Powered By Blogger

domingo, 25 de fevereiro de 2018


Grupo parlamentar do PSD vai questionar o Ministério da Cultura sobre o espólio da Madeira arquivado na Torre do Tombo


Após uma visita ao Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, a deputada Rubina Leal lembrou que estes documentos são “essenciais para a nossa história e memória”, sublinhando que, mais do que a transferência física, importa que sejam encontradas soluções, possivelmente através da digitalização, para que esses conteúdos possam “ser disponibilizados aos madeirenses e portossantenses o mais rapidamente possível”.

De referir que, em março do ano passado, foi anunciada a transferência da Torre do Tombo de cerca de três mil documentos, em formato digital, mas a verdade é que até à data isso não aconteceu.


“Documentos produzidos pela Madeira, devem ficar na Madeira”, afirmou a deputada. 
Os documentos dizem respeito a um período fundamental da história da Madeira, dos séculos XV e XVI, correspondente ao povoamento.
Rubina Leal salientou que “o grupo parlamentar tem conhecimento de várias diligências efetuadas ao longo de muitos anos e, após esta visita ao Arquivo Público e Biblioteca, verificou que nada foi feito, no sentido de este importante acervo estar no nosso arquivo, que tem tido um trabalho exemplar no património arquivístico, preservação, conservação e restauro de documentos”.
A deputada sustenta que são poucos os arquivos que têm salvaguardados todos os seus documentos até à década de 70, os quais podem ser consultados por qualquer cidadão.
Rubina Leal referiu também que a Madeira optou por uma política de descentralização dos seus arquivos, podendo ser acedidos num só local documentos provenientes de várias fontes, como os arquivos municipais e das conservatórias, o que tem sido um trabalho muito relevante no património cultural da Região.
Texto e foto: PSD

7 comentários:

Anónimo disse...

Aposto que nenhum deles sequer leu um livro.

Anónimo disse...

São como bois a olhar para um palácio.

Anónimo disse...

será que estes representantes do povo superior sabem do que estão a falar?????????????!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A RL está com cara de aborrecida. Pudera... perdeu o protagonismo.

Anónimo disse...

Leram sim...a cartilha do partido da chaminé.

Anónimo disse...

Dr.a Rubina.
Documentos do passado são tema para investigadores...
Não dão mais qualidade de vida a quem ganha 600 euros por mês. Preocupe-se mais com as pessoas, e menos com esse e outros espólios.
É importante, mas não é essencial.

Anónimo disse...

Os comentários para o Rómulo foram todos censurados? Imagino que devem ter sido mesmo muito maus para não serem publicados. Lol