Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018


RIBEIRO FRIO 
- DO PARAÍSO AO CAOS



O lugar do Ribeiro Frio reúne todas as condições naturais para ser um paraíso. A morfologia do relevo, a Laurissilva e a água associaram-se duma forma fantástica.
Mas o que a Natureza criou o homem está destruindo. O caos está instalado.
A antiga casa de chá transformou-se numa ruína miserável. Casas de banho só nos restaurantes. O centro de Educação Ambiental está abandonado e a sinalética ao longo dos trilhos é ilegível.

De manhã ao longo da única rua concentram-se dezenas de autocarros, carrinhas e veículos ligeiros. O autocarro da carreira tem enorme dificuldade em passar num beco, onde a cada momento saem turistas disparados à procura de poncha e sanita.
Senhoras Secretárias do Turismo e do Ambiente continuem a brincar aos carnavais na baixa citadina, deixando o caos a invadir os santuários naturais da Madeira...







Ribeiro Frio, 10.02.2018 

Raimundo Quintal

11 comentários:

100 Forças disse...

Ainda não se aperceberam que estão a matar a galinha dos ovos de ouro. O turismo a maior industria da região move-se em primeiro lugar pelo atractivo da natureza. https://www.facebook.com/justino70/

Anónimo disse...

Apoiado Dr Raimundo Quintal.É preciso parar a destruição.

Anónimo disse...

Amigo tem razão mas nao seja irrealista nem fundamental o pib da regiao é de 4 mil milhões e o turismo e indústrias indiretas e restaurantes que não sao so para turistas nao chegam aos 800 milhoes 20 por cento do pib!
Importante fundamental pois o pib tem que ser todos os sectores mas so com turismo o nosso pib era inferior a Etiópia!
Os agentes turísticos os autocarros que se jumtem com.empresarios que possuiem terrenos na zona pecam ao governo máquinas facam um terrapleno e um estacionamento dos autocarros etc
Nao podem estar todos a pala de mamar srm investir só que é para o turismo
Gostava de saber quantos pagam irc??e quantos falam em impostos e nao os pagam ou deles estao isentos!
O turismo e conexas sao importantes contribuiem com cerca 20 por cento do emprego embora os ordenados sejam baixos em relação ao lucro e a isenção de irc
Assunto importante a refletir
Mas quem tem mercadoria tem armazém quem tem carros como negocios tem de ter estacionamento!!!

Anónimo disse...

Terraplanar para estacionar autocarros!? Mas isso estraga.

Anónimo disse...

É inadmissível que se deixe ao abandono espaços como o Ribeiro Frio e tantos outros que são obras da natureza que garatem que a Madeira possa continuar a ser um pequeno paraíso para atrair turismo e garantir riqueza e bem estar da sua população.
Foi criando espaços como o Ribeiro Frio, levadas, miradouros e abrindo aos visitantes tantas outras belezas naturais que fez com que a Madeira seja hoje um destino turístico por excelência. É para isso que temos governo, câmaras, juntas, etc.
Infelizmente a incompetência e ignorância marca fundo na nossa governação, tudo ao abandono, sem estratégia é um salve-se quem puder! Destroem-se anos de trabalho e uma imagem de qualidade que tanto custou a conquistar, a sua consequência é pagarmos todos.

Pelo comentário das 22,41 horas, quem tem carro tinha de ter estrada, quem tem barco teria de ter Porto, quem tem avião teria de ter aeroporto e assim por diante! Haja paciência! Deve tratar-se de alguem muito entendido no pib, será acessór!!!

Anónimo disse...

Tal como o Ribeiro Frio há espaços emblemáticos ao abandono.
Na entrada da cidade-saída do porto- aquilo é um terceiro mundo. Confusão de trânsito, restos de construção, amontoado de zinco, silos abandonados...ruas esburacadas.
Ali evia ser enquadrado um parque ajardinado com doca de estacionamento para autocarros, ligeiros e passageiros. Um cartaz degradante para os uristas dos cruzeiros e um pandemónio para entrar e sair no ferry.
E ainda reservaram 10 lugares para o Design Center na zona de embarque e desembarque do Lobo Marinho.
Tudo invertido.
Outro espaço é o largo do pelourinho ao abandono também ..
Tristeza

Anónimo disse...

10 lugares para a Nini naquela zona é demais. Só nesta terra.

Anónimo disse...

É necessario restruturar aquela zona, colocando à disposição das pessoas infaestruturas nomeadamente estacionamento demarcado, casas de banho e modernização dos estabelecimentos ali instalados.

Anónimo disse...

Vamos lá ver uma coisa, então para resolver o caos e a desorganização, vamos destruir a natureza para construir estacionamentos e assim aumentar o numero de viaturas e pessoas na zona?

O Ribeiro Frio é demasiado importante no roteiro natural/turístico para acabar apenas em poncha e wc.

O único betão que necessita é na antiga casa de chá que está em ruinas, de alcatrão não tem necessidade nenhuma.

Sei que é um tema muito sensível, mas a continuar este volume de turistas, o Governo terá de intervir de maneira a regular o acesso a certos lugares mais emblemáticos e mais frágeis.

Para começar, no Ribeiro Frio era importante as agencias organizarem-se de maneira a não irem todas à mesmo tempo para lá, o dia é grande e de certo haverá maneira de resolver a situação a contento de todos.

Anónimo disse...

Giro giro è os passageiros dos cruzeiros terem de descer do navio por escadas inclinadas como vi há dias até cadeiras de rodas e de bebe uma vergonha c um edifício em frente inútil c mangas de saída igualmente inúteis. Também pude constatar que os autocarros de turismo não cabem na estrada junto ao edifício do Porto pelo que tem de ficar do lado de fora causando um caos no trânsito enfim muito mau cartaz turístico vão a Barcelona e a outros sítios e vejam a diferença

Anónimo disse...

Parecem principiantes ou ignorantes que nunca viajam e aprendem.
Já viram as ruas cheias de covas à volta da Câmara até o Zarco?
e os estacionamentos ara ir rapidinho à CMF ou à Loja do Cidadão estão reservados para motas.
Então as motas com estacionamento de borla,( a única obra do careca/ayatola) não deviam estar à periferia ou em ruas com menos trânsito?
Cabecinhas pensadoras