente e pelo passado recente não podemos ter confiança nesta dupla que nos governa e então depois de darem um chuto no Rui Gonçalves é que as finanças ficaram na rua da amargura. E nos próximos dois anos o que será?

Anónimo disse...

00.07. A Madeira não está a aumentar dívida.
Estamos a pagar dívida do governo do chefe Quebra Costas.
Não geringonce ainda mais esta história de centralismo salazarista
O Senhor Costa que justifique a acusação e retifique a taxa de juro que os Madeirenses pagam e ajudam o Estado a pagar dívida e a reduzir déficit

Anónimo disse...

Ó das 11.32, mas quando é que o amigo do 44 fez afirmações técnicas ?

Anónimo disse...

Bem dado raspanete nestes que nos desgovernam. o António Costa não deu raspanete nos Madeirenses mas sim neste governo como eles nos querem fazer passar. Só que agora esta geração estudou no Continente e é toda Portuguesa não apoiando esta autonomia que só serve alguns.
Para quando um Referendo para atribuição da Autonomia será que existiu algum ou se apoderaram para beneficio próprio e então falam em nome de todos os Madeirenses.